RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 541 registros para a palavra: policial

MPF instaura inquérito para investigar ação policial que resultou em 13 mortes no Cabula

 
O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) instaurou na terça-feira (10) um inquérito civil a fim para apurar uma possível violação de direitos humanos em atos praticados por policiais militares da Rondesp na abordagem ocorrida na última sexta (6), que resultou em 13 mortos na região da Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula. 
 
De acordo com o procurador da República Edson Abdon, responsável pela instauração do inquérito, "a apuração minuciosa das circunstâncias de mortes ocorridas em suposta situação de confronto com a polícia é pressuposto básico não apenas para legitimar a própria atuação policial na defesa da segurança pública, mas também para que excessos sejam rigorosamente punidos e não mais ocorram". 
 
A versão oficial da polícia afirma que a abordagem foi realizada a um grupo criminoso que estaria articulado para realizar um roubo à agência da Caixa Econômica Federal da região. Na contramão da versão apresentada pela PM, declarações prestadas na imprensa pelo diretor da Anistia Internacional, Átila Roque, e por testemunhas, moradores da Vila Moisés - local onde ocorreu o suposto confronto - apontam para uma suposta execução sumária do grupo.
..

PSB de Salvador se manifesta sobre ação policial no bairro do Cabula

O Diretório Municipal do PSB de Salvador vem a público manifestar sua profunda preocupação com a ação registrada na madrugada do último dia 06/02, na Estrada das Barreiras, no bairro do Cabula, envolvendo a Polícia Militar do nosso Estado e que resultou em 18 vítimas – 12 mortos e seis feridos, supostamente envolvidos com a criminalidade.

Torna-se necessário que o Governador do Estado mande apurar este fato com o rigor que a situação exige e, uma vez comprovado que não houve confronto armado e, sim, uma ação desastrada de membros da polícia, que os seus autores sejam severamente punidos...

Anistia Internacional afirma que relatos iniciais contestam versão policial em caso no Cabula

Para a Anistia Internacional, os relatos iniciais contestam a versão oficial da polícia militar em operação no Cabula na madrugada desta sexta-feira (6), que resultou na morte de 12 pessoas, e apontam indícios de execuções sumárias. Em nota divulgada ainda na sexta, a Anistia afirmou que "espera que o governo baiano realize uma investigação minuciosa, independente e célere da operação policial da Rondesp (Rondas Especiais)". “Ao longo dos últimos meses, a Anistia Internacional tem recebido denúncias sobre a abordagem abusiva da Rondesp, com relatos de uso excessivo da força, desaparecimentos forçados e execuções sumárias. Um deles é o caso de Davi Fiuza, adolescente de 16 anos, que desapareceu no dia 24 de outubro de 2014, no bairro de São Cristóvão, na cidade de Salvador, depois de supostamente ter sido abordado por policiais militares da Rondesp e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO)”, diz a entidade, em nota. Confira abaixo o texto na íntegra:

..

ROCAM/5º BPM prende falso policial civil e apreende quatro armas

Nesta terça-feira (03), policiais militares da ROCAM/5º BPM, foram solicitados por populares os quais denunciaram que nas imediações do Centro de Convenções, precisamente na Junta Militar, encontrava-se um  indivíduo causando tumulto. Ao chegarem, os policiais militares perceberam certo volume na cintura do Sr. Givaldo Leite da Silva, e, ao abordá-lo, constataram que o mesmo portava uma pistola calibre .380.

Ao ser questionado, Givaldo Leite identificou-se como sendo Policial Civil de Pernambuco, apresentando um documento de identidade de características duvidosas. Diante das circunstâncias, os policiais, de forma proativa, realizaram pesquisa e constataram que o documento apresentado era falsificado. Após esse fato, Givaldo Leite informou que possuía mais armas em sua residência. De imediato, os milicianos deslocaram-se para o endereço indicado e encontraram três espingardas sendo uma calibre 36, outra calibre 38 e a terceira de calibre 12. As armas foram de pronto apreendidas e conduzidas juntamente com o seu proprietário para a delegacia de polícia civil onde foram adotadas as medidas legais indicadas para o caso...

