Foram encontrados 1387 registros para a palavra: salvador

"Prefeito Isaac pode levantar o troféu, você construiu mais creches que Salvador", disse o Governador na inauguração da 17ª creche em Juazeiro

..

Juazeirense retorna de Salvador sem técnico e joga próxima partida “quase em casa”.

Janilson Silva assume interinamente o comando técnico da Juazeirense

O técnico da Juazeirense, Sérgio Araújo, perdeu o cargo após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, na noite de ontem e Janilson Silva, auxiliar técnico, deve comandar a equipe até a contratação de um novo treinador...

Juazeirense perdeu para o Bahia e vai afastando possibilidade de classificação na Copa do Nordeste

.

Ainda não foi desta vez que a Juazeirense venceu na temporada. Em partida pela Copa do Nordeste, em Salvador, o Cancão de Fogo não teve forças e amargou uma derrota por 3 a 1 para o Bahia.

Na primeira partida pela Copa do Nordeste a equipe não passou de um empate em 1 a 1 contra o Confiança, em jogo que aconteceu em Senhor do Bonfim...

Material reciclável coletado no Carnaval de Salvador é vendido para indústria

Mais de 90 toneladas de resíduos sólidos, entre alumínio, politereftalato de etileno (PET) e plástico, que foram coletados durante os dias de Carnaval, estão sendo encaminhadas para o reaproveitamento na indústria. Esse material foi recolhido por cerca de 1,5 mil catadores através dos programas 'Ecofolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente' e 'Cata Bahia', das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e de Cultura (Secult).

Mesmo com quase uma semana depois do fim da festa, no galpão onde funciona a Cooperativa Camapet, no bairro de Massaranduba, o trabalho de separação dos materiais continua intenso nesta terça-feira (16). A unidade é uma das diversas cooperativas beneficiadas com os projetos, que também ofereceram aos catadores avulsos a chance de se cadastrar e vender os materiais a preços justos. ..

Neiva vai a Salvador apresentar Juazeiro para investidores

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, embarca nesta terça-feira (16) para Salvador com o intuito de 'vender' Juazeiro a investidores e empresários soteropolitanos. A missão de apresentar na capital as oportunidades de negócios na Terra das Carrancas veio a convite da Associação Comercial da Bahia (ACB), que organiza o encontro. 

Neiva vai ressaltar o avanço dos índices socioeconômicos de Juazeiro com a gestão Isaac Carvalho. "Praticamente dobramos o número de empresas instaladas no Distrito Industrial e avançamos 45 posições no indicador de desenvolvimento dos municípios brasileiros", frisou, citando o Índice Firjan. O secretário ainda deve enfocar o aquecimento da economia em 2016 com a chegada do Juá Garden Shopping e de usinas solar e eólica...

Com ampliação de atrações sem corda e mais investimento em segurança, índices de violência têm redução no Carnaval da Bahia

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). ..

Salvador: Carnaval 2017 vai homenagear 50 anos da Tropicália

O Pelourinho vai fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália no Carnaval 2017. Em seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui), o governador Rui Costa anunciou que este será o tema da festa no Centro Histórico de Salvador no ano que vem: "Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso País? Como é bom ter nascido na terra - mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017", disse Rui na rede social. 

Segundo o governador Rui Costa, a meta para 2017 é firmar ainda mais parcerias e também ampliar o número de atrações sem corda nos circuitos Dodô e Osmar. "Queremos mostrar às empresas que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas". Ainda conforme Rui, há a intenção de "multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar". Neste ano, o Carnaval do Pelô está homenageando o samba, que nasceu na Bahia e teve a primeira música gravada há 100 anos. ..

Mais de 800 testes rápidos para detecção de HIV já foram realizados no Carnaval de Salvador

O posto de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais em funcionamento no Carnaval de Salvador desde a última sexta-feira (6), já realizou 868 atendimentos nos postos de Ondina (427) e Barra (441). Deste total, 79 foram reagentes para sífilis, 14 para HIV e dois para hepatite. Os dois postos instalados funcionam na Avenida Centenário e na Avenida Adhemar de Barros, sempre a partir das 15 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

Já em Porto Seguro, onde o posto começou a funcionar na noite do sábado (06) de Carnaval, foram contabilizados 243 atendimentos até às 9 horas de hoje e teve resultado reagente para HIV (2) e Sífilis (5). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, viajou ao município para visitar o posto de testagem e as unidades de saúde da rede para verificar a estrutura de atendimento aos foliões. Na oportunidade, o secretário anunciou a implantação de 15 novos leitos de UTI e serviço de hemodinâmica no Hospital Estadual Luis Eduardo Magalhães. De acordo com o secretário, a iniciativa visa "atender a demanda reprimida da região, além de qualificar cada vez mais a assistência"...

