Foram encontrados 256 registros para a palavra: nascimento

Artigo - Os dias de canudos

Ato 1

Eu vi Canudos surgir no horizonte,..

Artigo - Canudos e Conselheiro

Escreveu o velho Marx, em 18 de Brumário: “a história acontece duas vezes. A primeira vez, como tragédia; a segunda, como farsa.” 

Para além de toda a complexidade que tal afirmativa possa implicar, tomo aqui a liberdade (liberdade e ousadia) de aplicá-la ao episódio de Canudos, estabelecendo a conexão deste com a conjuntura brasileira. ..

Emendas parlamentares dos deputados Diego Coronel e Junior Nascimento viabilizam entrega de novas máquinas à Sento-Sé

A Prefeitura de Sento-Sé teve sua frota de máquinas reforçada com a aquisição de duas motoniveladoras (patrol) e uma pá carregadeira, adquiridas por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através de emendas do deputado federal Diego Coronel e do deputado estadual, Junior Nascimento. Em um ato simples, mas muito movimentado, que reuniu vereadores, secretários municipais e população, no Plenário da Câmara de Vereadores, na manhã deste sábado, a prefeita Ana Passos, acompanhada do vice-prefeito, Antônio Crinquirim; do secretário municipal de Administração, Juvenilson Passos; receberam do deputado estadual Junior Nascimento, as novas máquinas.

As novas máquinas, orçadas em R$ 2 milhões, chegam para otimizar os trabalhos já realizados pela Prefeitura de Sento-Sé nas comunidades, povoados e distritos, além de agregar e otimizar o trabalho executado especialmente pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos e Máquinas e Transportes...

Moradores relatam infestação de escorpiões no bairro Expedito Nascimento, em Juazeiro

Em contato com a redação da RedeGN, moradores Expedito Nascimento relataram infestações de animais peçonhentos no bairro, localizado em Juazeiro. Um escorpião foi encontrado neste sábado (29), dentro de casa, por duas crianças. 

De acordo com um dos residentes do bairro, a situação é antiga e recorrente. “Em 2018 nós achamos quase 10 escorpiões aqui em casa, de diversos tamanhos. Em outra residência, a moradora encontrou um dentro do próprio colchão”, afirma...

MEC e CAPES recriam o programa Abdias Nascimento

A CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) recriaram o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, com a publicação da Portaria nº 1.191/2023.

Nesta quinta-feira, em cerimônia na sede da Fundação, em Brasília, foram anunciados mais de R$600 milhões em diversas ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu e na formação de professores para a Educação Básica...

ARTIGO - Silenciamentos

Vivemos em uma sociedade extremamente injusta com seu povo – especialmente com os mais humildes. E isso tem de ser visto como resultado de uma sequência de práticas deliberadamente projetadas.

Os múltiplos e perversos silenciamentos perpetrados ao longo da história do Brasil contra as populações negras e indígenas (e, por extensão, contra os pobres em geral), nada mais são do que uma construção de natureza política e cultural, cujas consequências e desdobramentos se fazem sentir de maneiras as mais diferentes e desastrosas possíveis...

Daniel Gonzaga e Anastácia se emocionam com exposição do Livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento

A cantora e compositora Anastácia e Daniel Gonzaga prestigiaram com visita a exposição do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”. Na noite de ontem (20), o autor do livro Paulo Vanderley, realizou a palestra e bate-papo especial “Causos de Seu Luiz”.

Anastácia é a principal parceira do saudoso Dominguinhos em centenas de composições. Daniel Gonzaga é cantor e compositor, junto com Anastácia é um dos principais nomes da música brasileira. Daniel é filho de Gonzaguinha. A noite foi marcada pela emoção. "Assim como o livro, a exposição traz momentos emocionantes de Luiz Gonzaga e o melhor de tudo: é ótima para passar nossa cultura de forma lúdica aos nossos filhos. Esse livro é material indispensável de pesquisa e é fonte de estudos e obrigatória", declarou Daniel Gonzaga...