POLICIAL MILITAR É ASSASSINADO NO INTERIOR DE SENTO-SÉ

Cabo Lima

De acordo com informações colhidas no site Sento-Sé Notícias, por volta da 15h, desta terça-feira o Policial Militar Aldeci Pereira Lima, Cabo Lima, lotado no Pelotão em Sobradinho, foi alvejado a tiros quando se encontrava no povoado de Quixaba, em Sento-Sé, a 50 km da sede do município. As informações até o momento ainda são desencontradas e dão conta que elementos, numa Frontier branca, trocaram tiros com o militar, que veio a óbito. Informada sobre o ocorrido a Polícia Militar montou barreiras para tentar prender os assassinos. A qualque momento o Blog trará mais informações sobre o fato. 

O Blog já recebeu inúmeras mensagens dos leitores lamentando a morte de mais um policial militar no cumprimento do dever. À família, aos amigos e membros da centenária de bravos as condolências de toda nossa equipe.

..

Policial militar explica processo de identificação de tatuagens em criminosos

Imagens quase sempre associadas ao mundo da infância são usadas pelo crime como estratégia de comunicação entre gangues. Tatuagens de duendes, palhaços, anjos, magos, e de personagens infantis como o ‘Saci-Pererê’, ‘Diabo da Tasmânia’, ‘Papa-léguas’, ‘Snoop’, entre vários outros, estão estampadas na pele de criminosos dentro e fora dos presídios brasileiros. 

Um estudo sobre esses símbolos revelou que muitas das imagens são identificação de patente, organização criminosa e crimes. Como resultado do trabalho coordenado há aproximadamente dez anos pelo capitão do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, Alden José Lázaro da Silva, da Polícia Militar da Bahia, foi elaborada uma cartilha com 36 tipos de tatuagens associadas a crimes específicos, que já começou a ser usada pela PM no combate à violência. A descoberta ganhou repercussão mundial após uma reportagem da BBC Brasil. 

“A cartilha de orientação de tatuagens é mais uma ferramenta utilizada no cotidiano da atividade policial para ajudar a nortear as investigações de crimes. Muitas estão associadas a organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), os Caveiras e o Comando da Paz. Isso não significa que quem tiver qualquer tatuagem será abordado. Os determinados tipos de tatuagem encontrados nos presos e a parte do corpo onde foram colocados servirão de alerta, mas as investigações acontecerão caso a gente identifique outros indícios”, explica o capitão. 

Lenda urbana

A cartilha de orientação de tatuagens foi construída com base em investigação policial. “Deparávamos frequentemente com a incidência de certos tipos de tatuagens. Após investigações, a gente conseguia eventualmente ligar alguns dos símbolos a crimes relacionados. Isso se tornou cada vez mais frequente nas conversas entre policiais civis, militares e federais. Tinha virado praticamente uma lenda urbana”, diz o capitão Alden da Silva. 

A partir de alguns documentos e fotos coletados pelo PM, foi possível levantar inúmeras hipóteses. Cruzando dados de inquérito policial e processos, o trabalho da polícia foi se confirmando, recorda o capitão. “O foco principal da pesquisa foram crimes praticados contra o patrimônio e contra a vida [roubo, furto, homicídio e latrocínios]. Juntamos quase 45 mil documentos. Com isso, vimos que a suspeita tinha fundamento. Eles tinham cometidos os mesmos tipos de crimes”, garante. 

A segunda etapa da investigação teve como metodologia visita a presídios e casas de detenção. Foram avaliados os ambientes prisionais da Bahia. “Começamos a fazer um levantamento de quantos presos tinham tatuagens, quais eram essas tatuagens e se nesse universo existiam os mesmos padrões encontrados nas delegacias. Mais uma vez tudo se confirmou”, disse. 