Kannário e Xanddy pegaram ar no Carnaval de Salvador.

O cantor Igor Kannário causou o maior frisson em sua passagem pelo Campo Grande com o trio sem cordas. O pagodeiro, logo no início do percurso, parou a apresentação para reclamar da performance de seus músicos.

"Eu quero o gás da minha banda, p***. Esse povo aqui não é só fã meu não, é de vocês também. Dá um sorriso. Que cara feia é essa?", disparou ele, que logo em seguida puxou o hit 'Tudo Nosso, Nada Deles'...

Comandante-geral da PM fala sobre segurança no Carnaval do Pelô em Salvador

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, afirmou que o Carnaval no Pelourinho é um Carnaval "muito seguro, tranquilo", que reúne família e amigos, e os policiais atuando para promover a paz.

Assista ao vídeo:

..

Balanço do Carnaval de Salvador: Polícia já conduziu mais de 2 mil pessoas para postos e delegacias

 
A atuação policial no carnaval de Salvador cresce à medida que um maior número de abordagens resulta em uma maior quantidade de conduções de pessoas por uso ou tráfico de drogas. Somente em 2016 já foram conduzidas 2151 pessoas para postos integrados e delegacias de área, um número 41,1% maior do que no ano passado, quando foram 1524. Por tráfico de drogas, foram 1164 conduzidos e presas este ano, contra 798 de 2015, um aumento de 45,9%, enquanto no interior houve redução de 80% em crimes de lesão corporal de 5 para 1 e nenhum homicídio doloso. Os dados foram apresentados durante o balanço do quarto dia de operação do Carnaval 2016, realizado na sede do Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos, na manhã desta segunda-feira (8).
 
Todas as manhãs, equipes envolvidas na segurança pública da festa, entre representantes da Secretária de Segurança Pública (SSP), Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além de Defesa Civil, Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e outras organizações, discutem os dados e a produtividade das ações de segurança da festa. Nesta segunda ainda foram apresentadas armas brancas apreendidas durante festa, entre facas, facões, e outros objetos perfuro-cortantes.
 
Além disso, a Polícia Militar, cumpriu dois mandados de prisão no Mirante dos Aflitos e na Avenida Oceânica, na Orla da Barra e realizou ações preventivas através do projeto Folia em Paz. Uma das novidades deste ano foi a estreia do Batalhão de Policiamento Turístico (Beptur) que tem atendido baianos e turistas, além de receptivos em parceria Secretaria de Turismo (Setur).
 
As ações também se estendem para o interior do estado, em cidades como Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Ilhéus, e outras cidades. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, nas cidades do interior foram registradas 138 ocorrências, entre elas a queda de um ônibus de um viaduto, que mobilizou equipes de resgate para as vítimas do acidente. Somente na última madrugada em Salvador, os atendimentos dos bombeiros foram principalmente de orientação para banhistas (149), desmaio (18), e embriaguez (16).
..

Durante a Mudança do Garcia, PSOL protesta contra a “política do monopólio” exercida pelo grupo Schincariol no Carnaval de Salvador

A tradicional Mudança do Garcia reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira(8), com o objetivo de promover um desfile no circuito carnavalesco com a tônica dos protestos e reivindicações. O Partido Socialismo e Liberdade participou da histórica Mudança do Garcia e protestou contra o exclusividade do grupo Schincariol  imposta pelo prefeito ACM Neto e a renovação do contrato do Camarote Salvador, localizado em Ondina.

A monopolização da cerveja SCHIN no carnaval, devido à proibição feita pela  prefeitura na qual impede que os ambulantes e bares do circuito comercializem outras cervejas,  foi criticada  pelo pré-candidato a prefeito de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira. "Estamos presenciando um verdadeiro atentado à liberdade de escolha, uma política do monopólio que exclui a participação da sociedade civil do debate sobre os critérios utilizados no processo de financiamento do carnaval", enfatizou.   ..

AMBULANTES FAZEM PROTESTO E FECHAM CIRCUITO BARRA-ONDINA EM SALVADOR

Ambulantes fazem protesto e bloqueiam passagem de trios no circuito Barra-Ondina no 6° dia de Carnaval em Salvador. Os manifestantes queimam objetos na via após alguns vendedores terem seus produtos apreendidos. O protesto acontece em dois pontos, incluindo na área de concentração dos trios, próximo ao Farol da Barra. (Uol) ..

