Foram encontrados 391 registros para a palavra: congresso

Prefeitura de Petrolina apresenta desafios da arborização urbana em congresso nordestino

Com o tema "Os Desafios da Arborização Urbana em Petrolina" a prefeitura apresentou, nesta quarta-feira (4), a atual situação e as questões que implicam no plantio de novas mudas no município. O assunto foi apresentado no VI Encontro Nordestino de Arborização  Urbana (ENAU) para curiosos, estudantes e profissionais da área.

Durante o encontro, o diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, abordou os desafios e explanou também sobre o Plano Municipal de Arborização que deve ser apresentado em audiência pública. O estudo foi realizado em parceria com a Embrapa e IF Sertão. ..

Superintendente-geral do IMIP e presidente da Fehospe participa de congresso de santas casas e hospitais filantrópicos, em Brasília

A superintendente-geral do IMIP e presidente da Federação dos Hospitais Filnatrópicos do Estado de Pernambuco (FEHOSPE), Tereza Campos, participou durante a semana passada, entre os dias 12 e 15 de agosto, em Brasília, do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos cujo tema foi “Rede Filantrópica: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”.

O evento teve como objetivo apresentar as demandas das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos e participar dos debates sobre o Sistema Único de Saúde, bem como a ampla discussão sobre a linha de empréstimos para as Santas Casas, lançada pelo Governo Federal...

Inovação e boas perspectivas marcam abertura do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF)

A era digital já é uma realidade nos consultórios odontológicos de Petrolina – PE, onde profissionais de todas as especialidades trabalham adotando as mesmas metodologias de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos realizados nos mais modernos centros do mundo. Foi em meio ao anúncio de avanços tecnológicos e de boas perspectivas que a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Petrolina - PE, abriu oficialmente, na noite desta quarta-feira (24), a 4ª edição do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF).

Durante a solenidade de abertura, o presidente do encontro, Davis Hudson, destacou a programação científica que será compartilhada por mais de 500 cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais de saúde de várias partes do País. "Com o tema 'Grandes Conexões da Odontologia!', vamos receber no auditório do Senai de Petrolina professores especialistas de renome nacional apresentando temas de saúde bucal, estética e questões humanistas, além da principal atração internacional, Ronaldo Hirata, conceituado cirurgião-dentista, que vai falar sobre a 'Odontologia Restauradora Estética'", enfatizou...

Profissionais médicos de Petrolina no Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Encerrou-se no último domingo, dia 14 de julho, o 15º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Organizado a cada 2 anos, o Congresso representa o principal evento científico na área em nosso país e contou desta vez com a participação de cerca de 3 mil pessoas, entre profissionais e estudantes.

A Residência de Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF, que funciona na cidade de Petrolina em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, esteve representada em peso nesta edição. No total, foram 15 profissionais presentes com cerca de 15 trabalhos divididos entre Pôsteres e Apresentações Orais. Sífilis nas gestantes, ações de saúde, hanseníase e até experiências com auriculoterapia foram alguns dos temas apresentados pelas médicas e pelos médicos de Petrolina no evento...

'Não tenho receio de depor no Congresso', diz Dallagnol

Alvo de questionamentos após a divulgação de supostas mensagens que sugerem conluio com o ex-juiz Sérgio Moro (atual ministro da Justiça) na Lava Jato, o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, diz que não tem medo do que possa ser apresentado. "Todos os atos da força-tarefa são fundamentados em fatos, em provas e na lei e foram validados por diversas instâncias da Justiça." A seguir, trechos da entrevista:

Tem suspeitas sobre quem acessou os diálogos?..

Senado aprova luto oficial de três dias no Congresso em razão da morte de João Gilberto

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9) requerimento que decreta luto oficial de três dias no Congresso Nacional em razão do falecimento do cantor e compositor João Gilberto. O músico, um dos criadores da bossa nova, morreu em casa, no Rio de Janeiro, no último sábado (6). Ele enfrentava problemas de saúde há alguns anos.

