Foram encontrados 144 registros para a palavra: embrapa

Feira Agroecológica terá participação de representantes do bioma caatinga

Será realizada em Brasília, a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade. O evento acontecerá entre os dias 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará ao evento sabores e belezas da agricultura familiar, incentivando, assim, a comercialização dos produtos agroecológicos brasileiros e técnicas sustentáveis de produção. 

A estrutura da feira contará com 80 bancas que representarão os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os expositores serão compostos 30% por agricultores familiares, 30% de povos indígenas e comunidades tradicionais, 30% são oriundos da reforma agrária e 10% que não necessariamente se encaixam em alguma dessas categorias. ..

Congresso de Agrometeorologia e Mudanças Climáticas termina nesta sexta feira 18

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), foram iniciados no dia 14 e o encerramento acontece nesta sexta-feira 18. O evento acontece em Juazeiro-BA e Petrolina-PE com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”, o objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O evento reúne mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos. Entre o público estão pesquisadores, professores, estudantes, empresários, investidores, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas e demais profissionais que utilizam as informações agrometeorológicas para a sua atuação, autoridades e demais atuantes nos sistemas de produção agrícola e formuladores de políticas agrícolas...

Juazeiro e Petrolina discutem mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), teve início nesta segunda-feira 14. A programação vai até o dia 18 de agosto. O Congresso e Simpósio acontecem entre Juazeiro e Petrolina com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”. O objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do congresso Iedo Sá participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) e informou que o evento terá mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos...

Embrapa Semiárido promove distribuição de sementes e mudas e movimenta a Expoleite 2017 em Afrânio

Durante a Expoleite 2017, em Afrânio-PE, a Embrapa Semiárido montou estande para difundir suas tecnologias e passar informações aos produtores e público em geral presente à feira.

Um dos pontos alto da participação da Embrapa Semiárido ocorreu no sábado, quando seus representantes promoveram distribuição de sementes de guandu e milheto e mudas de gliricídia, o que atraiu um grande número de produtores ao local, interessados em adquirir os produtos e ávidos por informações que possibilitem melhoria de suas atividades...

Juazeiro e Petrolina devem sediar o 17° Siconbiol, em 2021

As cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) devem receber, em 2021, a 17ª edição do Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol). A proposta foi aprovada por unanimidade em assembleia da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), ocorrida no dia 6 de Junho, em Ribeirão Preto (SP), durante a 15ª edição do Simpósio.

A proposta foi apresentada pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Tiago Costa Lima, e foi construída com a participação de pesquisadores e professores da Embrapa Semiárido, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Moscamed...

Embrapa Semiárido aprova seis novos projetos no SEG

Seis propostas submetidas pela Embrapa Semiárido foram aprovadas nas chamadas 04/2016 e 05/2016 do Sistema Embrapa de Gestão (SEG). As novas pesquisas serão voltadas especialmente para a agricultura dependente de chuva, envolvendo culturas como o guandu e feijão caupi, a produção de palma, além de trabalhos com agroecologia.

Uma das propostas aprovadas é a “Seleção de novas estirpes de rizóbio para leguminosas de interesse econômico e ambiental para o Nordeste”, liderada pelo pesquisador Paulo Ivan Fernandes Junior. O trabalho, que irá compor o Portfólio “Fixação Biológica de Nitrogênio”, tem como objetivo dar continuidade à obtenção de tipos mais eficientes de rizóbio para a cultura do feijão-caupi e espécies arbóreas nativas. Essa bactéria é responsável pela fixação de nitrogênio no solo, o que diminui a necessidade aplicação desse nutriente...

Seminário na Embrapa discute soluções e estratégias produtivas para superação dos efeitos da seca

O auditório do Centro de Pesquisa da Embrapa em Petrolina (PE) ficou pequeno para tanta gente interessada em debater as alternativas e possibilidades produtivas existentes no Semiárido, especialmente nesse período em que a região vive mais uma longa estiagem.

Os pesquisadores/as, agricultores/as, estudantes e representantes de organizações públicas e da sociedade civil, que lotaram o auditório, participam do Seminário Convivência Produtiva com a Seca – Soluções e Estratégias de Ações, que esta sendo promovida pela própria Embrapa nos dias 14 e 15 de marco, com o apoio de outras instituições de pesquisas e de incentivo a agropecuária e de desenvolvimento regional.
Após a cerimonia de abertura onde as autoridades saudaram os/as participantes e falaram da importância de se debater a capacidade produtiva do Semiárido, vieram os painéis temáticos com diversas palestras que abordaram as características físicas e climáticas da região que, há muitos anos reclama a ausência de políticas públicas que efetivamente viabilizem o penitencial agropecuário do Semiárido...

