Foram encontrados 239 registros para a palavra: dicas

Coelba dá dicas de segurança para as festas juninas

Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação da mais tradicional festa nordestina – o São João. A primeira recomendação da Coelba é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia. Estes artefatos somente devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais realmente distantes das redes elétricas, afastados inclusive de bandeirolas e outros materiais inflamáveis. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade...

Cuidados com Ouvido, Nariz e Garganta da Criança


OUVIDO DA CRIANÇA:

  1. Não  usar  cotonete. (O cotonete empurra a cera no conduto auditivo provocando diminuição da audição temporária). Ou mesmo, ferindo o conduto ocasionando otite externa.
  2. O certo é usar de vez em quando a ponta da toalha para remoção do cerume (O excesso de cera sai espontaneamente pelo conduto).
  3. Observar se seu filho pede para aumentar o volume da TV, sendo que você escuta normalmente, ou você observa que ao diminuir o volume ele não escuta, ou mesmo ao perguntar algo ele sempre pergunta: o que?
  4. Obs.:  Ele pode estar desenvolvendo uma patologia auditiva.
  5. Não se deve colocar aparelhos sonoros em alto volume, como também usar walkman. Eles podem prejudicar sua audição. 
  6. Orientar seu filho a não colocar objetos nos ouvidos. se tiver colocado não manipule, procure o otorrino.
  7. Pode ocorrer após sindrome gripal dor no ouvido, ou mesmo supurar, isto significa otite média aguda, leve ao otorrinolaringologista para fazer diagnóstico.
  8. Ao supurar o ouvido coloque algodão para evitar que a mosca coloque os ovos e piore a infecção.
  9. Quem tem ouvido perfurado, tem que evitar mergulhar. Ocorrendo, a supuração é certa.
  10. Existe pessoas que tem dor no ouvido constantemente, e não tem doença no ouvido, são pessoas que tem ausência de dentes, próteses mal adaptadas etc. Esta dor é provocada devido a disfunção de articulação temporo mandibular que irradia para o ouvido.

CUIDADOS COM O NARIZ:..

Especialista da UPAE/IMIP dá dicas para uma boa Saúde Digestiva

 
No calendário da saúde, a data de 29 de maio é reservada ao Dia Mundial da Saúde Digestiva. O marco tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico correto e precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo. Neste cenário, a saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão, absorção e assimilação dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo organismo.
 
Distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após se alimentar, refluxo gástrico, gazes, dentre muitos outros sintomas desagradáveis, são os principais alertas de enfermidades como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável, colite ou algum outro tipo de patologia do aparelho digestório. Os problemas digestivos podem causar estragos em todo o corpo, levando a alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, transtornos do humor, demência, câncer e muitas outras doenças.
 
Ter uma boa saúde digestiva significa mais do que simplesmente estar livre de incômodos como inchaço ou azia. É absolutamente fundamental para a saúde. "A saúde digestiva está ligada diretamente ao bem estar físico e emocional do paciente. O estresse, por exemplo, pode levar a pessoa a desenvolver problemas gástricos", afirma a gastroenteorologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Renata Travassos.
 
Diante dos primeiros sintomas, a médica adverte que é preciso procurar um especialista. "Às vezes uma coisa aparentemente simples pode esconder algo mais sério. Por isso, uma investigação é sempre necessária. Através dos exames de endoscopia e colonoscopia podemos ver o sistema digestivo alto e baixo, detectando assim uma lesão precoce, a presença da bactéria Hagapilori, que pode causar úlcera, como também podemos colher material para uma biópsia. Se necessário, outros exames como ultrassom, tomografia e ressonância podem ser solicitados", esclarece Renata.
 
Pessoas com predisposição hereditária ou genética devem fazer o acompanhamento mais cedo. "Se o paciente tiver um parente de primeiro grau que tenha tido câncer no esôfago, estômago, ou intestino, por exemplo, deve fazer os exames a partir dos 40 anos. A colonoscopia é indicada a todos os pacientes acima de 50 anos, como forma de prevenção ao câncer de intestino", adverte. Se a doença estiver associada a problemas emocionais, como a síndrome do intestino irritável e a gastrite nervosa, como é comumente chamada, deve-se fazer um acompanhamento com uma equipe multiprofissional, que inclui psicólogo e nutricionista.
 
