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Motoristas de empresa de ônibus param atividades na BA, diz sindicato

Parte dos funcionários da empresa de ônibus intermunicipal São Luís paralisaram as atividades na noite desta terça-feira (29). A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Intermunicipal e funcionário da empresa, Euvaldo Alves. De acordo ele, os motoristas não saíram com os veículos das garagens de Salvador e Senhor do Bonfim, no norte do estado. Na noite desta terça-feira, os funcionários que atuam nos guichês de vendas e atendimento ao cliente trabalharam normalmente.

O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), nem com a empresa São Luís. Contudo, os passageiros informaram que foram dadas duas opções: a devolução do dinheiro da passagem ou remarcação da viagem...

Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas de Petrolina será implantado na cidade 

O prefeito Júlio Lossio, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Kempler Reis, participa da solenidade de implantação do Comitê Gestor Municipal da Micro e Pequenas Empresas de Petrolina (CGMPE). O evento será nesta quarta-feira (30), as 9h, no Auditório do Sebrae. 

Uma iniciativa conjunta do poder executivo municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, o CGMPE encontra-se previsto na Lei Municipal n. 2337/2010, fazendo parte de um conjunto de ações e políticas públicas implementadas pelo município no fomento as micro e pequenas empresas nesta gestão.

Segundo o secretário Kempler Reis: “Caberá ao CGMPE, dentre outras competências, promover medidas de integração e coordenação entre os órgãos públicos e privados interessados, orientar e assessorar a coordenação da política municipal de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, e sugerir, promover, ações de apoio ao desenvolvimento destas empresas”. Tomará posse como presidente do CGMPE a Auditora Fiscal e Agente de Desenvolvimento do Município, Benigna Areias. ..

Empresa do Vale do São Francisco lança software social

A empresa local Sysvale Softgroup Tecnologia, cuja atividade consiste no desenvolvimento de sistemas e aplicativos, lançou um software para gestão de conselhos tutelares, gerenciamento de demandas, busca eficiente de informações e gestão de demandas através de aplicativo.

O sistema pode ser acessado através do link <http://conselhotutelar.org/>. Por funcionar nas nuvens, basta internet e um dispositivo que se conecte à mesma para que o sistema funcione perfeitamente. O aplicativo para Android funciona mesmo sem acesso à internet. Não é necessário investir em servidores potentes e infraestrutura de TI para o Conselho Tutelar...

Empresários lançam projeto para retomar crescimento da construção civil em PE

Empresários da Construção Civil e do segmento imobiliário serão contemplados com projeto de reestruturação empresarial. O anúncio será feito nesta quarta-feira (23), no Porto Social, durante o evento Café em Construção. A iniciativa irá viabilizar a integração e networking entre empresas de construção, móveis, arquitetura, armazéns e imobiliárias.

O projeto do Sebrae PE é formado por um grupo de empresários, que receberão atendimento individual e coletivo, participarão de  eventos, feiras e cursos específicos do segmento. Todas as iniciativas serão traçadas com base na gestão, tecnologia e acesso ao mercado. No evento, serão apresentadas as propostas do Inovar para Competir, que trás uma consultoria especializada para as empresas aderentes da ação. O projeto reúne, inicialmente, 50 empresas do setor, mas os interessados podem participar do evento para obter maiores informações e aderir ao projeto.

Esse conjunto de ações vai ajudar os empresários a enfrentar um cenário complicado, uma vez que o setor registra queda significativa. "Este grupo de empresários está buscando soluções para enfrentar a crise e com o apoio do Sebrae PE já obtiveram resultados significativos,  aumentando inclusive a  competitividade. O resultado será o fortalecimento de todo o setor e a região só tem a ganhar", afirma o consultor em Gestão da Qualidade Adalberto Souza...

