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ARTIGO - CUIDADOS COM AS COMPRAS DE NATAL

O Natal é uma época de festejar, reunir a família, celebrar bons momentos e é claro, comprar presentes, mas os consumidores devem tomar certos cuidados com as práticas comerciais impostas por alguns lojistas, de forma a evitar dores de cabeça após a aquisição do produto.

Antes de mais nada, o consumidor deve planejar seus gastos, de forma a evitar endividamentos desnecessários. Fazer uma lista de compras e uma posterior pesquisa de preços é essencial para manter o equilíbrio financeiro. Lembrem-se, no início do ano existem despesas como IPTU, IPVA, matrícula, material e fardamento escolar...

Primeiro adversário da Juazeirense no Baianão, vai antecipar compras e reforçar equipe para 2020

Nem bem terminou o Campeonato Brasileiro e o Bahia, que perdeu ontem para o Fortaleza, por 2 x 1 na despedida da temporada 2019, já começou a mapear os reforços e possibilidades apontadas pelo mercado.

O treinador Roger Machado, que deve seguir no comando do time em 2020, aposta numa antecipação na ida às compras, para não dar margens para a concorrência. “A gente já tem tudo isso delineado, tentando se antecipar ao mercado, que é concorrido, buscando alternativas”, disse o técnico, que tem o aval da diretoria e da torcida do tricolor...

Mercado Turístico abrirá aos domingos para compras de fim de ano dos petrolinenses

O mês de dezembro chegou e as compras para as festas de Natal e Réveillon já fazem parte da tradição dos petrolinenses. E para facilitar essas compras e incentivar o comércio, a Prefeitura de Petrolina decidiu estender o funcionamento do Mercado Turístico. O equipamento vai funcionar também aos domingos, durante todo esse mês, no horário de 8h às 12h.

A iniciativa foi acordada entre os permissionários do mercado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). De acordo com o diretor de feiras, Tony César, a intenção é, além de dar apoio aos comerciantes que têm o espaço como fonte de renda, facilitar as compras, principalmente, para os clientes que não têm disponibilidade durante a semana...

Dia das Crianças: confira dicas do Prodecon para compras seguras em Petrolina

Para que os consumidores petrolinenses não tenham dores de cabeça com as compras do Dia das Crianças, celebrado no próximo sábado (12), o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) repassa algumas dicas importantes a serem tomadas na hora das compras.

A primeira delas é fazer um planejamento sobre o que comprar e quanto gastar para não comprometer o orçamento mensal. Segundo o diretor presidente do órgão, vinculado à prefeitura, Dhiego Serra, alguns consumidores acabam se envolvendo com o clima atrativo das lojas e ultrapassam o valor estimado para gastos o que pode ocasionar novas dívidas...

Prefeitura promove consultoria sobre compras públicas voltadas aos micro e pequenos empreendedores de Juazeiro

Servidores da ADEAP, do setor de licitação e de suprimentos da Prefeitura de Juazeiro, participaram nesta terça-feira (01), na Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, de uma consultoria sobre compras públicas, que tem como objetivo, fortalecer o poder local de compras e inserir os micro e pequenos empreendedores de Juazeiro nas compras públicas da prefeitura.  

A capacitação foi ministrada pela consultora do Sebrae Bianca Sperandio, que explicou as metodologias aplicadas. “Nesse momento estamos na fase de implantação das orientações de compra, que consiste em implementar uma estratégia para que os fornecedores locais reconheçam a prefeitura como um cliente em potencial. Dessa forma, o município vai conseguir estruturar as suas metodologias e os processos internos, através da construção de fluxogramas, da criação de catálogos de fornecedores e padronização dos itens das licitações”, explicou...

Mercados e feiras de Juazeiro oferecem ótimas opções de compras de produtos para o tradicional Caruru neste mês de setembro

Final de setembro tem o tradicional Caruru. Além do prato principal, feito com quiabos, fazem parte da tradição o vatapá, farofa e camarões feitos no azeite de dendê, além da pipoca. A direção da AMA orienta aos consumidores que busquem os principais centros de Juazeiro como o Mercado do Produtor, Mercado Joca de Oliveira e Mercado Arnaldo Vieira e também as feiras que ofertam todos os ingredientes. A direção destaca a oferta de castanha, quiabo com preço abaixo dos mercados tradicionais.

