RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

MAURIÇOLA CONVIDA LEITOR A FAZER ÚLTIMA ESTROFE DE CAMPANHA EM FAVOR DE JUAZEIRO

Na tentativa de levantar a auto-estima do povo juazeirense o cantor, compositor e publicitário Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola) enviou a seguinte proposta ao blog. Aos que concordam e aos que não vêem razão para tanto, o espaço está aberto para discussões e participação. Pode comentar e completar o “jingle” a vontade. Eis a mensagem de Mauriçola:
 

Juntando-se certa desesperança, um grande desencanto, uma fustigada auto-estima ao longo dos últimos 30 anos e ainda até hoje, tem se desenvolvido uma forte cultura negativista, impregnada e difundida entre gerações de juazeirenses...

Foto Reprodução da Internet

Estudantes do Pro jovem Urbano discutem caatinga e educação em Campo Formoso

Com o objetivo de consolidar os conhecimentos produzidos em sala de aula, estudantes do PROJOVEM TRILHA URBANO, Programa do Governo Federal gerido pelo governo do Estado, participaram de seminário com o tema "Sustentabilidade da Caatinga e Educação do Campo”, realizado nos dias 22 a 24 de julho no povoado de Tiquara, município de Campo Formoso.

O evento organizado pela Associação Comunitária de Tiquara, reuniu quarenta e cinco estudantes de Campo Formoso, que é coordenado pelo pólo de Juazeiro. Além dos estudantes o seminário contou com a presença de professores e entidades que trabalham com a temática do seminário. ..

Casa Nova realizou 1ª Conferência Municipal de Assistência Social

Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorizar seus trabalhadores, este foi o tema da 1ª Conferência Municipal de Assistência Social de Casa Nova, realizada anteontem (26) e ontem (27), no Auditório da Escola Alano Viana de Araújo, que foi marcada por debates, eleição de Delegados e votação de propostas que serão apresentadas na 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador. 

No evento, foram levantados quatro eixos temáticos que nortearam as discussões: Estratégias para estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços sociassistenciais; Fortalecimento da participação do controle social; A centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Para o prefeito Orlando Xavier, a Conferência promove a participação da população no na execução das ações realizadas pela gestão. “O município se desenvolve com a participação popular”, declarou. ..

Blog de cara nova!

Estamos de cara nova, mas com a mesma vontade e disposição para fazer um jornalismo ético e transparente. Em pouco mais de um ano atingimos marcas muito expressivas e já alcançando 2 milhões de acessos e milhares de visitas diárias.

Queremos agradecer a confiança depositada neste veículo de comunicação e a valiosa contribuição, com informações, comentários  que nos ajudam no árduo trabalho de gerar notícia com imparcialidade...

Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos será lançada hoje

O Vale do São Francisco, no sertão baiano e pernambucano, possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos da América Latina, com mais de três milhões de caprinos e cerca de dois milhões de ovinos. Para defender interesses desse segmento importante da economia regional um grupo de criadores locais se reuniu e lança oficialmente hoje, no Restaurante Cais do Porto, em Juazeiro, a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco – ACCOSSF. O evento, marcado para o meio dia desta quinta-feira, deverá reunir autoridades, convidados, além dos associados. ..

Exposição de produtos artesanais no estande Codevasf, na 22ª Fenagri

 
A produção artesanal de todas as superintendências regionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) estará exposta no estande da Companhia durante a 22ª edição da Fenagri, realizada em Juazeiro (BA), até 30 de julho, na Univasf. Os artigos são fabricados pelos agricultores-artesãos que dividem seu tempo entre os trabalhos da lavoura e a produção artesanal, utilizado os mais variados materiais originários do extrativismo sustentável e do aproveitamento da produção agrícola.
 
Com a diversidade de matéria-prima são confeccionados doces de frutas; compotas; artigos de decoração e assessórios com fibras naturais de bananeira e palha de coqueiro; castanhas, entre outros produtos. A habilidade dessas pessoas também dá forma a trabalhos manuais como bordados; crochês; artefatos de couro de peixe; artesanato com pedras, além da extração de mel.
 