Com o novo conteúdo obtido, outro cruzamento de dados foi feito e, segundo o policial, as imagens batiam com as tipificações dos crimes. De acordo com ele, os magos e duendes são comuns em traficantes de drogas; palhaços e, principalmente a figura do coringa são associados a roubo e morte de policiais; e o papa-léguas aos aviões, mais frequente em entregadores de mercadores que fazem o transporte de droga. São inúmeros tipos, mas normalmente essas figuras estão construídas de forma sinistra”.  ..

Policial morre em explosão ao tentar desarmar bomba no Egito

Sequência mostra o momento em que policial é atingido por explosão de bomba na avenida Al-Harram, no Cairo, na terça (6) (Foto: AFP Photo/Jornal 'Al-Youm al-Saabi')

Um policial morreu ao tentar desarmar uma bomba em um posto de gasolina no Cairo, nesta terça (6). O momento em que o agente é atingido pela explosão foi registrado por um fotógrafo do jornal local “Al-Youm al-Saabi”.

De acordo com a polícia egípcia, a bomba estava escondida em um vaso, e a explosão aconteceu perto de uma delegacia na Al-Harram, movimentada avenida que dá acesso às pirâmides. A agência AFP afirma que jihadistas assumiram a responsabilidade pelo ataque.

Três funcionários do posto de gasolina ficaram feridos com a explosão...

INSTRUTOR DE TIRO POLICIAL BENJAMIM SANTANA VENCE EM 1º LUGAR A COPA SÃO FRANCISCO DE IPSC NA CATEGORIA POLICIAL

No campeonato de tiro prático 2ª etapa de IPSC da Copa São Francisco promovido pela TOP TIRO Juazeiro e ATP (Associação de Tiro de Petrolina), realizado domingo, dia 7, em Juazeiro diversos atiradores participaram em várias categorias e divisões de tiro. Na categoria policial divisão Standard, venceu em 1º lugar Benjamim Santana, o mesmo é instrutor de Tiro Policial, Tiro Tático e Método Giraldi e vem se destacando na categoria Policial tendo também conquistado na terceira etapa do Ranking Baiano de IPSC 2014 o 3º lugar na divisão OPEN. Benjamim Santana vem se destacando como instrutor de tiro policial e competidor, após um trabalho realizado ao longo do tempo com treinamento intensivo ao lado de atiradores renomados da região como Antônio Cardoso, 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Tiro Prático em 2013 e Fernando Campelo, vice campeão Brasileiro Light classe Master 2014; 4º Lugar Overol. 

Confira a classificação FINAL do Ranking 2014 

• CATEGORIA Policial divisão STANDARD
BENJAMIM SANTANA -1º lugar 

Divisão LIGHT
FERNANDO CAMPELO - 1º lugar;
ALLANN KARDECK - 2º lugar
ANTÔNIO CARDOSO - 3º lugar

Divisão Standard
ALLEX CHARDECK - 1º lugar
ÁLVARO NETO - 2º lugar
CÉSAR CASTRO - 3º lugar

Divisão Classi
JÚLIO CÉSAR AGRELLI LOBO - 1º lugar

• CATEGORIA Sênior
REGIS DE ARAÚJO GOMES - 1º lugar..

Policial Civil de Juazeiro prende indivíduo acusado de homicídio

Na manhã desta sexta-feira (05), na sede do distrito de Itamotinga, membros da Polícia Civil de Juazeiro prenderam Michael Kemys da Silva, maior, nascido em 06/11/1994, residente à rua da Amizade, s/n, Itamotinga. Contra Michael existe um mandado de prisão da Comarca de Juazeiro onde o mesmo é acusado de homicídio. ..

