Foram encontrados 634 registros para a palavra: emergencia

Chuvas: Jacobina é decretada em estado de emergência pelo Governo Federal

As cidades de Jacobina E Manoel Vitorino e Entre Rios, tiveram decretos de emergência reconhecidos nesta quarta-feira (26). Estragos causados pelas chuvas no início do mês fizeram os municípios pedir ajuda pública. Jacobina teve o decreto de emergência homologado pelo governo federal, enquanto Manoel Vitorino e Entre Rios, pelo governo estadual.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual [Sudec], Jacobina registrou 858 pessoas afetadas pelas chuvas, enquanto Entre Rios anotou 174 e Manoel Vitorino, 31. No estado, 14 municípios já decretaram situação de emergência devido às chuvas, com 42,6 mil pessoas prejudicadas...

Jacobina decreta estado de emergência e outras 20 cidades baianas que sofrem com as chuvas podem ter os decretos reconhecidos pelo Estado

Cerca de 20 cidades baianas que sofrem com as chuvas podem ter os decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. A lista tem Jacobina [choveu 130 mm em poucas horas, estragos nas ruas]. Também Jucuruçu [oito dias de chuvas, estradas e pontes destruídas];  Mairi [enxurradas]; Malhada [estradas e pontes danificadas que dão acesso a zona rural]; Maonel Vitorino [270 mm em seis dias chuva (volume previsto para seis meses]; Milagres [pavimentação castigada]; Mucuri [alagamentos]; Nova Viçosa [alagamentos e enxurradas]; Tanhaçu [uma ponte caiu no acesso à localidade de Conceição]; Teofilândia [água invadiu casas] e Itabela [vendaval].

Neste período de chuvas que ocorrem no estado, o caso mais grave ocorreu em Coaraci, no sul baiano, onde três pessoas morreram após o carro onde estavam cair em um barranco. Um homem também veio a óbito em Macarani, após ser sugado por um bueiro. Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual (Sudec), Paulo Sérgio Luz, o estado deve prestar apoio para ajudar desabrigados e na reconstrução de acessos a comunidades isoladas...

CBMBA participa da Fenagro 2018; alestras e simulado de emergência estão sendo realizados diariamente

Até o próximo domingo (2), quem visitar a Fenagro, no Parque de Exposições, vai poder conhecer um pouco do dia-a-dia do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A corporação está com uma exposição de materiais e uniformes utilizados pelos militares, além da realização de palestras diárias sobre segurança e simulado de emergência.

"Estamos com diversas atividades para o público, onde abordamos situações vividas no cotidiano dos cidadãos e mostrando que nos acidentes podem ser evitados", explicou o  comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles. ..

Após várias reclamações, Secretaria da Saúde esclarece situação para atendimento de urgência e emergência pelo SAMU em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde vem a público esclarecer sobre a situação em que se encontra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em virtude da super lotação em que se encontram as unidades hospitalares referências no Vale do São Francisco e a ausência de leitos para assistir a todos os pacientes nestes hospitais, a cada ocorrência que o SAMU realiza, as macas acabam ficando retidas nas unidades. Em média o SAMU registrava cerca de 60 ocorrências por dia, agora está chegando a 15 atendimentos por dia.

Atualmente o serviço contém cinco ambulâncias básicas e duas ambulâncias de suporte avançado. O município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com quatro novas ambulâncias para atender às demandas e em breve estarão atuantes para auxiliar nos serviços de urgência e emergência do município. O município, no entanto, não pode se responsabilizar pela situação em que se encontram os hospitais públicos da região...

Seca leva Pernambuco a decretar estado de emergência em 54 cidades

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou situação de emergência em 54 municípios do sertão em decorrência da estiagem. A decisão está publicada na edição desta quarta-feira (26) no Diário Oficial do estado, na página 1, da seção dedicada ao Executivo. O texto informa que "fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como situação de emergência [...] por um período de 180 dias".

Em seguida, o decreto acrescenta que “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à “Situação de Emergência”, em conjunto com os órgãos municipais”...

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência

O candidato à presidência Jair Bolsonaro, do PSL, passa por cirurgia neste momento (23h30) para tratar uma aderência que está obstruindo seu intetino delgado, segundo boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Albert Einstein, onde está internado desde o último sábado, dia 7. Bolsonaro "evoluiu agora com distensão abdominal progressiva e náuseas, foi submetido a uma tomografia de abdômen". O exame mostrou a presença da obstrução e a indicação foi o tratamento cirúrgico.

Durante a tarde desta quarta-feira (12), Bolsonaro teve náuseas e distensão abdominal. O paciente passou por uma tomografia, que apontou a obstrução. No boletim da manhã, os médicos informaram a suspensão da alimentação oral por causa do surgimento da distensão abdominal (inchaço do abdômen provocado por ar e que é consequência da redução do movimento do intestino). Desde então, ele vinha recebendo alimentação pela veia. ..

