Foram encontrados 2537 registros para a palavra: escola

Em Aula Inaugural, deputado Roberto Carlos fala sobre Projeto de Lei que visa garantir mais segurança nas Escolas

Na aula inaugural, que aconteceu no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) que contou com a presença do governador, Rui Costa, e do secretário de Educação, Osvaldo Barreto, marcando a abertura do ano letivo, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, explanou sobre o Projeto de Lei de sua autoria que prevê mais segurança nas escolas, através da criação da CPEC- Companhia de Polícia Escolar e Comunitária.

O objetivo do parlamentar é garantir a segurança no entorno das escolas, a paz nas salas de aula e interior das unidades escolares do estado, bem como para fazer intercâmbio com outros órgãos e ONGs para ações de cidadania, cursos, palestras no âmbito educacional. “Existe um índice triste de violência nas escolas do nosso estado, como a depredação do patrimônio, dos roubos de equipamentos, máquinas e até da merenda dos nossos estudantes. Tudo isso, sem contar nos enormes prejuízos aos professores, muitos agredidos e estressados, trabalhando sob pressão”, disse o deputado Roberto Carlos...

ESCOLA DA COMUNIDADE DE MANIÇOBA INICIA ANO LETIVO SEM REFORMA. SECRETÁRIO SE POSICIONA SOBRE O ASSUNTO

O ano letivo começou para milhares de estudantes da rede municipal de ensino. A frustração ficou reservada para os estudantes da Escola Municipal 15 de Julho, localizada no NH-02 (Núcleo Habitacional 02), no distrito de Maniçoba.

Vários membros do Grupo Cotidiniano Maniçoba Brasil do whatsapp criticaram a Secretaria Municipal da Educação que não aproveitou o recesso escolar para promover a reforma do citado estabelecimento de ensino. ..

PETROLINA: Secretaria de Educação prioriza a alimentação Escolar de qualidade

O bem estar e a saúde dos alunos são prioridades para a Prefeitura de Petrolina, por isso o empenho da Diretoria de Alimentação da Seduc em buscar as melhores opções de alimentação para os alunos, preocupada na qualidade dos produtos que são oferecidos aos alunos.

Todas as refeições têm acompanhamento nutricional, feito pela equipe de profissionais da Seduc que se prepara para atender a mais de 44 mil alunos, em 2016. Segundo o Superintendente de Alimentação Escolar, Ricardo Santos são atendidas crianças de mais de 100 unidades escolares, entre escolas, anexos e CMEIS.

Nos estabelecimentos de ensino onde o funcionamento é integral são servidas cinco refeições para os estudantes. No cardápio tem frutas, cereais, carne, verduras e massas. “Assegurar uma alimentação equilibrada é importante no desenvolvimento da criança, a Administração busca garantir também um atendimento de acompanhamento nutricional dessas crianças para que elas tenham os nutrientes necessários para boa condição da saúde” , afirma o Secretário de Educação, Heitor Leite.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz um levantamento amostral para saber como anda a saúde e a alimentação dos alunos. Em posse dos resultados, a Gestão local analisará e, se necessário, desenvolverá ações para mudança dos hábitos alimentícios dos discentes, também são realizadas palestras nas escolas para alunos, professores e cozinheiros, tratando de assuntos como colesterol, diabetes, hipertensão e outras doenças relacionadas à alimentação.  ..

Petrolina: AMMPLA realiza vistoria de transporte escolar, táxi, mototaxi

Os veículos de Transporte Escolar precisam, no início de cada semestre fazer a  vistoria junto a AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (ex-EPTTC) para terem permissão de realizar esta atividade. 

Além dos veículos de transporte escolar, táxi, mototáxi, fretamento, complementar e turismo que trafegam em Petrolina, devem passar pelo processo de vistoria 2016.

Os motoristas que não comparecerem poderão pagar multas e ter o automóvel apreendido.

Serão inspecionados cerca de 200 veículos escolares. A vistoria do transporte escolar vai até o dia 15 de março. Moto Táxi tem até 15 de maio. As demais categorias de veículos até o dia 15 de abril.

Os responsáveis pelos veículos devem comparecer a AMMPLA (Ex- EPTTC) com os documentos e solicitar emissão de boleto e depois ir ao Sest/Senat, Rua Anísio Moura Leal, KM 2, para fazer a vistoria.