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL NORTE INAUGURA O CENTRO DE VALORIZAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento Regional Norte – CPRN, realizará a inauguração da sede do Centro de Valorização do Policial Militar – CEVAP, nesta sexta-feira, dia 05, às 15 horas, situada na Avenida Coronel Sebastião Branco – Bairro Pedra do Lord, o qual contará com a presença do Coronel PM Alfredo Braga de Castro - Comandante Geral da PMBA. A implantação do CEVAP no município de Juazeiro oportunizará ao efetivo do interior, principalmente ao contingente das Unidades Operacionais da Região Norte, situadas nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Jacobina, Casa Nova, Campo Formoso e Curaçá, além das outras unidades da região que não estão subordinas ao CPRN, sendo estas: 3° BPM, 9°GBM, CIPE/Caatinga, 4ª Companhia de Polícia Rodoviária e CPM/Juazeiro, usufruir dos mesmos serviços já prestados, há 39 anos, pelo Serviço de Valorização Profissional – SEVAP, com sede em Salvador. Serão oferecidos os serviços de Assistência Jurídica, Assistência Social e Assistência Psicológica.

Esse importante momento de expansão da atuação do SEVAP proporcionará o resgate do potencial humano e profissional de um maior número de policiais militares, através dos serviços de recuperação, readaptação, desenvolvimento psicológico e sócio funcional ao efetivo e seus dependentes. A realização dessa iniciativa só foi possível face à motivação institucional aliada ao comprometimento da sociedade civil, resultantes na firmação de parcerias com os diversos segmentos de nossa comunidade, o que muito enaltece e redimensiona as atuações da PMBA. O engajamento e a participação de cada entidade que comungou do sonho de construir o CEVAP denotam reconhecimento e gratidão para com todos aqueles homens e mulheres que vivenciam diariamente o seu juramento ao ingressar na Polícia Militar da Bahia, se dedicando inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida...

OPERAÇÃO POLICIAL: CPRN LANÇARÁ “OPERAÇÃO VERÃO” NESTA QUINTA-FEIRA, NA ORLA NOVA DE JUAZEIRO

Como acontece todos os anos em todo Estado da Bahia, a Polícia Militar, através dos Comandos Regionais, estará desencadeando a “OPERAÇÃO VERÃO”, especificamente nas cidades com potencial turístico.  A região norte receberá o reforço de 120 policiais militares para emprego em balneários das cidades de: Filadélfia e Ponto Novo - 6° BPM; cânion do São Francisco em Paulo Afonso - 20° BPM; orla fluvial e Ilha da Coroa em Curaçá - 45ª CIPM; orla fluvial do Rio São Francisco em Juazeiro - 73ª CIPM; Ilha do Rodeadouro em Juazeiro - 76ª CIPM; balneário do Chico Periquito em Sobradinho - 76ª CIPM.

A operação será lançada nesta quinta-feira (04), às 16h00, na Orla Nova de Juazeiro – BA, pelo Cel PM José Jorge Nascimento – Comandante Regional Norte e estarão presentes todos os comandantes das Unidades subordinadas do norte baiano...

Dilma sanciona lei que muda carreira de policial federal

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.047, que modifica as classes da carreira Policial Federal (PF). O texto determina que a Polícia Federal, órgão permanente de Estado, é integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça e que os ocupantes do cargo de delegado de Polícia Federal são responsáveis pela direção das atividades do órgão e exercem função de natureza jurídica e policial, essencial e exclusiva de Estado. A nova lei é resultado da aprovação da Medida Provisória 657, editada em outubro. O conteúdo original da MP previa mudanças apenas na carreira de delegado, reservando a eles os cargos direção na estrutura da Polícia Federal. Mas, durante a tramitação no Congresso, foram inseridas no texto emendas relacionadas às carreiras de perito criminal federal e de delegado da Polícia Civil do Distrito Federal. A nova lei está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. ..

