Foram encontrados 1376 registros para a palavra: salvador

Ação no Aeroporto Internacional de Salvador simula chegada de delegações para Olimpíadas

Para garantir a segurança e a tranquilidade na chegada das dez delegações que vão participar dos Jogos Olímpicos 2016, na capital baiana, foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) uma simulação no Aeroporto Internacional de Salvador. Vistoria dos ônibus que vão transportar as delegações do aeroporto ao hotel, segurança durante o desembarque e escolta estiveram entre as ações que integram as medidas de segurança coordenadas pelo coronel PM Marcos Oliveira. 

Também serão realizadas simulações na Estação Pirajá, neste sábado (6), e na Arena Fonte Nova, no próximo dia 26, incluindo o Centro Histórico. "As simulações visam estressar o máximo possível as nossas forças de segurança para ver o nível de adestramento que elas se encontram e a resposta que pode ser dada diante de uma situação crítica. Teremos, aqui, no aeroporto, o reforço no policiamento do Batalhão de Polícia Turística (Beptur), além da atuação da Polícia Federal na sua área de competência", informou o coronel. 

Segundo ele, "as equipes de segurança pública terão o trabalho de guarnecer o aeroporto e também fazer a escolta e batedores das delegações e do material esportivo, daqui [aeroporto] até o Hotel Stella Maris". Durante a simulação, soldados do Exército representaram uma das 10 delegações de futebol que vão desembarcar na cidade a partir do final deste mês. A intenção é que a chegada das equipes ocorra com tranquilidade e interfira o mínimo possível no desembarque e embarque dos demais passageiros...

Casa de apoio ao Serviço de Tratamento Fora de Domicílio muda de endereço em Salvador

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a partir desta segunda-feira, 11 de Julho, a casa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) vai atender em novo endereço na capital baiana. O setor vai funcionar na Rua Salete, nº 03, bairro dos Barris, como ponto de referência, ao lado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Salvador. Os pacientes podem entrar em contato pelo telefone da casa de apoio no (71) 3334-1590.

O serviço do TFD em Juazeiro direciona os pacientes que precisam de tratamento (exames, consultas e cirurgias de alta complexidade) para Salvador. O objetivo da mudança de endereço é que o novo local possui mais estrutura, espaço físico e acomodações para receber melhor os usuários que buscam atendimento no setor.   ..

Mesmo com dificuldades, o Judô Juazeiro vai a Salvador e conquista ótimos resultados

Neste último final de semana (08, 09, 10), a Federação Baiana de Judô (FEBAJU) realizou o Campeonato Baiano de Judô Sub13,  5°Circuito Baiano de Judô e Festival da Criança no Shoping Paralella em Salvador. Sem nenhum patrocinador MASTER e segundo a equipe do Judô Juazeiro, mesmo sendo desprezado por muitos. pois achavam não têm valor comercial, foram a Salvador e saíram de lá com uma atuação acima do esperado, os resultados foram os melhores.

Os nossos judocas simplesmente partiram pra cima, esquecendo as dificuldades, deixando de lado a dura realidade e em mente apenas a gratidão a seus pais por proporcionar aquele momento tão importante. ..

JUAZEIRENSE EMPATA NO ADAUTO MORAES E JUAZEIRO SOCIAL CLUBE TRAZ UM PONTO DE SALVADOR

A Juazeirense quebrou a série de vitórias do Altos do Piauí, líder absoluto no grupo 5, na Série D do Brasileirão, esteve a frente do placar por três vezes, mas cedeu o empate jogando no Estádio Adauto Moraes.

O técnico da Juazeirense, Quintino Barbosa, criticou a postura defensiva do time nas bolas paradas. “Tomamos dois gols de escanteio. Temos que melhorar a marcação e melhorar na bola parada”, reconheceu...

MORRE EM SALVADOR A MÃE DO DEPUTADO ESTADUAL ROBERTO CARLOS

Faleceu na noite desta quarta-feira (06), em Salvador, no Hospital São Rafael, Dona Maria Adélia Almeida França, 63 anos, que estava em tratamento de um câncer. Dona Adélia, como era carinhosamente conhecida, além do Deputado Estadual Roberto Carlos e do ex-vereador Charles Leal, teve mais sete filhos, Lucicleide Almeida Leal, Antônio Carlos Almeida Leal, Marcel Almeida Leal, Jane Cléia Almeida Leal, Celso Candido Almeida Leal, Denise Almeida Leal e Andreia Almeida Leal.