Os condutores devem apresentar os seguintes documentos: Certificado de Registro de Veículo CRV, habilitação, certidão negativa de antecedentes criminais e a comprovação dos cursos de especialização. Poderão ser requisitados outros documentos dependendo da categoria do veículo.

Se a inspeção detectar que o veículo não está apto para realizar o serviço, o proprietário é obrigado a obedecer as recomendações estabelecidas pelo Detran, com a finalidade de não comprometer a segurança dos passageiros.

De acordo com o artigo 230 ¬ do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização. ..

27 mil alunos das Escolas Municipais de Juazeiro receberão kits escolares para o ano letivo de 2016

As aulas das Escolas Municipais de Juazeiro terão início na próxima segunda-feira (15), e com uma novidade este ano. Todos os alunos a partir dos 4 anos de idade até às séries finais do Ensino Fundamental receberão kits didáticos contendo mochila, caderno, lápis, caneta, borracha, régua e lapiseira. 

A iniciativa inédita da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC beneficiará 27 mil estudantes da Rede Municipal.  De acordo com o secretário da pasta, Clériston Andrade, a entrega dos kits será feita por etapas, em meados do próximo mês. "Com esta ação, garantimos aos alunos materiais fundamentais ao cotidiano escolar. Apesar de já ofertarmos tradicionalmente cadernos e outros itens, muitos estudantes, em virtude de dificuldades econômicas, acabavam prejudicados por não possuir todos os materiais didáticos, como a mochila, por exemplo. Isto também evita um gasto extra que os pais não necessitarão fazer no início do ano letivo", completou o secretário. ..

Direção da Escola Nossa Senhora Auxiliadora se pronuncia sobre o caso Beatriz

Na mobilização ocorrida na última quinta-feira (11), dia do aniversário da menina Beatriz Angélica Mota, que completaria 8 anos de idade, a mãe de Beatriz Lucia Mota (Lucinha) cobrou da escola  Nossa Senhora Auxiliadora contribuição nas investigações policiais e celeridade na conclusão do inquérito, para que os culpados sejam localizados e devidamente punidos.

Em contato com a direção da Escola, o administrador da unidade particular de ensino, Carlos André, citou que a escola está empenhada e prestando todos os esclarecimentos solicitados pelas autoridades policias. Por telefone e com exclusividade à reportagem do Programa Nossa Voz, Carlos disse que “o Colégio Auxiliadora Petrolina novamente se solidariza à família do caso Beatriz e informa que acompanha de perto a investigação do caso, e que vem apresentando todas as informações necessárias à polícia civil, que é o órgão competente para esclarecer o caso. Informa ainda que o colégio vem adotando várias medidas de segurança e investindo de maneira constante neste setor”..

Lei que obriga escolas e clubes a combaterem bullying entra em vigor nesta semana

A lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying entrou em vigor nesta semana. O texto aprovado define bullying como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas, para intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima. A legislação publicada no Diário Oficial da União de 9 de novembro, enviado para sanção presidencial, determina a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema. Os docentes também devem ser capacitadospara orientar pais e familiares na identificação das vítimas e agressores. O texto da lei estabelece a realização de campanhas educativas e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores. A punição aos agressores deve ser evitada "tanto quanto possível", para dar lugar a alternativas que promovam a mudança do comportamento hostil. Clique aqui para ler a íntegra da Lei. ..

Petrolina: Seduc renova convênio da Escola Laura Vicuña

Na última quinta-feira (04) o Secretário de Educação, Cel Heitor Leite recebeu a Gestora da Escola Municipal Laura Vicunã, Maria Auxiliadora,  a Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Júlia, a coordenadora do CEMAM Regia Cristina Gondim e a inspetora Amélia de Assis Castro para tratar da permanência da Escola Municipal dentro do prédio da instituição do CEMAM.  A Secretaria de Educação aprova a ideia. "Temos interesse em continuar a administrar a unidade, e assim será em 2017 com implementação ainda de  novos serviços da Educação". ..

CSTT realizará revisão de vistorias nos transportes escolares

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) informa que  vai realizar a partir de quarta-feira, 10, a revisão de vistorias nos transportes escolares. Essa revisão é para certificar-se que as exigências que foram cobradas no momento da vistoria, tenham sido realizadas.