MAIS UM JOVEM É ASSASSINADO EM JUAZEIRO, AGORA NO BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO

Acaba de chegar a nossa redação a informação via whatsapp, por um leitor, de que mais um jovem foi assassinado agora a pouco no bairro Alto do Cruzeiro, às margens da BR-407. A vítima, identificada apenas por Roberto do Ceasa, morava no bairro Itaberaba, e foi alvo de vários disparos de arma de fogo, na cabeça. O blog está colhendo mais informações junto aos organismos de segurança. A Polícia Militar já está no local aguardando a polícia técnica. O fato despertou à atenção de inúmeros curiosos, provocando desta forma lentidão no trânsito da citada rodovia. ..

Espaço do leitor: Leitor indignado critica Policial Militar de Juazeiro.

O leitor Esdras Vieira, acadêmico em letras, mandou para nossa redação uma indignação com a Polícia Militar de Juazeiro. Veja abaixo na integra:

Venho através desta para demonstrar minha indignação contra alguns militares da policia militar de minha cidade. (toda regra tem sua exceção).

De início quero deixar claro que nada tenho contra a corporação da polícia militar da Bahia, muito menos de minha cidade, bem como não existem antecedentes criminais contra a minha pessoa, sou apenas um humilde cidadão que procuro conhecer os meus direitos e usá-los com sabedoria. Seria impossível ter algo contra a corporação, uma vez que sou filho de militar, consegui a educação que tenho através dos proventos da polícia militar, bem como, fui criado no regime militar.  

Na tarde do dia 03/11/2014, por volta das 16:30 horas, estava conversando com populares sobre o quanto ficou bonito a obra do calçadão no centro da cidade e debatendo como nós transeuntes devemos preservar nosso patrimônio. Conforme visto no referido calçadão não pode e nem deve transitar bicicletas e nem tampouco motos. Foi quando para minha surpresa e das pessoas que estavam conversando comigo, passou policiais com motocicletas pelo interior do calçadão. 

Logo após de ver tal cena, como um cidadão de bem que sou, não gostei da atitude e sai do local me dirigindo ao trabalho de minha esposa, que fica no bairro Itaberaba, pois tinha que pegá-la. No caminho, parei em uma barraca de sucos energéticos que fica na BR-407, sentido ao Atacadão Varejista e ainda refletindo mentalmente na cena que vi, comentei com alguns clientes que estavam saboreando seus sucos...

Policial fardado é fotografado beijando bumbum de mulher; corporação apura

A Polícia Militar de Goiás abriu sindicância para apurar o caso de um PM que foi fotografado beijando o bumbum de uma mulher seminua. O policial pertence ao Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve). Ele foi afastado do policiamento das ruas e atua no setor administrativo, segundo o G1 Goiás. A Corregedoria apura a data e local de onde a foto foi tirada. A policia quer descobrir se o policial estava trabalhando no momento em que a foto foi feita, e quem o acompanhava, já que as rondas são feitas em duplas. A PM informou que o policial já "foi apresentado na Corregedoria, onde foram tomados os termos de declaração e iniciado o procedimento administrativo de apuração dos fatos e atribuição de responsabilidades”.

..

Policial do 6º BPM é membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim

Em uma noite repleta de apresentações artísticas, o Sub Tenente PM Leonardo Mello Dantas, integrante do 6º Batalhão de Polícia Militar, estava entre os novos membros da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, para tomar posse de uma das cadeiras, tendo como patrono o poeta Antônio Martins de Souza, nesta sexta feira (10), na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Academia Edvan Cajuhy, e entre as demais autoridades presentes, compôs a mesa o Tenente PM Jânio José Alves Pimentel, representando o Comando do 6º BPM...

Policial militar morre após colisão em trecho da BR-232 em Custódia

Um policial militar de 49 anos morreu em um acidente no sábado (11) em Custódia, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu no quilômetro 344,4 da BR-232. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima dirigia um carro de passeio e teria invadido a contramão quando bateu de frente com um caminhão.

