RedeGN - Imprimir Matéria

Chesf altera vazões em Sobradinho e Xingó a partir de hoje (24)

24 de Apr / 2022 às 09h35 | Informativos

Em boletim oficial, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que "as vazões nas Usinas de Sobradinho e Xingó serão alteradas a partir deste domingo (24)".

De acordo com a nota, Sobradinho terá redução da vazão do patamar de 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.900 m³/s, devendo permanecer até nova avaliação.

A Usina de Xingó, por sua vez, terá vazão de 1.500 m³/s na sexta-feira (22) e, a partir do sábado (23), será elevada para o patamar de 2.000 m³/s, que deverá permanecer até nova reavaliação.

Os valores correspondem à defluência (água de saída) total dos reservatórios, podendo ser vertida e/ou turbinada, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

De acordo com a Chesf "A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS".

A Companhia ressaltou ainda que é "fortemente a importância a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido ainda em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia", alertaram.

Da redação redeGN/ Chesf - Foto: Carlos José de Sousa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.