Segundo dados do setor de Estatísticas do Mercado do Produtor de Juazeiro, 4º maior entreposto em volume e comercialização do país o consumidor pode encontrar o saco com 10kg do amendoim com casca por R$55,00 e o quilo saí por R$6,25. Já o saco com o mesmo peso do amendoim sem casca custa R$ 60,00.  O quilo do coco seco custa R$ 1,50 e o quilo da castanha de caju, muito utilizada também no preparo do vatapá, está custando entre R$ 35,00 e R$ 50,00.  O saco com 10kg do quiabo está custando de R$15,00 a R$ 25,00...

Consórcio do Nordeste lança edital para compras coletivas de saúde

O extrato do primeiro edital de compras coletivas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi publicado nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi realizado por governadores da região após encontro em Natal, no Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda (16).

Depois de toda a apresentação ao mercado e a fornecedores, nós vamos publicar amanhã a primeira compra coletiva do consórcio, na área da saúde. Teremos outros editais até dezembro, alcançando boa parte dos produtos que hoje os estados compram. Com isso, vamos trazer economia aos cofres públicos de cada estado", explicou o governador da Bahia e presidente do Consórcio do Nordeste, Rui Costa. O edital completo estará disponível para os interessados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)...

Rui discute compras coletivas com secretários de saúde do Nordeste

O governador Rui Costa se reuniu com secretários e gestores de saúde dos nove estados nordestinos, que formam o Consórcio Nordeste, voltado ao fortalecimento da região. Realizado na tarde desta terça-feira (27), na Governadoria, em Salvador, o encontro discutiu os alinhamentos necessários para a primeira compra conjunta dos estados no setor de saúde. 

"Por unanimidade, os governadores do Nordeste escolheram a área de saúde como a primeira para que a gente inicie essa integração, visando uma estratégia única: ampliar e qualificar o serviços de saúde", afirmou Rui, que é o presidente do Consórcio Nordeste. A intenção dessa união dos estados é reduzir preços, aumentar a eficiência na distribuição, na armazenagem de medicamentos e no controle de estoque, entre outras vantagens...

Consórcio do Nordeste: governadores aprovam criação de central única de compras

Os gestores do Poder Executivo dos nove estados da região Nordeste se reuniram na capital baiana nesta segunda-feira (29), quando formalizaram uma série de atos e iniciativas que serão realizadas pelo Consórcio Nordeste. Participaram da reunião sete governadores e dois vice-governadores que representaram os estados de Alagoas e Ceará. A reunião de trabalho, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia, entre as 9h e 13h30, marca a constituição formal do consórcio. O ponto principal deste primeiro encontro foi o incremento de oferta de serviços de saúde. 

Presidente do consórcio, o governador Rui Costa destacou que, durante o encontro, foi aprovada a criação de uma central única de compras, inicialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ajudando a reduzir despesas. "Com a central, que já deverá começar em agosto, os nove estados nordestinos, que somam 55 milhões de habitantes, poderão fazer compras conjuntas, aumenta a concorrência dos fornecedores, o que ajudará a reduzir custos e ampliar os recursos de cada estado", declarou. ..

74% dos consumidores não sabem o quanto pagam de imposto embutido nas compras, mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil

48% dos micro e pequenos empresários desconhecem o quanto do seu faturamento vai para pagamento de impostos. Reforma tributária deve gerar empregos e baratear produtos, avaliam entrevistados. CNDL e CDL Jovem promovem 'Dia Livre de Impostos' no próximo dia 30

O consumidor brasileiro sabe que paga muito imposto e se incomoda com isso, mas pouco reflete sobre o peso que essa taxação elevada representa no seu consumo do dia a dia. Um levantamento inédito feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 74% dos consumidores brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir um bem ou contratar um serviço. Apenas 26% das pessoas ouvidas reconhecem ir atrás desse tipo de informação na nota fiscal ou em outros meios...

Servidores municipais podem obter descontos de até 50% em compras através do ‘Cartão do Servidor’

Quem é funcionário efetivo ou comissionado da Prefeitura de Petrolina conta com uma vantagem na hora de adquirir produtos ou serviços. Na cidade, diversos estabelecimentos já oferecem à categoria os descontos especiais conferidos através do ‘Cartão do Servidor’ lançado pelo prefeito Miguel Coelho em 2017.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemp). O acordo garante descontos nos segmentos de alimentação; entretenimento; saúde e estética e também em instituições privadas de ensino de Petrolina...

