Foram encontrados 365 registros para a palavra: produtores

Feira de Economia Solidária é sucesso na comercialização de produtoras e produtores de Remanso

A cidade de Remanso recebeu a Feira de Economia Solidária 100 edições nos dias 28, 29 e 30 de outubro. O evento contou com a presença de 40 expositores que comercializaram produtos variados, entre eles doces, geleias, bolos, pães, mel, artesanatos e muito mais e aconteceu na praça Manoel Firmo Ribeiro.

O ato solene de abertura aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a presença dos expositores e autoridades locais. Também foi realizada a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) aos participantes, e logo após, o sorteio para a organização dos estandes. ..

Produtores de vinho franceses virão à Bahia conhecer potencial para produção de espumantes

Uma delegação de negócios composta por representantes da Organização Internacional do Vinho (OIV) e outros produtores de vinho franceses deverão vir à Bahia em março de 2022 para conhecer o potencial do estado na produção de uva voltada à fabricação de espumantes. A visita foi combinada, nesta quinta-feira (28), na Embaixada do Brasil na França, durante encontro entre a comitiva do Governo do Estado, que cumpre agenda internacional em Paris, França, o embaixador Luís Fernando Serra e o presidente da OIV, Poul Rocca. 

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, reagiu com satisfação ao resultado do encontro. "Saímos daqui com a excelente notícia da visita dos produtores franceses às regiões do Vale do São Francisco e Chapada Diamantina, em março, onde poderão conferir de perto o grande potencial que temos na Bahia para produção de vinho. Isso nos deixa muito felizes, porque o que nós queremos é ver as coisas acontecendo na prática", ressaltou. ..

Produtores de Paulo Afonso conhecem tecnologias para a produção de tomate

O projeto Lagos do São Francisco, uma parceria da Embrapa Semiárido, Chesf e BNDES, com apoio municipal, vem disseminando técnicas de plantio e manejo para a cultura do tomate a produtores de Paulo Afonso (BA) por meio da instalação de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CAT).

O CAT do tomate foi instalado em área de meio hectare na propriedade de agricultor parceiro, funcionando como Unidade Demonstrativa e de transferência de tecnologia da Embrapa para realização de capacitações e eventos na região...

Produtores do Semiárido baiano aprendem como melhorar produtividade do rebanho de caprinos e ovinos

Iniciativas simples de manejo sanitário e nutricional são algumas das ações que estão sendo adotadas pelos criadores(as) de caprinos e ovinos do Semiárido da Bahia, para melhorar a produtividade do rebanho. Isso porque, após receberem assessoramento técnico especializado, eles e elas estão tendo a oportunidade de ver na prática como a adoção de técnicas baratas podem fazer a diferença na hora de comercializar os animais.  

Um bom exemplo disso é a iniciativa da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do edital Aliança Produtiva, que está sendo executado na região, em parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), e envolve diretamente famílias agricultoras beneficiadas pelos projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. ..

Cresce número de produtores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos em Juazeiro

A prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), está trabalhando para ampliar o quadro de produtores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado ao Ministério da Cidadania (MC).

Em Juazeiro, o Programa está lotado na Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), que está sob a administração da ADEAP, e conta com a importante parceria de coleta e fornecimento feito pela Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), além de beneficiamento para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)...

Bahia tem três municípios entre os cinco maiores produtores de manga do país: Juazeiro aparece em 2º

Os números consolidados da agropecuária baiana, que vem sendo apresentados a partir da recém-divulgada atualização da pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, vêm demonstrando o quanto o setor tem experimentado crescimento no estado. É claro que há problemas em áreas pontuais, que, quando identificados, têm especial atenção da SEAGRI, na busca por rápidas e eficientes soluções. Mas, no geral, o Agro da Bahia tem apresentado números muito satisfatórios. É o que acontece, por exemplo, com a cultura da manga, que, segundo a pesquisa do IBGE, teve resultados positivos na Bahia, entre 2019-2020, tanto na quantidade produzida quanto no valor gerado. A pesquisa traz que a Bahia tem três municípios entre as cinco cidades com maior produção de manga no país, pela ordem Juazeiro (2º), Casa Nova (3º) e Livramento de Nossa Senhora (5º).

