RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 31601 registros para a palavra: juazeiro

Prefeitura de Juazeiro fortalece ações contra a dengue

Em continuação ao trabalho de enfrentamento da dengue em Juazeiro, a Secretaria de Saúde através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), promove na próxima semana várias atividades educativas tanto na sede como no interior da cidade. No dia 25 de outubro, de forma animada, os profissionais apresentarão a peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, na Creche Sementes do Amanhã, no povoado de Barrinha do Cambão, situado no projeto Mandacaru, às 8h30, para um público infantil com idade entre 4 e 10 anos.
 
A ação prossegue no dia 27 de outubro, na Escola Municipal Manoel Gomes, localizada também no projeto Mandacaru, às 8h30. A peça vai ser direcionada ainda para crianças e adolescentes da Creche Natália Rodrigues, convidados para fazer parte do evento. Na próxima sexta (29), a equipe estará na Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Coréia, durante a manhã, às 9h e a tarde, às 15h, apresentando a peça “Valores para a Vida”. ..

Rio São Francisco é tema de seminário realizado em Juazeiro

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA realizou nesta quinta-feira (21), no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro, seminário alusivo ao mês de aniversário do Rio São Francisco. O evento que teve como objetivo promover discussões e reflexões em torno da preservação do rio, reuniu dezenas de estudantes, representantes de instituições e sociedade organizada.

Com o tema “Rio São Francisco – 509 anos: Rio e Povo, Ameaças e Vida”, o encontro foi iniciado com a explanação de Dr.º Iêdo Bezerra Sá, engenheiro florestal da Embrapa Semiárido, sobre a degradação e conservação das margens do submédio do rio. “Através do trabalho desenvolvido por nós, observamos sérios problemas que afligem a Bacia do Rio São Francisco, um dos mais graves é o ambiental, como a desertificação, o desmatamento indiscriminado, a poluição, e isso requer uma série de ações emergenciais como a eliminação total da carga de esgoto, a recomposição da mata ciliar e a efetivação das políticas do APP – Área de Preservação Permanente. Uma solução para parte dos problemas é o ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia do Rio São Francisco, um instrumento de gestão que setoriza políticas públicas de acordo com as necessidades de cada região”, informou. 
 
O engenheiro florestal também falou da necessidade da outorga d’água, “é preciso pagar pela água consumida, pois além de gerar renda para a região, essa ação educa a população para o uso sem desperdício”, disse Iêdo. A promotora Luciana Khoury que durante o encontro, foi responsável pela palestra sobre fiscalização preventiva integrada, falou da responsabilidade de todos na defesa do rio. “Os bens ambientais são pertencentes a toda coletividade, por esse motivo precisamos ter um maior cuidado, ficando ciente que a responsabilidade não é apenas dos poderes públicos e instituições, mas de todos os cidadãos brasileiros. O desenvolvimento ambiental acontece a longo prazo, não vamos proteger para hoje, e sim para sempre, esse é o nosso dever ético de compromisso com o meio ambiente”, destacou, informando que proteção ambiental não se resume em proteger apenas o ambiente natural, mas sim proteger a cultura, as crenças e os povos ribeirinhos em geral.
 
Após o seu discurso a promotora exibiu um vídeo sobre o Programa de Fiscalização Preventiva Integrada, que tem o objetivo de fiscalizar, com o apoio de diversos órgãos ambientais, as irregularidades ocorridas na Bacia do São Francisco. As equipes do programa monitoram os acordos feitos com infratores e evitam que novas degradações aconteçam.  Na mira da fiscalização estão, comumente, ações voltadas para o uso irregular da água, desmatamento, extração mineral irregular, derramamento de óleo e transporte ilegal de madeira, entre outros.
 
Ao final do evento o público presente foi agraciado com a belíssima apresentação musical dos cantores regionais, José de Arimatéia (professor Ari) e Manassés...

Prefeitura de Juazeiro investe na qualidade dos serviços do Samu em Juazeiro

Terminou nesta sexta-feira (22/10), mais um dia de capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) para os técnicos de enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro, curso realizado numa parceria da Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Desta vez o treinamento foi na área de Emergências Pediátricas e Neonatais, iniciou na última quinta (21) e aconteceu na 15º Dires durante todo o dia, com exibições de vídeos e avaliações práticas.
 
