RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Show mais esperado do São João de Petrolina acontece e empolga público

 

A noite de ontem do São João de Petrolina foi marcada pelo show de Jorge & Mateus. A dupla talvez fosse a atração mais esperada do arraiá do lado de lá da ponte. E fez jus a expectativa. A dupla encantou e cantou todos os seus grandes sucessos, a exemplo de "Noite e Dia" carro chefe dos dois.

 ..

Bruno Lopes - Fotos: Portal Zap (www.portalzap.com)

Prorrogado o prazo para apresentar trabalhos no evento sobre mudanças climáticas e desertificação

A Comissão Organizadora do “III Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro: Experiências para Mitigação e Adaptação”, anunciou a prorrogação do prazo para a submissão de trabalhos científicos a serem apresentados durante o evento, para o dia 4 de julho de 2011. Segundo a engenheira agrônoma, Francislene Angelotti, pesquisadora da Embrapa, esta é a data limite e não será prorrogada.

Há um cronograma de avaliações dos trabalhos que, se superar este prazo, poderá comprometer a análise de mérito técnico-científico de vários deles e inviabilizar a apresentação durante o evento. De acordo com a pesquisadora, os trabalhos, uma vez aceitos, serão publicados nos anais desse simpósio. Alguns, no entanto, poderão ser selecionados pela Comissão Científica, e os autores convidados a alterar o formato de resumo expandido para artigo, a fim de ser publicado em um número especial da revista Caatinga, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O III Simpósio tem como objetivo reunir pesquisadores, autoridades e profissionais da área para debaterem temas importantes relacionados a políticas públicas voltadas para reduzir a emissão de CO2, para ações de combate à desertificação e analisar as potencialidades do bioma caatinga frente às mudanças climáticas, dentre outros assuntos. O evento será realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011, em Juazeiro-BA, e deverá contar com a participação de especialistas na área, de nível nacional e internacional...

Marcelino Ribeiro Ascom Embrapa Semi-Árido

Trabalhadores da Embrapa aprovam greve por tempo indeterminado a partir desta terça (28/6)

Os empregados da Embrapa retomam o movimento grevista a partir desta terça-feira, dia 28/06. Desta vez, por tempo indeterminado. Os trabalhadores da maior empresa de pesquisa agropecuária do país reivindicam a aprovação de cláusulas econômicas e sociais no Acordo Coletivo de Trabalho 2011-2012 e que repercutem na eficiência institucional da Embrapa. Os dirigentes do sindicato da categoria, Sinpaf, lamentam a imobilidade da direção executiva da empresa com relação ao atendimento das reivindicações dos trabalhadores. Sequer cláusulas sociais possíveis de avanço sem ônus financeiro têm merecido melhor estudo da empresa, que, simplesmente, ignora itens como punições e demissões, liberação sindical, licença sem vencimento, banco de horas e saúde do trabalhador, entre outras, afirma Jorge Severo, Presidente da Seção Sindical Embrapa Petrolina.

Da mesma forma, depois de 58 dias de negociação com o sindicato a Embrapa não apresentou nenhuma contraproposta para o reajuste salarial. Não podemos aceitar que a empresa mantenha uma atitude de recusa em negociar outros itens com contrapartidas financeiras, como o auxílioeducação, custos com tratamento de acidentes de trabalho, abono de férias, maior número de tíquetes-alimentação e isonomia de benefícios, especialmente para os trabalhadores lotados na região Norte, entre outros, ressalta Jorge Severo.

A Comissão Nacional de Negociação do SINPAF avalia que a postura da Embrapa, e especialmente a ausência da sua Presidência do processo de negociação, não correspondem ao discurso de atenção e preocupação com os trabalhadores, expresso pelos gestores em comunicações oficiais divulgadas nos últimos dias. A sensação é de que a Embrapa nada fez além do trivial, subestimando a expectativa dos seus mais de nove mil empregados por melhorias das condições de trabalho...

GRANDE VAQUEJADA CONSOLIDA PARQUE SALOMÃO DANTAS EM ITAMOTINGA

Foi realizado com muito sucesso, no último dia 18, em Barra Grande distrito de Itamotinga, bolão de vaquejada no Parque Salomão Dantas. Tudo ocorreu como planejado pelos organizadores, muitos vaqueiros, mulher bonita, bebidas e comidas típicas regionais e segurança.

