Foram encontrados 697 registros para a palavra: professores

Escola de Idiomas de Juazeiro amplia formação de estudantes e professores da rede municipal de ensino

Aberta em 2022, a Escola de Idiomas de Juazeiro é uma ação pioneira da gestão Suzana Ramos, criada com o objetivo de ampliar a formação de alunos e professores da rede municipal de ensino em novas línguas.

No espaço, estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e servidores municipais podem aprender Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuitamente...

Plataforma EducaJuá é apresentada para professores da rede municipal de ensino de Juazeiro

Em uma transmissão online a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), apresentou a plataforma EducaJuá (https://educa.juazeiro.ba.gov.br/login).

Voltado para os educadores da educação infantil e 1º e 2º ano do ensino fundamental, o evento teve o objetivo de facilitar o acesso dos educadores à nova plataforma, explicar o funcionamento e esclarecer dúvidas...

SEC convoca 40 professores da Educação Básica aprovados em processo seletivo

A Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (6), a convocação de 40 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para professor da Educação Básica, do edital SEC/Sudepe nº 18/2022, para contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os professores irão atuar em unidades escolares da capital e do interior e têm de 6 a 23 de fevereiro para o envio da documentação exigida, pelo correio eletrônico [email protected].

Neste mesmo período, a documentação original e fotocópia listadas no edital deverão ser entregues nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) do interior para os quais os professores foram aprovados, das 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h. Já os aprovados para o NTE de Salvador deverão comparecer na SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 121, nos mesmos horários e período. O candidato que não atender à presente convocação na forma e prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária...

Mais 107 professores classificados para atuarem na Educação Profissional são convocados pelo Governo do Estado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (31), a convocação de mais 107 candidatos classificados em seleção pública para o provimento da função de professor da Educação Profissional, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Os selecionados participaram do Processo Seletivo Simplificado, Edital SEC/Sudepe nº 18/2022.

Entre os dias 31/01 e 16/02, os candidatos selecionados devem enviar os documentos solicitados digitalizados ao correio eletrônico [email protected], para a análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação. No mesmo período, de 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h, os aprovados para Salvador deverão comparecer pessoalmente à sede da SEC, localizada no Centro Administrativo da Bahia, e os aprovados no interior deverão se dirigir à sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Ambos os públicos deverão estar munidos da documentação original e fotocópia...

SEC publica orientações para a programação da Carga Horária dos professores

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (20), a Portaria n°136/2024  com as orientações para a Programação de Carga Horária dos Professores da Rede Estadual de Ensino para o ano letivo 2024.

O documento norteia como deve ser feito o registro da distribuição dos horários da efetiva Regência de Classe do professor, em cada componente curricular, ou atividade pedagógica previamente existente, a  articulação de ensino nas diversas modalidades, clientelas e níveis que compõem a Educação Básica e Profissional, no âmbito do Estado da Bahia e os prazos gerais, por modalidade de oferta de ensino...

Lei garante a professores plano de carreira e jornada reduzida

Depois de tramitar 5 anos no Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (17), a Lei 14.817/2024 que estabelece as diretrizes para valorização de professores da rede pública.

Plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como jornada de 40 horas, foram asseguradas...

Facape abre processo seletivo para contratação de professores e tradutores/intérpretes de Libras

A Faculdade de Petrolina (Facape) informa a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores do magistério superior e tradutores/intérpretes de Libras.

Para os professores, as áreas de conhecimento contempladas são Ciências da Saúde, Serviço Social e Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições estão abertas até o dia 17 de janeiro.  ..

Prefeitura de Curaçá garante reajuste acima do piso nacional para os professores

O Governo Municipal de Curaçá, seguindo uma determinação de valorização da Educação, anunciou nesta quinta-feira (11/01), o reajuste do piso do magistério no município.

Conforme legislação em vigor, o piso do Magistério em 2024 será de R$ 4.580,57 (quatro mil, quinhentos e oitenta reais e cinquenta e sete centavos), o que corresponde a um percentual de 3,6%, mas em Curaçá o prefeito Pedro Oliveira foi além e assinou um Projeto de Lei que autoriza um reajuste de 4% para todos os profissionais, superando o reajuste nacional...