O objetivo do curso, que segue até julho de 2011, é uniformizar os procedimentos realizados pelo SAMU em todo o país, qualificar os profissionais para melhor atender à comunidade, além de melhorar no município o atendimento direcionado para crianças e recém-nascidos. Para a técnica de enfermagem do serviço, Maria dos Anjos Alves de Souza, 45 anos, a capacitação é uma forma de atualização de informações e desenvolvimento profissional.
 
“A capacitação é necessária para nosso crescimento no ambiente de trabalho. A área da Saúde sempre tem novidades e mudanças, tanto com relação aos equipamentos, como medicamentos e tipos de atendimentos. Trabalho na área de Enfermagem há 15 anos e no SAMU há seis. A troca de informações promove o desenvolvimento de qualquer funcionário, além de estimular os serviços de qualidade e beneficiar a comunidade”, esclareceu.
 
Na opinião do enfermeiro do SAMU de Juazeiro, Manoel São Thiago, que ministrou as aulas, a capacitação também é uma forma de valorização profissional. “Os novos aprendizados motivam e oferecem mais segurança ao trabalhador, que além de estar instrumentalizado, entende melhor o funcionamento do serviço, com isso a equipe se fortalece e a população recebe benefícios maiores”, frisou.
 
Em novembro, os técnicos de enfermagem e condutores passarão por treinamento sobre “Múltiplas Vítimas e Resgate”. Está previsto ainda para o inicio de 2011, capacitação em Suporte Avançado de Vida para os médicos e enfermeiros do SAMU, em continuação aos investimentos proporcionados para a Saúde de Juazeiro. ..

Juazeiro ganha núcleo do IFBA

Juazeiro viveu na noite desta quinta-feira (21) um momento histórico da sua Educação. A Aula Inaugural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) realizada no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) marcou o início das atividades do núcleo no município. Os alunos aprovados no processo seletivo para o curso Técnico de Comércio puderam conhecer de perto a história do instituto e o caminho percorrido para a chegada na cidade. Estiveram presentes na Aula, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação, Plínio Amorim, o presidente da Câmara, Crisóstomo Lima, o diretor do IFBA, Arleno José de Jesus, dentre outras autoridades da área educacional e comunidade em geral.

A implantação do núcleo de Juazeiro foi possível graças ao empenho do município, que será responsável por toda estrutura física e pelo material humano. O governo federal, através do Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. “É uma satisfação chegarmos a esse dia depois de tanta luta, e principalmente muito empenho do prefeito Isaac. O que queremos não é só esse núcleo por que a cidade merece muito mais, pela ousadia do seu povo. Certamente conseguiremos mais coisa e esse começo nos renova pra outras conquistas”, destacou o chefe de gabinete, Roosevelt Duarte, um dos coordenadores da comissão responsável pela vinda do IFBA pra Juazeiro...

EM APOIO A DILMA, PARTIDOS REALIZAM CAMINHADA HOJE EM JUAZEIRO

No começo da noite desta sexta-feira (22 de outubro), será realizada grande caminhada no centro de Juazeiro, com as presenças dos senadores eleitos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB). 

O anúncio foi feito quarta-feira, 20, em assembléia de lideranças do PT e partidos da base aliada em Juazeiro coordenada pelo presidente da legenda na Bahia, Jonas Paulo. A caminhada reunirá as principais lideranças políticas da cidade que apóiam a candidatura de Dilma Rouseff...

Derba anuncia licitação para contratação de empresa para recuperação e requalificação do Terminal Fluvial de Juazeiro

O Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (DERBA) publicou nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial da Bahia e no site www.derba.ba.gov.br, edital para contratação de empresa especializada na construção de serviços de recuperação e requalificação do Terminal Fluvial de Juazeiro. O processo se dará por meio de licitação na modalidade de concorrência, a ser realizado às 10 horas do dia 24 de novembro de 2010, na Coordenação Executiva de Licitação no Centro Administrativo da Bahia – CAB. “Há mais de 10 anos que o porto sofre com o descaso. Depois de muito esforço o governador atendeu ao nosso pedido e dos deputados da Bahia", disse o prefeito Isaac Carvalho. ..

ESTELIONATÁRIOS SÃO PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL EM JUAZEIRO

Policiais civis de Juazeiro, comandados pelo delegado Nélio Ferreira Neves, prenderam nesta quarta-feira, 20, na rua 01, bairro Alto da maravilha, quatro integrantes de uma quadrilha de estelionatários flagrados com uma vasta documentação falsificada, além de mercadorias adquiridas através de empresas de fachada, abertas com documentos públicos falsificados. 