Autor do livro "Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento" realiza palestra nesta terça-feira (20)

O autor do livro “Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento”, Paulo Vanderley, virá ao Recife novamente, para a palestra e bate-papo especial “Causos de Seu Luiz”, no Shopping Tacaruna, no dia 20 de junho, às 19h30.

O evento acontece na Praça de Eventos do mall, espaço onde está em cartaz a exposição de mesmo nome, até o dia 28 de junho. Vanderley vai contar ao público momentos da vida do Rei do Baião, com apresentação de fotos raras, falar sobre o processo criativo do livro e muito mais. Também haverá uma sessão de autógrafos da obra. O acesso à palestra e exposição é gratuito. ..

Paraíba: Manoel Izidoro de Oliveira completa 106 anos de nascimento

“Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta! O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza".

A memória depende diretamente do tempo para se constituir e o tempo depende da memória para poder permanecer. É por meio da relação do indivíduo com o tempo que ele constrói a memória, possibilitando a preservação da sua identidade e a constituição da sabedoria...

Deputados baianos, Elmar e Cajado, botam a cara na defesa do PL que pune discriminação contra políticos e parentes

Dois deputados baianos, Cláudio Cajado (PP) e Elmar Nascimento (UNIÃO), apareceram com destaque no noticiário desta quinta-feira (15), após defenderem a aprovação de um Projeto de Lei na Câmara Federal, de autoria da Deputada Dani Cunha, filha do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que prevê punições para quem discriminar deputados (pessoas politicamente expostas), e seus parentes diretos me “estreitos colaboradores”.

Aprovado ás pressas, em duas horas, sem passar por nenhuma comissão da casa, o PL foi duramente criticado por especialistas durante todo o dia...

"Negociações com o Governo Federal devem tratar de uma nova configuração para que ministros da União Brasil possam atender a demandas", diz deputado

O líder da União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), afirmou nesta terça-feira (13) não garantir o apoio integral de deputados da legenda ao governo Lula (PT) mesmo se os pedidos do partido forem atendidos.

"Eu não vou obrigar ninguém a se suicidar", disse Elmar, após reunião da bancada que discutiu a relação da legenda com o Executivo...

Artigo - Junho

No sertão – em havendo chuva, e geralmente há –, junho é o mês da floração, o mês em que a paisagem, antes ressequida, se reveste de cores e aromas, devolvendo-se à natureza sua graça e seu encanto.

Mas junho é principalmente a magia do Santo Antônio, do São João e do São Pedro...

Presidente Lula ganha de presente livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento

A trajetória épica de um dos maiores ícones da cultura brasileira ganhou ainda mais forma com o lançamento do livro Luiz Gonzaga: 110 anos do nascimento, do autor paraibano Paulo Vanderley.

O livro é um sucesso e chegou até as mãos do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A entrega do livro aconteceu através do empresário, empreendedor da cidade de Iguatu, Ceará, militante do PT, o doutor Sá. Pelas redes sociais a entrega do presente foi festejada pelos admiradores da vida de obra de Luiz Gonzaga...

Exposição do livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento permanece aberta até o dia 28 de junho

A trajetória épica de um dos maiores ícones da cultura brasileira ganhou ainda mais forma com o lançamento do livro Luiz Gonzaga: 110 anos do nascimento, do autor paraibano Paulo Vanderley.

Transpondo as principais passagens da obra literária para uma mostra interativa, o projeto compartilha com os fãs do Rei do Baião diversas informações sobre a vida de Gonzagão, seus depoimentos marcantes e peças icônicas que fazem parte da coleção particular de Paulo, cuja história pessoal também cruzou com a do mestre, décadas atrás...

Artigo - Política pública de cultura

A cultura representa uma das dimensões essenciais da existência humana e, como tal, encontra-se na base de toda e qualquer identidade, seja ela individual ou coletiva.

De modo que, independentemente de condição social, intelectual, econômica ou étnica, os indivíduos – em qualquer tempo e lugar – sempre irão fazer e “absorver" cultura. ..