A saúde digestiva necessita de um constante processo de gerenciamento e atenção. Deve-se evitar uma dieta pobre em fibras e o uso excessivo de medicamentos que prejudicam a função digestiva ou intestinal normal, como antiácidos, anti-inflamatórios, antibióticos, esteroides, hormônios e medicamentos antidepressivos. Beber 2 litros de água por dia; comer regularmente frutas, folhas verdes e grãos; manter uma alimentação equilibrada comendo carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e minerais; praticar exercícios por pelo menos meia hora todos os dias e consultar um especialista na área, que possa auxiliar na adoção de hábitos saudáveis, também estão entre as dicas importantes.
 
Serviço
 
A UPAE de Petrolina dispõe de 4 gastroenterologistas e 4 proctologistas, que atendem no setor ambulatorial. A unidade realiza os principais exames do aparelho digestivo alto e baixo, além de cirurgias proctológicas de média complexidade. O agendamento é feito via 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES).
..

Plantão de Especialidades Médicas atende o bairro João Paulo II na área de dermatologia

Durante a tarde desta sexta-feira (27), cerca de 25 pacientes foram atendidos pela dermatologista na Unidade de Saúde do bairro João Paulo II, seguindo o cronograma da semana do Plantão de Especialidades Médicas, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. A dona de casa, Kátia Santos, 49  anos e seu filho, Felipe Santos, de 14, foram um dos pacientes e elogiaram a ação. "É muito bom ter a especialidade em nosso posto de saúde. Há pouco tempo recebemos a reforma da unidade e a caravana da saúde e agora o plantão. Nossa comunidade só tem a agradecer a prefeitura", disse.

Os Plantões objetivam sanar as demandas reprimidas nas Unidades de Saúde do Município em diversas especialidades. O atendimento ao usuário é feito pelo cadastro apresentado pelas Unidades de Saúde. Entre as especialidades que serão ofertadas estão: ginecologia, neurologia, otorrinolaringologia, dermatologia e oftalmologia. O plantão irá percorrer todos os postos do município...

SEGUNDA, DIA 30, TEM ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DAS SÍNDICAS DOS RESIDENCIAIS PRAIA DO RODEADOURO E MORADA DO SALITRE

Na tarde desta sexta-feira (27), o programa Geraldo José (Transrio FM 99,9) recebeu Fabíola Araújo, candidata a síndica da chapa 2 no Residencial Morada do Salitre e Raimunda Milter, candidata da chapa 5 no Residencial Praia do Rodeadouro, respectivamente.

Como candidatas de oposição Fabíola e Milter se propuseram em caso de eleitas a trabalhar com transparência e compromisso com a comunidade. “Nossa intenção é firmar parcerias com a prefeitura e universidades da região para qualificação profissional dos moradores e projetos para melhoria dos residenciais. Transformar as residências em comunidade empreendedora, promover atividades lúdicas, educativas e esportivas para crianças e jovens da comunidade” detalhou Fabíola Araújo...

Prefeitura de Juazeiro promove lançamento de Plantão de Especialidades Médicas

A Prefeitura de Juazeiro lançou o Plantão de Especialidades Médicas na tarde desta terça-feira (24), no Posto de Saúde do bairro Maringá. A iniciativa objetiva sanar a demanda reprimida de especialidades nas unidades de saúde do município.  

Durante o lançamento do plantão, cerca de 30 pacientes foram atendidos pelo neurologista. Nos casos em que o médico solicitou o exame de eletroencefalograma, o mesmo foi realizado na própria unidade. “Somado à Caravana da Saúde, esse Plantão de Especialidades foi pensado com o objetivo de melhorar ainda mais a rede da Atenção Básica do município, diante da grande demanda em Juazeiro. Levaremos diversas especialidades médicas aos bairros e distritos do município visando sanar atender a todas as comunidades”, enfatizou o gestor...