Após investigações, os agentes levantaram que o ponto comercial denominado "Tendtudo" servia de base para atuação da quadrilha, local este onde os policiais encontraram peças de motocicletas, capacetes, geladeiras, televisores e outros eletrodomésticos, mercadoria adquirida por meio de cadastros de empresas comerciais falsas e que seria comercializada por preço aquém do valor de mercado.  ..

Prefeitura de Juazeiro promove saúde no bairro Dom Thomaz

Para continuar promovendo saúde e prevenindo doenças, a Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza mais uma Feira de Serviços no bairro Dom Thomaz. O evento acontece na Unidade de Saúde da Família (USF), das 8h às 12h, neste sábado (23). Serão oferecidos ao público vários serviços gratuitos como: vacinação, avaliação nutricional e orientações na área de Saúde Bucal, além de atividades práticas educativas com aplicação do flúor e distribuição de kits de higiene bucal para toda a comunidade.
 
Durante a feira também vão ser disponibilizadas ações direcionadas para a saúde da criança, com dicas sobre higiene pessoal, oficinas educativas com o tema “Mamãe Bebê” e verificação de peso e estatura. Os pais ou responsáveis poderão usufruir de informações para os menores e aproveitar para conferir alguns serviços. O homem poderá saber o peso, altura, aferir a pressão e fazer o teste de glicemia, e para a mulher serão oferecidas consultas ginecológicas (preventivo), além da distribuição de métodos contraceptivos e encaminhamento para realização da mamografia. ..

WAGNER CONCEDE ENTREVISTA A RÁDIO JUAZEIRO E ASSUME COMPROMISSOS COM A REGIÃO NORTE DA BAHIA

Reeleito para o segundo mandato na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT), concedeu entrevista exclusiva na manhã desta quinta-feira (21) ao programa Sem Fronteiras da Rádio Juazeiro.

Inicialmente, Wagner agradeceu a votação em Juazeiro e norte do Estado, informando que a compreensão do eleitor sobre essa nova forma de governar foi fundamental para consolidar alguns avanços na Bahia...

Juazeiro: UNEB inscreve para Vestibular 2011 somente até domingo (dia 24)

O Vestibular 2011 da UNEB entrou em sua última semana de inscrições. Os interessados em participar de um dos maiores e mais qualificados processos seletivos do país têm até o próximo dia 24 de outubro, para se inscrever. 

Os candidatos podem, exclusivamente,se inscrever  pela internet, por meio do site www.vestibular.uneb.br, desenvolvido para proporcionar facilidade e agilidade aos candidatos. A taxa de inscrição é de R$ 85, valor abaixo do praticado por outras instituições de grande porte. ..

IFBA Juazeiro realiza Aula Inaugural nesta quinta-feira (21

Aproveitando as comemorações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em todo o país, a coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), núcleo Juazeiro, juntamente com a Prefeitura Municipal, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, no auditório da Secretaria de Educação, situado a Rua Antônio Pedro, centro da cidade, Aula Inaugural para inicio das atividades do Instituto no município. Na oportunidade será apresentado, aos 40 alunos aprovados no curso Técnico em Comércio, ocorrido em setembro último, e a toda sociedade, o papel e as atribuições do Instituto para a educação profissional e tecnológica, bem como sua importância para a região do Vale do São Francisco.

O Campus Avançado de Juazeiro nasce tutelado pelo município, o qual entra com a estrutura física e material humano e o governo federal, através do Ministério da Educação garante a Gestão de Ensino. Estará presente a Aula, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação, Plínio Amorim, o diretor do IFBA, Arleno José de Jesus, dentre outros convidados...

Equipe do Samu recebe treinamento para melhorar a assistência em Juazeiro

Os técnicos de enfermagem e condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Juazeiro (Samu) participarão nesta quinta-feira (21) e dia 22 de capacitação na área de Emergências Pediátricas e Neonatais. Este é o terceiro treinamento direcionado aos profissionais do serviço somente este ano, além de ser continuidade do curso de Suporte Básico de Vida, iniciado em julho, com duração de 1 ano. O treinamento vai acontecer na Dires, das 8h às 18h.
 