O incentivo à produção artesanal faz parte das ações alternativas desenvolvidas pela Codevasf para o público feminino e a juventude rural, focando na ampliação das ofertas de geração de emprego e renda, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas no campo. “Ao tempo que cuidamos do desenvolvimento da agricultura irrigada, fortalecemos essa atividade produtiva artesanal com ações realizadas por meio do Projeto Amanhã, Arranjos Produtivos Locais e do trabalho social realizado no Sistema Itaparica”, destaca a superintendente regional, Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro (BA).
..

Por Ianne Lima Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf

MOSCAMED PARTICIPA DA FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA IRRIGADA

Réplicas da produção de insetos estéreis, imagens do ciclo de vida da maior praga da fruticultura mundial, experimentos que mostram como é feito o controle de qualidade da espécie de moscas-das-frutas, Ceratitis Capitata, armadilhas do programa de monitoramento e controle de pragas, mosquitos Aedes aegypti transgênicos. Essas são algumas das atrações que a Biofábrica Moscamed Brasil apresentará na 22ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), que será realizada até sábado, dia 30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro, na região norte do estado da Bahia.

Com um estande de 9 metros quadrados, a Moscamed apresentará a todos os visitantes da feira o Programa de Monitoramento e Controle de Pragas realizado no Vale do São Francisco, que tem como objetivo reduzir a população de moscas-das-frutas a níveis abaixo do dano econômico, ao utilizar sistemas de alta tecnologia, como a Técnica do Inseto Estéril (TIE) e o Geoprocessamento, que além de diminuir os custos de produção do produtor, reduz os problemas ambientais causados pelo uso de agrotóxicos. Os técnicos especializados nessa atividade estarão no estande para auxiliar os produtores sobre todos os procedimentos adequados para a realização do monitoramento de moscas-das-frutas em pomares comerciais, um dos requisitos exigido pelos Estados Unidos e Japão, principais importadores de produtos frescos do Vale do São Francisco...

Projovem Urbano apresentará Plano de Ação Comunitária no próximo dia 30

O Projovem Urbano (PJU), Programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), apresentará no próximo sábado (30) o Plano de Ação Comunitária (PLA). Na oportunidade serão oferecidos pelos beneficiários diversos serviços à população, tais como orientações sobre saúde, oficinas profissionalizantes, momento de beleza, além de apresentações de teatro, música e literatura de cordel. O PLA é o resultado do levantamento de informações e dados sobre a realidade social das comunidades onde vivem os jovens protagonistas. “A partir destes dados eles elegeram uma prioridade e traçaram um cronograma para executar o plano de ação proposto”, explicou Maria Melo, coordenadora do Projovem Urbano em Juazeiro.
 
O PJU é um programa de inclusão de jovens entre 18 e 29 anos que visa proporcionar aos mesmos a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental, oferecer qualificação profissional básica, inclusão digital, além de estimular a participação cidadã e o desenvolvimento humano. Em Juazeiro o Projovem Urbano funciona em quatro escolas municipais: CAIC (Malhada da Areia); Escola Dr. José de Araújo (Piranga); Escola Guiomar Lustosa (Quidé) e Escola Luiz Cursino (Tancredo Neves), com um total de 433 jovens beneficiados.
 
O Secretário Crisóstomo Lima (Zó) falou sobre o esforço do Governo Isaac Carvalho em melhorar cada vez mais os programas sociais. “O desenvolvimento de um município também passa pela garantia dos direitos básicos da população, como acesso à educação, à saúde, ao lazer e à cidadania. Esse é o entendimento do Prefeito e é isso o que buscamos mediante ações da nossa secretaria, aplicando tanto os recursos dos convênios quanto recursos próprios visando oferecer uma estrutura adequada para o bom andamento desses programas”, ressaltou Zó. O Plano de Ação Comunitária será apresentado neste sábado (30), das 08h às 12h, na Praça em frente à Escola Municipal Luiz Cursino, no bairro Tancredo Neves. ..