IF Baiano divulga concurso com 96 vagas para professores e técnicos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) divulgou editais para preenchimento de 96 vagas para técnico-administrativos e docentes nas unidades da instituição localizadas na Bahia.

São oferecidas 44 vagas para professores e 52 para técnico-administrativo em educação nos níveis médio e superior...

Valorização: Gestão Suzana Ramos inicia pagamento retroativo da paridade aos professores aposentados do IPJ

"Essa é uma vitória para nós professores aposentados! Agradeço a Deus por tornar isso possível e também à prefeita Suzana Ramos por honrar esse compromisso", a declaração é da professora Luzia Costa de França, aposentada há oito anos, ao receber nesta quinta-feira (28) o pagamento retroativo da paridade.

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), iniciou nesta quinta-feira (28), o pagamento retroativo da paridade aos aposentados no magistério...

Estado convoca mais 747 professores e coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público


O Governo do Estado convocou, nesta quarta-feira (13), mais 747 profissionais da educação aprovados no concurso público do Edital SAEB 03/2022, de 1º de agosto de 2022. São 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e 2 coordenadores pedagógicos indígenas. Vale ressaltar que, na primeira convocação realizada em 23 de maio de 2023, foram convocados 1.379 professores, 184 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas.

No ato de entrega da documentação, os professores e coordenadores pedagógicos convocados no certame serão agendados  para realização de exame pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado. Na ocasião do comparecimento, o candidato convocado deverá apresentar os exames originais. O candidato que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qualquer o motivo alegado, perderá o direito a nomeação.

Os candidatos Convocados para o interior do estado deverão comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados, no período de 14 a 28 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, conforme editais de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13).

Já os Convocados no núcleo de Salvador (NTE 26), deverão comparecer, no mesmo período e horários, munido da documentação listada no edital e dos exames médicos discriminados, em original e fotocópia, na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 121.

Fonte: Ascom/SEC

  ..

Profissionais renomados se juntam a alunos e professores em iniciativa interprofissional pela Consciência Negra

Em celebração ao Novembro Negro, mês dedicado à reflexão, comemoração e movimentos voltados à cultura afro-brasileira, as faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro transformaram-se em espaços de diálogo, expressões artísticas, debates, aprendizado, promoção da igualdade racial e da cultura afrodescendente. A iniciativa, que se estendeu por dez dias em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, foi aberta ao público interno e externo, atraindo alunos, professores, profissionais renomados e colaboradores da instituição. 


Diversos nomes participaram da programação dedicada à Consciência Negra, incluindo o historiador Thiago Fernandes, as psicólogas Jonalva Paranã e Cinthya Leal (esta última, ex-aluna do curso de Psicologia da UniFTC de Petrolina), e a professora Dra. Márcia Guena dos Santos, renomada pesquisadora de questões étnico-raciais, comunidades quilombolas e religiões de matriz africana no submédio São Francisco...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza 3ª Formação Continuada para professores, gestores, psicopedagogas e cuidadores    

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, promoveu no Memorial da CHESF, a 3ª Formação Continuada para professores, gestores, psicopedagogas,  profissionais de sala de AEE e cuidadores que atuam nas escolas da rede municipal de educação de Sobradinho. 

Com o tema "Educadores para Atendimento de Qualidade Especializado", o evento foi dirigido pela Secretária de Educação, Ducilene Kestering, que recepcionou dezenas de professores e gestores. Na ocasião, a pedagoga e psicopedagoga, Maria Cíntia Silva Souza, ministrou uma palestra, onde destacou a importância e necessidade de todos na valorização da escola pública, com foco na inclusão dos alunos com deficiência assegurando a formação de sujeitos autônomos e felizes. 
 
"A sala de aula é um espaço onde acolhemos e ensinamos, e é muito bom termos formações como essa que nos estimulam a nunca desistir de nenhum dos nossos alunos, porque alguns deles, às vezes, só precisam de um pouco mais de atenção e carinho", afirmou a professora Rubenilda Soares que participou da formação. 
 
A Secretária de Educação destacou os investimentos na capacitação dos profissionais locais. 
 