O objetivo é qualificar no município o atendimento pediátrico e neonatal, ou seja, para crianças e recém-nascidos. A capacitação é uma promoção da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, com as parcerias do Ministério e Hospital Alemão Oswaldo Cruz. ..

PREFEITURA E CÂMARA HOMENAGEIAM EX-REI MOMO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO

A Câmara Municipal prestou homenagem na sessão desta quarta-feira (20) ao carnavalesco Raimundo Nonato, popular “Negão de Judite” que faleceu dia passado devido a problemas cardiovasculares. Raimundo Nonato em duas oportunidades foi rei Momo do carnaval de Juazeiro. A primeira na gestão de Misael Aguilar e a segunda, ano passado, no primeiro ano de governo do prefeito Isaac Carvalho.

A Câmara e os populares presentes prestaram um minuto de silêncio em reconhecimento à alegria contagiante do grande carnavalesco...

LEONARDO BANDEIRA CRITICA O SAAE E A FALTA DE ÁGUA NOS BAIRROS DE JUAZEIRO

O SAAE e o abastecimento de água, ou a falta deste, nos bairros de Juazeiros foram os temas que dominaram a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (20).

Leonardo Bandeira (PT) criticou a publicidade institucional do Serviço Autônomo de Água e Esgotos que apresenta dois copos com água, um pela metade atribuído às gestões passadas e outro cheio que traduz os investimentos efetivados no atual governo que aumentaram em 40% a oferta do precioso líquido em toda cidade. “É pura enganação, basta andar nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, Alto da Maravilha e em outras comunidades que a população que todos os dias utiliza os veículos de comunicação vai confirmar o desabastecimento em plena alta estação”. Denunciou Leonardo...

Maternidade Municipal de Juazeiro recebe novos equipamentos

A Maternidade Municipal de Juazeiro (Clise) recebeu na última sexta-feira (15) novos equipamentos para atuar na urgência e emergência, reestruturando os serviços e qualificando os atendimentos. Foram adquiridos, alguns através de recursos próprios e outros entregues pelo Ministério da Saúde, quatro Cpap (usado para ventilação do bebê), três incubadoras, dois berços aquecidos e um aparelho de fototerapia. De acordo com o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, os equipamentos são necessários para garantir segurança e a eficiência no momento da assistência dada ao paciente.  

“Qualquer problema que surja, como, por exemplo, um desconforto respiratório no bebê, a Maternidade estará pronta para atender com qualidade os usuários. A unidade estará recebendo novos equipamentos até o final do mês e a previsão é que em meados de dezembro inauguremos a Maternidade Modelo e o Centro Integral de Atendimento à Mulher”, garantiu Pedrosa. ..

PRESIDENTE DO PT NA BAHIA REÚNE LIDERANÇAS DE JUAZEIRO PARA CONSAGRAR ELEIÇÃO DE DILMA NO SEGUNDO TURNO

Com a finalidade de unificar os discursos e ampliar a vantagem de Dilma sobre José Serra no segundo turno em Juazeiro e região norte do Estado, o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo esteve reunido na manhã desta quarta-feira (20), com o prefeito Isaac Carvalho, o prefeito de Uauá, Jorge Lobo; os deputados Roberto Carlos (PDT) e Pedro Alcântara (PR), o presidente da Câmara Municipal Crisóstomo Lima, vereador Mitonho Vargas (PT), a presidente municipal do PT, Josimeire Araújo; presidente local do PCdoB, Fernando Dantas; a Superintendente da Codevasf (6 SR), Ana Angélica, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Pedro Alcântara Filho; entre outras lideranças regionais.

O encontro ocorreu no auditório do Grande Hotel de Juazeiro. Para Jonas Paulo, a ausência de Joseph Bandeira se deu por motivos de ordem pessoal, até porque a reunião era entre dirigentes partidários. “Joseph Bandeira está mais do que engajado na campanha de Dilma, como estamos todos nós aqui presentes. Pela votação que alcançamos no primeiro turno não era para estarmos preocupados, mas estamos a nossa intenção é reduzir o número de abstenções e consagrar cada vez mais a eleição de Dilma”, justificou o titular do PT no Estado...