Por Luiz Hélio/Seiasc

ADIADA A CONCLUSÃO DAS RAMPAS DE ACESSO À PONTE PRESIDENTE DUTRA

As rampas de acesso e descida da Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra do lado baiano que estavam previstas para ser entregues nesta sexta-feira, dia 29, segundo a empresa construtora Arteleste, somente serão concluídas na próxima quarta-feira, dia 03.

É que foi encerrado o serviço de concretagem apenas de uma das rampas, a que dá acesso a ponte. A rampa de descida para a Avenida Raul Alves ainda está em processo de ferragem como retrata a foto na tarde desta quarta-feira (27)...

REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DA CANA DE AÇÚCAR É REALIZADA NA AGROVALE

Aconteceu nesta quarta feira (27 de Julho), a II reunião da Câmara Setorial da Cana de Açúcar da Bahia na Agrovale. As câmaras setoriais foram criadas pelo governo do Estado para que representantes de cada segmento da agricultura se reunissem, discutindo o setor e criando um plano diretor, onde é apontado as dificuldades em cada cultura e sugerindo soluções que contribuam com o desenvolvimento da Agricultura na Bahia.

“São no total 21 câmaras setoriais em toda a Bahia que estão ajudando a organizar a cadeia e minimizar os problemas de cada segmento em quesitos como estrutura, comercialização, transporte, dentre outras coisas.” Diz Raimundo Sampaio, representante do Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Sales...

SAC MÓVEL ATENDE MUNICÍPIOS DO NORTE DA BAHIA

De 28/07 a 19/08/11 a carreta do SAC MÓVEL estará prestando atendimento em vários municípios do Norte do Estado, prestando os seguintes serviços: Carteira de Identidade, 1a. via de CPF, Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas do Estado e Atendimento da Ouvidoria Geral do Estado - OGE. Os municípios contemplados com os citados serviços, são:

JAGUARARI - 28 a 30/07/11 – PÇA. ALFREDO VIANA
SENTO SÉ - 31/07 A 02/08/11 – PÇA. DR. JUVÊNCIO ALVES
CASA NOVA - 03 A 06/08/11 – PÇA. LEONEL OLIVEIRA
PILÃO ARCADO - 07 A 10/08/11 – PÇA. FLORIANO PEIXOTO
CAMPO ALEGRE DE LOURDES - 11 A 13/08/11 – PÇA. MARCELINO RIBEIRO
REMANSO - 14 A 16/08/11 - PÇA. MANOEL FIRMO RIBEIRO
SOBRADINHO - 17 A 19/08/11 - AV. JOSÉ BALBINO DE SOUZA.
..

APLB DE UAUÁ PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA DO NÚCLEO MONTE SANTO

No último sábado (23), dirigentes da APLB de Uauá participaram de assembléia com membros do novo núcleo de Monte Santo no Colégio Estadual da cidade, onde foram debatidos direitos dos profissionais em educação como piso salarial, plano de carreira e reajustes. A APLB-UAUÁ, através do seu vice-coordenador, Francisco T. dos Santos (Prolepses) falou da Importância do sindicato na preservação dos direitos e realizações dos objetivos propostos, salientando que para alcançá-los é preciso que todos os profissionais se unam em uma só corrente. Terminou lembrando que é momento de conscientização e mobilização por parte de cada um para que o todo seja contemplado.

"Sentimo-nos felizes e satisfeitos, pois estamos externando ações que ultrapassam o nosso território e acabam ajudando os nossos estimados vizinhos. Isso é solidariedade e comprometimento com a causa. Sentimos a necessidade de incentivar e, até mesmo, ajudar nossos colegas, pois ficávamos tristes quando íamos aos encontros da APLB e não tinha ninguém representando Monte Santo. Isso nos Incomodava muito. Sem contar das inúmeras vezes que professores da localidade nos procuravam para auxiliar na organização do sindicato local. Agora, começa um novo tempo de unificação, união, perseverança e objetividade nos direcionamentos das ações que beneficiarão diretamente a categoria. Estaremos sempre prontos para ajudar no que for preciso, pois pertencemos a uma única família: APLB”, concluiu Francisco Santos...