Governo de PE e Embrapa Caprinos e Ovinos implantam projeto para fortalecimento da caprinovinocultura

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcos Bomfim, discutiram na última semana parceria para implantação do Projeto Inova Social, que tem como foco o aumento da produção de leite (caprinos e ovinos), melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização do produto, que será transformado em queijo. Em Pernambuco serão beneficiados os criadores dos sertões do Pajeú e do Moxotó, que têm a caprinovinocultura como uma das vocações produtivas.

Por meio do BNDES serão investidos R$ 5 milhões no projeto, que vai atender mais de 450 produtores de 46 municípios localizados em Pernambuco e na Paraíba com ações de fomento e fortalecimento da cadeia, executadas ao longo de cinco anos. As primeiras atividades serão as oficinas de mobilização onde os técnicos da Embrapa e Sara/IPA vão identificar as principais demandas dos produtores. ..

Prefeito visita Embrapa Uva e Vinho – RS, em busca de novos negócios para Lagoa Grande - PE

A Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, através do pesquisador Mauro Zanus, recebeu este mês, a visita do Prefeito Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande – uma das maiores produtoras de uvas e vinhos do Vale do São Francisco - PE. Junto com ele estava o ex-prefeito e enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a acreditar e trazer uvas para esta região. A comitiva foi acompanhada pelos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.

Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, disse que ali foi um pontapé inicial da parceria com Embrapa. "Estamos buscando a denominação de origem da uva que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima e solo. Queremos expandir as novas variedades para os produtores de nossa região", afirmou...

Constesf e Embrapa planejam parceria para beneficiar agricultores familiares do Território do São Francisco

O presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e prefeito de Canudos, Genário Rabelo, e o diretor de projetos, Frank Chaves, reuniram-se, nesta sexta feira (27), com o Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), Pedro Carlos Gama, e os pesquisadores, Flávio França e Carlos Gava, para discutirem a viabilidade de uma parceria que leve aos municípios pertencentes ao consórcio alguns projetos desenvolvidos pela Embrapa.

O objetivo do Constesf é que os projetos da Embrapa Semiárido, como os do Umbu Gigante e Maracujá do Mato, alcancem os 10 municípios do Território do Sertão do São Francisco, beneficiando agricultores familiares com orientações técnicas e alternativas de desenvolvimento agrícola sustentável que possibilitem uma convivência digna com a seca...

Novo Comitê Assessor Externo é instalado na Embrapa Semiárido

Em reunião a ser realizada no dia 8 de dezembro, a partir das 8h, na sede da Embrapa Semiárido, será apresentada e instalada a nova composição do Comitê Assessor Externo (CAE) deste centro de pesquisa. O órgão consultivo é formado por representantes das cadeias produtivas e de segmentos estratégicos da iniciativa privada, de instituições de ensino, organizações estaduais de pesquisa e extensão rural e entidades representativas da sociedade civil.

O Comitê foi criado em todos os centros de pesquisa da Embrapa, com a finalidade de promover a interlocução entre a instituição e seu ambiente externo, apresentando e debatendo problemas, soluções, desafios, tendências e oportunidades relacionadas ao universo de atuação da empresa. Entre suas atribuições está a captação de demandas dos segmentos agrícolas, em particular, e da sociedade, em geral, e o monitoramento do ambiente, especialmente quanto à análise de tendências nos cenários de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que sejam relevantes ao planejamento e à programação de pesquisa e desenvolvimento (P&D)...

Pesquisadores da Embrapa relatam o sucesso da criação na Bahia da espécie "Abacaxi Imperial"

O secretário Josias Gomes (Serin) recebeu em audiência Alberto Duarte Vilarinhos – chefe geral – e o pesquisador da área de transferência de tecnologia, Joselito da Silva Motta, ambos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal.

Eles trabalham na unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada no município de Cruz das Almas, e vieram informar sobre o sucesso da pesquisa que criou o "Abacaxi Imperial", estudo possível graças a destinação de emenda parlamentar do deputado federal Josias Gomes, no valor de R$ 200 mil...