Prefeitura de Juazeiro lança Plantão de Especialidades Médicas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde lança nesta terça-feira, 24 de maio, o Plantão de Especialidades Médicas. A ação será no Posto de Saúde do bairro Maringá, às 14h.

A Secretaria de Saúde registra uma média de 250 atendimentos por semana nessas áreas, identificadas como uma demanda grande nos Postos de Saúde do município...

CÂNCER DE GARGANTA TEM CURA?

Quando  diagnosticado no início o índice de cura é quase de 100%. O diagnóstico précoce determina a sobrevida do paciente. O médico precisa estar atento as queixas do paciente Ex.: Rouquidão contínua por mais de 15 dias. (Não é episódio de rouquidão que vai e volta. E sim rouquidão contínua há vários meses). Dor de garganta contínua com irradiação da dor para ouvido. Presença de abaulamentos e tumores na garganta e no pescoço etc.

Mais importante que o diagnóstico é a prevenção. É importante a população saber que o cigarro é a principal causa de câncer. Estando associado ao álcool o prognóstico torna-se pior. Não só da garganta como também em todos os orgãos. Em minha causuística todos os pacientes atendidos que tinham câncer de garganta eram fumantes. (Embora se saiba que tem pacientes que não fumam e tem câncer, e alguns destes são fumantes passivo). 100% destes pacientes deixaram de fumar ao saber da doença...

Dicas de planejamento abrem Semana do MEI em Juazeiro

A microempreendedora individual (MEI), Nilmaci Aragão, aprendeu na prática que planejamento é a base para obter sucesso em qualquer negócio. Ela foi uma das participantes da oficina SEI Planejar, realizada nesta terça-feira, dia 3, na Sala de Treinamento do Sebrae Juazeiro. A capacitação faz parte das atividades da Semana do MEI, que acontece em toda Bahia até o dia 7 de maio, com palestras, oficinas e consultorias, além de orientações sobre formalização, preenchimento da Declaração Anual de Faturamento e conscientização da necessidade de reduzir a inadimplência no segmento.

Nilmaci foi dona de uma ótica e viu a empresa falir por falta de um plano de gestão. Decidiu então mudar de ramo e hoje atua no setor de costura e moda. O primeiro passo foi buscar orientação para planejar bem o novo empreendimento. "Não basta ter uma boa ideia, habilidade e abrir o negócio, o empreendedor precisa de capacitação para que o investimento dê certo. Depois de uma experiência negativa, aprendi que conhecimento e planejamento são aliados indispensáveis para ter êxito nos negócios. Na minha vida tudo passou a ser planejado", contou...

Dicas de Saúde: Mau hálito tem cura?


Mau hálito ou Halitose é um sintoma muito comum na rotina diária do consultório. Normalmente estes pacientes já foram ao dentista e gastroenterologista e não  encontraram  a causa. As  causas da halitose são variadas, onde podemos ter: Sinusites, rinites, amigdalites, jejum prolongado, saburro na língua, proliferação de bactérias anaeróbicas, Tumores etc.

Todas as pessoas quando acordam pela manhã tem mal hálito, que é secundário a descamação de células epiteliais da boca juntamente com bactérias saprófitos, associado a jejum prolongado, onde vai haver liberação de corpos cetônicos, provocando a halitose. Então, halitose pela  manhã  é uma causa universal...

DICAS DE SAÚDE: RECEITA PARA NÃO FICAR DOENTE E SURDO


Inseto no ouvido

Ao entrar um inseto no ouvido, use somente um pouco de álcool, na falta deste, pode ser colocado algum tipo de bebida destilada que contenha álcool. Não introduza contonetes, palitos ou outro objeto no ouvido, como também não deixe ninguém manipular seu ouvido, sem material especializado, somente o especialista...