Com o luto, a bandeira nacional ficará a meio mastro no Congresso a partir desta quarta (10). Trata-se da primeira manifestação de luto oficial por um dos poderes da República em razão do falecimento do músico. Nesta segunda (8), indagado por jornalistas, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou que o presidente Jair Bolsonaro não decretaria luto oficial após a morte de João Gilberto...

Sobradinho participa do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília

A Secretária de Saúde de Sobradinho Maysa Sanjuan está participando, em Brasília, do XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que começou ontem (2) e vai até o dia 5 de julho. O evento nacional tem como tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", e promove o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades.

O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS. Durante o evento, acontece também a 16ª edição da "Mostra Brasil aqui tem SUS", com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país...

Especialista em medicina fetal do HDM/IMIP participa como palestrante do 45º Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia

Especialista em medicina fetal do HDM/IMIP participa como palestrante do 45º Congresso PernambucanO médico especialista em medicina fetal do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Marcelo Marques, participou no dia 14 de junho do 45º Congresso Pernambucano de Ginecologia e Obstetrícia e do 30º Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia, que aconteceram paralelamente no Recife. Os eventos são uma promoção da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco (SOGOPE). 

O profissional do HDM recebeu um convite de honra para participar como palestrante e revela que se sentiu muito lisonjeado. "Entendo que esse convite é muito mais que dirigido a mim, mas, sobretudo, em reconhecimento ao HDM/IMIP como grande centro de assistência e ensino no que diz respeito à gestação de alto risco dentro de um sistema público de saúde. Sem dúvida, todos que compõem esse serviço recebem convites como esse com muita gratidão", ressalta o médico...

HDM e UPAE são destaque no Congresso de Experiências Exitosas do IMIP

O Congresso de Experiências Exitosas do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) encerrou na última sexta-feira (14) e o saldo do evento foi muito positivo, inclusive para a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan que apresentaram juntos 10 trabalhos.

A UPAE aprovou trabalhos nas áreas de farmácia, gestão, terapia ocupacional e serviço social. Já o HDM: ações desenvolvidas no setor de alto risco do hospital; Grupo de Apoio às Mães de Prematuros; enfermagem e amamentação; práticas educativas da fisioterapia; e educação em saúde na emergência obstétrica...

Estados e municípios se mobilizam por reforma tributária do Congresso

As chances de aprovação de uma reforma tributária neste ano aumentaram diante do protagonismo assumido pelo Congresso Nacional, que tirou das mãos do governo a condução de propostas como a Previdência e a unificação de tributos.

Essa é a avaliação feita por secretários de Fazenda de estados e municípios, que já se articulam para negociar com deputados e senadores alterações na proposta tributária que tramita atualmente no Congresso, tendo entre seus objetivos fortalecer o poder de governadores e prefeitos na gestão da arrecadação.

No final de maio, a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e que tem como base os trabalhos do Centro de Cidadania Fiscal (CCif), comandado pelo economista Bernard Appy.

O governo federal não participou da elaboração do texto e não apresentou proposta alternativa até o momento. Já os secretários estaduais de Fazenda esperam chegar a um consenso em reunião marcada para o início de julho.

Entre as alterações que ganharam apoio estão a concentração da arrecadação em um comitê gestor que teria a presença apenas de estados e municípios, e não da União, e a criação de alíquotas diferenciadas para alguns setores.

Diante da possibilidade de o Ministério da Economia tentar aprovar uma reforma que unifique apenas tributos federais, os secretários avaliam ainda qual a melhor estratégia: insistir em um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para todas as esferas de governo ou trabalhar apenas pela unificação do ICMS (estadual) e do ISS (municipal).

"A ideia é que a gente apresente uma emenda. Dificilmente teremos 100% [de apoio], mas devemos ter uma ampla maioria", afirmou Rafael Fonteles, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Fazenda e secretário de Fazenda do Piauí, durante encontro sobre reforma tributária organizado pela organização social Comunitas nesta sexta-feira (14).

