Foram encontrados 9 registros para a palavra: vazões

Rio São Francisco: CBHSF promove capacitação técnica para geração de dados e séries de vazões

Membros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o corpo técnico da Agência Peixe Vivo (APV) particiram do primeiro encontro da capacitação de “Geração de série de vazões em bacias sem dados de monitoramento”.

A primeira aula, que ocorreu de forma virtual, apresentou o cronograma pragmático de aulas e introduziu ferramentas online que ajudam a medir e cruzar dados territoriais e de bacias...

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco, alerta InfoSãoFrancisco

A lei seca mantida pelo setor elétrico desde o último final de semana, além impactar usos humanos e ecossistemas aquáticos também atinge a navegação: uma das maiores balsas do Baixo São Francisco está encalhada desde a madrugada do dia 24 afetando uma travessia estratégica no alto sertão de Alagoas e Sergipe.

As reduções bruscas e profundas das descargas da hidrelétrica de Xingó somam mais um impacto ao conjunto de problemas mais recentes das operações da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, como vem sendo noticiado pelo InfoSãoFrancisco: uma das grandes balsas que operam na estratégica travessia Pão de Açúcar, AL ao povoado Niterói, SE está encalhada no povoado desde a madrugada do dia 24 de dezembro. Reportagem é de Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco..

Chesf altera vazões em Sobradinho e Xingó a partir de hoje (24)

Em boletim oficial, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que "as vazões nas Usinas de Sobradinho e Xingó serão alteradas a partir deste domingo (24)".

De acordo com a nota, Sobradinho terá redução da vazão do patamar de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.900 m³/s, devendo permanecer até nova avaliação...

Chesf altera vazões em Sobradinho e Xingó

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que as vazões nas Usinas de Sobradinho e Xingó serão alteradas neste final de semana.

A partir do domingo (24), Sobradinho terá redução da vazão do patamar de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.900 m³/s, devendo permanecer até nova avaliação. ..

Meio Ambiente: Professor destaca pontos positivos que poderão ser percebidos com a cheia do Rio São Francisco

O aumento das vazões das hidrelétricas de Sobradinho e Xingó trazem mais benefícios do que malefícios para a bacia hidrográfica do Rio São Francisco do ponto de vista ambiental. Desde o dia 24 de janeiro, o fluxo de água liberado nas hidrelétricas é de 4.000 m³/s e será mantido, já que, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), não há perspectivas de redução, nem de aumento no curto prazo, desde que as previsões climáticas se confirmem.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), José Maciel Nunes de Oliveira, explica que o aumento das vazões atenua um período de seca intensa e não deve colocar vidas em risco...

Reunião discute a Flexibilização das vazões e seus impactos na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco na sexta (6)

A XL Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) terá como tema a Flexibilização das vazões e seus impactos na Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e será realizada no dia 06 de maio de 2021, das 13h às 17h, por meio de videoconferência.

Em pauta, assuntos como o Processo Eleitoral do CBHSF, o processo de esgotamento sanitário, o pedido de flexibilização da vazão do rio São Francisco pelo ONS, apresentação sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos pelo CNRH, apresentação do projeto Lagoa de Itaparica, lançamento do livro “Luzes do farol de Cordouan para o Rio São Francisco”...

Em reunião sobre manutenção de vazões mínimas para Xingó e Sobradinho, CBHSF se mantém contrária à nova flexibilização

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou no início desta semana, por videoconferência, a 2ª reunião extraordinária da Sala de Acompanhamento das condições de operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, dando continuidade à discussão sobre a solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para flexibilizar a defluência mínima média diária das Usinas Hidrelétricas de Xingó e de Sobradinho para 800 m³/s, nos meses de abril e maio deste ano.

A reunião contou inicialmente com a apresentação do professor e coordenador da Expedição Científica do Baixo São Francisco, Emerson Carlos Soares. Integrante de uma equipe que reuniu mais de 60 pesquisadores, o professor apresentou o Biomonitoramento do Baixo São Francisco, onde relatou entre outros aspectos, o monitoramento da temperatura da água, de coliformes fecais, a avaliação do teor de óleo e graxa, além do mapeamento de áreas de reprodução prioritárias para proteção. Também foi realizada a topologia em 3D...

Rio São Francisco: Chesf mantém vazões da barragem de Sobradinho e Xingó

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, neste mês de março, a defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) será mantida na faixa de 800 m³/s, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

Quanto à defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Xingó (AL/SE), também será mantida na faixa de 800 m³/s, podendo ser elevada, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo ONS...

Urgente: Chesf alerta para não ocupação das margens do rio São Francisco

A prefeitura de Juazeiro encaminha carta circular enviada atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), para conhecimento da população de Juazeiro e região, em especial a ribeirinha. 

Confira nota: Vazões defluentes das UHE de Sobradinho e Xingó..