Exposição sobre o tema livro Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento terá exposição no Recife, Salvador e outras capitais

O pesquisador Paulo Vanderley segue sem hesitar em demonstrar e afirmar que Luiz Gonzaga, cantor e sanfoneiro nascido em Exu, Pernambucano é o maior do Brasil de todos os tempos.

Dessa vez, Paulo Vanderley que é o autor do livro Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento, projeto que possui trabalho gráfico de Vladimir Barros e os traços ilustração do Mestre da Cultura Espedito Seleiro, ganha uma Exposição na capital pernambucana, Recife. ..

Livro Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento será lançado em João Pessoa, Recife e Caruaru

O livro Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento, de autoria do pesquisador Paulo Vanderley, conta com Emoção, informação e movimento, tem projeto gráfico de Vladimir Barros e os traços  ilustração do Mestre Espedito Seleiro depois de ser lançado oficialmente no dia 10 de dezembro durante as festividades do aniversário de Luiz Gonzaga, agora chega a capital paraibana, João Pessoa, na segunda-feira (29), na quinta-feira (01) e Caruaru, dia 02 de junho.

O evento contará com sessão de autográfos, música e palestra. O livro durante o ano de 2023 terá outros lançamentos em várias cidades do Nordeste e também em São Paulo...

CNJ fará mutirão para registrar 2,7 milhões de pessoas sem documento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prepara um esforço concentrado para emitir registro civil a mais de 2,7 milhões de pessoas que não têm nenhum documento, segundo informações do Censo 2022.

Na semana de 8 a 12 de maio, o órgão promove um mutirão em todas as unidades da federação. A prioridade será para pessoas em situação de rua, que dependem de um documento para ter acesso a direitos básicos, como programas assistenciais, matrículas em escolas públicas e atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)...

Artigo - Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim

Uma academia de letras é um espaço de cultura da maior importância. Principalmente quando essa academia de letras abre suas portas para a pluralidade do fazer cultural, permitindo que outros segmentos, para além da escrita, a ela possam ter acesso.

É o caso da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (Aclasb), que há mais de três décadas atua naquela cidade baiana, promovendo e apoiando a cultura, em especial a cultura local, nas suas  mais diversas manifestações...

Artigo – Debaixo do Tamarindeiro

No centro da praça – a praça ampla e desnuda – ficava o grande tamarindeiro, à sombra do qual, desde épocas imemoráveis, eran realizadas as feiras livres semanais.

Ouvi dos mais antigos, dentre eles o velho João Grande, um chegado meu de primeira ordem, que tais feiras eram sempre disputadíssimas, a elas acorrendo levas inteiras de homens e mulheres, todos provenientes do grande sertão, que ali se vendia de um tudo, ou, melhor, um pouco de tudo, que era bom por demais ver aquele mundaréu de gente arreunida, uns comprando outros vendendo, uns comendo outros bebendo, uns jogando outros paquerando, gente de tudo que era classe e ofício, como roceiros, vaqueiros, pedreiros, oleiros, carpinas, parteiras, costureiras, lavadeiras, benzedeiras, malabaristas, capoeiristas, retratistas, jogadores, boêmios, agiotas, arruaceiros, vagabundos, meganhas, mulheres da vida, o prefeito, o delegado, o promotor, o juiz de paz, o juiz de direito, a freira, o padre, o coroinha, o sacristão, o pastor, que lá pras tantas, quando os feirantes iam-se embora, os mendigos, que então já eram tantos, acercavam-se do local e entre eles dividiam os refugos que, misturados com os gravetos, ali eram encontrados, que na semana seguinte era a mesma agitação, o povo correndo pra cidade, a cidade embalada pela feira, a feira que era o maior dos acontecimentos, maior até mesmo do que a eleição do prefeito, e que assim foi por muitas e muitas décadas, uma geração após a outra, até o dia em que tudo aquilo, melhor, até o dia em que quase tudo aquilo haveria de sucumbir para sempre...