Morador de rua é preso por matar catador de latas no Morro do Cristo em Salvador

Um morador de rua foi preso no domingo (7), depois de matar um catador de latas com pauladas e pedradas no Morro do Cristo, no bairro da Barra. Railson Rodrigues dos Santos, 19 anos, foi encontrado na Avenida Oceânica e confessou o crime. Ele afirmou que conheceu a vítima no circuito Dodô. O catador de latas teria chamado o morador de rua para usar cocaína no Morro do Cristo, mas o autor do crime alega que foi vítima de uma tentativa de estupro ao chegar no local. Sob efeito de cocaína e álcool, Railson agrediu o homem com um pedaço de pau e fugiu do local. Cerca de meia hora depois ele retornou e deu mais golpes na vítima. Por volta de 15h, o criminoso voltou à cena do crime, percebeu que o catador de latas ainda respirava e o acertou com uma pedra até se certificar que ele havia morrido. Railson foi autuado por homicídio e foi encaminhado para o Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura. ..

Valmir quer mais investimentos para blocos afros no carnaval de Salvador

"Precisamos aportar recursos para que os blocos afros continuem sendo referências importantes para a cultura baiana e brasileira. Tanto a prefeitura de Salvador quanto o governo da Bahia precisam avaliar essa questão para que em 2017 seja mantida a estrutura, com o mesmo brilho de sempre aqui no Ilê Aiyê e em muitos outros blocos tradicionais do povo negro". A declaração é do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que esteve na saída do Ilê, neste sábado (6), junto com o governador Rui Costa (PT), representantes do movimento negro e de luta pela terra, como o dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues, além de secretários de estado e diretores do bloco afro.

O petista ainda defendeu o financiamento de empresas públicas para o fortalecimento da tradição carnavalesca, como o governo da Bahia fez com a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) investindo recursos no Ilê. "Com a Petrobras envolvida em denúncias e com toda a situação que a afeta, não há outra empresa estatal que faça o papel que ela fazia antes, quando abria editais voltados para essa finalidade", frisa Assunção, ao lado da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, e dos representantes do movimento negro Ailton Ferreira e Raimundo Bujão. Valmir ainda esteve com o ator Lázaro Ramos, que marcou presença na saída do Ilê, na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade...

Luiz Caldas explica confusão no seu trio: "Salvador está perdido", desabafa

O trio do cantor teve um problema técnico e o carro ficou preso por mais de uma hora no Corredor da Vitória, o que acabou dispersando seu público. Luiz aproveitou para comparar o carnaval de Salvador com o do Recife e Rio de Janeiro. 

Veja o vídeo AQUI..

Rui acompanha, nesta sexta, Olodum e show de Paulinho da Viola no Pelourinho

A tradicional saída do Bloco Olodum do Pelourinho (Circuito Batatinha), nesta sexta-feira (5), às 19h, será acompanhada pelo governador Rui Costa, que também prestigia as atrações, a exemplo de Paulinho da Viola, que irão se apresentar no local.

A saída do Olodum, prevista para as 19h, parte da Rua das Laranjeiras, em frente ao prédio da Escola Olodum, e se dirige ao Terreiro de Jesus. Já Paulinho da Viola faz show no Largo do Pelourinho a partir das 20h desta sexta. Este ano, artistas de destaque nacional irão se apresentar no circuito Batatinha, que recebeu o título "Bahia: Terra Mãe do Samba", onde estão previstas mais de 200 atrações promovidas pelo governo baiano nos largos e praças do Pelourinho. Além dos shows, o Pelourinho terá desfile de orquestras e quatro dias de baile infantil...

Cantora baiana desabafa e se diz contra a invasão de ritmos no carnaval

Durante o Carnaval em Salvador está repleto de bandas de forró, sertanejo e arrocha se apresentando por lá. Essa invasão vem acontecendo ano a ano e vem aumentando significamente.

A cantora Márcia Freire, ex- vocalista do Cheiro de Amor criticou a invasão de ritmos na folia: “Sinceramente, não gosto dessa invasão de ritmos no Carnaval. Acho que é preciso valorizar a cultura baiana. Quanto vamos cantar forró no São João, ou fazemos um trabalho com esse foco, ou não entramos no mercado. Acho que essa abertura não é legal porque toma o nosso espaço”, opinou...

Ações sociais vão garantir respeito e inclusão durante o Carnaval de Salvador

 
Diversas ações sociais promovidas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia vão propagar o respeito e garantir o direito de crianças, adolescentes e foliões de todos os gêneros, classes e raças. Essa é o objetivo central das campanhas lançadas na manhã desta segunda-feira (1º), no Palácio Rio Branco, no Centro Antigo de Salvador. Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 1,6 milhão de investimentos, por meio das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Cultura (Secult), além de outros órgãos que se mobilizaram para apoiar as causas.
 