Fim de seca anima empresários baianos da agricultura

Os empresários da agricultura e pecuária baiana terminam 2016 com os olhos voltados para os céus. Após o quinto ano consecutivo de seca, com prejuízos que ultrapassam os R$ 3 bilhões apenas na região Oeste, La Niña já trouxe as primeiras chuvas. “As chuvas chegaram nesta semana. Os produtores estão entusiasmados porque os prejuízos foram grandes”, comemorava o secretário da Agricultura, Victor Bonfim, durante a apresentação da Fenagro, na última quinta-feira. Bonfim lembra que desta vez os efeitos da estiagem se espalharam por todas as regiões agrícolas da Bahia. A região do Cacau teve quebra de 50% na safra, o Oeste contabilizou perdas de 40% na produção de soja e de 38% na de algodão, diz.

Entre os pecuaristas, os prejuízos também foram grandes. Só na região de Vitória da Conquista foram perdidas mais de 15 mil cabeças de gado, fala o secretário. “No próximo ano a agropecuária voltará a contribuir com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia”, projeta.”O Brasil precisa reflorestar 20 milhões de hectares e isso será feito com florestas plantadas. Onde vai ser? Dependem das condições”, diz Wilson Andrade, presidente da Abaf, defendendo que a Bahia se prepare para atrair os investimentos necessários para cumprir o Acordo Climático Global de Paris...

Empresários renegociam dívidas de ICMS na Semana de Conciliação

Mais de mil empresários baianos devem comparecer, até a próxima quinta-feira (24), à sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para renegociar dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). 

Serão cerca de 1,2 mil processos de cobrança judicial atendidos durante a Semana Nacional de Conciliação, que acontece na capital e nas unidades de justiça do interior do estado. Os empresários que optarem por regularizar a situação junto ao fisco receberão descontos que variam entre 30% e 70% em juros e multas, além de terem a opção de realizar o pagamento à vista ou o parcelamento em 12 ou 24 meses. 

Nesta sexta-feira (18), a empresária Selma Cerqueira esteve na sede do TJ e ficou satisfeita com as vantagens que encontrou. “É muito prático resolver isso em um único momento. É muito bom poder pagar a dívida e ter algum benefício, porque às vezes o débito já tem algum certo tempo, por conta de dificuldades, e vai crescendo por causa dos juros. Poder renegociar isso possibilita que muitos empresários regularizem a situação. Vale a pena”, contou a empresária. Selma possuía um dos seis mil processos judiciais selecionados pelo estado para obter os benefícios da Semana de Conciliação. 

Destes seis mil, 1,2 mil foram convidados a comparecer ao Tribunal de Justiça, mas todos os outros podem obter os mesmos benefícios por meio do site da Secretaria da Fazenda do Estado. O contribuinte pode fazer a simulação e gerar a documentação necessária para o pagamento via web. Mas, mesmo realizando o pagamento, o contribuinte deve estar ciente que a quitação será válida apenas após homologação por um juiz.

Mais rapidez

A iniciativa é resultado de parceria entre o TJ-BA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público estadual. A parceria entre o Executivo e Judiciário tem o objetivo de dar mais rapidez no julgamento destas questões e diminuir a quantidade de processos judiciais relacionados ao ICMS. 

Para o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, a iniciativa demonstra o empenho do Tribunal de Justiça em acelerar os processos judiciais. “É importante que o contribuinte saiba que o que não for conciliado durante a semana receberá prioridade de julgamento pelos juízes. Sabemos da dificuldade que a Justiça possui com o número muito grande de processos e essa é uma oportunidade de acelerar as pendências. Para nós, mais do que qualquer resultado financeiro, o importante é a decisão da Justiça e a possibilidade de ter um processo todo mais célere. O contribuinte precisa ficar atento aos prazos e regularizar a situação junto à Fazenda”, afirma Vitório. 