Os dois principais municípios da fruticultura na Bahia são Juazeiro e Casa Nova. Juazeiro é o segundo município com maior valor de produção frutífera do país, atrás apenas da vizinha Petrolina (PE). Já Casa Nova, segundo o mais recente levantamento da PAM, anunciado no final do mês passado (setembro), ocupa a décima colocação nesse ranking. Tanto Juazeiro quanto Casa Nova têm a manga como principal produto nas suas áreas plantadas...

Adagro alerta produtores sobre doença que ataca a banana

O Brasil é o quarto produtor mundial de banana e Pernambuco ocupa o quinto lugar no ranking da produção nacional. A bananicultura é ainda a principal cultura de frutas no Estado com maior área de cultivo e produção anual de 432.895 toneladas (IBGE, 2021).

O setor produtivo que fatura mais de R$ 13 bilhões por ano deve ficar alerta para evitar a chegada da doença Raça 4 Tropical (RT4), praga provocada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f.sp. cubense (Foc), que destrói as plantas e ainda não possui medidas eficazes de combate e erradicação...

Produtores de leite de cabra estão enfrentando dificuldades após a queda do consumo gerada pela pandemia

Produtores de leite de cabra da Paraíba estão enfrentando dificuldades após a queda do consumo gerada pela pandemia. Além disso, o custo da produção subiu com a alta dos preços da soja e do milho, que são a base de alimentação dos animais, tornando os grãos inacessíveis para os produtores.

O estado é o maior produtor do alimento no país, e encontrar comprador sempre foi um desafio...

Produtores de polos da Rota do Mel trocam experiências em conferência organizada pelo MDR

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu, nestas terça (14) e quarta-feira (15), a 1ª Conferência Nacional da Rota do Mel. O evento serviu para que os diferentes polos de produção apícola pudessem trocar experiências e debater perspectivas para o futuro.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Regional do MDR, Francisco Soares, a Rota do Mel é um case de sucesso. Entre os bons resultados alcançados, ele destacou o potencial de exportação dos produtos...

Prefeitura firma parceria que beneficiará pequenos produtores da área de sequeiro de Petrolina

Na manhã dessa quarta-feira (01), um novo convênio foi firmado para beneficiar cerca de 19 mil pequenos produtores rurais que vivem na área de sequeiro de Petrolina e que possuem criações de gado, caprino e ovino. O Termo de Parceria Ambiental foi assinado pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e pela empresa Agrovale, de Juazeiro-BA.

Durante a ocasião, o secretário de Agricultura, Gilberto Melo, esteve reunido com o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, para assinatura do Termo de Parceria Ambiental que garantirá uma entrega gratuita de toneladas de palhada de cana-de-açúcar que servirão como uma rica fonte alimentar para bois, vacas, bodes, cabras, e ovelhas de criações de pequenos produtores que vivem uma intensa época de estiagem, principalmente, na área de sequeiro do município...

Produtores de vinho catarinenses conhecem oportunidades de investimento na Bahia

Um grupo formado por 12 produtores de vinho de Santa Catarina visitou o Vale do São Francisco e Médio São Francisco baiano, neste final de semana, para conhecer oportunidades de investimentos e o potencial produtivo das regiões.

Os empresários, representantes das vinícolas Floreti, Santa Augusta, Sam Michele, Girola e Panceri, integraram a comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. ..

Guilherme Coelho reúne MAPA, produtores e instituições do Vale do São Francisco para discutir o combate à mosca das frutas

O objetivo de tornar o Vale do São Francisco uma zona livre da mosca das frutas, reuniu representantes do agronegócio da região ontem quarta-feira (4), no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro (BA).

O evento que foi articulado por Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), contou com a participação de Carlos Goulart, diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), produtores e representantes de instituições ligadas ao segmento na região...

Produtores de algodão na Bahia estão satisfeitos com a qualidade da colheita

A colheita de algodão está em andamento na Bahia e os agricultores estão satisfeitos com a qualidade da pluma desta safra.

Apesar do produto estar bom, a produção é menor este ano. O motivo é que os preços da soja e do milho estavam compensando mais do que o do algodão na fase da semeadura, então os agricultores optaram por outras culturas.

A Bahia é o segundo estado produtor de algodão do Brasil. O primeiro é o Mato Grosso, que também está em fase de colheita...