As crianças também fizeram a festa desfilando em pôneis. O bolão de vaquejada começou no sábado a noite e terminou no domingo às 11h da manhã. A organização premiou a vaqueirama que participou do bolão com troféus aos ganhadores e R$ 2.000,00 reais para profissionais e R$ 1.000,00 reais para os vaqueiros amadores. O mesmo contou com as presenças de empresários, comerciantes, músicos e políticos de Juazeiro e Curaçá.

O público aplaudiu bastante a realização do evento que marcou o lançamento da vaquejada que acontecerá no dia 13 de agosto, com grande show e a presença do grande recordista de público nas vaquejadas do Brasil, Mano Walter...

Fonte: Publimark

PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNEB ADIAM ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA GREVE EM JUAZEIRO

Por motivo de ordem superior os professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III – Juazeiro, transferiram o encontro que aconteceria nesta terça (28) com jornalistas dos veículos de comunicação de Juazeiro e Petrolina para a próxima terça-feira, 05 de julho, às 8h30, no Auditório Tadeu Severino, no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS, onde funcionam os cursos de  Engenharia Agronômica e Direito.

Nesse encontro serão apresentados os principais encaminhamentos discutidos ao final do movimento paredista, iniciado no dia 26 de abril e encerrado no dia 17 de junho, no sentido de garantir o cumprimento do acordo assinado entre o movimento docente e o governo do Estado e de pensar melhores formas de gerenciamento e funcionamento da universidade. ..

Fundação Altino Ventura inicia visita inédita no Sertão do São Francisco

A Fundação Altino Ventura, referência no atendimento à saúde da visão no Estado, iniciou ontem (27) visita inédita ao Sertão do São Francisco. A programação começou nesta segunda em Dormentes e segue na cidade até a sexta, dia 1° de julho. Consultas, exames e encaminhamentos serão feitos pela unidade móvel da entidade instalada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Paz. Afrânio e Petrolina também serão visitadas pela unidade móvel da Fundação.

A ida da Altino Ventura aos municípios são franciscanos foi articulada após a aprovação de uma indicação do deputado estadual Odacy Amorim, do PSB/PE, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. “A Fundação Altino Ventura realiza um trabalho grandioso para quem não pode custear consultas, exames de vista e cirurgias que podem amenizar problemas na visão. Minha intenção é que essa ação se estenda a outras cidades sertanejas, nessa parceria importante que estamos tendo”, disse o deputado...

Cinara Marques - Assessoria de Imprensa

Conselho do Idoso é reativado e Juazeiro sediará conferência territorial

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), dentro das ações de valorização e implantação das políticas públicas voltadas para o bem estar social no município, está devolvendo à sociedade civil o principal canal de participação popular, os Conselhos Municipais. Para o secretário Crisóstomo Lima (Zó), essa importante medida adotada pelo governo Isaac Carvalho faz com que Juazeiro redemocratize o debate público mediante uma efetiva participação da comunidade.
 
Reativado no dia 19 de maio em reunião que contou com a participação de representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, do governo e da promotoria pública, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) teve eleição da nova diretoria ocorrida no dia 23 do mesmo mês. Na oportunidade, foram escolhidos Cézar Pereira Nunes (representando a Loja Maçônica) e Ruth Fernandes Oliveira (representando o “Lar Feliz”) como presidente e vice-presidente, respectivamente.
 
Juazeiro sediará 3ª Conferência Territorial do Idoso
 

Marcado como o ano das conferências, 2011 será bastante movimentado em Juazeiro. A Seiasc já elaborou o calendário para realizar todos os eventos que antecedem o debate em âmbito estadual e nacional referentes à pasta do social e da cultura. E a primeira será a Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá na próxima quinta-feira (30), no auditório da Câmara de Vereadores, das 08 às 18 horas, tendo como tema: “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.
 
Nos meses seguintes serão realizadas as seguintes conferências: Conferência de Políticas Públicas da Juventude; Conferência de Emprego e Trabalho Decentes; Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional; Conferência de Políticas para as Mulheres; Conferência de Assistência Social; Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Conferência de Cultura. ..