Descontos

Os descontos valem para ações ajuizadas até 31 de outubro e variam de acordo com o tipo de débito e com o número de parcelas escolhido pelo empresário. O desconto máximo - de 70% sobre juros e multas do ICMS cobrado judicialmente - será concedido para pagamento em parcela única, até 16 de dezembro. Se optar pelo parcelamento, o contribuinte terá 50% de redução para parcelamento em 12 meses e de 30% para parcelamento em 24 meses. 

Também estão incluídos na Semana da Conciliação os chamados contribuintes omissos, que chegaram a declarar o débito junto ao fisco estadual mas não fizeram a quitação, bem como os casos de processos de crimes contra a ordem tributária, que incluem, por exemplo, fraudes e falsificações associadas à prática de sonegação. Nos casos de crime, a iniciativa engloba apenas aqueles em que houver parecer favorável do Ministério Público. Os descontos para esses dois grupos são de 50% para a parcela única, 30% para pagamento em 12 meses e 10% para 24 meses. ..

Codevasf: Em Juazeiro funcionários lançam programa de saúde na empresa

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, desenvolvendo a consciência alimentar para obter um corpo saudável, um grupo de funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro(BA), criou um programa chamado “Saúde em dia”, que é desenvolvido sob acompanhamento de uma nutricionista, e que vem gerando resultados significativos entre os envolvidos com a ideia.

A iniciativa surgiu quando um grupo com aproximadamente 15 pessoas, acordou em aferir o peso e avaliar o índice de massa corporal toda primeira semana do mês. Cada um, portanto, reduziu a quantidade de carboidratos e calorias ingeridas e faziam algum tipo de atividade física. No entanto, eles não tinham parâmetros para saber se a perda de peso que vinha ocorrendo era saudável. Para isso, o grupo lançou na empresa uma proposta de adquirir uma balança profissional de biopedância, que fornece o percentual de músculo,  gordura do corpo e idade biológica. Cinqüenta funcionários acataram a idéia e contribuíram para a compra do equipamento, o que motivou ainda mais os participantes do programa em regrar, e levar a alimentação mais a sério...

Governo assina com empresa francesa contrato para fusegate na barragem de Ponto Novo

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou, nesta segunda-feira (07), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), convênio de cooperação técnica e financeira entre a secretaria, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento- (SIHS) para viabilizar a implementação do subprojeto Ponto Novo, com investimentos na ordem de 14,2 milhões. 

O objetivo do Subprojeto é aumentar a oferta hídrica e a produção irrigada na região, com destaque para a instalação do fusegate, tecnologia francesa para ampliação do armazenamento de água na barragem de Ponto Novo. Na ocasião foi assinado o contrato entre a Cerb e a Hidroplus, empresa que detém a patente do dispositivo.

A proposta do subprojeto foi apresentada ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) pelo Governo da Bahia, por meio da SDR e da executora do subprojeto, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a ser financiado com recursos do Pró-Semiárido, projeto em execução, resultado do acordo de empréstimo entre o Governo e o Fundo.

O diretor da CAR, Wilson Dias, ressaltou a importância do trabalho conjunto da SDR, SIHS, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e seus órgãos vinculados, a Casa Civil e a Secretaria de Relações Internacionais, juntamente com empresários, agricultores familiares, os irrigantes e a prefeitura. "Esse momento é de muita comemoração, porque estamos concretizando o início da execução do subprojeto, depois de muita dedicação, muitas reuniões e trocas de informações desse projeto inovador e importante para o Estado", comemorou.

O oficial nacional do Fida, Hardi Vieira, falou sobre este momento de fechamento da primeira etapa, de análise e avaliação. "Essa cooperação entre o FIDA e o Governo da Bahia entra num novo estágio, dá um salto de qualidade. E é importante que o governo possa identificar os locais em que podemos atuar juntos, porque somos mais que um agente financiador, somos parceiros", concluiu.

População beneficiada
A barragem atende 215 mil habitantes, com abastecimento de água para o consumo humano, em sete municípios: Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Itiúba, Senhor do Bonfim, Andorinhas e Jaguarari, com principais usos para o abastecimento humano, a irrigação e perenização do Rio Itapicuru. 