Após denúncias, Prodecon fiscaliza supermercado de Petrolina e alerta sobre cuidados durante as compras

Depois de registrar algumas reclamações dos petrolinenses, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) realizou, nesta quarta-feira (30), mais uma fiscalização para assegurar os direitos dos consumidores em Petrolina. Desta vez, a ação foi para identificar supostas irregularidades em um supermercado da cidade.

O objetivo foi avaliar se o estabelecimento vinha descumprindo os direitos dos consumidores relacionados a produtos sem data de validade; sem data de fabricação; preços divergentes entre gôndolas e caixa e ainda os produtos promocionais com data de validade próxima. Segundo o diretor presidente do órgão vinculado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra,  a principal dica é que os consumidores estejam sempre atentos a esses itens acima para não ter prejuízos...

FIEPE realizará oficina 'Gestão de Compras e Estoque'; inscrições abertas

Realizadora de alguns dos programas de capacitação mais demandados pelo setor empresarial de Petrolina, com palestras, seminários e workshop, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) inicia no próximo dia 26 de fevereiro, sua grade 2019. A oficina 'Gestão de Compras e Estoque' ocorrerá das 8h às 17h, no SENAI, e deve atrair gestores, supervisores, técnicos e universitários.

Durante o evento, serão abordados pelo menos 10 aspectos estratégicos para o bom funcionamento das áreas de compra e estoque de uma empresa. Intimamente relacionados, os dois setores são responsáveis por manter em equilíbrio a quantidade de materiais que sai e entra da instituição, assim como os volumes necessários para atender todos os departamentos da companhia...

Ibametro dá dicas para compras de produtos para a ceia de fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) tem algumas recomendações para a hora das compras. A seleção dos itens mais procurados para as ceias de Natal e Ano Novo, como aves, produtos suínos, pescados, bebidas e frutas secas pré-embaladas, merece atenção no que diz respeito à quantidade vendida.

No período de 10 a 20/12, o órgão intensificou a fiscalização desses produtos, na capital e interior do estado. Denúncia: caso desconfie de alguma irregularidade, contate a Ouvidoria 0800 071 1888.

Principais recomendações: ..

Consumidores de Juazeiro e Petrolina deixam compras de Natal para a última hora

Alguns consumidores deixaram as compras de Natal para a última hora. Nesta segunda-feira, 24, véspera de Natal, o centro de Juazeiro e Petrolina, teve intensa movimentação de clientes.

A maioria foi comprar presentes para os familiares para "fazer à noite a  tradicional ceia de Natal e troca de presentes". ..

Mercado Turístico abrirá aos domingos para as compras de fim de ano em Petrolina

Para atender a demanda das compras de fim de ano e proporcionar mais comodidade aos clientes, o Mercado Turístico de Petrolina vai funcionar em horário especial: as lojas vão abrir as portas já no próximo domingo 23 e 30, das 8h às 14h. A iniciativa, acordada entre os permissionários do mercado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, por meio da Diretoria de Feiras, visa dar apoio aos comerciantes que têm o espaço como fonte de renda, além de facilitar as compras, principalmente, para os clientes de última hora.

"A gestão do prefeito Miguel Coelho entende que a data é a mais importante para o comércio e por isso, sempre dará o apoio necessário aos comerciantes. A intenção deste horário especial é para que quem trabalha durante a semana, possa aproveitar o domingo para comprar, isso vai ajudar as vendas", explica o diretor de feiras Tony César. Durante a semana, o horário de funcionamento do Mercado Turístico é de segunda a sexta, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 14...

Compras de Natal: Brasil ocupa 2º lugar em consumo com festas de fim de ano

Ceias, amigo secreto, momentos especiais: as festas de fim de ano são oportunidades para ficar perto de familiares e amigos queridos e demonstrar carinho por meio de abraços, beijos e presentes. Para os brasileiros, a parte de dar mimos para as pessoas próximas é bastante importante: 38% da renda do mês de dezembro é reservada para a compra deles, colocando o país no segundo lugar do pódio de consumo de Natal deste ano (atrás do México, onde a fatia direcionada para isso chega a 48%).