Caravana da Saúde leva diversas especialidades médicas ao bairro Novo Encontro

O Programa Caravana da Saúde esteve nesta quarta-feira, 13, no bairro Novo Encontro em Juazeiro. O Programa chega à décima quarta edição e registrou na manhã de hoje mais 540 atendimentos na comunidade, ultrapassando, segundo dados da Secretaria de Saúde do município, os seis mil atendimentos. A Caravana tem a parceria da Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo e clínicas particulares como a Clinefro, Multimagem e Promatre, e tem como  objetivo diminuir a fila de espera, garantindo o acesso dos usuários a serviços especializados como ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, psicologia, cirurgião e clínico geral, além de exames de eletrocardiograma, laboratoriais e de verminoses.

Além dos atendimentos médicos, as pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera participaram de palestra sobre a amamentação e os cuidados da primeira infância com a psicóloga Carla Lorena.  A mãe de primeira viagem Jéssica Aline, de 20 anos, gostou das orientações. “Gostei muito das dicas de amamentação e foi o momento que pude tirar algumas dúvidas, pois é meu primeiro filho e preciso estar atenta”, disse a estudante...

Dicas de Saúde: Receita para não ficar doente


De  cada 10 pacientes atendidos em nosso consultório, 3 provocam a sua própria doença. Como é função do médico orientar e esclarecer a comunidade para obter o bem estar, faço algumas orientações:

  1. não manipular o ouvido com o contonete ou outro objeto porque esses provocam ferimento no ouvido e conseqüente otite, como também empurra o cerume e a pessoa terá diminuição da audição.

    Obs.: a cera do ouvido é uma proteção natural que não deve ser removida porque ela evita a entrada de insetos no ouvido e também melhora a acústica do ouvido. A cera só deve ser retirada pelo otorrino e quando o seu excesso estiver diminuindo a audição do paciente, ou atrapalhando o especialista de fazer o exame completo do ouvido.
     
  2. Não usar vasoconstrictor nasal com: sorine,aturgyl, afrim...Por mais que 5 dias.esses medicamentos foram feitos para serem usados durante um processo agudo de uma gripe ou resfriado. Mas o que encontramos são pessoas que fazem o uso continuado de meses ou anos desses medicamentos, tendo como conseqüência: obstrução nasal continua (devido o crescimento dos cornetos nasais). Efeito rebote e vício ao medicamento (só desobstrui o nariz usando o medicamento), hiper tensão arterial, sinusites, ressecamento do nariz e sangramento nasal.  O paciente que tiver sangramento nasal deve evitar de levantar a cabeça, faça somente uma compressão com o dedo indicador no lado em que estiver sangrando e procure um especialista.
     
  3. Não fazer uso continuado de colutórios como: Flogoral, Cepacol, Columbiazol, porque eles destroem as bactérias da flora normal, aumentando a população de bactérias nocivas provocando o mal hálito e não controle das infecções.
     
  4. Pessoas que se auto medicam, muitas vezes estão contribuindo para que as bactérias fiquem mais resistente.ex: São pessoas que tem massas na garganta com massas com mal cheiro e sempre usam antibiótico por achar que é infecção. Mas na realidade são restos de comidas que entram nos buracos das amígdalas provocando halitose.

    Ardor e queimor na garganta pode ser um outro sintoma muito mal interpretado e fazem uso desnecessário de antibióticos e antinflamatórios mas na realidade esses sintomas são devido a esofagite de refluxo que irrita a garganta e com um tratamento para esofagite resolve o problema.
     
  5. Não deixar a criança usar chupeta ou chupar o dedo, porque alem de provocarem deformidades da arcada dentaria (e necessitarem posteriormente de usar aparelhos ortodônticos),também funcionam com fonte de infecção.
..

Síndicas dos Residenciais Salitre e Praia do Rodeadouro rebatem críticas de moradoras

As síndicas dos Residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, Marinalva Sobreira e Gilza Martins, respectivamente, participaram do programa Geraldo José desta terça-feira (05) e responderam os questionamentos feitos pelas moradoras dos residenciais na última segunda-feira (04) no programa Geraldo José e publicados no Blog (CONFIRA AQUI).