Investimentos
Para a instalação do fusegate serão investidos 7,5 milhões. O dispositivo será instalado no vertedouro da barragem elevando-o em 1,20 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando segurança hídrica, ampliação da área irrigada do perímetro e uma maior oferta do abastecimento de água para consumo humano.

Na fruticultura irrigada serão investidos R$ 3,8 milhões, com a implantação de 120 hectare irrigados, atendendo 60 famílias, sendo 30 do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e 30 do Movimento dos Sem Terra (MST). 

A piscicultura receberá R$ 1,6 milhão em recursos, com a implantação de 60 tanques rede, no espelho d'água da barragem e uma unidade de beneficiamento de pescado, beneficiando 40 jovens. 

Para Edvagno Rios, da coordenação nacional do MPA, "cada dia que passa a gente sente que o nosso sonho está sendo concretizado. Afora o horizonte se abre para as famílias que já começaram a produzir na área", falou.

Sobre o Perímetro
O Perímetro Irrigado de Ponto Novo possui uma área irrigável de 2,5 mil hectares, sendo que atualmente estão em produção 1,2 hectares, com culturas permanentes e temporárias, predominando a banana. Desse total, 725 hectares são explorados por agricultores familiares em 141 lotes de cinco hectares e 526 são cultivados por empresários, gerando 2.600 empregos diretos e 3.900 empregos indiretos, favorecendo o aspecto socioeconômico do município e do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru...

Integração Nacional seleciona empresas para implantação de adutoras no Ceará

A população do Ceará será beneficiada com a ampliação do abastecimento de água em oito municípios. O Ministério da Integração Nacional selecionou, nesta segunda (31) e terça-feira (01), as empresas que vão construir oito adutoras emergenciais no Estado: DG Log Construções, Logística e Serviços LTDA, CONJASF- Construtora de Acudagem LTDA, Primor Construções LTDA e Memp Construções LTDA. A liberação dos recursos, o acompanhamento e a fiscalização dos empreendimentos são de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão vinculado ao Ministério. Os extratos de dispensa de licitação foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).

O próximo passo será o Dnocs empenhar os investimentos da União no valor de R$ 40,17 milhões referentes à implantação das adutoras e assinar os contratos para início imediato das obras. Em outubro, foi publicada no DOU a confirmação do contrato com a empresa Pipe - Sistemas Tubulares LTDA, escolhida para fornecer os materiais, como tubos e conexões de aço das linhas adutoras. A intenção do Ministério da Integração Nacional foi que os materiais chegassem ao local do empreendimento antes das máquinas das construtoras para que não houvesse atraso. O prazo de execução das obras varia de 90 a 180 dias...

Microempresários querem mudanças em renegociação de dívidas

Empresários brasileiros enquadrados no Simples Nacional, que é um regime tributário diferenciado, defendem mudanças na Lei Complementar 123/2006, que trata do parcelamento de dívidas tributárias. Nesta segunda-feira (31), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), recebeu em Salvador, a advogada tributarista Eugenie Tanner, que representa um grupo de empresários do setor varejista, e ela colocou a situação como dramática para os empreendedores. Em conversa com a parlamentar baiana, Tanner informou que muitos deles não conseguem honrar os compromissos dos impostos e recorrem ao parcelamento do débito. 

Uma das mudanças propostas pelos empresários é desvincular o parcelamento das dívidas, que atualmente tem atualização mensal indexada à Taxa Básica de Juros (Selic) e vinculá-lo ao índice Nacional de Preços ao Consumidor. "A Selic funciona cumulativamente como correção montearia e juros. Nosso objetivo é levar a discussão ao Governo Federal para alterar a legislação do Simples com formas e condições que auxiliem na redução da inadimplência fiscal", acrescentou a advogada. A senadora Lídice da Mata disse que levará a discussão ao Governo para propor uma reforma na legislação. ..

