Foram encontrados 74 registros para a palavra: livros

Petrolina: Hospital Universitário da Univasf realiza campanha para arrecadar livros para Biblioteca de Saúde

Com o intuito de expandir o acervo da Biblioteca de Saúde, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aceitando doações de livros.

A campanha, realizada por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Univasf, será permanente e os interessados podem doar sempre que houver oportunidade...

Biblioteca de Saúde do HU-Univasf comemora as primeiras doações de livros e segue com campanha de forma permanente 

A campanha de doação de livros para ampliação do acervo da Biblioteca de Saúde do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) já rendeu bons frutos desde o lançamento. Com o intuito de agregar ainda mais materiais qualificados, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) reforça convite para apoio à iniciativa. 

Cerca de 50 livros foram doados à instituição, até o momento, e contribuirão para a formação de alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico, assim como para o aprimoramento dos profissionais. A campanha será permanente e as doações podem ser articuladas sempre que houver oportunidade.  ..

Biblioteca de Saúde do HU-Univasf lança campanha de arrecadação de livros 

Após a recente inauguração da Biblioteca de Saúde, a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) iniciou uma campanha de arrecadação de livros para o espaço.

O intuito é ampliar o seu acervo com materiais que estejam alinhados aos temas de interesse da instituição. ..

Transforma Petrolina participa de campanha para arrecadar livros voltados à comunidade surda na próxima segunda-feira (11)

Promover o acesso da população aos estudos surdos. Esse é um dos objetivos do projeto Comunicar as Artes Locais (CAL), realizado juntamente com a comunidade surda e conta com o apoio do Transforma Petrolina.

Os interessados em colaborar com a campanha literária, realizada dentro do projeto, poderão doar um livro relacionados aos estudos surdos para ajudar na criação da primeira seção sobre a temática na Biblioteca Municipal Cid Carvalho...

Reserva técnica de livros para 2022 nas escola estaduais pode ser solicitada até sexta-feira (11)

Está aberto, até o dia 11 de fevereiro, no Portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o sistema de solicitação de reserva técnica dos livros para atender o ano de 2022 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Como a distribuição dos livros para o ano letivo ainda não foi concluída, é importante que as escolas, antes de solicitar a reserva técnica, verifiquem os livros que ainda irão receber...

Maior site digital sobre vida e obra de Luiz Gonzaga, podcast, livros e lives já marcam festividades 110 anos Luiz Gonzaga em 2022

Na semana em que completou 109 anos, o lendário Luiz Gonzaga voltou a ter no ar uma das principais fontes de acesso à sua história. O site Luiz Lua Gonzaga foi idealizado e construído pelo colecionador Paulo Vanderley em 2004, carregando entrevistas, discos, digitalização de materiais gráficos e vários outros materiais sobre o legado do Rei do Baião. 

A iniciativa se tornou um dos principais meios de pesquisa sobre o músico de Exu, levando Paulo Vanderley a ser consultor em projetos como o Museu do Cais do Sertão e a cinebiografia de Gonzagão. O site Luiz Lua Gonzaga parte do projeto de seu criador em celebrar os 110 anos de seu ídolo, comemorados em 2022...

Presidente assina acordo que prevê tradução de livros para braile

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (3), em cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o tratado de Marraqueche. O decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar obras literárias às necessidades especiais de pessoas com deficiência visual.

No discurso de abertura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, falou sobre as medidas interministeriais de inclusão e acessibilidade - uma das agendas prioritárias para o governo federal, segundo o ministro. ..

Sesc promove feira para troca de livros em Petrolina

O Sesc Petrolina vai realizar no dia 23 de outubro, a partir das 17h, a Feira Troca Troca de Livros,  uma ação para a troca de livros e incentivo à leitura e à sustentabilidade. A iniciativa faz parte do projeto Entre Margens: Encontro de Literatura, que acontecerá de 20 a 23 de outubro com shows, contação de histórias, recital, degustação literária e feira literária.

A Feira não tem fins lucrativos. Os interessados em participar devem levar para a Biblioteca do Sesc, até o dia 15 de outubro, os exemplares que desejam trocar. É necessário que cada obra esteja em boa condição de uso, não tenham rasuras e não estejam rasgadas. Para cada unidade doada, o participante receberá um cupom para realizar a troca no dia do evento...