Estes são alguns dos dados do Barômetro Internacional de Natal 2018 da Ferratum, realizado com mais de 23 mil pessoas em 19 países. Ele revelou também que os povos nórdicos tendem a ser mais comedidos nestes gastos: dinamarqueses, finlandeses, alemães e holandeses ocupam os últimos lugares do ranking, com 13%, 11% e 10% da renda, respectivamente, destinadas à compra de presentes...

Prodecon diz que é importante pedir nota fiscal para trocar compras

O Dia das Crianças foi comemorado na última sexta-feira (12) e nesse período aumenta a procura por brinquedos, nos estabelecimentos comerciais, para presentear os pequenos. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) chama a atenção dos consumidores com algumas orientações que podem prevenir problemas após as compras.

Para garantir a segurança da criança, o consumidor deve ficar atento ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no produto. “É preciso que os pais estejam antenados quando forem comprar no comércio, respeitando sempre a idade da criança, e vendo se [o produto] tem o selo do Inmetro, pois significa que o brinquedo passou por vários testes de segurança”, explica o diretor presidente do Prodecon de Petrolina, Dhiego Serra...

Prodecon orienta consumidores de Petrolina para compras no Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e a procura pelos presentes dos pequenos já começou em Petrolina. Diante da data, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) faz um alerta os consumidores para evitar aborrecimentos durante as compras.  O diretor presidente do órgão da Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, lembra que alguns cuidados simples podem ajudar na compra e prevenir problemas futuros.

Uma das principais orientações, é com relação à indicação de idade em cada brinquedo. Serra destaca ainda que o consumidor deve ficar atento às informações da caixa e avaliar se o item desejado está compatível com a criança que será presenteada...

47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil

Mais bem informado e maduro, o consumidor brasileiro tem utilizado cada vez mais a internet como um aliado na hora de ir às compras. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.  Nesses casos, a maioria busca informações sobre preços (38%), detalhes e características daquilo que pretendem adquirir (22%) e também a opinião de outros clientes sobre a experiência de compra (10%). Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual. Outros 35% recorrem à consulta apenas eventualmente, a depender do tipo de produto ou serviço que buscam.

De acordo com a pesquisa, os itens mais pesquisados na internet antes da aquisição na loja física são os eletrodomésticos (58%), smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). Quando precisam se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir, 47% dos internautas buscam informações em sites que mensuram índices de reclamações, enquanto 35% preferem os sites ou aplicativos da própria empresa e 34% recorrem aos buscadores, como o Google, por exemplo.



Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com o avanço da tecnologia, as decisões de compra por parte do consumidor passam por múltiplos canais e de forma simultânea, unindo mundo on-line e off-line. "A internet é a grande ferramenta que o consumidor tem em suas mãos para informar-se de forma rápida, prática e bastante abrangente sobre produtos e serviços, comparar preços e pesquisar a reputação das marcas a partir da experiência de outros clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, transitando o tempo todo por diferentes plataformas durante o processo de compra. A internet trouxe às pessoas a liberdade de comprar quando e onde quiserem e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade", afirma Costa.
 
25% dos internautas visitam loja física antes de comprar na internet. Maioria busca ver detalhes de perto e pesquisar preço

Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do internauta brasileiro, o inverso também acontece, embora em uma proporção menor. De acordo com a pesquisa, um quarto (25%) dos internautas visita uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet. A maior parte toma essa atitude para ver os detalhes e principais características daquilo que está sendo adquirido (17%), além da tradicional pesquisa de preço (12%). Outros 44% tomam essa atitude a depender do produto, enquanto 30% não se importam em realizar a pesquisa, indo direto aos sites ou aplicativos.

Os itens que os entrevistados mais procuram ver presencialmente para depois comprar de forma on-line são os eletrodomésticos (53%), smartphones (46%), eletrônicos (41%) e roupas ou acessórios (29%).