Lava Jato: Empresário teria coordenado caixa dois em campanha de Jaques Wagner

Com a prisão preventiva do empresário Mariano Ferraz, detido no aeroporto de Guarulhos na quarta-feira (26) quando estava prestes a embarcar para Londres, a força-tarefa da Lava Jato avança sobre uma área ainda não investigada na Petrobrás: o setor de compra e venda internacional de combustíveis e derivados que pode atingir, além do PT, o PMDB e o PSDB. Segundo a Lava Jato, o grupo internacional Trafigura, do qual Ferraz é executivo, movimentou US$ 8,6 bilhões em compras e vendas de derivados de petróleo com a Petrobrás entre 2003 e 2015. Submetidas à Diretoria de Abastecimento da estatal, as operações foram citadas em depoimentos pelo senador cassado Delcídio Amaral e pelo ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró como um "terreno fértil para ilicitudes", pois a variação dos preços poderiam gerar "margem para propina". Segundo Cerveró, apesar de não ser uma área de "muita influência" do PT na estatal, as propinas nos negócios teriam abastecido caixa 2 da campanha de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia, em 2006.

Ele relatou também que Rogério Manso, diretor de Abastecimento que antecedeu Paulo Roberto Costa no cargo, seria um nome "do PSDB" indicado pelo ex-ministro da Fazenda Pedro Malan e que teria operado o "esquema de trading" até 2004. Ainda assim, segundo Cerveró, Manso teria continuado a atuar com trading até 2007 e teria sido quem coordenou "informalmente" a captação do suposto caixa 2 de Wagner. Delcídio também relatou em sua delação que, com a chegada de Paulo Roberto Costa, em 2004, Malan teria pedido ao então ministro da Fazenda Antonio Palocci que Manso permanecesse na diretoria. A partir daquele ano, contudo, Manso foi para a diretoria de Gás e Energia, onde ficou até 2007. Cerveró, por sua vez, disse que, depois de Manso, a área de trading teria sido assumida, em 2010, por um indicado pelo senador Edison Lobão (PMDB) identificado como "Pereirinha". No pedido de prisão de Ferraz, a força-tarefa aponta que o executivo teria repassado mais de US$ 800 mil em propinas a Paulo Roberto Costa entre os anos de 2011 e 2013 por meio de uma conta do genro do ex-diretor no exterior...

Empresas coreanas de tecnologia podem investir até R$ 1 bilhão na Bahia

Empresários da Coreia do Sul podem investir até R$ 1 bilhão nos próximos anos no desenvolvimento de projetos de tecnologia no estado. O investimento inicial, com previsão de US$ 100 milhões, será voltado para a construção de uma usina de energia solar. A proposta de parcerias público-privadas foi uma iniciativa de Hong Soon Kang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia (CCIBC), que, após visitar diversos estados, decidiu que a Bahia tinha grandes perspectivas de crescimento e retorno rápido para os investidores. “Estou no Brasil há 38 anos. Eu moro em Curitiba, mas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é muito difícil fazer investimentos. A negociação é muito difícil. Eles são muito fechados, cobram muita documentação. Uma coisa demorada. Já aqui em Salvador, com o prefeito ACM Neto, eu cheguei e já fui atendido. Neto é político muito simpático, inteligente e uma pessoa poderosa. Então é muito melhor fazer investimentos aqui. O vice-governador João Leão também me recepcionou muito bem. Além disso, a terra aqui é muito grande”, avaliou Kang, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com ele, além da usina de energia solar, ao menos três empresas que fabricam LED já estão interessadas em desenvolver projetos para a iluminação pública da capital baiana.

