Foram encontrados 28 registros para a palavra: construções

Construções irregulares em áreas públicas são demolidas em Petrolina

Foram demolidas em áreas públicas de Petrolina construções irregulares que estavam sendo erguidas sem autorização. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (14) nos bairros Maria Lins, Vila Eulália, Antônio Cassimiro e Pedro Raimundo.

Executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, as demolições, segundo a Prefeitura de Petrolina, teve como objetivo garantir a organização urbana e livre acesso aos espaços públicos...

Prefeitura de Juazeiro intensifica fiscalização de construções e reformas de obras irregulares

Visando garantir a segurança e a legalidade das obras e reformas realizadas no município, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), setor responsável pelas vistorias e emissão de alvarás de construção, está intensificando a fiscalização e regularização de construções na cidade.

O principal objetivo da ação é impedir construções de novas moradias de forma irregular e o prosseguimento de obras em fase inicial, especialmente em áreas verdes e de risco...

Organizações sociais de Juazeiro realizam Audiência Popular para discutir Projeto de Lei que visa reduzir APP do Rio São Francisco e legalizar construções

Cerca de 20 organizações públicas, movimentos sociais e entidades de apoio, além de dezenas de ativistas, estudantes e ambientalistas estão envolvidos/as na construção de Audiência Popular que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 28, no Espaço Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA).

A necessidade da Audiência Popular surgiu após o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA, Islédio (Leo) Bandeira, decidir pela não realização de uma audiência pública para debater com a sociedade o Projeto de Lei da Prefeitura de Juazeiro que visa reduzir de 500 para 100 metros a Área de Preservação Permanente (APP) nas margens do Rio São Francisco. ..

Coelba reforça orientações para prevenir acidentes em reformas e construções

A realização de obras, manutenções ou construções exige muitos cuidados, principalmente com a eletricidade. A maioria dos acidentes que acontecem na construção civil ocorrem, na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos. É pensando nisso que a Neoenergia Coelba atua de forma preventiva, informando, orientando e chamando a atenção para todos os cuidados que devem ser adotados na hora de construir ou reformar.

A atuação de profissionais qualificados, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, são os cuidados iniciais na redução dos riscos. Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é mais uma das regras de segurança e, infelizmente, a mais negligenciada. A aproximação das obras da rede elétrica, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramenta podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada. ..

Secretaria de Desenvolvimento Urbano remove construções irregulares

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), voltou a agir contra construções irregulares, desta vez dois imóveis que estavam desocupados e construídos de forma irregular na área da lagoa do bairro Dom Avelar. A ação aconteceu, na manhã dessa segunda-feira (16) e atingiu imóveis que estavam desocupados, em área de aterro que caracteriza crime ambiental, situação que foi constatada em diversas visitas das equipes da Defesa Civil e Fiscalização de Obras do Município.  

Segundo o secretário da SEDURBHS, Emicio Júnior, as construções, além de irregulares, estão em área que afeta a bacia do Dom Avelar. "As edificações devem obedecer às regras e limites de uso e ocupação do solo determinadas pela legislação competente, como Plano Diretor e Código de Obras. Além disso, estas construções estão em área totalmente irregular, em que estão realizando aterro que representa um verdadeiro crime ambiental, que vem prejudicando muito os outros moradores do entorno.", alertou Emicio Júnior.    ..

Construções irregulares são demolidas pela Prefeitura de Petrolina

A Secretaria Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade de Petrolina vem intensificando a fiscalização de obras irregulares na cidade. Nesta quarta-feira (19), equipes da SEDURBHS realizaram a demolição de construções que estavam sendo erguidas sem autorização do município. As construções ficavam próximo a rodoviária, no bairro Gercino Coelho; Loteamento Vale do Grande Rio, no bairro Pedro Raimundo; e Residencial Brasil, na Cohab São Francisco.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior, os fiscais estiveram no local outras vezes e notificaram os responsáveis, que mesmo assim descumpriram a solicitação de parada das construções das obras até sua regularização...

Patrimônios históricos resistem ao descaso e ao abandono. Dá tristeza ver construções sem atividade, inerte, com portas fechadas

A reportagem abaixo faz pensar sobre o prédio sede da Sociedade 28 de Setembro,localizado em Juazeiro, imagem do abandono em pleno centro da cidade .A valorização do patrimônio cultural parece condenado a ficar de fora dos planos das autoridades brasileiras.

Uns perderam as janelas; outros, as portas, e há aqueles cujas paredes desabaram, deixando apenas arcos de pedra. Patrimônios históricos resistem ao descaso e ao abandono. Dá tristeza ver a construções sem atividade, inerte, com portas fechadas ..