Por conta da estiagem prolongada no oeste da Bahia, 11 dos 35 municípios já decretaram situação de emergência

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), as cidades que apresentam os estados mais críticos são: Bom Jesus da Lapa, onde a seca já atinge 63 mil pessoas; Serra do Ramalho, com 25 mil moradores prejudicados pela estiagem; Ibotirama, onde a seca afeta mais de 11 mil pessoas e Mansidão, com 8 mil pessoas atingidas.

A estiagem também chegou à cidade de Barreiras. Um incêndio que começou na noite de segunda-feira (3) levou mais de 24h para ser debelado, por conta do tempo e vegetação seca. A área queimada tem seis hectares, o equivalente a oito campos de futebol. Lavradores estão com dificuldades para plantar, por conta da secura no solo. O agricultor Ademar Ferreira, por exemplo, chegou a preparar a terra da fazenda onde mora para o plantio. Com a necessidade de economia de água, ele usou apenas metade do espaço previsto...

Curaçá, na Bahia, tem emergência reconhecida

A cidade baiana de Curaçá, localizada no norte da Bahia, teve situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. O reconhecimento foi dado por causa da falta de chuvas, que leva à estiagem no município. A publicação foi divulgada no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil. Com o reconhecimento, a prefeitura de Curaçá pode solicitar ajuda do governo federal para ações de defesa civil. Como por exemplo o abastecimento de água com a ajuda de caminhões-pipa. O reconhecimento federal de situação de emergência vale por 180 dias. ..

Chorrochó tem decreto de emergência por estiagem e Bahia passa a ter 183 cidades afetadas pela falta de chuva

O município de Chorrochó, localizado no norte do estado, na região do Vale do Rio São Francisco, teve o decreto de situação de emergência por motivo de estiagem publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (26). Com a inclusão da cidade na listagem da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), cresce para 183 o número de municípios impactados pela estiagem prolongada. O número corresponde a 44% do total de cidades do estado, com um total de cerca de três milhões de pessoas afetadas diretamente pela seca.

O decreto que inclui Chorrochó na listagem tem como base estudos realizados pela Sudec, que constatou impactos da falta de chuvas na região. A estiagem, de acordo com o órgão, compromete a subsistência dos moradores e a economia local. O ato, publicado no Diário Oficial, tem prazo de 180 dias, retroativo ao dia 7 de julho, e prevê o emprego de ações para minimizar os impactos da seca a partir do fornecimento de serviços e assistência à população e atividades econômicas com dispensa de licitação, a exemplo da oferta de caminhões-pipa...

SAMU divulga número de telefone emergencial

A Secretaria de Sáude de Juazeiro informa que devido a um problema na operadora de telefonia, o número 192 do SAMU está temporariamente indisponível. A população pode acionar o serviço por meio do número (74) 9 9198 0828, enquanto a linha não é restabelecida. ..

Manaus decreta situação de emergência diante de surto de sarampo

A prefeitura de Manaus vai decretar situação de emergência por 180 dias em razão do surto de sarampo registrado na capital amazonense. O anúncio será feito hoje (3) durante coletiva de imprensa com o prefeito Arthur Virgílio Neto.

No Amazonas, até 20 de junho, foram confirmados 263 casos de sarampo, enquanto 1.368 permanecem em investigação e 125 foram descartados. Das 1.756 notificações registradas no estado, 82,1% (1.441) são em Manaus.
 ..

Seca: Governo federal reconhece situação de emergência em 184 cidades; municípios da Bahia estão na lista

O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em 184 municípios de sete estados - Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Goiás e Pará.

As listas das cidades estão em portarias publicadas hoje (19) no Diário Oficial da União, sendo a maioria localizada no estado da Paraíba, onde 176 municípios estão em estado de emergência. A medida permite às prefeituras solicitar apoio da União para ações emergenciais...

Casa Nova: Prefeito leva à periferia serviços emergenciais

O Prefeito Wilker Torres, que nos finais de semana vai às comunidades no interior de Casa Nova, acompanhado de Secretários e equipe, reúne-se com associações e comunidades, incentiva o associativismo e o cooperativismo, trouxe para a sede do município a mesma prática. Iniciou este final de semana as visitas aos bairros periféricos de Casa Nova: "Começo por onde a população mais sente falta da prefeitura e mais necessita de nossa presença" – diz o prefeito, acompanhado da Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos; de técnicos da Secretaria de Educação, Serviços Urbanos, Obras e da Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira.

"Não é a solução imediata de todos os problemas, mas é uma forma de aproximar nossos secretários e técnicos responsáveis da população, abrir um canal direto com o prefeito e com quem presta os serviços". Nesta primeira visita o prefeito esteve na Vila Massú e Vila Galvão, conversando com moradores e caminhou pela avenida que dá acesso ao Supermercado Bom Preço, determinou o início de recuperação em ruas, reposição de lâmpadas e limpeza...

Prefeitura de Juazeiro decreta estado de emergência e adota novas medidas diante da crise de abastecimento

Com a continuidade do movimento grevista dos caminhoneiros e bloqueio de rodovias, a Prefeitura de Juazeiro comunica a adoção de novas medidas para mitigar os efeitos da paralisação e esclarece sobre a situação atual dos serviços públicos.

