Foram encontrados 14 registros para a palavra: combate ao mosquito Aedes Aegypti

Caminhada conscientiza moradores do Jardim Primavera sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o tema "Toda gente contra a dengue", os estudantes das Escolas Municipais Caxangá e de Educação Infantil (Emei) Adelaide Moreira Bispo desfilaram pelas ruas do bairro Jardim Primavera, em Juazeiro, nesta sexta-feira (22). A ação foi a culminância das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante a semana e teve como objetivo lembrar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora pedagógica das duas escolas, Daniela Novais, a proposta da caminhada era ultrapassar os muros da escola. "Ao longo da semana, trabalhamos o ciclo de vida do mosquito, as doenças transmitidas por ele, as formas de prevenção e combate. Hoje, queremos levar esse conhecimento para fora da escola e conscientizar, não só os estudantes, mas também as famílias e os moradores do bairro sobre os cuidados que devemos ter para que o mosquito não se prolifere em nossa comunidade", explicou...

'Dia D' mobiliza Sento-Sé no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Esta terça-feira (20) em Sento-Sé foi de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com a realização do 'Dia D'. A ação realizada pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue até a quarta-feira (21), tendo como objetivo combater e recolher possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Cerca de 30 Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) percorreram nesta terça-feira os bairros: Beira Rio, Centro, Tombador, João Leopoldo, Elias Alves e Cícero Borges. Já amanhã, dia 21, os bairros que receberão as equipes serão: Bela Vista, São José e Cirano Sento-Sé...

Secretaria de Saúde realiza ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro

O período de chuvas acende um alerta quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o país. Eles são responsáveis por transmitir as arboviroses da dengue, chikungunya e zika vírus.

Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal põe em prática um plano de ações que envolvem a participação popular com os agentes de endemias da Secretaria de Saúde, na realização de mutirões de visitas em pontos estratégicos da cidade. ..

Prefeitura de Juazeiro volta a chamar atenção da população para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Durante o mês de novembro a Secretaria de Saúde de Juazeiro intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O objetivo da ação é continuar o trabalho de conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o inseto e os criadouros, principalmente, com o aumento da precipitação de chuvas na região. Vale lembrar que no último dia 20 de outubro o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional com o tema: 'Todo dia é dia de combater o mosquito'...

Sexto mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado em Juazeiro

Em mais um sábado de trabalho em equipe, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) e os agentes de endemias do município, foram as ruas do bairro Maringá, para mais uma edição do mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com o objetivo de buscar focos do mosquito, cerca de 80 profissionais circularam pelas ruas do bairro que apresentou risco médio no Índice de Infestação Predial realizado em maio. Durante o mutirão, aproximadamente 2000 (dois mil) imóveis foram visitados e 10 (dez) amostras foram encontradas. "Recebemos várias solicitações de visitas domiciliares durante a semana no Dengue Zap, e com os dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, a coordenação do Núcleo de Endemias, selecionou o bairro, para o mutirão realizado hoje", destacou Diego Alves, supervisor do Núcleo de Endemias...

Petrolina promove ações educativas nas escolas municipais, para alertar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Petrolina está promovendo diversas ações educativas nas escolas municipais, para alertar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é apresentar os sintomas dessas doenças e os cuidados que os jovens devem ter para evitar a proliferação do mosquito.

Esta semana, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na escola Adelina Almeida no bairro Areia Branca. Na oportunidade, os estudantes participaram de palestras e tiveram todas as dúvidas esclarecidas pelos profissionais. As ações educativas nas escolas devem continuar acontecendo segundo o calendário da Secretaria de Saúde...

SESAU realiza semana de intensificação e combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a partir desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30) o município de Juazeiro está com programação voltada à semana de combate ao Aedes aegypti. As atividades estão marcadas para os bairros que apresentaram maior presença do foco do mosquito na cidade.  

A semana de mobilização dos municípios é uma orientação do Ministério da Saúde que aponta o período de novembro a maio como endêmico por serem períodos de intensas chuvas em determinadas regiões do país e também de período quente nas demais cidades, sendo estas mudanças propicias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunia.  ..

CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA AUMENTAM E JUAZEIRO INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Se comparado com o mesmo período do ano passado, os casos notificados, mas ainda não confirmados de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, simplesmente triplicaram em Juazeiro. A informação é do Diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Klynger Farias, que tarde passada (31), participou do programa Geraldo José na Transrio FM. Ele explicou que não há motivos para alarde. “Todos os casos investigados até agora a grande maioria foi descartada exatamente porque a população tem adotados as medidas preventivas.

Segundo Klinger neste ano foram notificados mais de 300 casos de dengue, contudo, somente 17 foram confirmados, três descartados e 173 estão ainda em investigação. Sobre a Chikungunya 57 casos encontram-se em investigação e da Zika, são exatamente 59...

Funcionários do SAAE/Juazeiro na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) está mobilizada para diminuir a incidência de doenças relacionadas ao Aedes Aegypti no município. Na última sexta-feira (26), na Univasf, foi realizada uma palestra educativa de orientação aos funcionários do setor de leitura da autarquia para combater a proliferação do mosquito.