A CCIBC já convidou, oficialmente, diversos empresários coreanos para visitarem o estado. “Estamos convidando empresários para fazer investimentos primeiro na Bahia. Depois outros estados vão ver o resultado. No final de novembro, começo de dezembro, uma equipe deve vir. É possível que, por causa do fim do ano, seja adiado para janeiro do ano que vem. Eu convidei diversos empresários, que devem vir em uma comitiva para conhecer não só Salvador, mas cidades no interior do estado. Também não é só energia solar. Depois, no ano que vem, mais empresários devem investir aqui”, estimou o presidente. Hong Soon Kang, que é vice-consul da Coreia do Sul, veio à Bahia acompanhado do vice-presidente da CCIBC, José Luís Bender. Os dois decidiram investir no estado após intermédio do advogado Ricardo Alpire, especialista no setor de energia solar que atua no escritório Luduvice, Cal & Alpire e do empresário José Augusto Torres Maciel...

Morre blogueiro e empresario Luis Cesar Meirelles

Faleceu ás 11h40, da manha deste domingo dia 23, vitima de infarto  em sua residência na cidade de Juazeiro da Bahia, o empresario e Blogueiro Luis Cesar Meireles aos 63 anos.

Meireles foi candidato a prefeito de Senhor do Bonfim em 1988, apoiado pelo ex-prefeito e também saudoso Cândido Augusto Martins,Em suas atividades, foi representante da Ford nos anos 80 na época CAROVEL,representou a editora de livros didáticos  FTD,atualmente além de atuar como blogueiro Blog do Meireles, promovia eventos teatrais no vale do São Francisco com renomados artistas da TV Brasileira ao lado de sua Esposa Ana Kelly.

O corpo de Meireles será velado no Memorial Vila Nova e o sepultamento será nesta segunda-feira, às 11 horas no Cemitério de São Lázaro...

FIEPE descentraliza ações e reúne Conselho de Empresários em uma indústria de Petrolina - PE

A indústria petrolinense Paluma, que produz por mês 150 toneladas de polpa de frutas, 20 mil litros de sucos de uva e 40 toneladas de doces de goiaba, foi a empresa escolhida para sediar nesta segunda-feira (17), a reunião/almoço doConselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

A reunião, que acontece mensalmente na sede da entidade, começou com o diretor regional, Albânio Nascimento fazendo uma apresentação compacta do Sistema FIEPE. Uma entidade representativa do setor produtivo que tem como função promover o processo de desenvolvimento da indústria local, contribuindo para o aperfeiçoamento empresarial e para a melhoria das condições socioeconômicas regionais e nacionais...

Empresários do ramo de panificação se preparam pra mais uma missão empresarial

Um grupo de empresários ligados à Associação das Empresas de Panificação de Juazeiro vai participar nos próximos dias 28 29 de Outubro de um encontro que reunirá representantes de panificadoras de toda a Bahia. Trata-se do 2º Encontro Técnico de Panificação do Estado da Bahia, que acontecerá no SENAI em Feira de Santana.

Na oportunidade, os empresários juazeirenses vão receber novos conhecimentos nas áreas de  tecnologia e subsídios para panificação e as novas tendências para o trabalho nas panificadoras, com palestras que serão ministradas por técnicos do SEBRAE e do ITPC- Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria, organizadores do evento. "Esse vai ser mais um momento pra que os empresários de Juazeiro troquem experiências e absorvam o que há de melhor nas tecnologias em favor desse setor. Com isso eles poderão aplicar essas novidades em suas empresas e tornar o serviço de panificação ainda melhor para o seu cliente", relatou Rinado Moraes, consultor do projeto de panificação e massas do SEBRAE de Juazeiro.

Além das palestras, os panificadores também participarão de oficinas que abordarão temas como a qualidade do pão francês, produtividade na panificação, desperdício na panificação, custos da panificação, dentre outros. "Não podemos perder essa oportunidade. Estamos em um momento de consolidar o setor de panificação em Juazeiro e pra isso buscaremos sempre o melhor pras nossas empresas e pros nossos clientes", afirmou Wagner Matos, representante da Associação das Empresas de Panificação de Juazeiro...