Ela era natural do povoado de Caldeirão do Almeida, município de Uauá. De família simples Adélia casou cedo e formou família com Ezequiel Cardoso Leal. Juntos tiveram 9 filhos. Com as dificuldades e separada, foi morar em são Paulo com alguns dos filhos, lá Dona Adélia trabalhou na Clínica particular Dr. Osmário, como auxiliar de enfermagem...

PT decide sucessão em Salvador na próxima sexta-feira

O PT definirá as alianças para a pré-candidatura na capital na próxima sexta-feira (08). A decisão foi tomada hoje (05) em reunião da Executiva Municipal com a participação do presidente do PT/Bahia, Everaldo Anunciação. Segundo Marta Rodrigues, presidenta do PT de Salvador, "o que está em debate é a consolidação do projeto político construído por muitas mãos e por muitos aliados(as)." Ela adianta que "estamos avançando nas conversações com a pré-candidata Lídice da Mata." A reunião da Executiva Municipal na próxima sexta, terá a participação da direção estadual. Marta afirma ainda que "somente após este encontro e de uma reunião do Diretório Municipal publicaremos nossa posição."

Veja a nota publicada pelo PT..

Secretaria informa novo horário da saída do ônibus do TFD para Salvador

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa aos pacientes que realizam o Tratamento Fora de Domicilio (TFD) em Salvador, que a partir da próxima segunda-feira, 20, o horário de saída do ônibus que realiza o transporte dos pacientes passa para às 20h, de domingo a quinta-feira. O ponto de apoio fica ao lado da sede do SAMU, na Rodovia Lomanto Junior ao lado da UPA/24h. ..

MST DESOCUPA CODEVASF EM JUAZEIRO E DEBATERÁ PAUTA COM O PRESIDENTE DO INCRA EM SALVADOR

Em assembleia na noite dessa quarta-feira, 15 de junho, os trabalhares e trabalhadoras do Movimento Sem Terra (MST) decidiram desocupar a sede da 6º Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), em Juazeiro - BA. A decisão foi tomada baseada em entendimentos estabelecidos em reunião entre a Superintendente interina da Codevasf, Andrea Arraes, o Vereador Tiano Felix - PT e o Articulador Político do MST - Regional Norte, Jovanildo de Jesus, em que a ata de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Juazeiro foi encaminhada para a Presidência da CODEVASF, em Brasília - DF e após a confirmação de um audiência entre o MST e o Presidente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Leonardo Góes, a acontecer nesta quinta-feira (16), em Salvador - BA.

A ocupação da CODEVASF em Juazeiro começou no ultimo domingo (13) e o ato teve resultados positivos na avaliação de Jovanildo de Jesus, Articulador Político do MST: "Após quatro dias, conseguimos reapresentar nossa pauta junto à CODEVASF e INCRA e ainda realizamos uma importante audiência na Câmara Municipal, o que nos fortaleceu e reforçou a importância da luta pela Reforma Agrária". A audiência requerida pelo Vereador Tiano Felix, contou com a participação de vereadores de Juazeiro e Curaçá e elaborou um documento final que relata a situação de descaso do poder público com assentamentos e acampamentos, ligados ao MST, mas também do Projeto Pedra Branca, no Sistema Itaparica, nos municípios de Curaçá e Abaré, como explica Tiano: "Vamos encaminhar as denúncias do trabalhadores para o Ministério Público Federal, pois é importante forçarmos que o Estado Brasileiro  tome providencias para com a situação de precariedades nessas áreas de reforma agrária, bem como solicitamos a suspensão dos pedidos de reintegração de posse das áreas em conflito"...

MORRE EM SALVADOR DR. JOSÉ ALVINO DE SOUZA

Exatamente no dia 26 de junho de 2015, o ex-Deputado Estadual e atual Secretário Municipal de Relações Institucionais Pedro Alcântara de Souza perdia o filho Pedro Paulo Alcântara para um câncer contra o qual lutou durante cinco anos.

Onze meses depois, Pedro Alcântara volta a passar pelo sentimento de perda, tendo em vista que faleceu na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, o seu irmão José Alvino de Souza, oftalmologista, que estava internado no Hospital Português em Salvador, fazendo tratamento de um câncer hepático. Hoje cedo, Dr. José Alvino sofreu uma parada cardíaca e não resistiu...