"Um protagonismo maior é uma condição para o apoio dos estados. A maior parte desse IBS é ICMS e ISS. Eles [estados e municípios] é que repassariam a parte da União. É um projeto ousado, mas é uma das principais condições para apoiarmos a proposta."

Os secretários também tendem a propor três alíquotas com abrangência nacional, cada uma aplicada a um determinado grupo de bens e serviços, o que seria definido pelo comitê gestor, sem a participação do governo federal.

A PEC em seu formato atual dá autonomia para prefeitos e governadores decidirem sua própria alíquota, mas de forma limitada e aplicada a todos os contribuintes da região.

Fonteles manifestou preocupação com a possibilidade já levantada pelo Ministério da Economia de excluir estados e municípios em uma reforma de iniciativa do governo.

Por isso, o grupo técnico do Consefaz elaborou duas propostas, um substitutivo à PEC 45 e uma proposta que trata apenas da unificação de ICMS e ISS. A questão será debatida com representantes de prefeitos na próxima semana.

"A preferência da maioria dos secretários é um tributo amplo. Mas a União está dizendo que acha pouco provável", afirmou Fonteles.

Presente ao encontro, o economista Bernard Appy disse que, tecnicamente, prefere um comitê gestor, chamado no projeto de Agência Tributária Nacional, com todos os governantes em pé de igualdade. Afirmou também ver com preocupação a diferenciação de alíquotas entre setores, o que poderia gerar privilégios.

Appy disse ainda que a instituição contribuiu para a proposta em tramitação, mas que agora a discussão será no Congresso. Sem entrar nas disputas entre Executivo e Legislativo, ele afirmou estar otimista. "Nunca vi um ambiente tão favorável para aprovar uma reforma tributária como agora."

A PEC 45 prevê converter cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um único, o IBS, cuja receita seria compartilhada entre União, estados e municípios. Com a mudança, o Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer 10% a mais em 15 anos, diz o CCiF...

II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (II Conartes) da Univasf está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

Com o tema “Transformar para Resistir”, o Colegiado de Artes Visuais (Cartes), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. A programação acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho, e está com inscrições abertas para minicursos e oficinas. O Congresso é voltado para estudantes, professores e profissionais da arte. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected], informando o nome completo, instituição vinculada, o minicurso que deseja participar e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. As vagas para participar dos minicursos são limitadas, entre 15 e 20 vagas, a depender do espaço disponível...

Danilo Cabral está entre os parlamentares mais influentes do Congresso

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O estudo "Os Cabeças do Congresso" é realizado anualmente e foi divulgado pelo jornal Correio Brasiliense neste domingo (9). 

É a 26ª edição do levantamento que apresenta os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício do mandato. São considerados, por exemplo, atributos como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate. ..

Fernando Filho é escolhido novamente um dos melhores parlamentares do Congresso

O deputado federal Fernando Filho (DEM) apareceu mais uma vez na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O estudo é elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e foi divulgado neste domingo pelo jornal Correio Brasiliense. Fernando Filho foi novamente apontado entre os 50 deputados e senadores em ascensão. 

"Figurar no levantamento tradicional feito pelo Diap para apontar os cabeças do Congresso é uma alegria pelo reconhecimento do nosso trabalho. Ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade de continuarmos trabalhando em Brasília para melhorar a vida dos brasileiros e em especial dos pernambucanos", afirmou Fernando Filho...

Valmir: Congresso deve aprovar orçamento impositivo para a educação não parar no Brasil

O Brasil parou nesta quarta-feira (15) com atos contra os cortes em diferentes áreas da educação realizados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na Bahia, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) acompanhou as manifestações do 'Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação'. Nas redes sociais, nos sites de notícias e pela televisão, o parlamentar viu a força da juventude tomar as ruas e não deixou de criticar a gestão federal. "Precisamos aprovar o orçamento impositivo para educação e impedir que os 'Bolsonaros da vida' possam cortar os recursos do setor Porque o país sem educação não tem futuro. Os governos do PT ampliaram a educação superior no Brasil e isso resultou em maior acesso a universidades. Bolsonaro não tem o direito de cortar orçamento do que é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro: a educação pública".