Venda de livros digitais cresce e editoras chegam a faturar R$ 147 milhões, apesar do fechamento de grandes livrarias

O mercado baiano foi surpreendido, neste mês de julho, com a notícia do encerramento das atividades da livraria Cultura em Salvador, retirando a loja por completo do estado. Isso aconteceu 10 meses depois da Livraria Saraiva também encerrar suas atividades na Bahia. Em contrapartida, a venda dos livros digitais, como e-books e audiolivros, dispararam em 2020.

De acordo com a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, publicada no início do mês de julho, e coordenada pela Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o faturamento das editoras que trabalham com a produção e vendas de e-books, audiolivros e outras plataformas digitais chegou a R$ 147 mi, em 2020. Esse dado representa 36% do crescimento do setor em relação ao mesmo período de 2019...

Celebrando 10 anos de atuação, Coletivo Trippé lança coleção de minilivros dançantes

Imagine poder levar um espetáculo de dança em seu bolso, essa é a proposta 'Coreografias de Bolso', uma coleção de minilivros do Coletivo Trippé. Para comemorar seus 10 anos, os artistas revisitam os movimentos dos sete espetáculos que criaram nessa década, transformando em uma série de "flipbook", livrinhos que ao paginar revela um filme analógico.

O lançamento será realizado em uma Live-debate, hoje (31), às 20h. ..

Artigo: Um clássico em vida são os livros incríveis de Raimundo Carrero

Acabo de receber os livros incríveis de Raimundo Carrero, um dos raros escritores brasileiros que é clássico em vida, e que eu tive a honra de editar na Record. No portentoso volume intitulado Condenados à vida, são republicados quatro dos romances mais recentes do autor – os livros Maçã agreste, Somos pedras que se consomem, O amor não tem bons sentimentos, e Tangolomango, ritual das paixões deste mundo, que eu tive a honra de editar, quando fui editora executiva da Record, em 2012 e 2013.

 Como escreve Castello, no inspirado  prefácio ao livro, “Carrero nos confronta, todo o tempo, com uma zona obscura que ultrapassa os limites humanos” e sua escrita “é uma trança de vozes que se misturam, se acasalam e se agridem, é uma enigmática sinfonia.”..

Escritor distribui livros de presente no dia das crianças; "O presente que as crianças precisam receber, é uma melhor educação

O escritor Fabiano de Abreu, estudioso da mente humana com formações em neurociência, neuropsicologia, psicanálise, filosofia e especialização em psicopedagogia, utiliza de sua sensibilidade e conhecimento do comportamento humano, para relacionar o subjetivo com a ordem prática para promover a saúde mental das pessoas, dedicou parte do seu tempo num projeto que ele chama 'Conhecimento para todos' onde escreveu 5 livros para distribuir gratuitamente pensando em como aumentar os limites cognitivos dos interessados no tema.

"Quando o vírus chegou na Europa, articulei meu pensamento, no que compreendo como óbvio, leitura e conhecimento...

Editoras e livrarias lutam para derrubar imposto sobre livros

Desde que a primeira etapa da reforma tributária proposta pelo governo federal foi encaminhada ao Congresso pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o mercado livreiro vive momentos de apreensão.

Até então imunes a impostos, por determinação da Constituição Federal, e isentos de PIS/Pasep e Cofins, os livros serão impactados pela Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), o novo imposto que prevê a tributação do produto em 12%...

Técnico do Bahia, Roger Machado publicará 50 livros de negros e indígenas

O treinador do Bahia, Roger Machado, é o mecenas de um projeto que irá publicar 50 livros de autores negros e indígenas nos próximos cinco anos, e ainda tem como meta à longo prazo tornar-se uma editora.

Já em 2020 serão lançados 10 livros da coleção Diálogo da Diáspora, financiada pelo Projeto Canela Preta, do técnico, que serão vendidos a um preço acessível para a parcela mais carente da população brasileira, formada por negros em sua maioria...

Cultura Gonzagueana: Livro do pesquisador Wilson Seraine ganha indicação de leitura em rede nacional de televisão

No domingo (19), em rede nacional e internacional de Televisão, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, no Programa da Rede Globo indicou o livro A Festa da Asa Branca-uma história com pássaros cantados por Luiz Gonzaga, editora IMEPH, autoria do professsor e escritor Wilson Seraine Filho (Teresina/Piauí) e ilustração de Moisés Rego, como fonte de informação cultural.

Em contato com a reportagem da redeGN, professor Wilson declarou que desde a apresentação na vitrine de leituras, vem recebendo manifestações de todo o Brasil...