FBC e Antônio Coelho inauguram laboratório para ampliar acesso de produtores à inovação

O senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado estadual Antonio Coelho e o vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando, participaram, no último sábado (17), da inauguração do Laboratório de Carcinicultura e Biológicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Um equipamento inovador com a finalidade de fomentar novas oportunidades de negócio para todo o setor agrário do semiárido, oferecendo suporte técnico aos agricultores da região, particularmente aos situados na área de sequeiro...

Guilherme Coelho comemora isenção do ICMS para produtores de uva em Pernambuco

Com o anúncio da isenção do ICMS para as uvas embaladas em Pernambuco, nesta quarta-feira (7), o presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, celebra a conquista para categoria. Desde que foi anunciada a cobrança do tributo, o presidente uniu forças com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, para pleitear, junto ao Governo do Estado, pela revogação do decreto. 

Há duas semanas, Guilherme Coelho e Jailson Lira participaram de uma reunião com o representante da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado em Petrolina, André Alexei Lyra, para reivindicar a isenção do ICMS...

Juazeiro, Petrolina, Cabrobó e Petrolândia figuram na lista dos vinte maiores produtores de frutas e hortaliças do Brasil

Os municípios pernambucanos de Vitória de Santo Antão, Camocim de São Félix, Vicência, São Vicente Ferrer, Floresta, Cabrobó, Petrolândia e Petrolina tem algo em comum quando o assunto é frutas e hortaliças.

Os oito figuram na lista dos vinte maiores produtores do Brasil. Alguns deles, como Camocim e Vitória de Santo Antão no ramo das hortaliças. Outros, a exemplo de Juazeiro e  Petrolina, tanto em hortaliças quanto frutas...

Produtores do VSF falam sobre inovação no campo em mesa-redonda

‘Soluções inovadoras para a fruticultura e caprinovinocultura no Vale do São Francisco’, esse é o tema da mesa-redonda que acontecerá nesta terça-feira (29/06), a partir das 19h30, no canal da Embrapa no YouTube. O evento contará com a participação de três produtores da região: os fruticultores Paulo Dantas e Wagner Barros, e o caprinocultor e técnico Daniel Manera.

Os convidados apresentarão algumas das tecnologias inovadoras utilizadas em suas propriedades para melhoria de gestão e produtividade. Também haverá momento para compartilhamento de experiências e discussão sobre os desafios para o setor agropecuário no Vale do São Francisco...

Produtores de frutas do Vale do São Francisco fazem doações à campanha nacional 'Unidos pela Vacina'

Os produtores de frutas do Vale do São Francisco entregaram nesta segunda-feira (28) ao prefeito de Petrolina – PE, Miguel Coelho, uma doação de mais de 75 mil itens em materiais para a campanha nacional 'Unidos pela Vacina'.

O ato de adesão ao movimento, que foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil e reúne empresários de diferentes setores e lideranças governamentais, aconteceu na sede da Valexport – Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco e objetiva acelerar o processo de vacinação contra a Covid – 19 no País...

Plano Safra 2021/2022 anuncia R$ 251 bilhões para produtores rurais

O governo federal lançou nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, o Plano Safra 2021-2022, que contará com R$ 251,2 bilhões em crédito para apoiar a produção agropecuária nacional. O volume representa R$ 14,9 bilhões a mais em relação ao plano anterior (R$ 236,3 bilhões), um aumento de 6%. Os financiamentos podem ser contratados de de julho deste ano até o final de junho de 2022.

"Novamente, nós priorizamos a agricultura familiar e os investimentos, em especial na agricultura de baixo carbono, que aumentou em mais de 100% neste plano. Então, este é um plano que já vem muito pincelado de verde", afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante o anúncio.  ..

Empreendedores urbanos e produtores rurais têm até 27 maio para aderir a benefícios de renegociação de dívidas

Os empreendedores urbanos e os produtores rurais que possuem dívidas antigas com o Banco do Nordeste têm até o dia 27 de maio deste ano para aproveitar os benefícios da Medida Provisória 1016/2020.

O instrumento legal é destinado a operações de crédito contratadas com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) há mais de sete anos; que não foram renegociadas nos últimos 10 anos com amparo em lei específica; com vencimento final ocorrido há mais de 360 dias. Entre as vantagens de adesão à MP, está o desconto de até 70% sobre o saldo devedor atualizado...