Dos Estados Unidos, o presidente da República tentou descaracterizar as manifestações dizendo que "são uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil". Em resposta, o deputado Valmir Assunção disse que quem tomou as ruas foram os afetados pelos cortes. E que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não conseguiu explicar como o governo vai devolver esse dinheiro. "São estudantes e trabalhadores das universidades e institutos federais e da educação básica, todos que foram atingidos pelos cortes irresponsáveis. Weintraub faz da crise um projeto, porque ele quer promover a privatização do ensino público. O corte é ideológico, o governo tem o projeto de destruir a educação pública"...

1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste é marcado pelo ineditismo

Petrolina e Juazeiro receberam, entre os dias 01 e 03 de maio, o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. Um evento marcado pelo ineditismo, por ser o primeiro realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria fora da capital. O projeto piloto reuniu as nove regionais do Nordeste e deu como fruto a elaboração de um documento intitulado "Carta da Primeira Infância", que será encaminhado ao Governo Federal com sugestões para melhorar a assistência à saúde das crianças. 

"Além dos conhecimentos científicos compartilhamos a nossa preocupação com a saúde dos pequenos, e o documento é o que mais reflete o momento que vivenciamos, pois é a nossa voz dizendo que a gente precisa cuidar cada vez mais e melhor das nossas crianças", ressaltou ao final a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães. ..

Secretária Fabíola Ribeiro participa de abertura do 1° Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

Na quarta-feira (1º) a secretária da saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro participou da abertura do 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste que tem como objetivo atualizar os pediatras da região e profissionais da saúde com relação aos cuidados da primeira infância.

Foi realizado um curso pré-congresso intitulado ‘Reanimação Neonatal’, além de mesa redonda sobre o acompanhamento do crescimento com os seguintes temas: Caminhos entre curvas: crescimento infantil, principais causas de desaceleração do crescimento e investigação inicial de baixa estatura.  Foram discutidas ainda reflexões sobre a mortalidade dos adolescentes, prevenção da doença meningocócica, cuidados paliativos em neonatologia e pediatria, agravos prevalentes no recém-nascido além de mini- conferências com os temas: Caminhos e desafios para a redução da hipóxia as perinatal e lactente sibilante com a má evolução. ..

1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontece de 01 a 03 de maio

O 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste acontecerá de 01 a 03 de maio, no Espaço Multieventos da Univasf, campus Juazeiro. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente elaborado para atualizar os profissionais médicos da região. A proposta é oferecer um momento singular em termos acadêmicos, com experiências inovadoras de sessões interativas, debates personalizados e aulas convencionais.

De acordo com mensagem deixada pelo presidente do Congresso e da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Eduardo Jorge, "é com muita alegria e determinação que o Congresso está sendo preparado". "O sucesso do evento já se inicia com a união de todos os presidentes de filiadas da região e o apoio irrestrito da Sociedade Brasileira de Pediatria, que tem como meta atual de gestão a promoção da interiorização dos eventos", complementa...

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, indica que Congresso fará alterações em alguns pontos da Reforma da Previdência

Ainda existe um longo caminho para a tramitação e votação da Reforma da Previdência. E o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo, diz que o Congresso Nacional já identifica “pelo menos dois pontos” que devem ser alterados. Disse ainda que a polêmica proposta da autodeclaração para aposentadoria rural passará por novas análises. 