Por Luiz Hélio/Seiasc

Camaratuba é mais uma forragem usada na alimentação de caprinos e ovinos no sertão

O período é propício para o armazenamento de alimentos para o rebanho. Esse entendimento aos poucos, tem se tornado comum aos/as produtores/as que diariamente estão envolvidos na atividade produtiva no Semiárido, sobretudo com manejo de animais como cabras e ovelhas, tipo de criação mais adaptada ao clima da região. Em Fartura, uma das sete comunidades participantes do Projeto Recaatingamento, que  vem sendo executado pelo Irpaa há mais de uma ano no sertão da Bahia, com patrocínio da Petrobras, o armazenamento da camaratuba é uma prática que tem se tornado frequente. 

A camaratuba é arbusto e leguminosa que cresce nas áreas de caatinga, com início da floração em maio e frutificação em julho. Esta espécie, que se reproduz a partir de sementes, contém quase 13% de proteína bruta , 15,5% de amido e quase 8% de gordura. As folhas, com boa digestibilidade e podendo ser usadas como forragens, são excelentes alimentos para o rebanho, portanto devem ser armazenadas para consumo durante a estiagem. ..

Fonte: Irpaa

Público prestigia quinta noite de São João e parabeniza realização do evento que já marca calendário das grandes festas

Quinta noite de São João em Petrolina (Domingo) e a festa continuou com todo o gás movimentando a população e os visitantes. O arrasta-pé começou cedo, levando ao palco para abrir a noite, o intérprete mirim Samuel Menino de Rua, que embalou os participantes ao som do forró e do sertanejo. Dando continuidade ao sucesso dos últimos quatro dias, o Pátio de Eventos do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, polo principal da festa, recebeu mais uma vez milhares de pessoas para celebrar o evento. 

No cronograma, mais cinco atrações garantiram a festa por aproximadamente cinco horas ininterruptas de shows. A estrutura continua montada para que os convidados iniciem suas apresentações com pequenos intervalos. Com dois palcos, o esquema agradou a quem vem apreciar o São João do Vale. Entre as atrações convidadas para embalar a noite, também se apresentaram Dorgival Dantas, Raniere e Banda, Noda de Caju e Os Três do Cariri, que trouxe para o palco o autêntico forró pé-de-serra. Parabenizando o evento, os integrantes da banda reafirmaram a importância e grandiosidade do São João. “Estamos muito felizes por participar do São João de Petrolina, o Prefeito Julio Lossio e equipe estão de parabéns pela bela festa”, afirmaram. ..

Juciana Cavalcante Foto: Gilson Pereira

Prazo para sacar abono do PIS ou Pasep termina na quinta-feira

Imagine R$ 545 parados no banco te esperando. Para quem gastou tudo no São João, esta pode ser uma boa oportunidade para saldar as dívidas. Este valor pode ser captado através do PIS ou Pasep, benefícios sociais conhecidos como o 14° salário, usufruídos por trabalhadores de empresas privadas ou servidores públicos. Porém, tem que correr, porque o prazo termina na quinta-feira, dia 30.

Na Bahia, cerca de 57 mil pessoas ainda não foram sacar os benefícios. No PIS, são 46 mil, o equivalente a R$ 25 milhões. Já no caso do Pasep, são 11 mil trabalhadores, ou seja, R$ 5 milhões. “As pessoas têm que prestar atenção que este PIS é do calendário de 2010. Muitas pessoas já receberam em agosto do ano passado”, alerta José Ronaldo Maia, gerente regional da Caixa.

Tem direito quem recebe até dois salários mínimos, está cadastrado no sistema há cinco anos e trabalhou por, no mínimo, 30 dias em 2009. As pessoas vinculadas a empresas privadas recebem o PIS, nas agências da Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos recebem o Pasep pelo Banco do Brasil. Como o prazo se esgota nesta quinta-feira, Maia reforça que é bom separar o cartão do PIS/Pasep e procurar logo uma agência. Quem perder o prazo tem seu dinheiro devolvido para o Fundo de Amparo do Trabalhador...

Correio da Bahia

Chanceler da Universidade Mackenzie visita a região

A Igreja Presbiteriana do Brasil, localizada no bairro Dom José Rodrigues em Juazeiro, promove no próximo fim de semana, a I Conferência sobre Vida Cristã que terá como tema: Andando e sendo guiado pelo Espírito Santo. O palestrante será o Dr. Augustus Nicodemus, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Na sexta-feira (1º) e no sábado (2) as palestras começam às 20h. Já no domingo (3), a primeira será realizada às 9h da manhã e a segunda às 19h. O evento, que é gratuito, faz parte das comemorações do aniversário da igreja e deve contar com a participação de vários membros de outras denominações locais e de toda a região.