Embrapa: Dias de campo apresentam uvas brasileiras para clima tropical

Na próxima semana, de segunda à sexta, 7 a 11, a Embrapa irá fazer uma verdadeira maratona para apresentar as diferentes cultivares de uva para mesa, suco e vinho, desenvolvidas e lançadas recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira, conduzido pela empresa de pesquisa, que estão tendo excelente desempenho no semiárido nordestino. Os dias de campo acontecerão em diferentes campos de produção na cidade de Petrolina (PE) e a cada dia será apresentada uma variedade específica.

Segundo a pesquisadora Patrícia Ritschel, coordenadora do Programa de Melhoramento Genético da videira da Embrapa Uva e Vinho, a ideia é divulgar as cultivares que vem mostrando um bom desempenho na região e, assim, estão ampliando a competitividade para os produtores na região. "A grande maioria das uvas que vamos apresentar são tolerantes às principais doenças da videira, em especial o míldio, o que representa uma grande vantagem para produtores e consumidores, já que esta tolerância possibilita uma redução das aplicações de fungicidas" destaca Patrícia...

Produção de vinhos nos trópicos é tema de evento internacional em Petrolina

Neste mês de outubro, dois eventos atraem, para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes...

Embrapa: Dia de campo integra criação de peixe e horta comunitária para produção de alimentos e geração renda

Pode não ser perfeito, mas é um sucesso o "casamento" entre a criação de peixes e hortas comunitárias para pessoas, vinculadas ou não ao meio rural, produzirem nos quintais de casa, alimentos ricos em proteína animal e vegetal, além de carboidratos, minerais e vitaminas. O modo de consumar essa união é o motivo de um dia de campo que a Embrapa Semiárido, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e a Cooperativa de Produtores e Comerciantes dos Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES) promovem no dia 2 de setembro (sexta-feira), na Colônia de Pescadores e Terminal Pesqueiro de Sobradinho (BA).

O evento vai demonstrar o emprego de tecnologias de baixo custo que, se bem manejadas, são garantia de segurança alimentar e de renda para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e econômica. O conjunto de técnicas e de informações a ser apresentado a um público formado por donas de casa,agricultores familiares, piscicultores, pescadores, estudantes e técnicos, tem por base o chamado "Sisteminha Embrapa", apropriado para locais ou comunidades onde há escassez de água e falta de oportunidade de trabalho...

Inscrições abertas para envio de trabalhos científicos para o Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais

De 19 a 21 de outubro, Petrolina (PE) receberá representantes das principais regiões vitivinícolas tropicais do mundo que irão discutir fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical. Até o dia 31 do mês de agosto, os interessados poderão submeter trabalhos que serão publicados nos Anais e realizar a inscrição para participação no evento com preços promocionais.

Segundo Giuliano Elias Pereira, pesquisador da Embrapa e presidente do evento, após ser realizado na Tailândia e na Austrália, o Simpósio retorna para o Vale do Rio São Francisco - principal região vitivinícola tropical do Brasil e berço do encontro. "Com certeza o Brasil está na vanguarda das pesquisas sobre vinhos tropicais e o Simpósio é o principal fórum para troca de informações e experiências entre as regiões produtoras", comenta. A vitivinicultura tropical está estabelecida em diversos países do mundo, como América do Sul – Brasil, Equador, Peru e Venezuela; na Ásia – Tailândia, Índia, Indonésia, Myanmar, Vietnam e Bali; na África – Etiópia, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia e na Oceania – Polinésia Francesa...

Codevasf e Embrapa promovem Debate sobre Produção Rural para Perímetros Irrigados

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, por meio da 6ª superintendência regional e em parceria com a Embrapa e os Perímetros Irrigados, promoveu um Debate sobre Culturas Exploradas nos Perímetros Públicos de Irrigação, na semana passada. O objetivo foi proporcionar aos técnicos agrícolas e produtores rurais dos Perímetros Irrigados oportunidades para adquirirem novos conhecimentos relativos às suas atividades de modo a superar as deficiências que limitam o alcance de melhor produtividade e produção na agricultura.