Primeira eleição sem financiamento de empresas levou para as ruas campanhas mais enxutas

De acordo com dados do Repositório de Dados Eleitorais, da Justiça Eleitoral, no Brasil, foram arrecadados mais de R$ 5,5 bilhões para as eleições de 2016 pelas novas regras. Destes, quase R$ 3 bilhões dos diretórios partidários e R$ 1,3 bilhão dos próprios candidatos...

MP-BA move ação contra empresa que administra Hospital Regional de Juazeiro

A atual situação do Hospital Regional de Juazeiro foi apresentada à Justiça em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues de Souza contra a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMICA) e o Estado da Bahia. Conforme a promotora de Justiça, a prestação dos serviços de saúde pública está comprometida na unidade hospitalar por causa do atraso no repasse de verbas.

Os salários dos profissionais estão atrasados, faltam medicamentos e insumos e alguns atendimentos e serviços estão suspensos, registra Rita de Cássia, destacando que o hospital é gerido pela APMICA, por meio de contrato firmado com o Estado, e integra a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), que atende cidadãos de 53 municípios. Ela solicita à Justiça a concessão de tutela de urgência para determinar aos acionados o cumprimento integral do contrato emergencial, de forma que o Estado realize o pagamento das parcelas na data consignada, bem como adimpla as parcelas em atraso, e que a Associação preste contas no prazo previsto e se abstenha de interromper o atendimento...

ALERTA DA COELBA: FALSO PROCESSO SELETIVO EM NOME DA EMPRESA

A Coelba faz um importante alerta às pessoas que estão buscando recolocação no mercado: o processo seletivo que vem sendo divulgado em alguns sites que informam sobre vagas na web é falso. De acordo com o falso anúncio publicado, a empresa estaria com diversas vagas abertas em diversos municípios da Bahia.

A empresa esclarece que, para os recrutamentos externos, utiliza, apenas, o site www.vagas.com.br ou, eventualmente, no caso de cargos estratégicos, o LinkedIn. ..

Semana Sebrae levou conhecimento para mais de mil empresários no Norte da Bahia

Em Juazeiro e outros quatro municípios do Norte baiano, a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, na região, superou as expectativas em número de participantes. No total foram oferecidas cerca de 20 capacitações para um público de 1,4 mil empresários e potenciais empreendedores. Durante cinco dias eles participaram de palestras, megapalestras e oficinas, nas áreas de competitividade, design, empreendedorismo, finanças, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, motivação, planejamento e sustentabilidade. Os alimentos arrecadados no ato das inscrições para o evento serão doados para instituições filantrópicas de Juazeiro.

O gerente regional do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, frisou que a participação do público foi expressiva e isso mostra que os empresários entendem que o diferencial do negócio de sucesso é o nível de conhecimento que a equipe detêm. "O empresário precisa dominar conhecimentos sobre gestão, liderança e, principalmente, sobre o perfil do consumidor. Agora é fazer bem o dever de casa e colocar em prática tudo que foi apresentando nas capacitações em Juazeiro, Paulo Afonso, Uauá e Casa Nova", destacou...

Palestras sobre Atendimento e Visual de lojas abrem Semana Sebrae de Capacitação Empresarial no norte da Bahia

Uma música instrumental recepcionou os participantes na abertura da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Juazeiro. O som ambiente foi um dos temas abordados na palestra "Gestão Visual de Lojas", ministrada pela consultora do Sebrae, Ivonize Figueiredo. A ação foi realizada na segunda-feira, 29, no Grande Hotel de Juazeiro e reuniu empresários e colaboradores dos segmentos de comércio, alimentos, indústria e serviços.

O empresário Jaime Neves, da Sorveteria Beig Mel, um dos participantes da capacitação, faz parte de um negócio familiar, que funciona há mais de 30 anos na cidade. Com experiência de sobra no ramo de sorveteria, o jovem quer inovar no ambiente e serviços da empresa para expandir o negócio e atrair mais clientes...