”Não tem problema falar o que é verdade. Agora se torna um problema quando as pessoas inventam as coisas. As duas não são moradoras do Residencial Morada do Salitre, são do Residencial Praia do Rodeadouro. Elas falaram coisas do Salitre que não conhecem. Nós ainda não lançamos edital de convocação para as eleições por que nosso mandato ainda não terminou. É até o dia 02 de junho. Quando chegar a época da eleição, nós vamos informar a todos. Fazer acusações que não são verdadeiras nós não aceitamos por que o nosso trabalho é sério" respondeu a síndica Gilza Martins...

IMPASSE NA ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DAS NOVAS SÍNDICAS DOS RESIDENCIAIS PRAIA DO RODEADOURO E MORADA DO SALITRE

A tentativa de obter informações sobre o estatuto do condomínio para formar uma chapa e concorrer à função de síndica nos Residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, os dois únicos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida que geram energia solar em Juazeiro, tem mobilizado algumas mulheres dessas duas comunidades.

Tarde passada, Raimunda Milter, Cristiane Barbosa, Socorro de Castro e Gigliane Barbosa estiveram no programa Geraldo José (Transrio FM) quando denunciaram que as atuais síndicas Marinalva Sobral e Gilza Martins, respectivamente, tem dificultado a liberação destas informações fundamentais para criação das chapas que pretendem concorrer ao processo eleitoral...

Dicas de Saúde: Sinusite tem cura?


Caros leitores, traremos semanalmente dicas de saúde para promover a prevenção de doenças e o bem estar, através de uma coluna com o otorrinolaringologista Dr. Márcio Feitosa. Vocês poderão enviar perguntas ou sugerir temas para trazermos mais informações. Aproveitem!

Sinusite tem cura?..

Nutricionista da UPAE dá dicas para uma dieta equilibrada nessa Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa. Tradicionalmente, nessa época do ano, as famílias se reúnem para confraternizar e saborear um delicioso cardápio, que inclui o pão, peixes, uvas, chocolate e vinho. Para a nutricionista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Uilla Islany, nada disso está proibido. A orientação é para que a população esteja atenta à escolha dos produtos e os consuma de forma consciente, sem excessos.

“O cardápio tradicional da Semana Santa é composto por alimentos saudáveis, ricos em compostos antioxidantes, presentes na uva, no cacau e no peixe, que trazem benefícios ao coração e ajudam a prevenir o câncer, por exemplo, pois atuam combatendo os radicais livres. Portanto, ninguém precisa se privar do almoço em família. Apenas é preciso não exceder e equilibrar o cardápio, ingerindo frutas no café da manhã e saladas no almoço”, informa a nutricionista...

Empresárias de Juazeiro aprendem dicas para superar a crise

Criar e inovar para superar os efeitos da crise econômica. Esse foi um dos principais objetivos da palestra "Atitudes e comportamentos empreendedores da mulher de negócios", promovida pelo Sebrae nesta terça-feira, dia 8, para comemorar o Dia Internacional da Mulher em Juazeiro. No evento, realizado na Galeria Apolo, no Centro, e direcionado para o setor comercial, a socióloga Maria Carmem Oliveira mostrou às participantes como pequenas atitudes na rotina empresarial podem estimular perspectivas positivas dentro do cenário de crise.

Entre as dicas apontadas pela palestrante, está a necessidade de conhecer os hábitos dos consumidores e novas tendências do segmento de atuação. Maria Carmem também destacou ainvenção da forma de atendimento e atuação do empreendedor como ponto estratégico para tornar os negócios mais competitivos no atual momento de desafios...

Médicos da UPAE e HDM dão dicas para curtir o carnaval com saúde

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, de Petrolina (PE), ambos gerenciados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), alertam à população sobre os cuidados que deverão ter com a saúde durante o Carnaval. 

Para a médica da UPAE, Natália Mariano, é muito importante que durante este período, o folião possa manter uma alimentação balanceada, fazendo regularmente as refeições diárias necessárias para o organismo. “São indicados alimentos como frutas e verduras, comidas leves. Devem evitar lanches rápidos, como o fast-foods e tomar cuidados com alimentos que ficam expostos em barracas, pois podem estar mal conservados, causando infecções", ressalta. ..