Contra a exploração sexual e o trabalho infantil na folia, a cantora Margareth Menezes é madrinha da campanha 'Fique de olho. No Carnaval de todo mundo criança não trabalha', pelo terceiro ano seguido. Para a cantora, ações como essa podem decidir o futuro de uma criança. "Sinto-me honrada de participar disso, porque é muito sério uma criança ser submetida a qualquer tipo de violação ou exploração, que pode interferir definitivamente no caráter dela, no ser humano adulto que ela vai se tornar", explicou.
 
Uma rede de instituições vai trabalhar durante o Carnaval no Plantão Integrado de Proteção, recebendo denúncias, atendendo casos de violação dos direitos da criança e do adolescente e encaminhando para órgãos responsáveis, como Juizado da Infância e da Adolescência, Defensoria Pública do Estado, Conselho Tutelar, entre outros. A coordenação desse plantão fica em um posto fixo na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes. 
 
Ecofolia Solidária
 
Na campanha 'Eco Folia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente', o Governo do Estado aposta no fortalecimento de cooperativas e organização dos trabalhadores que recolhem materiais recicláveis das ruas, oferecendo kits para o trabalho digno e apoio financeiro com diária e alimentação. No evento desta segunda (1º), o secretário da Setre, Álvaro Gomes, entregou simbolicamente dois kits com fardamentos e equipamentos de proteção individual, como luvas e botas. 
 
Além disso, durante a manhã, foi disponibilizada uma linha de financiamento especial para três cooperativas de catadores e uma de alimentação. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado por catadores avulsos, estocar e vender no período pós-festa. "A perspectiva é que sejam retiradas dezenas de toneladas de resíduos sólidos das ruas através do trabalho dessas pessoas. Nos preocupamos com a cadeia completa, para que o preço justo também fique assegurado, mesmo com uma oferta maior, como a que acontece em períodos como o Carnaval", disse o secretário. 
 
Combate ao racismo
 
Para o enfrentamento à discriminação racial, a Sepromi vai coordenar as ações para denúncias e atendimento às vítimas de racismo. Durante a folia, o Centro Nelson Mandela Itinerante funcionará na sede do Plantão Integrado e equipes de técnicos especializados farão abordagem qualificada para monitoramento das ruas. Segundo o coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Wlamir França, qualquer forma de racismo será combatida, sejam agressões verbais, físicas ou constrangimentos. 
 
"Existem muitas formas de discriminar e é importante que estejamos atentos a todos eles, seja por um tratamento diferente, uma ameaça e qualquer tipo de maus tratos que podem ser um comportamentos racistas. Estamos preparados para lidar com essa situação e queremos que todos sintam-se acolhidos e encorajados a denunciar", afirmou o coordenador. 
 
Ouvidoria 
 
A Ouvidoria Geral do Estado prestará apoio com atendimento através do 0800 284 0011 ou pelo site do órgão. Neste ano, durante o Carnaval, o 0800 também vai receber ligações realizadas por telefone celular. "Teremos dois milhões de pessoas nas ruas e queremos preservar a paz como uma marca dessa festa que mobiliza tantas pessoas", explicou o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica. 
 
"Qualificamos nosso pessoal para uma atenção especializada a qualquer tipo de discriminação, seja contra mulher, crianças ou adolescentes ou discriminação de raça. Muitas vezes, depois do 'calor' da emoção, as pessoas deixam passar, e nós não queremos isso. Através da Ouvidoria, é possível acessar um canal de denúncia de onde estiver, seja através da ligação ou de uma conexão com o nosso site", acrescentou o ouvidor-geral.
..

Salvador é a 14ª cidade mais violenta do mundo em ranking de ONG mexicana

A ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz divulgou nesta segunda-feira (25) um ranking com as cidades mais violentas de todo mundo, que considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil é o país com maior número de municípios na lista: 21 das 50 cidades listadas são brasileiras. Deste montante, três cidades baianas aparecem no levantamento, incluindo Salvador e Região Metropolitana, em 14ª posição, com 60,63 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Feira de Santana (27ª) e Vitória da Conquista (36ª) estavam fora do ranking em 2014, mas entraram para a lista de 2015, com 45.50 e 38.46 assassinatos por 100 mil habitantes, respectivamente. A primeira cidade brasileira na listagem é Fortaleza, em 12º lugar, seguida de Natal (13º); Salvador e região metropolitana (14º); João Pessoa em 16º; Maceió (18º lugar); São Luís (21º); Cuiabá (22º); Manaus (23º); Belém (26º); Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º); Teresina (30º); Vitória (31º); Recife (37º); Aracaju (38º); Campina Grande (40º); Porto Alegre (43º); Curitiba (44º); e Macapá (48º). O levantamento considera dados oficiais e fornecidos por ONGs. ..