PSOL realiza primeira oficina de formação política com os pré-candidatos a vereadores de Salvador

Como preparação para disputar a corrida eleitoral deste ano, o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira oficina de formação política destinada aos pré-candidatos a vereadores da capital baiana, neste sábado(14). Discussões sobre o papel desempenhado pelos parlamentares do PSOL no Brasil, racismo, machismo, homofobia, socialismo, conjuntura política nacional esquentaram o debate.

O Presidente do Diretório Municipal, Fábio Nogueira, esclareceu que  a perspectiva do socialismo deve ter  a pauta racial como elemento central e o povo negro como sujeito de transformação social. "O PSOL combate à intolerância religiosa, o racismo, o machismo. Não adianta tentar fazer revolução sem o povo", frisou . Nogueira salientou que a diferença entre o PSOL e o PT consiste no fato de que o Partido dos Trabalhadores não implementou o Programa Democrático Popular como havia prometido.  " Um projeto de esquerda se constrói coletivamente, a partir do diálogo. O socialismo se faz no cotidiano, através das lutas sociais. Precisamos construir uma ferramenta política-partidária articulada com os movimentos sociais", frisou Nogueira...

El Salvador não reconhece governo Temer e chama embaixadora de volta

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado (14) que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer, que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.

"Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora para que volte ao país", disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado ao oeste da capital. Dilma foi "suspensa e submetida a julgamento por algo que não se comprovou ser um crime. É uma manipulação política que aconteceu", disse Sánchez, cujo partido, o ex-guerrilheiro Frente Farabundo Martí para Libertação Nacional (FMLN) tem fortes vínculos com o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil...

Prefeito Isaac se reúne em Salvador com secretário Estadual de Saúde

Nesta terça-feira, 10, o prefeito Isaac Carvalho participou de audiências em Salvador em busca de investimentos em diversas áreas para Juazeiro. A saúde – área que o governo municipal tem tratado como uma das prioridades da gestão – foi uma das pautas.

Acompanhado pelo deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó) e pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, Isaac se reuniu com o secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, onde tratou de algumas ações de melhorias no setor em Juazeiro. Um dos assuntos discutidos foi a recente paralisação dos médicos do Hospital Regional...

NOVA DIRETORA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO EM JUAZEIRO ASSUME CARGO EM SALVADOR

A nova diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE-10), antiga Direc-15, em Juazeiro, tomou posse na função quinta-feira passada, dia 28, durante ato realizado na sede da Secretaria Estadual da Educação em Salvador. A professora Marinez Silva Menezes Santos, que já trabalhou no Colégio Estadual Jutahy Magalhães já comanda o núcleo a partir desta segunda-feira (02), em Juazeiro. ..

PAULO MACHADO EX-PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM MORRE EM SALVADOR

Morreu às 22h30 desta sexta-feira (27), o ex-prefeito de Senhor do Bonfim (BA), Paulo Batista Machado, de 67 anos, que estava internado no Hospital da Bahia em Salvador, desde o dia 9 de abril. O quadro clínico se agravou nos últimos dias causando a sua morte exatamente na noite desta sexta. Ate o momento o Hospital e nem familiares anunciaram a causa oficial do óbito.

Machado foi padre e possuia um currículo acadêmico/titulação invejável: licenciado em Filosofia, Teologia e História Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Doutor em Educação (Ph. D) Université du Québec á Montréal (UQAM) Montréal – Canadá, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia...

Vereador de Juazeiro faz maratona de agendas e leva demandas da região para o governo da Bahia

Demandas de diferentes setores da população do município de Juazeiro, no norte baiano, nas áreas de educação, infraestrutura, planejamento, combate ao racismo e ações para a agricultura familiar foram apresentadas ao governo do Estado pelo vereador Tiano Félix (PT), durante uma maratona de agendas na capital, nesta quarta-feira (27). Junto com representantes do mandato do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o edil petista tratou dos assuntos em órgãos da atual gestão do governador Rui Costa (PT). Para Assunção, as agendas seguem a atuação central do mandato.

"Seguimos para ampliar os serviços, projetos e programas e atender aos anseios da população, tanto da zona rural quanto urbana", salienta Valmir. Para Tiano, a ideia "é acionar o governo para dar celeridade em determinadas ações, principalmente para povos e comunidades tradicionais". Para isso, o vereador esteve com a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, e explicou os pontos importantes para os povos de terreiros e comunidade negra...