JOÃO SERENO NO MUSEU REGIONAL DO SÃO FRANCISCO

 
Amanhã, dia 28 de Julho, o cantor, compositor e músico juazeirense João Sereno fará um pocket show no Museu Regional do São Francisco aqui em Juazeiro, paralelo a exposição Tempo, Espaço & Imaginário de Coelhão. Na ocasião haverá troca de livro com o grupo dos Livros Andarilhos. O evento começará às 20 horas. Imperdível. 
..

“DELÍCIA DE ABACAXI” EM AGOSTO NO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

 

Dias 20 e 21 de agosto no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro está programado um mega evento multicultural com lançamento de livro, recitais, exposições, performances, peça teatral e show musical da produção do professor Otoniel Gondim. “Delícia de Abacaxi” é o título dessa mega produção de Otoniel Gondim que promete mexer com a alma, mente e coração do público. Segundo o autor a parte musical ficou sob a responsabilidade do compositor Maurício Dias (Mauriçola), o cenário com  Bega e a direção de Wellington Monteclaro. ..

Petrolina recebe visita técnica de Citricultores de São Paulo

Além de destaque na produção de uva e manga, Petrolina poderá também se projetar com a produção de laranjas. No início da semana, o Secretário Municipal de Irrigação, Newton Matsumoto, recepcionou quatro grandes citricultores do estado de São Paulo, para visitas técnicas nas fazendas e projetos da região. O grupo era formado pelos irmãos produtores e comerciantes, Pedro Favero e Anderson Favero, Antônio Bradim e Antônio Carlos Arouca, todos citricultores de cidades próximas a Campinas/SP, e também os representantes da empresa Syngenta, do setor de equipamentos agrícolas e fertilizantes nacional com sedes em São Paulo e representação em Petrolina.

O grupo é formado por produtores independentes, responsável por uma produção de mais de 5 milhões de caixas de laranjas por safra, que abastece todo mercado interno, distribuídos para as indústrias e mercado de fruta em consumo in natura. Ontem, o grupo fez visitas ao Projeto Pontal, a uma fazenda de limões em Casa Nova, e hoje (27) visitaram fazendas com plantações de uva e vinhos e à noite participarão da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI) de Juazeiro...

Mônica Silvestre Secom PMP

Há vagas para a realização de cirurgias de hérnia no Hospital Regional de Juazeiro

Referência na realização de cirurgias eletivas, o Hospital Regional de Juazeiro, gestão IMIP, está recebendo pacientes portadores de hérnias da parede abdominal (hérnia inguinal, umbilical, incisional ou epigástica) que necessitam do procedimento cirúrgico. A unidade de saúde, que já realizou mais de 500 cirurgias de hérnia desde a sua inauguração em julho de 2009, está com excesso de vagas para cirurgia geral. 

De acordo com o Coordenador de Cirurgia Geral do HRJ, Breno Cavalcante, o hospital costuma realizar duas ou três cirurgias de hérnia por dia, mas, atualmente, há capacidade para que mais pacientes sejam atendidos. “Quem chegar hoje ao HRJ para se operar, fará a cirurgia em, no máximo, um mês, tempo excelente!”, explica. ..

Ascom HRJ

PROJETO COMUNIDADE NO QUARTEL

 

O Comando do 20º BPM/Paulo Afonso iniciou ontem (26) o PROJETO COMUNIDADE NO QUARTEL que tem como objetivo principal integrar a comunidade à polícia militar, ampliando a rede de relacionamento da corporação e favorecendo o processo de construção da cidadania. Nesta oportunidade o Comandante do 20º BPM e sua equipe recepcionaram um grupo de crianças de uma escola local que visitaram as instalações do quartel.

Integram ainda este projeto ações voltadas para a socialização e disponibilização dos equipamentos de uso coletivo do 20º BPM à comunidade tais como o INFOCENTRO, o parque infantil, a sala para prática de artes marciais e o centro poliesportivo localizados no interior do 20º BPM...