Segundo reverendo Welington Alves, pastor responsável pela II Igreja Presbiteriana em Juazeiro, a presença do Dr. Augustus Nicodemus na região é motivo de muita alegria para os cristãos. “Ele é um grande homem. Suas palavras serão uma benção para o nosso povo, pois ele vai transmitir a palavra viva de Deus. Por isso, a igreja está em festa e convida a toda comunidade do Vale para, juntos, celebrar esse momento”.

..

Por Welington Junior

ASSOCIAÇÃO DO JOÃO XXIII TÊM NOVA DIRETORIA

Carmonilton Leopoldo passou o comando da Associação de Moradores do bairro João XXIII este domingo (26) para o comunitário Luiz Siqueira, popular Índio. Em email ao blog, Carmonilton fez um balanço da SUS gestão nos últimos dois anos. Confira: 

Esses dois anos a frente da Associação de Moradores do bairro João XXIII, tive a total força dos diretores e dos moradores, pois juntos realizamos vários benefícios em nossa comunidade, como recolocação de calçamento, asfalto nas duas, BR e limpeza nos canais que cruzam o nosso  bairro,  redutores de velocidades,  mutirão da limpeza, retirada de entulhos, fechamento de terrenos baldios, iluminação e mais o semáforo entre o João XXIII e o  Alto do Cruzeiro evitando vários acidente, seminário sobre segurança pública, lembrando ainda as datas comemorativas como dia das mães, pais, crianças, natal, são João e tantos outros. ..

PROFESSORES DA UNEB EM JUAZEIRO FAZEM AVALIAÇÃO DA GREVE QUE DUROU 51 DIAS

Os professores e alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus III – Juazeiro, convidaram os veículos de comunicação de Juazeiro e Petrolina para um café da manhã, no dia 28 (terça-feira) de junho, às 8h30, no Auditório Tadeu Severino, Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais - DTCS, onde funcionam os cursos de  Engenharia Agronômica e Direito.

Nesse encontro serão apresentados os principais encaminhamentos discutidos ao final do movimento paredista, iniciado no dia 26 de abril e encerrado no dia 17 de junho,  no sentido de garantir o cumprimento do acordo assinado entre o movimento docente e o governo do Estado e de pensar melhores formas de gerenciamento e funcionamento da universidade...

São João IMIP

No último dia 17 de Junho, funcionários e colaboradores dos hospitais Dom Malan e Regional de Juazeiro, ambos administrados pela Gestão IMIP Hospitalar, participaram da já tradicional confraternização Junina de integração entre os dois hospitais.

O evento aconteceu na Arena anga Rosa em Petrolina e contou com as participações da banda DonqXote, Manoel da Paixão e Manoel Geraldo. Também houve premiação para as barracas decoradas, rainha do milho e casal matuto.  O "Arraiá da integração" teve como principal objetivo trazer um momento de descontração e união aos funcionários dos hospitais...

Ascom Imip

Preservação da caatinga é tema de Projetos Didáticos em escolas rurais de Sento Sé

Murais com fotografias e colagens, mostra de plantas da caatinga e exposição de textos são alguns exemplos de práticas educativas que tem feito parte do cotidiano da escola Laurentino do Santos, localizada na comunidade de Fartura, a 87 km da sede se Sento Sé. A iniciativa é reultado das formações realizadas pelo Irpaa através do Projeto Recaatingamento, que desde 2009, com o patrocínio da Petrobras, está sendo desenvolvido em sete comunidades fundo de pasto do Território Sertão do São Francisco, dentre estas Fartura. Tendo a educação ambiental como uma das linhas de ação do Recaatingamento, o incentivo à construção de projetos didáticos voltados para esta temática tem sido uma das prioridades desta linha.

Para isso são realizados encontros de formação e oficinas com professores/as, com o objetivo de elaborar os projetos a serem executados nas escolas a partir da realidade na qual cada uma delas está inserida. Segundo Ângelo Nery, integrante do Eixo Educação do Irpaa, o propósito da oficina é trabalhar a pedagogia de projetos no sentido de ajudar as/os professores/as a compreenderem a importância da construção do projeto didático contextualizado...

