Palestras sobre Atendimento e Visual de lojas abrem Semana Sebrae de Capacitação Empresarial no norte da Bahia

Uma música instrumental recepcionou os participantes na abertura da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Juazeiro. O som ambiente foi um dos temas abordados na palestra "Gestão Visual de Lojas", ministrada pela consultora do Sebrae, Ivonize Figueiredo. A ação foi realizada na segunda-feira, 29, no Grande Hotel de Juazeiro e reuniu empresários e colaboradores dos segmentos de comércio, alimentos, indústria e serviços.

O empresário Jaime Neves, da Sorveteria Beig Mel, um dos participantes da capacitação, faz parte de um negócio familiar, que funciona há mais de 30 anos na cidade. Com experiência de sobra no ramo de sorveteria, o jovem quer inovar no ambiente e serviços da empresa para expandir o negócio e atrair mais clientes.

"Temos a tradição no segmento e nossa meta agora é buscar inovação, investir em uma nova fachada, na ambientação e criar novos sabores. A palestra alertou sobre a importância de trabalhar os sentidos para aumentar as vendas. É impressionante como isso interfere na venda, desde o som ambiente ao sabor do produto", destacou.

Durante a palestra, Ivonize Figueiredo explicou que ao estruturar um negócio, o empresário precisa pensar na imagem que ele deseja passar ao consumidor, pois a composição de arquitetura, fachada, vitrine, disposição de produtos, móveis, iluminação, som e cheiro, aliado à qualidade do produto ou serviço e atendimento vai influenciar no processo de atrair o cliente e fechar a venda. "A loja precisa despertar no consumidor a vontade de entrar, permanecer no ambiente e comprar. O cliente precisa se sentir bem no espaço, com comodidade, envolvido pelos produtos e atendimento. Assim, com certeza a venda será concretizada", frisou.

Na programação da Semana, em Juazeiro, já teve palestras sobre "Cuidados com a inadimplência - Do cadastro à cobrança", "Empresário como líder coach", "Como atender para vender mais" e oficina sobre "Gestão de capital de giro". Em Paulo Afonso, a palestra "Como atender para vender mais" lotou o auditório do Hotel San Marino. Foram mais de 200 participantes buscando excelência no atendimento para aumentar as vendas.

A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 02, com diversas palestras e oficinas em Juazeiro, Paulo Afonso, Casa Nova e Uauá. No total são cerca de 20 capacitações (programação completa em anexo) e mais de mil vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae, em Juazeiro e Paulo Afonso, e nas associações comerciais de Uauá e Casa Nova. Basta levar um quilo de alimento, que será doado às instituições filantrópicas da região. Para outras informações ligar para (74) 3612 0827.

Semana Sebrae acontece até este sábado, 3, na capital

A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.semanasebrae.com.br. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.

Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo. Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.

Ascom/Sebrae-BA