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os empresários precisam romper com a separação entre varejo físico e on-line para proporcionar experiências mais completas aos seus clientes. "Houve um tempo em que o mundo virtual e o mundo físico não conversavam. Mas isso acabou. Hoje, os clientes se surpreendem quando a empresa não tem ao menos um canal de atendimento on-line. Isso acontece porque as pessoas estão todo o tempo conectadas, mas continuam sendo consumidores no sentido tradicional. Por isso, investir na qualidade da experiência de compra é entender que o cliente é ao mesmo tempo físico e virtual e tem transito livre entre os diferentes canais de venda e relacionamento", afirma.
 
Para 83%, lojas on-line praticam preços mais baratos, mas facilidade de troca é vantagem percebida nas lojas físicas

O estudo ainda revela em quais tipos de compras as lojas físicas ganham a preferência do consumidor e em quais momentos a compra pela internet leva vantagem. De modo geral, a maioria (83%) relata a percepção de que os preços praticados na internet são mais baratos do que nas lojas físicas. Outro aspecto comparativo que aparece com força é a comodidade (75%) seguida da variedade na oferta de produtos (73%). Também são mencionados como fatores positivos da internet a facilidade para escolher produtos (62%), disponibilidade de informações (59%), agilidade na compra (58%) e melhores formas de pagamento (57%).

Em contrapartida, as lojas físicas lideram quando são levados em consideração a facilidade de troca (73%), qualidade do atendimento (51%) e pós-venda (46%). Entre os preferem o ambiente físico para as compras, 40% acham que há menos decepções nesse tipo de compra do que no ambiente on-line e 38% destacam a vantagem de poder levar o produto para casa imediatamente após o pagamento. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de fazer compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Já em relação as sensações provocadas por cada tipo de compra, as lojas físicas são consideradas mais seguras (64%), proporcionam compras mais conscientes e racionais (41%) e também prazerosas (37%). Por outro lado, as compras feitas em sites ou aplicativos costumam deixar o consumidor mais ansioso (62%), proporciona compras mais personalizadas (52%) e estimula compras por impulso (43%).
 
41% dos internautas admite que cede às compras por impulso. Promoções são as principais razões do gasto impensado. Internauta dá nota oito para segurança digital

A pesquisa aponta que a impulsividade atinge parte considerável dos internautas. Quase (41%) em cada dez entrevistados admite que nem sempre planeja suas compras on-line, sendo que na maior parte das vezes são tentados pelo desejo de consumo (23%) ou pelo senso de oportunidade (18%) ao se depararem com uma oferta. Nesses casos, os principais motivos das compras impulsivas feitas pela internet são as promoções (67%), as visitas constantes aos sites das lojas (36%) e o recebimento de propagandas (24%).

Os tipos de produtos que os internautas menos resistem na internet, mesmo sem saber se tem condições de comprar, são as roupas, calçados e acessórios (37%), cosméticos e perfumes (18%), livros (16%), artigos para casa (15%) e eletrônicos (14%). Já os canais online que mais estimulam as compras por impulso são e-mails de divulgação (56%), notificações de ofertas de aplicativos (48%), redes sociais (33%) e os influenciadores digitais (28%).

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Embora muitos internautas não resistam aos apelos da propaganda na internet, a pesquisa aponta um grau positivo de maturidade do consumidor na questão da segurança digital. Assim como as lojas on-line se tornaram ambientes mais seguros com o passar do tempo, os internautas também passaram a se precaver mais na hora de fazer compras usando o computador. Em média, o internauta atribui nota 7,9 no quesito sentir-se seguro para fazer compras on-line. No geral, 91% dos internautas dizem se preocupar com fraudes na internet.

Nesse sentido, 98% das pessoas ouvidas na pesquisa tomam algum tipo de cuidado ao fazer compras pela internet, sendo que 59% só fazem compras em canais conhecidos ou indicados e 39% evitam cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras. Além disso, 35% são desconfiados e não compram em sites que praticam ofertas com preços excessivamente baixos.

"O mercado de e-commerce já amadureceu o suficiente no Brasil para oferecer compras seguras e o consumidor já sabe identificar indícios de fraude de forma mais efetiva. Em geral, ofertas muito generosas e de sites desconhecidos devem ser encaradas com extremo cuidado, pois podem ser sinal de fraude", alerta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. 
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 815 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais do país e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online nos 12 meses anteriores ao estudo, ocorrido entre os dias 08 e 18 de maio de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,43 pp a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa emhttps://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..