Foram encontrados 382 registros para a palavra: jovens

Oportunidade: Prefeitura de Petrolina segue com matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos

Jovens, adultos ou idosos que desejam iniciar, retomar ou concluir o Ensino Fundamental podem realizar a matrícula em uma das 16 escolas municipais que atendem esse público. Os interessados em aprender a ler e escrever ou completar o processo de escolarização, devem ir até as unidades mais próximas da sua residência para efetuar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos(EJA). É necessário levar os documentos pessoais até o dia 17 de março. 

A política de alfabetização dos cidadãos que ingressam na EJA é de acelerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental em um período de 200 dias letivos, com três horas de estudo cada. Ao final do ano será totalizada a carga horária de 600 horas, obtendo-se um percentual significativo de aprovação com qualidade e competência. Os alunos cumprem o processo normal de aprendizagem e participam de dinâmicas e atividades de enriquecimento curricular. As aulas são ministradas em período noturno e o processo de aprendizagem é individual e flexível para estimular, de forma personalizada, o estudo.  ..

Dois jovens são mortos a tiros na zona rural de Dormentes

Dois jovens foram assassinados a tiros no município de Dormentes, Sertão de Pernambuco, na noite do domingo (19). As vítimas estavam em um bar, na zona rural, quando foram atingidas pelos disparos. O crime teria sido cometido por um homem não identificado.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. A Polícia Civil deve investigar o caso...

Livro conscientiza crianças e jovens sobre combate à extinção de animais silvestres no lançamento "Maria Flor, a Última Ararinha-Azul"

Maria Flor é a última arara-azul do mundo. Ela é órfã, porque seus pais e irmãos foram capturados por traficantes de animais silvestres. Apesar do passado trágico e da solidão, sonha com o dia que encontrará outros de sua espécie. Por isso, escreve cartas e as envia para todos os lugares com a vontade de, um dia, conhecer alguém para amar e ter filhos.  

A personagem de Maria Flor, a Última Ararinha-Azul, obra do autor Xico Farias, vive em Assaré do Alto, no sertão brasileiro. Na vizinhança pacata, os problemas que afetam a população foram normalizados pela comunidade: as mulheres cuidam sozinhas de seus filhos enquanto os maridos ganham sustento nas grandes capitais do Sudeste; de longe, os homens relatam a xenofobia dos sudestinos; a seca também sempre é um perigo iminente. ..

Artigo - O estágio não é só para os jovens

Com o mercado de trabalho instável e dificuldades de recolocação, muitas pessoas buscam novas oportunidades em outras áreas. Ademais, após a pandemia, houve uma mudança de mentalidade da população e os cidadãos passaram a enxergar valor em outras coisas. Entretanto, os desafios são maiores para os mais velhos.

Contudo, não existe uma idade limite para começar uma carreira do zero e correr atrás do seu sonho. Dessa forma, esses corajosos também têm a possibilidade de estagiar. Vamos falar sobre esse assunto...

Vereador Dr. Salvador faz entrega de certificados de curso profissionalizante para jovens de bairros carentes de Juazeiro

O vereador Dr. Salvador (PCdoB) participou nesta quinta-feira (26), em Juazeiro, da entrega de certificados de conclusão dos Cursos de Panificação e Atendente de Farmácia, destinados a jovens de comunidades periféricas, por solicitação do vereador, com apoio do deputado estadual Zó e da Setre.

Os cursos, com 200 horas cada, ministrados por profissionais capacitados e com certificação profissional, habilita os jovens para entrada no mercado de trabalho e em áreas bem requisitadas na região...

SESI abre 4.300 vagas gratuitas de EJA para 1º semestre de 2023; Juazeiro tem 300 vagas

Estudantes maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica terão a oportunidade de retornar aos estudos no curso de Educação de Jovens e Adultos a Distância do Serviço Social da Indústria (SESI Bahia).

A instituição está com inscrições abertas para 4.300 vagas de EJA Ensino Fundamental Anos Finais II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano). Os candidatos devem se inscrever por meio do site (clique aqui)...

IFSertão PE: inscrições abertas até o 08 e fevereiro na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA FIC)

Está aberto o Processo Seletivo para o preenchimento de 55 vagas em cursos totalmente gratuitos na modalidade PROEJA ofertados no Campus Petrolina do IFSertãoPE, localizado na Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus.

São ofertadas 55 vagas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA FIC), ensino médio com qualificação profissional, distribuídas nas seguintes áreas: Eletricista Predial (28 vagas) e Operador de Computador (27 vagas). As oportunidades são para candidatos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o 9º ano (antiga 8ª série) ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental ou equivalente...

Governo determina prioridade nas investigações sobre duplo homicídio de jovens indígenas no extremo sul

O governador Jerônimo Rodrigues convocou uma reunião com secretários e gestores, nesta quarta-feira (18), para alinhar as ações do Governo do Estado na investigação dos homicídios de dois jovens indígenas na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia e sobre as providências adotadas para o controle dos conflitos na região. Participaram do encontro, o vice-governador, Geraldo Júnior, e os secretários da Segurança Pública, Marcelo Werner, das Relações Institucionais, Luiz Caetano, da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. Também estiveram presentes, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.

Conforme informações da Polícia Civil (PC), as vítimas Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram alvejadas, no final da tarde desta terça-feira (17), no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju...

Pré-matrículas para Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Juazeiro encerram nesta sexta-feira

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa proporcionar a complementação ou início dos estudos para pessoas acima de 15 anos, que não tiveram oportunidades de completar o ensino regularmente. Na rede municipal de Juazeiro, as matrículas para esse segmento encerram nesta sexta-feira (20) e podem ser realizadas por meio do portal da educação do município, através do endereço eletrônico: https://matricula.juazeiro.ba.gov.br/, sendo necessário indicar a unidade escolar para a qual deseja a vaga.

Corrigir a defasagem idade-série na educação é uma das metas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Pensando nisso, a partir deste ano, a modalidade EJA também passará a ser ofertada na Escola Municipal Ludgero de Sousa Costa, localizada no bairro Lomanto Junior, dispondo de vagas para todas as etapas, sendo elas: Etapa I, Ensino Fundamental I (1° ano); Etapa II, Ensino Fundamental I (2° e 3° ano); Etapa III, Ensino Fundamental I (4° e 5° ano); Etapa IV, Ensino Fundamental II (6° e 7° ano); e Etapa V, Ensino Fundamental II (8° e 9° ano)...

Estudantes da Rede de Ensino de Petrolina estão entre os classificados na semifinal do Desafio Liga Jovem

Identificar um problema na escola ou na comunidade e propor uma solução transformadora, por meio do uso da tecnologia, foi o desafio proposto pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Ideias de Futuro, aos alunos de todo o Brasil, através da competição 'Desafio Liga Jovem'. Em Petrolina, uma equipe composta por cinco alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada no bairro Dom Avelar, orientados pela professora Nathália Rocha, toparam o desafio, se inscreveram na disputa e foram classificados para a semifinal do projeto, que vai acontecer em São Paulo, entre os dias 20 e 25 de março.  

Na oportunidade, os alunos irão conhecer a Faculdade Sebrae e visitar o Bossa Summit 2023, maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores, onde serão anunciadas as seis equipes vencedoras, que irão ganhar uma viagem para Madrid, na Espanha, para uma vivência em inovação. A equipe petrolinense está entre as 100 semifinalistas que vão disputar a premiação. A ação reuniu cerca de cinco mil estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio, de todo o país. ..

Matrículas 2023: Prefeitura de Petrolina oferta mais de 800 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Quem não teve a chance de estudar na infância ou na juventude tem uma oportunidade agora através do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está ofertando mais de 800 vagas nas Escolas da Rede Municipal, para essa modalidade de ensino, que garante a escolarização para pessoas a partir dos 15 anos de idade, em todas as fases do ensino fundamental. Os interessados devem realizar o cadastro online até o dia 13 de janeiro, através do site www.educacao.petrolina.pe.gov.br.  

Já no período de 13 a 17 de janeiro, os estudantes devem acessar novamente o portal e verificar a unidade na qual a vaga foi disponibilizada. A efetivação da matrícula deverá ser realizada no período de 19 a 25 de janeiro, através da entrega da documentação do aluno e do responsável legal na secretaria da unidade escolar em que a vaga foi concedida. ..

Juazeiro abre pré-matrículas para alunos novatos nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Inicia nesta quarta-feira (11) e vai até o dia 16 de janeiro, o período de pré-matrículas referente ao ano letivo 2023, na rede municipal de ensino de Juazeiro, para alunos novatos nas modalidades Educação Infantil-Creche, contemplando crianças de 0 a 03 anos, Educação Infantil pré-escola, destinada a crianças de 04 e 05 anos de idade, Ensino Fundamental e Educação Jovens e Adultos (EJA), incluindo pessoas com deficiência.

O cadastro de pré-matrícula deve ser realizado a partir das 10h da manhã, pelo responsável legal do estudante por meio do portal da educação do município, através do endereço eletrônico: https://matricula.juazeiro.ba.gov.br/, sendo necessário indicar a unidade escolar e turno para a qual deseja a vaga...

SESI-PE oferece 1.500 vagas gratuitas para Ensino de Jovens e Adultos em 2023

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 1.500 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA). As turmas terão início nos próximos meses de fevereiro e de setembro.

As vagas são para toda a rede de Educação SESI em Pernambuco e as inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro, em qualquer unidade, de forma presencial ou pelo e-mail [email protected]. Além de concluir os estudos, o programa permite que o estudante faça um curso de qualificação profissional no SENAI-PE...

Jovens que completam 18 anos em 2023 podem fazer o Alistamento Militar Obrigatório

A Junta de Serviço Militar de Petrolina convida os jovens que tenham 18 anos, ou que irão completar em 2023, a fazerem o seu Alistamento Militar Obrigatório. O alistamento deve ser feito a partir de 1º de janeiro até 30 de junho de 2023 e é gratuito. A não realização do alistamento obrigatório no prazo estimado pode acarretar multa.

Para realizar o procedimento tem duas formas, presencial ou on-line. No formato presencial o jovem deve se dirigir até a Junta Militar, localizada no Núcleo Administrativo, na Avenida Clementino Coelho, n 174, bairro Atrás da Banca. É necessário levar os seguintes documentos para fazer o alistamento militar: Certidão de Nascimento ou Casamento original, RG, CPF e Comprovante de residência. O atendimento acontece das 8h às 12h. ..

Estudantes de 13 a 17 anos não se vacinam contra o HPV por desinformação, conclui estudo da UFMG

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) investigou os motivos para o insucesso das autoridades de saúde brasileiras em alcançar a meta de imunização das meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos contra o Papilomavírus humano (HPV). 

No Brasil, a vacinação contra o HPV começou em 2014, mas o patamar de 80% de cobertura, estipulado para o público, nunca foi alcançado. A aplicação do imunobiológico antes do início da atividade sexual é um dos pilares da estratégia global para eliminar o câncer de colo de útero...

Jovens baianas utilizam fibra da palma para desenvolver filtro de baixo custo

A palma é uma planta muito importante para o nordeste brasileiro. Com ela, por exemplo, é possível alimentar rebanhos da região caracterizada pela seca. Por ser um cultivo que suporta altas temperaturas, a palma forrageira se adapta bem ao clima local.

Observando a abundância da plantação em sua região, as estudantes do Colégio Estadual Petrina Novais Silva Cairo, no município de Caraíbas, Jéssica de Oliveira, Julia de Oliveira e Quelli Cristina, orientadas pela professora Naiara Patez, desenvolveram um filtro utilizando como base principal a palma...

Juazeiro é o terceiro município do semiárido com maior número de adolescentes e jovens cadastrados na 1MiO, plataforma de oportunidades do Unicef

Juazeiro foi o terceiro município do semiárido brasileiro em número de cadastros na Plataforma 1MiO, que é a maior articulação do Brasil para inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. A inclusão dos cadastros integra o conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Juazeiro para aquisição do Selo Unicef 2022.

Liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Plataforma 1MiO reúne mais de 2 mil parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens comprometidos em gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho...

Jovens que buscam trabalho estão mais fragilizados emocionalmente

Quatro em cada dez jovens que buscam trabalho avaliam seu estado emocional como ruim ou péssimo, apontou um relatório sobre Trabalho e Renda que foi divulgado sábado (10) durante a IV Conferência Movimento Mapa Educação, realizada em São Paulo.

O relatório, produzido pelo Itaú Educação e Trabalho, foi feito com 14.510 jovens brasileiros entre 15 e 29 anos e integra a pesquisa Juventudes e a Pandemia: E agora?, que é coordenada pelo Atlas das Juventudes. ..

Concurso de desenho vai premiar crianças e jovens da região. Confira:

Crianças a partir de 10 anos e jovens de até 16, da região que abrange Curaçá, Juazeiro, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, estão convidadas a participar de um concurso de desenho envolvendo o tema Ararinha Azul e a personagem que as representa, Tita.

Os desenhos serão selecionados por 5 designs e artistas de fora da região, premiando os vencedores com Kit completo da personagem Tita, com todos os livros da coleção, adesivo, pôster autografado e ainda terão o privilégio de participar do evento de soltura de mais um grupo de aves, no próximo dia 10...

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos do SESI Bahia realizam Feira do Empreendedor da EJA no Metaverso

A vida no Metaverso ainda está dando os primeiros passos, mas para 63 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Bahia e do Projeto SEJA - realizado pelo SESI em parceria com a Braskem -, o universo paralelo acabou se tornando realidade.

Eles estão participando da Feira do Empreendedor da EJA no Metaverso, que reúne numa sala do ambiente virtual os serviços e produtos dos estudantes que atuam como empreendedores...