Fonte: Irpaa

Na Copa-2014, Brasil só jogará nas maiores arenas

Imagem da fachada do projeto do estádio do Itaquerão ( Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação)

A Fifa definiu que a seleção brasileira só jogará nos maiores estádios da Copa-2014. Assim, caso o time chegue até a final, Rio, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte vão receber a seleção. Fortaleza, Salvador e Porto Alegre disputam as últimas vagas para abrigar os jogos da equipe nacional. A informação está na reportagem publicada neste domingo pela Folha, assinada por Martín Fernandez e Sérgio Rangel...

Ivete Sangalo é alvo de devassa da Justiça e da Receita

Um processo contra Ivete Sangalo que se se arrasta desde janeiro ganhou novos capítulos na última semana. O ex-baterista Antônio da Silva, conhecido como Toinho Batera, entrou com uma ação na Justiça dizendo que a cantora obrigou os músicos de sua banda a abrir uma empresa para não ter que contratá-los formalmente. Ele pede indenização de R$ 5 milhões por danos trabalhistas. O caso corria em segredo de Justiça até a semana passada.

A denúncia de Batera foi feita após Ivete demiti-lo, em 2010. À época, ela fez uma auditoria em sua holding, a Caco de Telha. E descobriu, segundo a revista "Veja", que havia um rombo financeiro, supostamente causado por seu irmão, Jesus Sangalo, que geria a empresa. A 18ª Vara do Trabalho de Salvador tirou da cantora o direito ao sigilo do processo na quarta-feira, dia 15. Com isso, vem a público a série de determinações impostas pelo juiz desde janeiro...

Folha de São Paulo Foto: Kena Betancur/Reuters

Escolas Municipais de Sobradinho realizam festejos Juninos

As festividades juninas das escolas da rede municipal de ensino de Sobradinho foram marcadas por apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos, comidas típicas e de muita animação entre a criançada. O evento que já faz parte do calendário escolar reúne alunos, professores, funcionários e comunidade em um momento de muita alegria. A primeira escola a promover o seu “arraial” foi a Escola Municipal Maria Nilza no dia (16), a festa aconteceu no pátio da escola e contou com apresentações de grupos folclóricos. No dia (18), foi à vez da Escola Municipal Paulo Pacheco que promoveu um grande bingo envolvendo escola e comunidade num momento de muita festa.

No dia (19), foi à vez da Escola Pré-Lulu, quando os alunos participaram de apresentações de quadrilhas, além de jogos e brincadeiras típicas do período junino. Por sua vez, no dia (20) foi à vez da Escola Municipal Tia Rita que trouxe na programação a apresentação de quadrilhas realizadas pelas crianças. No dia (21), a animação dos festejos juninos foi no Colégio 24 de fevereiro com apresentação de uma animada quadrilha, e para encerrar as apresentações culturais foram abertos os arraiás no dia (22), no Centro Educacional Luis Eduardo Magalhães e na Creche Iêda Barradas com apresentações de quadrilhas e danças folclóricas...

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra – Fotos/ Laudelino Alves

Banda Calypso levou multidão ao delírio na abertura do São João de Sento-Sé‏

Cerca de 20 mil pessoas lotaram o espaço do Arraiá do Velho Chico, na primeira noite de festa do São João de Sento-Sé, realizada dia 22/06. A vila do São João ficou apertada para tanta gente. 

Ao ritmo do Pará, Joelma balançou e emocionou gente de todas as idades. Versátil a banda também cantou o arrasta pé Nordestino. Foi uma noite de muitas surpresas, num cenário tipicamente junino. ..

Texto: Galo Boca Fotos:Tony Lopes, Robson Moura

Bondinho volta a funcionar no Rio após morte de turista

O bonde que liga o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, voltou a funcionar normalmente neste sábado. Na sexta, o turista francês Charles Damien Pierson, de 24 anos, morreu ao cair do bondinho. Ele viajava no estribo, do lado de fora do veículo, e perdeu o equilíbrio ao inclinar o corpo para tirar uma fotografia no momento em que o veículo trafegava sobre os Arcos da Lapa, a 17,6 metros de altura. O trilho é cercado por uma tela, mas, segundo as testemunhas do acidente, a proteção só fica presa pelas laterais, em barras de ferro. Pierson teria escorregado por baixo da tela. Um morador de rua que presenciou a queda contou ainda que dois adolescentes roubaram a câmera fotográfica do turista e pertences que estavam em seu bolso. (Agência Estado)
..

Foto: Google para Ilustração