Defesa Civil de Petrolina faz alerta para construções inapropriadas nas calhas dos rios

A Defesa Civil de Petrolina continua em alerta e monitorando o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho. A elevação foi iniciada com 1.300 m³/s e, nesta quinta-feira (20), vão ser liberados mais 500 m³/s, totalizando 3.300 m³/s. A vazão está ocorrendo de forma gradativa, a cada dois dias até o próximo dia 24.

O secretário executivo de Defesa Civil, José Welton de Aquino, ressalta para as pessoas que fizeram construções inapropriadas nas calhas dos rios onde a água pode atingir com o aumento da vazão, que é preciso sair do local.  "Não há risco de inundação na cidade porque Petrolina é alta em relação ao nível do rio, mas é importante observar os habitantes que moram próximo às regiões onde já foi leito do rio", explicou...

Construções irregulares e lixo nas margens de rios são fatores de risco para inundações

Diante dos alertas de mais chuva forte para esta estação, especialistas indicam algumas medidas que podem ajudar a evitar desastres. Entre construções irregulares, moradores tentam contornar um erro de projeto na arquitetura das nossas cidades. Um desequilíbrio que destina a maior parte da população para áreas precárias, perigosas, onde ninguém escolhe morar.

“Eu vi mortes, inclusive amigos nossos foram soterrados. Inclusive um amigo muito próximo meu faleceu também. Nossa preocupação quando chove, a gente fica a Deus-dará”, afirma o porteiro Carlos Alexandre da Cruz comentando enchentes em São Paulo..

Construções irregulares em espaços públicos são alvo de fiscalização pela prefeitura em Petrolina

Para garantir o livre acesso aos espaços públicos do município, a Secretaria Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) de Petrolina realizou fiscalização e demoliu construções irregulares em uma invasão no bairro Pedra Linda, como também construção indevida em cima da calçada no Loteamento Recife e a outra em cima da rede de saneamento por trás do Residencial Brasil. A ação aconteceu na quarta-feira (28), depois que os proprietários já haviam sido notificados.

O secretário da Sedurbhs, Emicio Júnior, lembra que os espaços onde as edificações estavam sendo erguidas pertencem ao Município de Petrolina. “Eles não possuíam licença para obras. É uma infeliz cultura que combatemos, de que é possível construir o que bem entende numa área que não lhe pertence. Por conta desse tipo de pensamento, todos perdem: o município, que tem que investir numa operação como essa, e as pessoas que insistem em construir e acabam ficando no prejuízo”, destacou. ..

Semaurb promete apurar grave denúncia contra fiscais que estariam cobrando propina para liberar construções em Juazeiro (BA)

O blog recebeu na manhã desta segunda-feira (05) denúncia grave contra dois servidores da Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano). 

A reportagem encaminhou a denúncia para referida secretaria que por meio de nota se comprometeu em apurar os fatos relatados. Como a denúncia ainda está em fase de apuração a reportagem vai resguardar os nomes dos denunciados. Diz a denúncia:..

SSP inicia construções de novas sedes para Polícia Civil e DPT em Senhor do Bonfim

Novas unidades para as polícias Civil e Técnica, na cidade de Senhor do Bonfim, no Norte do estado, começaram a ser construídas, pela Secretaria da Segurança Pública.

Nesta segunda-feira (31), o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a delegada-geral, Heloísa Brito, e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Édson Reis, visitaram a obra...

Leitor denuncia construções clandestinas no bairro Angary em Juazeiro

A Câmara de Vereadores de Juazeiro debateu amplamente a regularização fundiária do município, mas não houve grandes avanços na mudança da legislação vigente.

Um servidor estadual que pediu para não ser identificado encaminhou denúncia à Rede GN dando conta da construção irregular de residências em área nobre e de proteção ambiental às margens do Rio São Francisco, no bairro Angary...

Rio São Francisco: Ministério Público recomenda a Prefeitura de Juazeiro a coibir construções em áreas de preservação

O Ministério Público estadual recomendou à Prefeitura de Juazeiro e ao Serviço de Saneamento de Água e Esgoto (SAAE) do município que não construam ou permitam ocupação de solo das Áreas de Preservação Permanentes (APP).

A medida é também recomendada ao empreendimento Eco Pontos para que não sejam instaladas estruturas em APPs marginais dos cursos de água, em especial, do Rio São Francisco, coberta ou não por vegetação nativa.  ..

CHUVA NO ÚLTIMO DIA DO ANO EM JUAZEIRO E PETROLINA. SEMAURB EMITE NOTIFICAÇÕES PARA DONOS DE CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

31 de dezembro, último dia de 2019, amanhece com a benção das chuvas em Juazeiro, Petrolina e sertão do São Francisco. Já são mais de cinco horas de uma chuva intermitente amenizando o calor dos últimos dias.

Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo já choveu em Juazeiro (BA) mais de 35 mm e a previsão é que a chuva seja intensificada no período noturno, durante a virada do ano...

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas nesta segunda-feira (23)

Na próxima segunda-feira (23), às 10h30, acontece a cerimônia de transferência da administração da Fortaleza de Morro de São Paulo da Secretaria de Turismo (Setur-Ba) para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Na oportunidade, também será realizada a Assinatura do Termo de Tombamento Provisório do perímetro que abrange o farol, portaló, praça, igreja de Nossa Senhora da Luz e a própria fortaleza. “Estas construções são registros da história da Bahia, que trazem em si uma grande riqueza simbólica e arquitetônica. Cuidar deste patrimônio é de grande interesse para o Governo do Estado, que vem se dedicando a potencializar ainda mais a movimentação turística e a dinamização cultural da região”, afirma a Secretária de Cultura, Arany Santana.

A área a ser tombada pelo Ipac, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), contempla edificações históricas de Morro de São Paulo, localidade pertencente ao município de Cairú e um dos destinos turísticos mais visitados da Costa do Dendê. “O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro e chama atenção para a necessidade de preservação”, disse o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco...

SEMAURB orienta sobre construções irregulares em residenciais de Juazeiro 

Com o objetivo de manter o ordenamento, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) está visitando os residenciais de Juazeiro e notificando os proprietários que estão construindo sem a devida autorização. Como esses complexos habitacionais são construídos com uma estrutura já estabelecida, qualquer interferência pode comprometer os demais prédios. 

A Secretaria já esteve nos residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, Brisa da Serra, Mairi, São Francisco, está concluindo as notificações no Praia do Rodeaodouro e depois seguirá para o Dr. Humberto. O trabalho desenvolvido pela secretaria tem como base a Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativo e a partir do artigo 382 que descreve sobre construções estabelece os seguimentos que precisam ser cumpridos para que uma obra seja realizada...

Construções irregulares nas margens do Rio São Francisco afronta órgãos públicos

Conforme este Blog Geraldo José publicou na quarta-feira (29), uma construção irregular nas margens do Rio São Francisco, na Ilha do Fogo chamou a atenção dos leitores e cidadãos de Juazeiro e Petrolina. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Petrolina (Sedurbh) agiu rápido e esclareceu que a construção exibida no vídeo é irregular. Informou ainda que uma equipe de fiscalização de Obras será encaminhada até o local para notificar o autor, que terá um prazo de 24h para demolir o que já foi levantado e uma equipe da Ordem Pública seria enviada ao local para fazer a demolição.

A redação do Blog tentou contato com o Ibama (Instituto do Meio Ambiente (Ibama) mas não obteve sucesso.  Os telefones que estão disponibilizados como canal de diálogo com o orgão, nenhum dos dois tem as chamadas completadas. O objetivo é questionar se existe multas e fiscalização para este tipo de ação: casas construídas de forma irregular às margens do Rio São Francisco. Além da Prefeitura que orgãos são responsáveis pela preservação das margens do Rio São Francisco. Os responsáveis serão autuadas e recebem multas?..

SEMAURB realiza demolições de construções irregulares no Loteamento Nossa Senhora das Grotas

Após realizar mapeamento e monitoramento, a equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) constatou diversas construções irregulares no Loteamento Nossa Senhora das Grotas. Na manhã desta segunda-feira (05), a Guarda Civil Municipal, com o auxílio de maquinário, realizou as demolições.

É considerada invasão construções realizadas em área verde, área reservada para equipamentos públicos, ou no limite de canais (só é permitido do eixo do canal com 15 metros de distância) e áreas inundáveis, definido pelo Código de Obras do Município.  ..

Construções irregulares voltam a acontecer no Loteamento Nossa Senhora das Grotas, denuncia moradora

Moradores denunciam construção irregular no Loteamento N. S. das Grotas

Em contato com o Blog Geraldo José, nesta segunda-feira (04), Juranilse Gonçalves, moradora do Loteamento Nossa Senhora das Grotas, voltou a pedir providências aos organismos públicos e de justiça, no sentido de fiscalizar construções irregulares que vem sendo edificadas naquele loteamento.

De acordo com Juranilse, após denuncias realizadas em meados do ano passado, a fiscalização embargou obras que invadiam ruas e áreas comuns do loteamento, mas, passado esse tempo, o fato voltou a se repetir preocupando moradores da comunidade.

A moradora reclama que construções irregulares estão sendo feitas, prejudicando o ir e vir das pessoas. “A Prefeitura embargou uma dessas obras no ano passado, mas o pessoal já colocou material no local e está começando a construir, mesmo com o embargo da fiscalização, fechando uma rua e isolando moradores”, denunciou...