Secretário Jorge Cerqueira participa de sessão sobre o Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite em Salvador

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Juazeiro, Jorge Cerqueira, acompanhado do supervisor de Pecuária da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco) participaram nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, da sessão solene que objetivou detalhar aos membros da Comissão de Agricultura da Assembleia, o Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite.

O evento contou com a presença do secretário estadual de Agricultura Vítor Bonfim, do diretor de Agropecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz, dos deputados estaduais Crisóstomo Lima (Zó), Roberto Carlos, Eduardo Salles, além de outros deputados, produtores e empresários. Na ocasião, o presidente da Comissão, o deputado estadual Roberto Carlos, explicou que o projeto “pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite na Bahia, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com a fabricação especializada de queijos de cabra”...

Juazeirense perde em Salvador e agora decide o terceiro lugar do Baiano

Ainda não foi dessa vez que a Juazeirense chegou a final do Campeonato Baiano. Depois de um primeiro tempo de igual para igual com o Vitória, o Cancão deu espaços na segunda etapa e perdeu por 3×0 na tarde de hoje, no Barradão. Fora da decisão, a equipe agora disputa o terceiro lugar com o Fluminense de Feira – as partidas acontecem nos dias 1º e 8 de maio.

Precisando vencer por dois gols de diferença para avançar a final, o técnico Evadro Guimarães entrou com três mudanças em relação ao jogo de Juazeiro. As entradas de Everlan e Wanderson no meio, além de Sassá no ataque, deixaram a equipe mais técnica e o resultado foi um primeiro tempo muito parelho no Barradão...

Padre Fábio de Melo elogia a juazeirense Ivete Sangalo antes de show em Salvador

"Para mim é muita alegria participar da primeira edição do evento", disse o padre Fábio de Melo, momentos antes de subir no palco do Celebra Salvador, realizado neste sábado (9) no Wet ’n Wild, localizado na Av. Paralela, na capital baiana. O padre se disse feliz por estar na Bahia, um local que ele destacou como celeiro de artistas, e rasgou elogios a Ivete Sangalo. "Ivete é uma querida que gosto demais. Eu já gostava dela como artista. Sempre achei que ela era completa. Mas o que mais me chamou atenção na Ivete foi quando comecei a ser parceiro do Hospital do Câncer de Barretos [São Paulo] e descobri tudo que essa mulher faz pela obra. Aí eu descobri o ser humano Ivete, que não fica na vitrine, que não expõe o que faz, mas que é uma peça fundamental hoje para o funcionamento do hospital. Foi aí que tive a honra de tê-la ao meu lado. Já cantamos juntos, na gravação do CD da banda Dominus, e quem sabe um dia ela vem cantar comigo também?", falou.

Sucesso nas redes sociais, o padre disse que utiliza as ferramentas como uma forma de falar para muitos que não escutam a palavra de Deus. "Eu acho que as redes sociais nos proporcionam encontros, alguns muito inusitados com pessoas que jamais parariam para nos ouvir. É uma oportunidade de fazer amizades, criar vínculos, falar com leveza do dia a dia", disse. Sobre as postagens frequentemente engraçadas, o padre Fábio de Melo destacou o uso do humor para falar com os seguidores. "O humor quebra barreiras. Sou assim naturalmente com meus amigos. Recebi críticas por isso, mas faz parte da nossa vida. Algumas pessoas concordam com meu jeito bem-humorado", afirmou...

Deputado Roberto Carlos parabeniza Salvador pela passagem dos seus 467 anos e comemora mais uma importante conquista para a cidade

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, parabenizou Salvador, a primeira capital do país, por seu aniversário de 467 anos. O parlamentar comemorou, nesta data que considera de grande importância para o Estado, mais uma conquista para o povo soteropolitano: a entrega de mais uma obra de contenção de encostas na capital baiana, na Estrada Pedreira Limoeiro, no bairro da Palestina.

Segundo o parlamentar, esta obra que teve o investimento de mais de R$ 6,5 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, representa uma das maiores intervenções realizadas pelo Estado. “467 anos de história e pouco se tinha feito para garantir a segurança e tranquilidade de moradores que vivem, em área de alto risco de deslizamento, o pesadelo nos períodos de chuva. Agora, mais de três mil moradores, de Salvador, vão ter a tranquilidade de viver em sua casa”, disse o deputado Roberto Carlos...