Fernando Bezerra deu a declaração ao participar, na segunda-feira (15), de uma reunião solicitada por líderes sindicais de Petrolina, Garanhuns, Orocó, São Bento do Una, Sertânia, Belém São Francisco e São Joaquim do Monte. Inicialmente, o encontro estava marcado para as 18h, mas com a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, foi antecipado para o meio da tarde. As lideranças, aliás, aproveitaram a presença da titular do MAPA, num workshop de variedades de uva, em Petrolina, para entregar um documento com as mesmas questões discutidas com o parlamentar. ..

Decisão de STF de manter investigação repercute no Congresso e senadores pedem o impeachment de ministros

A crise gerada por conta da censura aplicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos sites da revista ‘Crusoé” e “O Antagonista” repercutiu no Congresso Nacional, principalmente entre os senadores.
 
Os parlamentares demonstraram preocupação com as atitudes de membros da Corte nas últimas semanas. De acordo com eles, os ministros abusaram do poder ao instaurarem um inquérito para apurar supostas “fake news” que atentem contra a honra dos magistrados do Supremo. O processo culminou no caso da censura à reportagem da revista Crusoé que relatava uma menção ao presidente do STF, Dias Toffoli, feita em um e-mail pelo empreiteiro Marcelo Odebrecht.
 
Diante do fato, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) decidiu apresentar uma denúncia de crime de responsabilidade contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. De acordo com o congressista, os magistrados abusaram flagrantemente do poder que têm para constranger denunciantes e críticos.

“O desrespeito desses dois ministros ao básico do direito brasileiro, a liberdade de imprensa, o direito de ter opinião e de ser informado, exige uma reação. E essa reação tem de acontecer dentro dos limites da Constituição, sem nenhum tipo de arbitrariedade, sem nenhum tipo de autoritarismo, dentro do que a Lei prevê para que a gente possa dar uma resposta institucional", salientou.
 
O pedido de impeachment dos ministros do STF também está subscrito por outros senadores, como Lasier Martins (Pode-RS), Jorge Kajuru (PSB-GO), Reguffe (sem partido-DF) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que classificou a atitude dos ministros como um escárnio à Constituição.
 
“O que nós temos assistido nas últimas 48 horas é um escárnio à Constituição. Censura a meios de comunicação, busca e apreensão em um inquérito que é quase sigiloso e hoje possível censura a redes sociais que apresentarem divergência em relação aos ministros do Supremo... Qual será o próximo passo? Fechar o Congresso Nacional? Fazer busca e apreensão nos Senadores que divergem? Eu rogo aos membros do Supremo Tribunal Federal de bom senso que restabeleçam a ordem constitucional, senão nós podemos estar caminhando para um conflito sem precedentes”, afirmou.
 
Quem também comentou a situação foi o senador Major Olímpio (PSL-SP). Ele classificou o cenário como grave após saber que Alexandre de Moraes manteve o inquérito, contrariando o parecer da Procuradoria-Geral da República, que mais cedo havia pedido o arquivamento da investigação.
 
“Ele mesmo investiga, ele mesmo acusa e ele mesmo julga. É gravíssimo, você não tenha a menor dúvida. Qual é o exemplo que nós estamos dando de cumprimento dos preceitos constitucionais? Eu acabei de dizer: ministro do Supremo pode e pode muito, mas não pode tudo", disse.
 
O pedido de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli segue agora para a mesa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Cabe a ele decidir se o documento será arquivado ou se terá prosseguimento na Casa...

Vale do São Francisco recebe I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

De 01 a 03 de maio, acontecerá no Espaço Multieventos da UNIVASF, o I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. O anúncio do evento foi feito no ano passado, no Hospital Dom Malan/IMIP, durante uma ação de interiorização da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE). A unidade de referência em alto risco materno-infantil oferece um Programa de Residência médica em Pediatria e apoia o evento.

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente feito para atualizar os profissionais médicos da região. "Acredito que será um momento de encontro e de troca de experiências muito importante, e um ganho muito significativo para a assistência das crianças e adolescentes de toda a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia [PEBA], pois somente através da atualização poderemos ofertar uma melhor assistência", defende a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães...