Foram encontrados 382 registros para a palavra: jovens

Pedro Oliveira participa de encontro com jovens em Curaçá

Um grupo de estudantes organizou na manhã do último sábado (13), na Churrascaria Velho Chico, em Curaçá, um encontro com Pedro Oliveira (PSC), pré-candidato a prefeito, e outras lideranças políticas da comunidade que estão juntas no mesmo projeto, a fim de debater ideias e contribuir na construção de um plano político para desenvolvimento da cidade, pautando, sobretudo, a participação da juventude...

Evento debate empreendedorismo como alternativa para o desemprego de jovens

O empreendedorismo é uma alternativa para solucionar o alto índice de desemprego dos jovens brasileiros, que alcançou 26,36% este ano, mais do que o dobro da média nacional (11,3%), segundo o IBGE. O tema esteve em discussão no seminário "Juventude Empreendedora, A Saída para um Brasil Forte e Competitivo", promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania e a Juventude Democratas, na manhã deste sábado (13), no Hotel Real Classic, em Salvador.

Vontade não falta aos jovens para empreender no país, mas o ambiente é hostil. De acordo com o cientista político Murilo Mendes, um dos palestrantes, 60% do segmento populacional na faixa entre 18 e 24 anos quer ter seu próprio negócio. "O problema são os entraves que dificultam o empreendedorismo no Brasil", explicou ele, citando a burocracia e a falta de acesso ao crédito...

Brasileiro ouve as reivindicações dos moradores de Lagoa de Peixe e do grupo de jovens de Carrapichel

Aproximar a população do governo dando vez e voz para aqueles que mais conhecem as reais necessidades do município realizando um governo participativo. Essa foi umas das marcas de Brasileiro durante as duas vezes em que esteve à frente da Prefeitura de Senhor do Bonfim.

É por isso que a caravana da cidadania liderada por Brasileiro está mais uma vez percorrendo a sede e os distritos do município, ouvindo as reivindicações do povo que clama para que o desenvolvimento (econômico e social) volte para tirar Bonfim do abandono e do atraso. Dando prosseguimento à caminhada democrática da Agenda Brasileiro, o ex-deputado e candidato a prefeito com apoio de 14 partidos – numa ampla aliança de união por Senhor do Bonfim – na noite desta quinta-feira, 11, visitou a comunidade de Lagoa do Peixe e o distrito de Carrapichel...

Chacina deixa quatro jovens mortos em fazenda de Petrolina

Quatro jovens, com idades de 21 e 24 anos, foram assassinados a tiros, nesta quarta-feira (10), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A chacina aconteceu no Sítio Macambira, na Serra da Santa, Zona Rural da cidade. Nada foi levado das vítimas. Até o momento ninguém foi preso.

Todos os jovens moravam no povoado de Nova Descoberta, localizado a 40 KM de Petrolina. Dois deles, de 21 e 24 anos, eram irmãos. Familiares disseram que os jovens tinham saído para caçar. Os homens foram encontrados no acampamento, com marcas de tiro. No local a polícia achou animais apreendidos durante a caçada...

WANK MEDRADO TEM ENCONTRO COM JOVENS JUAZEIRENSES

O encontro aconteceu ontem (08) por volta das 19 horas, e teve como assunto principal, escutar os anseios e melhorias para os jovens na cidade de Juazeiro. O candidato a Vice-Prefeito Wank Medrado (PMDB) abriu a roda de conversa apresentando a importância do público jovem na política. Carlos Luciano presidente do PSB também compartilhou experiências com o grupo.

Rafael Souto presidente da Juventude 77, foi um dos participantes que provocou questionamentos sobre o direito e deveres da gestão política com os jovens. “Acho importante encontros como esse, pois os jovens são a força e a esperança do amanhã' comentou Rafael. A agenda de reuniões segue sendo divulgada nas redes sociais...

Esporte no Vale: Jovens se dedicam ao prazer competitivo do Atletismo

Caminhar, correr, saltar. Essas são algumas modalidades do atletismo, o tema da série Esporte no Vale desta semana do Blog Geraldo José. O atletismo é a manifestação esportiva mais antiga do mundo. Há indícios de provas de atletismo realizadas entre os egípcios e outras civilizações da Ásia antes das Olimpíadas gregas...

Metade dos jovens depende de programas do governo para cursar universidade

Pesquisa apresentada nesta semana pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 50,5% dos jovens que pretendem ingressar em curso superior de universidade não têm condições de pagar as mensalidades e precisam da ajuda de programas de financiamento do governo. O percentual de 37,3% informou que poderia pagar as mensalidades e 12,2% disseram que talvez tenham condições de pagar. O estudo ouviu mil brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, com ensino médio completo.

Ao serem questionados sobre o interesse em pleitear uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) – que concede bolsas parciais e integrais, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 57,9% tentariam ingressar no programa, 38,1% não têm interesse no auxílio e 4% não souberam responder...

Jovens de Petrolina recebem capacitação em fruticultura

Teve início nesta segunda - feira (18), em Petrolina, a primeira turma de 2016, do curso Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura. A capacitação, gratuita, vai habilitar 30 alunos beneficiários do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PE).

Com uma carga horária de 800 horas de aulas teóricas e prática, a iniciativa possibilita a formação técnico-profissional, visando a inserção de adolescentes e jovens, com idade entre 18 e 24 anos, no mercado de trabalho. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira..

Responsabilidade política dos jovens será tema de evento na Facape

As eleições municipais se aproximam e estudantes de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) sentiram a necessidade de discutir a responsabilidade política da juventude. O debate acontecerá na próxima segunda-feira (27), no auditório principal da instituição, e qualquer pessoa interessada no tema poderá participar.

A inscrição será feita pouco antes do evento, marcado para as 18h, com o custo social de um quilo de alimento. Segundo o professor Edmar Silveira, que organiza o debate junto aos alunos, a ideia é discutir a participação da juventude no âmbito da sociedade civil e da própria política, no exercício do voto e na escolha de seus representantes. ..

Força jovem renova Democratas

A força jovem impulsiona o crescimento do Democratas na Bahia. A eleição do prefeito ACM Neto em Salvador e o sucesso de sua gestão estimula a renovação do partido, atraindo novos e jovens quadros para as eleições municipais deste ano. Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Vera Cruz são alguns exemplos de cidades que terão sangue novo disputando o pleito eleitoral pela legenda.

Pré-candidato a prefeito em Luís Eduardo, o empresário Júnior Marabá levanta a bandeira de uma gestão participativa para sua cidade, uma nova política com novos protagonistas. “As pessoas que sofrem os problemas não são ouvidas pelo atual prefeito e ficam sem solução a falta de saneamento, o lixão, a precariedade da pavimentação das ruas, a ausência de creches em tempo integral e o alto índice de criminalidade”, reclama...

Aulas de judô da PM transformam jovens em promessas do esporte

Saúde, disciplina, defesa pessoal e exemplos de vida, tudo na mesma atividade. O judô cresce nas comunidades de Salvador graças à Polícia Militar da Bahia (PMBA). No bairro de Lobato, 66 jovens e crianças participaram do exame de graduação, nesta quinta-feira (9), na sede da 14º Companhia da Polícia Militar, onde ocorrem as aulas. Os nomes dos golpes e a contagem dos exercícios em japonês não espantam a garotada e a dedicação é recompensada. 

Adiel Conceição tem 12 anos e passou direto da faixa branca para a azul, saltando a faixa cinza. "Judô é para mim uma filosofia de vida e está sendo importante, aqui no Lobato, porque várias pessoas estão aprendendo uma arte marcial. O professor puxa muito da gente, nos cobra educação e respeito, principalmente à família, e eu estou aprendendo muito isso tudo". A mãe de Adiel, Nádia Rosângela de Oliveira, constata que o garoto se transformou após começar as aulas de judô, inclusive com melhor aproveitamento escolar. "Ele [...] era muito nervosinho [e] melhorou na escola. Ficou mais calmo e mais tranquilo". 

O projeto Judô começou em agosto de 2015, com o soldado André Sales, faixa preta terceiro dan, e já beneficia 386 jovens e crianças, entre meninos e meninas. "É uma experiência de vida, a gente se torna um pai para esses jovens e crianças. [...]. Se todos tivessem essa visão, teríamos uma comunidade muito melhor. A gente mostra que [...] não precisa estar no meio das drogas, fazer coisas erradas". ..

BAHIA: Governo propõe ampliação de benefícios para jovens aprendizes e pessoas com deficiência

Um projeto de lei que está sendo encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa nos próximos dias institui uma série de condições para concessão e manutenção de benefícios ou incentivos fiscais. De acordo com o projeto, as empresas contempladas terão de observar normas relacionadas ao trabalho decente e à legislação que trata das cotas para pessoas portadoras de deficiência e jovens aprendizes, além de depositar no Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) o equivalente a 10% do valor do benefício ou incentivo.

As normas de trabalho decente foram instituídas pela Lei Estadual 11.479, de 1º de julho de 2009, e incluem o combate à discriminação de raça, gênero, orientação sexual e religiosa, trabalho infantil e trabalho escravo. De acordo com o projeto, a prática do trabalho decente e a garantia de cumprimento das cotas para pessoas com deficiência e aprendizes integram as políticas públicas do Governo do Estado com vistas a "garantir condições de vida digna ao cidadão"...

Jovens do projeto “Carrapicho Virtual” vão expor suas produções para as comunidades do Salitre

O projeto “Carrapicho Virtual”, desenvolvido nas comunidades de Baraúna, Curral Novo, Alfavaca, Baraúna e Goiabeira, no Salitre, interior de Juazeiro (BA), proporcionou para aproximadamente 70 jovens oficinas de educomunicação, no intuito de estimular o senso crítico da juventude, o protagonismo juvenil e a valorização da região semiárida, através da produção de conteúdos midiáticos. Além disso, o projeto proporciona cinema ao ar livre para os/as moradores/as dessas comunidades.

As oficinas aconteceram durante os finais de semana desse mês de maio, onde os/as jovens produziram vídeos e matérias, abordando os problemas sociais e as riquezas culturais presentes nas suas comunidades. Essas produções serão apresentadas ao público amanhã (21), na comunidade do Junco (sede do distrito), a partir das 18h. O evento também contará com atrações culturais, como a grupo de rap P1 Rappers, grafite, teatro, com o objetivo de possibilitar o acesso à cultura e arte de qualidade aos moradores/as das comunidades rurais...

Petrolina: Jovens do NUCA se preparam para o 2º Fórum Comunitário do selo UNICEF

Os jovens de Petrolina que participam no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), se preparam para o 2º Fórum Comunitário do selo UNICEF. O encontro aconteceu na última quinta-feira (19) para tratar do evento que acontece no dia 31/05, a partir das 8hs no SEST/SENAT em Petrolina.
 
O NUCA é uma das ações obrigatórias para a obtenção do Selo e visa possibilitar o diálogo, a troca de experiências, o desenvolvimento de competências e o fortalecimento e afirmação da identidade de meninos e meninas, através da diversidade de gênero, raça/etnia, deficiência, grupo etário, moradia e renda dos seus membros, possibilitando um debate mais rico e com várias contribuições.
 
A realização do Fórum também é uma das etapas para a conquista do Selo e pretende analisar o quanto o município melhorou em relação às políticas e serviços públicos destinados à infância e adolescência. O UNICEF vai avaliar os números, os avanços alcançados, e também ouvir a população. O Selo UNICEF Município Aprovado é o certificado de que os índices sociais melhoraram. ..

Deputado Roberto Carlos fala sobre o projeto que visa facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, autor do Projeto de Lei – PL – “Auxiliar Administrativo”, adotado pelo Poder Executivo, que tem como premissa inserir, no mercado de trabalho, os jovens, entre 18 e 23 anos, nas corporações do Estado para desempenhar funções de aprendizes administrativos, comemorou, mais uma importante ação do Governo esta semana: a qualificação de 591 técnicos de nível médio, nas cidades de Guanambi, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim e Capim Grosso.

Segundo o parlamentar, esta ação tem como objetivo facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Serão formados, na Bahia, 10.459 técnicos de nível médio, que concluíram os cursos em 2015. “Como autor do Projeto de Lei Auxiliar Administrativo, sei que precisamos fomentar ações que garantam mais acesso dos jovens ao mercado de trabalho, que estão prontos para desempenhar suas profissões e ter uma inserção cidadã no mundo do trabalho”, concluiu o deputado Roberto Carlos...

Uauá sedia encontros para discutir políticas públicas para jovens e mulheres rurais

Debater avanços e desafios das políticas públicas para o desenvolvimento territorial de mulheres e jovens rurais. Esse foi o principal objetivo dos seminários realizados nesta quinta-feira, dia 28, na praça principal de Uauá, no norte Baiano. O encontro reuniu  agricultores e agricultoras familiares, representantes de cooperativas da agricultura familiar de várias cidades do estado e autoridades políticas regionais . As palestras e rodadas de conversas fazem parte da programação do 8ª Festival Regional do Umbu, que terá abertura oficial nesta sexta-feira, 29.

Entre as políticas públicas para mulheres do campo foram destaques a campanha de documentação rural, a linha de crédito Pronaf Mulher, além de editais lançados exclusivamente para contratação de mulheres, em projetos de assistência técnica. A assessora de gênero, raça e etnia da Pró-Semiárido, projeto ligado ao Governo do Estado, Beth Siqueira, explicou que parte dessas iniciativas surge dos movimentos sociais e organizações não governamentais e são incorporadas pelas instituições para trabalhar a inclusão das mulheres nos espaços produtivos e incentivar o empoderamento. “As mulheres precisam ter acesso às políticas públicas para se tornarem protagonistas da própria vida, pois ao perceberem o poder que têm, deixarão de ocupar uma posição secundária, para assumirem o poder de decisão, de gestão e liderança, seja nas comunidades ou em empreendimentos”, ressalta...

Grave acidente automobilístico ceifa a vida de duas jovens em Sobradinho

Um grave acidente automobilístico no início da noite desta sexta-feira (22), ceifou a vida de duas jovens, Larissa e Graziele Oliveira filha do Locutor e Radialista Gilmar Oliveira.

O acidente ocorreu nas imediações do contorno que dá acesso ao Balneário do Chico Perequito, colidiram frontalmente uma Moto e um Volkswagen Saveiro de cor branca...

Partido Democratas forma grupo de discussão política com jovens de Juazeiro

Membros do Juventude Democratas participaram do programa Geraldo José desta terça-feira (19). Durante as entrevistas ressaltaram os trabalhos desenvolvidos pelo grupo referente a formação política com os jovens do município de Juazeiro.

“É uma formação política que não tem cunho socialista, marxista, mas com cunho econômico liberal e conservador na política. São pontos apagados hoje, que sumiram da política. Nós estamos trabalhando com esses 22 jovens para que eles alcancem o debate político estadual e nacional”, afirmou Fred Pontes, um dos membros da Juventude Democratas...

Sesi/PE inscreve para Educação de Jovens e Adultos até segunda-feira (29) no Sertão

Terminam nesta segunda-feira (29) as inscrições para novos alunos no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, do  Sesi no Agreste. A modalidade de ensino é voltada a pessoas que desejam retomar os estudos, mas estão fora da faixa etária praticada nas escolas regulares. Há vagas para Araripina e Petrolina, no Sertão. Os interessados devem comparecer à unidade do Sesi com a documentação exigida. Nãohaverá prorrogação do prazo. Mais informações pelos telefones (87) 3873.1087 (Araripina) e (87) 3861.1369 (Petrolina).

A EJA permite que o aluno conclua os estudos na metade do tempo praticado nas escolas regulares:  dois anos para o Ensino Fundamental (I ou II) e 18 meses para o Ensino Médio. As aulas acontecem no período da noite, de segunda à sexta-feira, para facilitar a conciliação entre trabalho e estudo. Já no Centro de Ensino Supletivo da entidade, que fica no Centro do Recife, há turmas também pela manhã e à tarde. O aluno deve ter, pelo menos, 15 anos completos para cursar o Ensino Fundamental I ou II e 18 anos para fazer o Ensino Médio...

Programa amplia oferta de emprego para jovens no Sertão do São Francisco

Um clima de emoção e alegria marcou esta sexta-feira (19) no Sindicato Rural de Petrolina - PE, com a formatura de quatro turmas do Curso Supervisor de Exploração Agrícola do Programa de Aprendizagem Rural do Senar – PE. Também não era pra menos, dos 105 alunos, com idades entre 18 e 24 anos, que receberam os certificados, 20 já estão com seus empregos garantidos em várias empresas agrícolas da Região.

Segundo o jovem aprendiz Adriano Leitão, o Curso gratuito que teve duração de 11 meses, foi muito importante principalmente por ensinar noções básicas de gestão corporativa, plano das culturas, segurança e saúde no trabalho, além de um histórico da fruticultura no Vale do São Francisco. "Estou determinado a continuar em frente na área rural. Vou fazer um curso de mecanização agrícola para aprimorar tudo que aprendi aqui e que abriu as portas para minha primeira oportunidade profissional", adiantou Adriano Leitão...