O prefeito Paulo Bomfim decretou estado de emergência, diante do cenário que assola o país. As secretarias e repartições da administração pública municipal funcionarão, nesta terça-feira, com expediente de 6 horas corridas...

Casa Nova Urgente: Prefeito decreta emergência em razão da greve

O Prefeito Wilker Torres, levando em consideração "que é dever do gestor adotar medidas que visem pelo menos amenizar os efeitos da greve deflagrada pelos caminhoneiros, visando e buscando sempre o bem-estar da população", decretou, de acordo com o Decreto 401/2018, datado de 26 de Maio de 2018, "estado de emergência no âmbito do município de Casa Nova até que seja normalizado o abastecimento de insumos, em especial, quanto a combustíveis, materiais e produtos destinados à rede municipal de saúde"

Com o Estado de Emergência decretado, fica autorizada a aquisição de insumos e produtos essenciais e necessários ao abastecimento das unidades de saúde do Município, permitindo assim que funcionem normalmente, junto a qualquer fornecedor que disponha de tais produtos para venda, independentemente de ser o mesmo contratado pelo Município, mediante de processo de dispensa de licitação...

Prefeitura de Petrolina decreta situação de emergência devido à crise dos combustíveis

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (28) devido à falta de combustíveis que inviabiliza alguns serviços públicos na cidade. No documento, o gestor ressalta que a greve nacional dos caminhoneiros tem provocado o desabastecimento de insumos mínimos, como gêneros alimentícios, água potável, medicamentos, gás, entre outros.

No decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação de Comitê Gestor da Crise na realização de ações de manutenção das atividades administrativas, prestação de serviços, articulação com outras esferas de governo e a sociedade em geral. Também fica determinado às secretarias municipais que, no âmbito de suas competências, elaborem plano de manutenção dos serviços públicos essenciais, inclusive no que tange à possibilidade de suspensão e/ou interrupção temporária...

Bahia: Plano emergencial mantém abastecimento de itens básicos

Combustível para viaturas, ambulâncias, ônibus, entre outros serviços básicos estão sendo escoltados por equipes das forças de segurança estaduais até Salvador e cidades da RMS e interior. Alimentos, oxigênio para hospitais também estão na lista de prioridade do plano emergencial definido pelo governador Rui Costa e cumprido pela Secretaria da Segurança Pública, anunciado, neste domingo (27).

Os Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv) e de Choque (BPCHq), após negociações com o movimento dos caminhoneiros, estão escoltando os materiais. No Centro de Operações e Inteligência da SSP foi ativada uma sala de situação com integrantes de forças estaduais e federais monitorando as rodovias e cargas sensíveis...

Paulo Câmara decreta estado de emergência em Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, decretou estado de emergência na tarde desta sexta-feira (25). De acordo com o chefe do executivo, o Governo está tomando medidas que garantam os serviços de segurança, saúde e transporte público. “Vamos intensificar isso nos próximos dias, até a normalização dos serviços. Hoje estou assinando esse decreto de emergência que vão dar condições de agilidade ao estado e aos municípios e envolve situações tributárias e financeiras que vão garantir o Estado a agir com as medidas necessárias para garantir o ir e vir das mercadorias e do combustível”, disse Paulo Câmara.

O decreto deve ser assinado nesta sexta e publicado no Diário Oficial deste sábado (26).”Vamos assinar em breve esse decreto de emergência que vai, a partir de amanhã, dar as condições para que o Estado possa intervir de maneira mais rápida para a normalidade desses serviços”, pontuou. “O ir e vir, desde ontem, já estão garantidos. A polícia está dando todo o apoio e vai intensificar essas ações. Nós não vamos permitir que haja algum tipo de bloqueio para o abastecimento das cidades”, acrescentou o governador...

Casa Nova: Efeitos da seca duradoura levam prefeito a decretar situação de emergência

O Prefeito Wilker Torres decretou situação de emergência no interior do município de Casa Nova. A decisão foi tomada depois do parecer da Comissão Municipal de Defesa Civil "relatando a ocorrência" dos efeitos da seca sobre as plantações, animais e abastecimento de água para consumo humano e sendo "favorável à declaração de situação de emergência".

No decreto, assinado e publicado no dia 02 de Maio de 2018, o prefeito leva em consideração "a estiagem prolongada"; "a drástica redução no volume de água dos mananciais e poços artesianos", "os problemas na produção pecuária e na geração de empregos", entre outros e "declara situação de emergência nas áreas do município contidas no formulário de informações do Desastre – FIDE"...

Cemitério Campo das Flores recebe ação emergencial da Prefeitura de Petrolina

Uma equipe da Prefeitura de Petrolina está trabalhando na limpeza e na manutenção de um muro que caiu nesta sexta-feira (04) no Cemitério Campo das Flores, no centro da cidade. Uma vistoria preliminar apontou que o incidente se deu por causa do acúmulo de lixo e entulho em um vão entre o muro do fundo do cemitério e um imóvel residencial, pressionando a parede que não resistiu. 

Não havia ninguém no local no momento da queda do muro e por isso não houve feridos. Apenas um túmulo ficou danificado. A SEINFRA já programou a reconstrução do muro que começar assim que o trabalho de remoção de entulho for concluído...