JUSTIÇA FEDERAL REALIZA LEILÃO DE BENS E IMÓVEIS EM JUAZEIRO

A Justiça Federal, Subseção Judiciária de Juazeiro/BA, realizará o seu 1º grande leilão no próximo mês de novembro. São 54 lotes, com os mais variados bens, inclusive vários imóveis. A primeira oferta ocorrerá no dia 05 de Novembro de 2010, às 14:00 horas, ocasião em que os lotes de bens oferecidos em cada um dos processos, somente poderão ser arrematados pelo valor do maior lanço, que não poderá ser inferior ao valor de sua avaliação.

A segunda oferta ocorrerá no dia 19 de novembro, também às 14:00 horas, caso não haja licitante no primeiro leilão/praça. Nessa ocasião se fará a venda pelo maior lanço oferecido, desde que não seja preço vil, considerado como tal valor inferior a 50% (cinqüenta por cento) da avaliação do bem.

O leilão acontecerá no prédio sede da Justiça Federal da Subseção de Juazeiro/BA, situado na Rua Dom Pedro I, s/n - Bairro João XXIII, Juazeiro/BA. Telefone: 74 - 3611 – 3620. A relação dos bens encontra-se publicado no Diário da Justiça Federal do TRF1, bem como no edital afixado no átrio no prédio sede desta Justiça Federal...

Vereadores questionam trabalho do IML de Juazeiro

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro, terça-feira, dia 19 de outubro, vereadores se pronunciaram sobre a ocorrência da falta de agilidade nas autopsias e liberação de corpos no Instituto Médico Legal (IML).

Inicialmente, o vereador Mozaniel Porfírio (PTdoB) relatou o sofrimento das famílias de vítimas de acidentes, no final de semana, que além da dor da perda dos seus entes queridos, sofreram com a demora na liberação dos corpos para o sepultamento, e cobrou a solução deste problema. Através de aparte, o edil Bené Marques (PSDB) afirmou que em alguns casos as famílias aguardam até 18 horas, para que haja a liberação de um corpo...

Grupo Operativo realizou audiência pública em Juazeiro, Jacobina e Ilhéus

Na última sexta-feira, dia 15 de outubro, o Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã promoveu audiências públicas em três cidades do interior baiano: Juazeiro, Jacobina e Ilhéus. O objetivo dos encontros com a sociedade civil foi de aferir as principais demandas das comunidades, fomentando também a discussão sobre acesso à Justiça e as atribuições e competências da Defensoria Pública. A expectativa é que, até o final do mês, todos os 34 municípios em que a Defensoria atua passe por esse processo.

Nas três localidades, problemas coletivos, como segurança pública, violência doméstica, educação, saúde, acessibilidade, estrutura física, atendimento mais humanizado, dentre outros, estiveram presente nas intervenções. Com o tema “A Defensoria Pública na nossa cidade”, a audiência de Juazeiro reuniu, além dos defensores Olívia de Paula Santos, José Valdir da Costa e Wesclei Amicés, mais de 30 lideranças da comunidade. De acordo com Maria Nilza Silva, membro do Grupo e representante da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro (FAMEAJ), a audiência gerou avanços significativos para o empoderamento das pessoas: “Serviu como uma forma de capacitação. As pessoas da comunidade costumam procurar os líderes sociais e, muitas vezes, não se sabia o que fazer, a quem recorrer. Como eles estiveram presentes na audiência, tiveram a oportunidade de sanar essas dúvidas, de como chegar até a Defensoria e buscar solução para os seus impasses, essa resposta será dada à população”, afirmou...

Incêndio florestal é tema de debate em Juazeiro

A Secretaria de Defesa Social, Guardas Municipais, e as brigadas de incêndio de Juazeiro e de Petrolina, participaram, segunda-feira (18), no auditório da UNEB, do curso “Queimadas Controladas”, ministrado por analistas do programa PREVFOGO do IBAMA de Brasília. Durante o curso foram apresentados filmes, ministradas palestras e promovidos debates que abordaram temas como: as principais causas de queimadas na vegetação, conseqüências dos incêndios florestais e alternativas ao uso do fogo. 
 
Ao final do encontro, como fruto dos trabalhos de grupo, foi elaborado um documento com sugestões de atividades ambientais, que serão realizadas pelos participantes voluntários, como: arborização de ruas, praças, oficinas socioambientais e palestras de conscientização contra as queimadas, e o objetivo é realizar os trabalhos na zona urbana e rural do município. Outros encontros acontecerão a fim de divulgar os resultados dos trabalhos e discutirem as novas ações a serem implantadas.  ..