A revisão vai acontecer nos dias 10/02 em Maniçoba, 11/02 em Itamotinga, 12/02 em Abobora e 13/02 em Carnaíba. Os atendimentos serão realizadas nas localidades descritas no horário de 08h às 13h. Caso ainda exista algum transporte sem realizar a vistoria a CSTT informa ser necessário que se faça presente em um desses distritos para regularizar a situação, caso contrário ficará impossibilitado de prestar serviços...

A integração entre família e escola no planejamento do ano letivo é incentivada pelo deputado Roberto Carlos

Sempre buscando formular ações que garantam mais qualidade na educação dos jovens baianos, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, comemorou a iniciativa, da Secretaria de Educação do Estado, que firma o compromisso dos professores, gestores e funcionários de estimular o envolvimento dos pais, mães e responsáveis na Jornada Pedagógica 2016.

“Precisamos estreitar as relações da comunidade escolar, como por exemplo, os pais e mestres, com o objetivo de ajustar ações que possam ser realizadas nos colégios estaduais, visando mais qualidade no ensino em nosso Estado, através da participação das famílias nas decisões de ensino. Mais qualidade na Educação se consegue com a participação de todos. Precisamos estimular essa prática”, disse o deputado Roberto Carlos...

Escolas que se destacaram no Juazeiro Educação Nota 10 serão premiadas. Alunos terão tablets

Na jornada pedagógica deste ano, as cinco escolas que se destacaram na Edição 2015 do Projeto Juazeiro Educação Nota 10, serão reconhecidas e premiadas. A iniciativa, desenvolvida a partir do ano passado, objetiva mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais e, por fim, zerar os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Desde 2009, o município de Juazeiro baixou de 6,2% para 2,1% as taxas de abandono - uma das menores do Nordeste.

Cada uma das escolas selecionadas receberá um cheque de cinco mil reais. Ao todo, serão 25 mil reais em premiação. A destinação deste valor será decidida pela equipe escolar e o recurso pode ser investido em participação em congressos, aquisição de livros, compra de equipamentos, etc. Os alunos também serão beneficiários diretos do projeto. Nas escolas destaques, escolhidas por etapa do ensino, cada estudante terá um tablet à disposição. A Prefeitura de Juazeiro investiu mais de 250 mil reais na compra dos equipamentos projetados pelo FNDE, através da Positivo Informática. ..

Em Petrolina unidades escolares são premiadas com automóveis zero quilômetro

A movimentação e expectativa em torno do resultado do Prêmio Troféu Eficiência  Deputado Osvaldo Coelho  foi  grande durante o evento de abertura do ano letivo da Rede Municipal. A Escola Neli Santana/gestora  Maria do Socorro Leite da Silva  no N3 e o Cmei José Almeida/gestora Célia Maria, no Cosme e  Damião foram vencedoras, com  a maior pontuação nos 22 critérios estabelecidos pelas normas do Prêmio e  cada instituição  ganhou  um automóvel funcional zero quilômetro .

O prêmio que avalia indicadores beneficiou  todos os servidores da Rede Municipal de Educação com um abono salarial proporcional à faixa em que sua unidade escolar se classificou.   Foram elencados 22 indicadores acompanhados e avaliados durante o ano letivo, pelos setores correspondentes. Assim, as escolas ganharam uma pontuação em cada indicador de eficiência e no evento de abertura hoje do ano letivo foram premiadas todas aquelas que conseguirem executar com êxito as ações avaliadas, com abonos salariais de 60% e 35%...

Prefeito de Petrolina oficializa abertura do ano letivo nas 100 unidades escolares da rede municipal de ensino

O prefeito Julio Losssio abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (03), o ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Petrolina. Aproximadamente 44 mil alunos voltarão às aulas a partir desta quinta-feira (4), nas 100 unidades escolares geridas pela Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação. O evento de abertura reuniu cerca de 1.500 profissionais da educação na quadra do Senai, onde puderam acompanhar três palestras motivadoras e o anúncio das novidades para o ano de 2016.

Em seu pronunciamento, Julio Lossio frisou que esse seria o seu último pronunciamento, reverenciou o ex-deputado Osvaldo Coelho (in memorian) ao lembrar da frase por ele eternizada: "Irrigação para fortalecer o sertão e Educação para fortalecer o sertanejo". Segundo Lossio, nesses últimos anos o governo trabalhou para colocar em prática essa frase. Hoje, Petrolina tem um dos melhores índices de educação em Pernambuco.

