RedeGN - Conferências e minicursos dão início a congresso de meio ambiente em Juazeiro

Conferências e minicursos dão início a congresso de meio ambiente em Juazeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começou na terça-feira (21) o "III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar" (COBEAI), no Complexo Multieventos, em Juazeiro (BA). A edição deste ano, discute o tema ''Meio Ambiente e Responsabilidade Social', com conferências e mais de dez minicursos temáticos. O evento conta com a participação de professores, alunos de escolas públicas, universitários e ambientalistas de todo o Brasil.

A programação do III COBEAI é a maior e mais diversificada desde que o evento foi lançado pelo Programa Escola Verde (PEV), em 2015. Até sexta-feira (24), o congresso traz para a cidade, a apresentação de mais de 300 trabalhos científicos de estudantes de várias regiões, 19 minicursos, 18 exposições científicas, 10 conferências, 9 oficinas e 6 mesas redondas. Instituições como a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também está apresentando trabalhos e iniciativas.

A universitária Maria Viviane Palmeira veio do município de Caririaçu, no interior do Ceará, para apresentar seu trabalho científico. Cursando Irrigação e Drenagem pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (FATEC), a estudante afirma que desenvolve atividades de horta escolar na sua cidade e se sentiu atraída a participar do evento devido às peculiaridades do solo e salinização do Vale do São Francisco. "O congresso está sendo uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos que importam na formação acadêmica da minha área", conclui.

Ascom-Univasf-Jacó Viana