Ainda segundo a PRF, o policial ficou preso às ferragens e morreu no local. Ele era cabo no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Salgueiro, também no Sertão. Não houve outras vítimas na ocorrência...

MPF pede a Polícia Rodoviária que exercício policial deixe de ser privilégio em prova de títulos

Em uma recomendação, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) pediu a Polícia Rodoviária Federal (PRF) que nos próximos concursos públicos para diversos cargos, o órgão deixe de atribuir pontuação privilegiada na prova de títulos para a função. A recomendação sugere que a pontuação de títulos deve obedecer à proporcionalidade diante dos demais títulos de formação acadêmica, caso seja necessário. O procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Edson Abdon, levou em consideração o edital 01 de 2013, referente ao concurso da PRF, que considerava como título o exercício em cargo público de natureza policial, e atribui 0,7 ponto para cada comprovação, com valor máximo de 3,5. O somatório dos demais títulos, como pós-graduação, mestrado e doutorado, também totalizavam 3,5 pontos, com preponderância do exercício policial em relação aos outros títulos. O pedido foi encaminhado à diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento, para que se manifeste no prazo de 20 dias. Segundo o MPF, a concessão de pontos de títulos por mero exercício da função pública viola o princípio da isonomia em concurso público, e a atribuição de pontos viola o principio da proporcionalidade. ..

POLICIAL CIVIL DE PERNAMBUCO MATA POLICIAL MILITAR DA BAHIA EM PETROLINA

Mauro Roberto, PM assassinado em Petrolina.

Nesta segunda-feira, dia 16/06, por volta das 00h40, dentro de um bar no Bairro José e Maria, em Petrolina-PE, o soldado PM Mauro Roberto Sampaio Simões, matrícula 30.268. 798-2, pertencente à CIPE Caatinga, foi vítima de um disparo de arma de fogo na cabeça, sendo socorrido mas não resistiu aos ferimentos, indo a óbito. A autoria é atribuída ao Policial Civil Valdério Ferreira da Silva, matrícula 20.350. 785-8, lotado na Polícia Civil de Araripina-PE. O acusado foi preso em flagrante por uma Guarnição da PM de Pernambuco. No momento da prisão, o agente portava uma pistola modelo 24/7, n SDT-95821(Secretaria de Defesa da Segurança da Polícia Civil de Pernambuco) com 10 cartuchos intactos e 1 deflagrado. O PM foi assassinado pelas costas com um tiro na cabeça. O assassino foi conduzido para a Delegacia Central de Ouro Preto-PE, sob Ocorrência n: 2917/14. Segundo informações, o agente foi PM-GBM/PE e ingressou na PC  há cerca de dois anos, e que já existia uma rixa antiga com a vítima, sendo assim, a motivação do crime...

Prefeito Isaac participa da inauguração de posto policial no bairro Itaberaba

A manhã desta terça-feira (27) foi de festa para os moradores do bairro Itaberaba, quando foi inaugurada uma unidade policial da 75ª CIPM, uma conquista adquirida através de parceria entre a Polícia Militar, a Prefeitura de Juazeiro e lideranças comunitárias. A presidente do Clube de Mães, Rita Diniz, comemorou emocionada a aquisição. “São 35 anos de espera e agora podemos comemorar a vinda desse posto para nos dar mais tranquilidade. As mães do bairro estão muito felizes por saberem que seus filhos estarão mais seguros”, explicou.

Essa é a primeira base operacional a ser implantada na cidade, à qual funcionará no prédio do antigo posto de saúde, cedido pela Prefeitura. Participaram da solenidade os vereadores que representam o Itaberaba, Bené Marques e Sargentos Bastos, os vereadores Anderson Alves e Anastácio, o líder do governo Crisóstomo Lima (Zó), representantes de entidades sociais, da imprensa e autoridades militares...