Julio Lossio lembrou, também, que é a última vez que vai falar como prefeito na abertura de um ano letivo. "Foram oito anos fazendo isso e fico feliz de poder chegar aqui num momento que nossa educação tem tantos dados positivos. Isso foi construído com o tempo e a dedicação de todos vocês. Mais precisamos crescer mais. Já estamos entre os melhores, mais podemos chegar mais longe. A média 5.1 é muito boa, mais ainda tem 6,7,9 e 10. Vamos trabalhar para chegar lá. Muito mais vocês do que eu. Quero muito, no próximo ano letivo, vir como convidado pelo prefeito eleito, quem sabe... Cumpri em parte com minha missão e em parte com o meu dever. Me orgulho de poder olhar para as nossas crianças que estão em nossas escolas e ver que fizemos um esforço enorme por elas, porque nosso maior compromisso é com a criança. Para tanto precisamos de um bom secretário, de um bom gestor, e de um excelente professor que faz a transformação acontecer, que tira o menino do nada e o ensina. Nossa grande missão é alfabetizar, por isso mais uma vez agradeço aos nossos profissionais", concluiu. ..

GOVERNO DE PERNAMBUCO GARANTE NOVA ESCOLA ESTADUAL NO BAIRRO VILA EULÁLIA PARA ATENDER ESTUDANTES DOS CONJUNTOS RESIDENCIAIS VIVENDAS I E VIVENDAS II

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco – GRE Petrolina comunica que o prazo para realização do cadastro escolar dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que ainda não fizeram matrícula em nenhuma escola da rede estadual foi prorrogado até o dia 05/02/2016.

Os pais ou responsáveis deverão procurar a Unidade de Gestão de Rede da GRE, situada à Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, S/N- Bairro Vila Eduardo - Petrolina –PE, para fazer o referido cadastro, munidos dos seguintes documentos:

  1. Documentos pessoais (RG e CPF);
  2. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  3. Comprovante de residência com o CEP;
  4. Declaração de transferência da Escola de Origem.

Informa ainda, para as famílias dos Conjuntos Residenciais: Nova Petrolina e Residencial Brasil, que a Escola João Batista dos Santos no Bairro São Gonçalo ainda dispõe de 195 vagas. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones (87)38666354 e (87)38666355...

Secretários visitam obra de nova escola no João Paulo II

Ainda no primeiro semestre deste ano, o bairro João Paulo II ganhará uma nova escola municipal  de Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira, 29, ao lado do ex-Deputado estadual e atual secretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, do vereador, Pedro Alcântara Filho, e de gestoras escolares do bairro, o Secretário, Clériston Andrade visitou a obra, que já está em estágio avançado.

A iniciativa objetiva acabar com a necessidade de extensões escolares na comunidade, abrigadas em espaços alugados. Na gestão do prefeito Isaac Carvalho, o João Paulo II e bairros adjacentes  já receberam, só no âmbito da educação, três novas grandes creches e quatro quadras poliesportivas cobertas. Segundo o secretário, o planejamento prevê que a escola seja inaugurada até o mês de maio. “Já temos 80 escolas climatizadas e vamos ampliar esse número com mais creches e unidades escolares. É um ganho incomparável quando tratamos de educação porque isso interfere no aprendizado direto do aluno, na autoestima deles. E com isso ganhamos professores mais motivados, a equipe mais comprometida quando se tem um ambiente estruturado”, discorreu Clériston Andrade...

Projeto Escola Verde recebe prêmio do Ministério da Educação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Projeto Escola Verde (PEV), recebeu o Prêmio de Instituição de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), no último dia 19. O prêmio consiste numa certificação que qualifica e reconhece as iniciativas do Projeto no âmbito da Educação Básica. Os pontos principais para a concessão do prêmio são: gestão, currículo, ambiente, métodos e articulação com outros agentes. O reconhecimento foi informado pela equipe Inovação e Criatividade na Educação Básica, através de sua representante Suzana Helena Carneiro Verissimo. 