Governo abre novas vias de desenvolvimento em Salvador

 
A primeira capital do Brasil completa 467 anos com mais de três milhões de habitantes circulando pela cidade. Segundo dados do Detran, são aproximadamente 900 mil veículos, entre carros de passeio, ônibus, motos e caminhões. Quem dirige há mais de dez anos não tem dúvida: o trânsito não é mais o mesmo. Na contramão do que acontece nas grandes cidades, a circulação está ficando mais fácil, com o primeiro conjunto planejado de obras estruturantes de mobilidade da história de Salvador. 

O professor Carlos Amorim ainda encontra dificuldades para trafegar na capital baiana, mas confirma o avanço dos últimos anos. “O trânsito tem melhorado efetivamente, estava muito parado e com as últimas obras melhorou bastante”. Segundo a analista técnica do Detran, Maria Guadalupe Uzeda, “a partir do momento em que são oferecidas novas vias de acesso, a tendência é cada vez maior do trânsito ser diluído e a população possa se deslocar com facilidade”. 

A solução para o trânsito passa pela Via Expressa, que tirou os caminhões da Avenida Bonocô. Com a nova via, o Porto de Salvador, que movimentou mais de 4 milhões de toneladas de cargas e 180 mil containers em 2015, passou a ser o primeiro do Brasil a ter uma ligação direta com uma rodovia. Caminhoneiro há 10 anos, Eliseu Wilson comemora. “Era complicado, a gente vinha pela Bonocô, pegava engarrafamento, transitava entre os carros pequenos, demorava até duas horas para chegar aqui [ao Porto]. Hoje, dá para fazer em cinco minutos”. 

Complexos Dois de Julho e do Imbuí

Em 2008, o Complexo Viário Dois de Julho, em frente ao Aeroporto Internacional de Salvador, no limite com Lauro de Freitas, já indicava um projeto de grandes proporções para a capital. Outra intervenção semelhante foi o Complexo Viário do Imbuí, entregue em 2014 e que mudou completamente a rotina de quem vive ou trabalha na região. Com o Complexo do Imbuí, o técnico em informática Tiago Bittencourt ganhou tempo. “Melhorou muito. Eu saia do serviço e demorava até 40 minutos para chegar ao retorno que vai para o Costa Azul. Hoje, em menos de 10 minutos já estou lá, pela Estrada do Curralinho”. 


Do Subúrbio à Orla Atlântica

A maior obra viária em curso atualmente na Bahia é a construção das linhas Azul e Vermelha, que ligarão o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica. Os novos itinerários vão abrir uma infinidade de possibilidades de empregos para a população do Subúrbio. 

A Linha Vermelha, formada pelas avenidas Orlando Gomes, em ampliação, e a 29 de Março, em construção, terá 20 quilômetros. A duplicação da Avenida Pinto de Aguiar foi o primeiro grande passo para a construção da Linha Azul, que terá 13 quilômetros e vai ligar Patamares ao Lobato. Os alunos da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu, já sentem a diferença, como Daniel Souza, que cursa Educação Física. “Eu venho da [Avenida] São Rafael para cá, mas demorava muito tempo. Estava sempre engarrafado, tinha acidentes e a pista era estreita. Hoje, mesmo fazendo o retorno no Centro Administrativo [da Bahia], eu ganho tempo porque o trânsito está sempre livre. Melhorou mesmo”. Na última quinta-feira (24), a BR-324, na região de Pirajá, ganhou um viaduto e duas alças de acesso como parte da implantação da Linha Azul.

Avenida Paralela será outra Via Expressa

Outra intervenção muito esperada pelos baianos é a transformação da Avenida Paralela em uma Via Expressa. “Com a implantação do metrô, que já está em andamento, o Governo do Estado devolve para a cidade a Avenida Paralela do jeito que ela foi pensada, como ela deveria ser. No plano diretor da cidade, tem a Paralela como uma via expressa, sem semáforo, sem retorno e sem postos de gasolina no canteiro central”, explica a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Grace Gomes.

A superintendente ressalta que a Paralela é uma avenida de cunho metropolitano, que faz a ligação do centro de Salvador à região metropolitana, no sentido da orla atlântica, mas perdeu essa função ao longo tempo. “O acesso ao tráfego na Paralela e às vias marginais será feito pelos viadutos. A obra do metrô vem facilitar isso. Do início da Paralela, na região da Tancredo Neves, até Pituaçu, onde já construímos os viadutos, não existem mais semáforos; então o trânsito é livre. Os semáforos começam a surgir após o Viaduto Dona Canô”. ..