Leituras de Natal: a literatura como instrumento de reflexão qualificada

Desde a publicação de A Christmas Carol – livro do romancista inglês Charles Dickens, lançado em 19 de dezembro de 1843 – o Natal literário nunca mais foi o mesmo. No Brasil, a obra ganhou títulos como Um conto de Natal e Os fantasmas dos Natais passados, tornando-se um clássico natalino no país, assim como no resto do mundo. Lá no século XIX, por ocasião do lançamento, vendeu seis mil cópias em uma única semana. Eu me pego pensando na razão desse sucesso. Estamos nos trópicos, aqui em 2019, falando sobre uma história com 176 anos!

Acredito que a atualidade do texto esteja nessa necessidade humana de se questionar. Ou seja, uma necessidade atávica de revisitar o passado – em especial, ao final de cada ano – para projetar o futuro. Esse roteiro toca a alma humana profundamente, sobretudo nos finais de cada ciclo de 12 meses. Mas, pensando na literatura como instrumento de reflexão qualificada, quais seriam outros livros que nos trazem essa fascinação? Longe de querer criar uma lista dos livros que deveriam ser lidos em dezembro, me provoquei a enumerar quais são as cinco obras que eu gostaria de reler nesse mês. E, divido com você esse pequeno inventário afetivo. De leitora para leitora.....

Através de parceria, Prefeito Paulo Bomfim recebe 400 novos livros e distribui para Bibliotecas Central e Comunitárias de Juazeiro

Nesta terça-feira (03) no Memorial João Gilberto, localizado na Praça Imaculada Conceição, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim recebeu 400 livros doados como contrapartida pelo empresário Masaki Takaoka, responsável pela Feira do Livro - empreendimento que ficou durante um mês na cidade. Os títulos serão distribuídos para a Biblioteca Central, Biblioteca da Praça CEU, que fica no bairro Tabuleiro, além de diversas bibliotecas comunitárias do município. O secretário de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) Sérgio Fernandes, acompanhou o prefeito no ato.

O prefeito Paulo Bomfim parabenizou a equipe da Seculte por ter recepcionado a Feira do Livro e também ao empresário pela iniciativa cultural. “Juazeiro é uma cidade cultural, e com o acervo adquirido só vai fortalecer as nossas características. Estamos felizes em receber estes 400 livros que iremos distribuir em nossas bibliotecas e a nossa gestão é orientada para isto, trabalhar com o foco nas pessoas”, declarou...

Secretaria da Educação do Estado orienta sobre devolução de livros didáticos

Com a aproximação do final do ano letivo da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado orienta as unidades escolares sobre a devolução dos livros didáticos entregues aos estudantes e professores do Ensino Médio. A devolução é imprescindível, pois os mesmos serão reutilizados por outros estudantes no ano letivo de 2020.

Segundo a coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, cada unidade escolar deve incentivar a boa conservação do material didático, bem como adotar medidas para estimular as devoluções. "As escolas deverão fazer campanhas em sala de aula para a devolução dos livros didáticos. É importante frisar que a campanha de cuidado, preservação e conservação deve ser realizada durante todo o ano letivo, já que outros estudantes vão usar os mesmos livros no ano seguinte", destacou...

SEDUC entrega mais de 8 mil novos livros para o projeto 'É Hora de Ler' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com o Itaú Social iniciou a entrega esta semana de mais de 8 mil exemplares de livros para o projeto “É Hora de Ler”, desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino da sede e interior de Juazeiro.

Os livros paradidáticos irão fortalecer o trabalho de excelência desenvolvido pelos professores com os estudantes da rede, através do “É Hora de Ler”, que tem o objetivo de desenvolver as habilidades de ler, apreciar, compreender, expressar e produzir textos de maneira prazerosa no cotidiano. Cada aluno tem como meta a leitura de quatro livros mensais, para o Fundamental I, e um livro mensal para Educação Infantil...

Decisão judicial que permitia apreensão de livros na Bienal do Rio, foi suspensa no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, cassou hoje (8) a liminar (decisão provisória) emitida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que permitia a apreensão de livros na Bienal do Rio de Janeiro. O ministro atendeu a pedido da procuradora-geral da República, Raque Dodge.

Na última quinta-feira (5), o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, determinou o recolhimento de exemplares do romance gráfico "Vingadores, a cruzada das crianças" (Salvat), que tem a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. Os livros eram vendidos lacrados, e a capa não tem nenhuma imagem de conteúdo erótico. A organização da Bienal reagiu. Informou que não iria retirar os livros e que dá "voz a todos os públicos"...