O coordenador do PEV, Paulo Ramos, ressalta a importância do recebimento do certificado que qualifica o projeto como inovador e referência no Brasil. “É um reconhecimento de um trabalho de quatro anos, desenvolvido com muita dificuldade, pois não temos a institucionalização da educação ambiental no ensino básico. Mas com esses desafios fica claro que temos que continuar avançando e o prêmio nos dá mais entusiasmo”, afirma Ramos. A partir de agora, a Univasf passa a integrar o Mapa da Inovação e Criatividade do MEC e será acompanhada sistematicamente, a fim de verificar a continuidade e o aprimoramento da iniciativa. 

PEV – Projeto de extensão, criado em 2012, o PEV já atuou em 120 escolas públicas de todos os níveis de ensino na região com o intuito de sensibilizar professores, alunos e gestores para o enfrentamento dos problemas socioambientais vivenciados, mobilizando e desenvolvendo ações de educação ambiental. Segundo Paulo Ramos, cerca de 520 atividades foram desenvolvidas, aproximadamente 40 mil pessoas foram mobilizadas diretamente por suas ações; e em torno de 100 mil foram impactadas indiretamente pelo projeto. No momento, o PEV atua em 20 escolas públicas, localizadas em Petrolina, Juazeiro e Sobradinho. ..

PROFESSORA DE MINAS GERAIS SE PROPÕE A DOAR LIVROS PARA ESCOLA DE JUAZEIRO E REGIÃO

Com grande alegria a redação do Blog recebeu na noite desta quarta-feira (27), mensagem da professora Berenice Brum Nascimento Penido de Minas Gerais se propondo a ajudar escolas carentes de Juazeiro e região, com a doação de livros didáticos. Confira a mensagem:

Geraldo José,..

Escolas de Samba brilharam na avenida no sábado de carnaval

As escolas de samba de Juazeiro, Regimento do Samba, Cacumbú e Unidos da Ponte, brilharam na avenida neste sábado, 23, com saída da Rua Oscar Ribeiro, passando pela Avenida Adolfo Viana (Circuito Ivete Sangalo) e finalizando na Praça da Bandeira. As escolas chamaram a atenção na avenida, e os foliões que se encontravam no circuito do carnaval caíram no samba.

Para a foliã Uiara Teixeira, do município de Remanso, o desfile das escolas de samba no Carnaval de Juazeiro é maravilhoso. “Estou curtindo muito, é gostoso, adoro as escolas de samba”, disse ela, que prestigia o carnaval da cidade pela quinta vez. As escolas de samba mostraram na avenida muito brilho, beleza e a cultura ribeirinha e brasileira, representada pela ala das baianas e passistas...

Prefeito de Paulo Afonso quer implantar moderno hotel escola e uma UTI no hospital municipal

O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT) – foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) para o debate das principais demandas do município. Ele esteve acompanhado pelo Procurador Geral do município, Flávio Henrique Magalhães Lima, pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Luis Carlos Carvalho, e pelo ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado federal Luiz de Deus.

Segundo Josias Gomes, um dos assuntos tratados foi a crise econômica do município em decorrência da redução da arrecadação de ICMS com a queda dos valores do preço do kw/hora. “O Estado apoiará Paulo Afonso, que teve uma queda de 40% na arrecadação do ICMS em 2015 comparando-se com o ano de 2014. Essa redução terá seus impactos negativos neste ano de 2016, já que a energia elétrica é o principal produto gerador de receita no município”, explicou Josias Gomes...

Escolas de Samba vêm com novidades na avenida no sábado de carnaval

As escolas de samba de Juazeiro estarão na avenida com muitas novidades. Desde o início da semana que a Regimento do Samba, Cacumbú e Unidos da Ponte vêm esquentando as suas baterias, já se preparando para mostrar todo o talento, diversidade e muito ritmo no Carnaval de Juazeiro 2016. Os ensaios das batucadas foram realizados em seus pontos de apoio, Regimento do Samba (Bairro Maringá), Unidos da Ponte (Petrolina) e Cacumbú (Centro).

A Regimento do Samba que está com uma bateria reforçada, realizou seus ensaios de 13 a 19 de janeiro. De acordo com o diretor, Anísio José da Silva, integrantes da bateria da Mocidade Independente, que não estarão no carnaval este ano com a sua escola, se juntaram com os batuqueiros da Regimento do Samba para fortalecer ainda mais o conjunto...