DNIT: PREÇO DE OBRA DA BR-235 AUMENTOU 280%

 

A construção do trecho da BR-235, que ligará a divisa entre a Bahia e Sergipe até a divisa do estado com Piauí , teve seu preço majorado em 280%, confome revela matéria do jornal A Tarde. A obra foi orçada em R$ 12,7 milhões, mas já teve seus recursos ampliados para R$ 28,7 milhões. Deste total, 89,8% já foi gasto nos primeiros seis meses do ano. A obra é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit), ligado ao Ministério dos Transportes, que é investigado por esquemas de propinas condicionadas a aditivos em obras públicas. Outra obra na Bahia que teve recursos majorados foi a do anel rodoviário de Barreiras, que pulou de R$ 15,3 milhões para R$ 23 milhões - até o momento apenas R$ 4 milhões foram empenhados.

..

BN

Bahia e Pernambuco unidos pela agropecuária do Vale do São Francisco

Os secretários de Agricultura da Bahia e Pernambuco, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e Ranilson Brandão Ramos, celebram hoje (27) em Juazeiro, na abertura da 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) um acordo de cooperação, batizado de Pacto pela Agropecuária do Vale do São Francisco.

A medida visa unificar ações dos dois Estados para estimular a produção da agropecuária, principalmente da fruticultura irrigada, dos oito municípios, (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá na Bahia, e Petrolina, Lagoa Grande Santa Maria da Boa Vista, e Orocó, em Pernambuco), localizados na região do Vale do São Francisco. A agricultura irrigada emprega 150 mil trabalhadores rurais em 2 mil propriedades...

Ascom Seagri

CODEFAS COMEMORA 22 ANOS DE FUNDAÇÃO EM JUAZEIRO

A família CODEFAS - Colégio Democrático Estadual Florentina Alves dos Santos festejou seus 22 anos fundação em Juazeiro neste mês de julho. Foi celebrada, no auditório do colégio, sábado (22), uma festa gospel em gratidão a Deus pela honra de contribuir por uma educação de ecxelência para a comunidade juazeirense. O evento foi prestigiado pela direção, professores, funcionários, alunos e a comunidade de Piranga, onde está localizado. ..

TV GRANDE RIO GRAVA MATÉRIA NO CEPREV

 

Domingo (24), equipe da TV Grande Rio esteve gravando reportagem no CEPREV, mostrando o trabalho realizado pela Comunidade Evangélica para Recuperação de Viciados no João Paulo II em Juazeiro, que mesmo sem apoio do poder público promove um relevante trabalho social de combate às drogas e álcool. Foram entrevistados alguns alunos que estão realizando tratamento e familiares; bem como o presidente da entidade, Robson Vieira Pereira que falou das grandes dificuldades enfrentadas pela instituição ao longo de mais de sete anos para manter a casa sem ajuda financeira pública. Ele ressaltou, no entanto, que os familiares e algumas pessoas da sociedade ajudam de forma voluntária com doações. A matéria deverá ir ao ar esta semana.

Ceprev contato para doações: Tel: (74) 3612 7610   Email: clinicaceprev@hotmail.com..

Empresa alemã deve se instalar na Bahia

Representantes da empresa alemã B. Braun estiveram reunidos, nesta terça-feira (26), com o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o governador Jaques Wagner para tratar sobre a implantação de unidades industriais e de pesquisa na Bahia. Segundo o parlamentar, eles discutiram a implantação de um centro de diálise, uma unidade de fabricação de produtos de higienização e uma de terapia celular.

“Também estamos dialogando para que a empresa atue com pesquisa e desenvolvimento na área de biotecnologia, no Parque Tecnológico”, disse Pinheiro, que, em fevereiro, conheceu uma das maiores unidades da empresa, em Barcelona. Estiveram presentes ainda os secretários estaduais Jorge Solla (de Saúde) e James Correia (de Indústria, Comércio e Mineração), e Carlos Alberto, representando a Bahiafarma...

Foto: Mateus Pereira (SECOM/BA)