"A Educação Inclusiva surge visando acabar com a separação entre escolas de alunos especiais e escola regular. Ela é a educação especial na escola regular, justamente para permitir a convivência e a integração social dos educandos com deficiência, favorecendo a diversidade. Eis por que a Secretaria de Educação investe na formação continuada para empoderar os profissionais da educação, pelo conhecimento, compreendendo que a educação especial é uma modalidade de ensino com a função de promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, que abrange todos os níveis do Sistema Municipal de Ensino, desde a Educação Infantil até a formação superior," ressaltou Ducilene Kestering.  
 
 ..

Caderno didático sobre drogas orienta professores do ensino médio a lidar com o assunto nas escolas

Com o intuito de orientar professores do ensino médio a lidar com questões relativas às drogas e seu uso no universo escolar juvenil, as docentes Luzania Barreto Rodrigues, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e Rogéria da Silva Martins, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), elaboraram o caderno didático “Drogas: que papo é esse, professora?”. A obra foi lançada em outubro pela RFB Editora e está disponível para download gratuitamente.

A publicação aborda o assunto a partir de uma perspectiva antropológica, sociológica e pedagógica para orientar e oferecer à comunidade escolar um apoio, dentro dos limites pedagógicos, diante do consumo de drogas por adolescentes. No decorrer das 29 páginas da publicação, são respondidos diversos questionamentos como “Qual a origem da proibição das drogas?”, “Por que drogas são classificadas como lícitas e ilícitas?”, “O que é legalização das drogas?” e “Como a questão das drogas é abordada na escola?”...

APLB Sindicato em Juazeiro participa de reunião do Conselho Municipal de Educação e comemora conquistas para os professores

A direção da APLB Sindicato em Juazeiro participou nesta terça-feira (07) da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação (CME) que aconteceu na Casa dos Conselho e teve, como pauta única, a aprovação do calendário escolar municipal para o ano letivo de 2024.

A reunião rendeu uma vitória à categoria que é a ausência do sábado como dia letivo como foi pedido pela entidade...

Governo convoca mais 20 professores classificados em Seleção Pública para Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (31), a convocação de mais 20 candidatos aprovados em seleção pública para o provimento da função de professor da Educação Profissional, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). 

Os selecionados participaram do Processo Seletivo Simplificado, Edital SEC/Sudepe nº 18/2022, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 11 de novembro de 2022. A SEC ofertou 626 vagas para o cargo, sendo que 561 educadores já foram convocados...

Professores participam de mais uma formação promovida pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando mais um ciclo de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino, na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep).

Os encontros, que seguem até sexta-feira (20), visam dar suporte aos educadores para a utilização do material pedagógico destinado às turmas de 1º ano do Ensino Fundamental e reforçar a preparação dos professores do 9º ano, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)...

Saúde mental é principal problema para os professores, aponta pesquisa

A saúde dos professores não vai bem no Brasil. É o que aponta o livro Precarização, Adoecimento & Caminhos para a Mudança. Trabalho e saúde dos Professores, lançado nesta semana pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

O livro foi lançado durante o V Seminário: Trabalho e Saúde dos Professores - Precarização, Adoecimento e Caminhos para a Mudança...

Gestão Suzana Ramos parabeniza professores pelo seu dia e destaca investimentos na educação

No Dia do Professor, celebrado neste domingo (15), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), celebra os investimentos do município na Educação, na valorização dos educadores e parabeniza toda a categoria pelo compromisso e cuidado com estudantes da rede municipal de ensino.

"Assim como os professores têm um compromisso com as nossas crianças e jovens, nós temos um compromisso com esses profissionais que desenvolvem um papel fundamental em nossa sociedade. O professor não apenas ensina, ele desperta os sonhos dos estudantes, o desejo de aprender, constrói futuros e ajuda a fazer do mundo um lugar melhor. Nós, enquanto poder público, estamos trabalhando e fornecendo as ferramentas necessárias para ajudar o professor nessa missão", frisou a prefeita Suzana Ramos...

Oportunidade: Professores do Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever para curso de especialização no ensino da ciência

Professores da rede municipal de ensino de Juazeiro podem se inscrever no processo seletivo simplificado para o "Curso de Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciência é 10", na modalidade à distância.

O curso, oferecido pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), terá 40 vagas disponibilizadas gratuitamente através do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Secretaria de Educação e Juventude...