No evento, que foi realizado no Distrito de Maniçoba, e organizado por analistas da Unidade de Apoio à Produção da Gerência de Irrigação da Codevasf Juazeiro (BA), diversos temas foram abordados como: culturas da mangueira, coqueiro, bananeira, maracujazeiro, entre outros. O chefe da 6ª GRI/UAP, Dante Conceição, destaca a importância de encontros como este. "A intenção da empresa é oferecer uma troca de experiências entre os profissionais do Governo Federal e os técnicos agrícolas tornando-os agentes de desenvolvimento rural e assim, facilitando o dia-a-dia do homem do campo"...

John Deere lança documentário especial sobre vida no campo e destaca semiárido nordestino

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28/7), a John Deere, em parceria com a Embrapa e com o Ministério da Cultura, lança o documentário Vida no Campo. O trabalho retrata histórias de transformação de cinco famílias, de diferentes regiões do Brasil, que tiram seu sustento por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema sustentável que permite ter lavoura, pecuária e plantio de floresta em uma mesma parcela de terra.

É o caso do produtor Luis Macedo - um dos personagens do documentário - proprietário do Sítio Baixa da Pedra Branca, que fica no Semiárido Nordestino, em Dormentes (PE). Na dificuldade da vida na seca, Macedo e sua família sofriam com a produção, mas este cenário mudou: com o apoio da Embrapa, o agricultor implementou o ILPF em seu cultivo e aprendeu a não depender exclusivamente da chuva. "A Embrapa nos ensinou a fazer um silo, para ajudar com a falta d'água. Se não fosse tecnologias como essa, não seria fácil conviver com a seca", disse Macedo.

O ILPF também apresenta benefícios para a natureza, pois reduz as emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade da terra. Além disso, o sistema barateia os custos de produção e propicia mais eficiência no uso da mão de obra e de energia.

A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve chegará a mais de nove bilhões de pessoas, coloca a integração de sistemas como uma das principais alternativas para aumento de produção e a redução de custos e riscos, algo que vem atraindo a atenção dos agropecuaristas em todo o território nacional.

"Este é o futuro da agricultura, com produção e a preservação caminhando juntas e de maneira sustentável", explica Zuleica Modena, presidente da Fundação John Deere. Ela lembrou ainda que o documentário Vida no Campo busca mostrar a vida de famílias agricultoras que investiram na integração de sistemas e tiveram resultados positivos.

"O documentário mostra bem como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode ser adaptada para qualquer latitude e longitude do País, sendo que a adoção foi fundamental na trajetória de vida das cinco famílias apresentadas no vídeo. É algo revolucionário tanto na produção e preservação ambiental quanto na questão social e humana", completa Zuleica.

Vida no Campo é o quarto documentário fomentado pela John Deere. A companhia também desenvolveu, em parceria com a Embrapa, diversos vídeos sobre sustentabilidade. Entre eles: Terra e Sustentabilidade (youtu.be/kpMyc22IKWg), sobre sistemas agrícolas eficientes; Energia Verde e Amarela (youtu.be/_eINnk9HTSg), que trata dos diferentes processos de geração de energia sustentável; e Caminhos das Águas (youtu.be/bMeM9TByxxo), voltado para a valorização da matriz hídrica nacional. ..

PRODUTORES DE CAPRINOS E OVINOS DA REGIÃO RECEBEM APOIO DA EMBRAPA PARA MELHORAR A PRODUÇÃO DE CARNE E LEITE

Em Juazeiro, os pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos que tem sede na cidade de Sobral-CE estão desenvolvendo um projeto de caracterização de arranjos produtivos locais e validação de tecnologias para aumentar a produção de carne de ovinos e caprinos. Coordenado pela pesquisadora Lisiane Dorneles de Lima, esse projeto esta acontecendo em consonância com o programa Bioma Caatinga. O objetivo dessa junção é aumentar os ganhos dos criadores com a produção de carne de caprinos e ovinos naquela região.

A Importância da parceria..

Tecnologia da Embrapa quer integrar pecuária e lavoura

A tecnologia aplicada na agricultura tem permitido que em uma mesma área sistemas integrados produzam até quatro safras por ano. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os sistemas de integração envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. 

Tratada como a “revolução dos trópicos”, por um de seus criadores, o pesquisador da Embrapa Cerrados João Kluthcouski, a técnica funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais como arroz, feijão, milho, soja ou sorgo e de árvores, associado a espécies forrageiras (braquiária ou panicum). As combinações são variadas entre os componentes agrícola, pecuário e florestal e levam em consideração espaço e tempo disponíveis...