De acordo com o supervisor de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Elivalto Batista de Oliveira, o mosquito é o principal vetor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. “Precisamos disseminar as informações sobre como combater o mosquito e com a parceria do SAAE vamos atingir um número maior de residências”, observou...

Univasf iniciou hoje (19) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de limpeza no Campus Sede

As ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram na manhã de hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Um mutirão de limpeza, realizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), deu início à campanha “Univasf sem Aedes”. Um grupo com cerca de 20 funcionários terceirizados participou desta primeira ação, que promoveu a varredura e a limpeza de áreas externas do campus. O lançamento oficial da campanha “Univasf sem Aedes” será realizado nesta segunda-feira (22), às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga

A ação de hoje teve início com a apresentação do programa “O Causo é Sério - Dengue” da TV Caatinga, WebTV da Univasf. O vídeo, apresentado pelo contador de causos Clenio Sandes, mostra a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti , que é transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em seguida, o grupo se reuniu no auditório do Siass Univasf para uma apresentação sobre a importância do combate ao mosquito dentro e fora da Universidade. O reitor Julianeli Tolentino e integrantes da Comissão instituída pela Portaria N° 54/2016 (disponível no link abaixo) responsável pela mobilização contra o Aedes aegypti na instituição acompanharam o início das atividades. 

O mutirão percorreu o Campus Centro da Univasf para coletar objetos que possam acumular água e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti . Os pontos foram fotografados para realização de análise da Comissão da campanha, que irá discutir as ações para combatê-los. O mutirão de limpeza foi orientado pelo coordenador de Supervisão, Operações e Serviços da Prefeitura Universitária, Ozevaldo Santos. 

Para o funcionário terceirizado Sebastião Eduardo da Silva, é necessário que as pessoas se unam e realizem esse tipo de atividade para combater esse problema no Brasil. “Nós que estamos na Univasf temos que também nos unirmos e esse mutirão foi muito bom, porque foi todo mundo fazer a limpeza com alguém indicando e passando para a gente”, ressaltou. 

A gestante e funcionária terceirizada Jéssica Nayara da Silva se preocupa bastante com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e em especial em relação à zika, associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. “Eu achei ótimo, porque é muito necessário o combate do mosquito e essa é uma ação para nós mesmos nos protegermos. Inclusive, por estar grávida, me preocupo muito”, afirmou. 

A comissão interna de mobilização em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti foi criada na última terça-feira (16) e é formada por oito servidores da Univasf. O objetivo é promover diversas ações ao longo dos próximos meses em todos os campi da Univasf e junto à comunidade externa, na campanha “Univasf sem Aedes”.  ..

Escolas Municipais de Juazeiro se mobilizam no combate ao mosquito Aedes aegypti

Alunos das escolas municipais de Juazeiro entraram nesta sexta-feira (18), na mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha foi lançada no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Rui Costa e do Prefeito Isaac Carvalho.

Nas atividades, supervisionadas por professores e equipes das secretarias de Saúde e Educação, as crianças e adolescentes visitaram várias residências, orientaram as famílias, distribuíram material informativo e publicitário sobre o combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus...

Presidente Dilma Rousseff participará de palestras em Juazeiro nesta sexta-feira. A ação está entre as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município de Juazeiro e também o aumento de casos de dengue, Chikungunya e do vírus Zika, o setor de Vigilância e Promoção a Saúde do município estará desenvolvendo até o próximo sábado (20) diversas ações de conscientização nos bairros da cidade.

Na sexta-feira (19), os trabalhos contarão com a presença da presidente Dilma Rousseff, que também virá a região para a inauguração de mais um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida na cidade em Petrolina. Durante sua passagem por Juazeiro, Dilma irá participar de uma palestra na empresa Moscamed, conhecida pelo desenvolvimento da técnica que modifica geneticamente o mosquito Aedes aegypti impedindo a sua proliferação, e também discursará em uma escola municipal sobre como prevenir o crescimento de focos do mosquito...

Petrolina: Ordem Pública participa ativamente das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Executiva de Ordem Pública de Petrolina, ligada a Secretaria da Cidade está empenhada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Petrolina. Depois do grande volume de chuvas que vem caindo na cidade, as solicitações da população tem sido constantes.

As ações são coordenadas pela Defesa Civil, que vem somando as tarefas da fiscalização de posturas, através de inspeção e monitoramento do acúmulo de lixo e entulho em terrenos baldios da cidade, como também em imóveis fechados. Essa semana a Ordem Pública atendeu alguns chamados da população para a entrada e averiguação em imóveis fechados e até abandonados...

Compesa reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa inicia na próxima segunda-feira (18), a capacitação de leituristas que irão fortalecer as equipes no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte do Estado. Eles irão aprender a identificar focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre como eliminá-los. Serão duas turmas com 80 participantes cada. O treinamento acontecerá no auditório do Pró-Criança, na Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo. A primeira turma terá início a partir das 8h30 e a segunda às 14h, cuja capacitação será ministrada por Osvaldo Barbosa, da Secretaria de Saúde do Estado.

Para coordenar as medidas de combate ao Aedes Aegypti, a Compesa criou o comitê interno que é constituído por representantes de quatro diretorias: a Regional do Interior, Regional Metropolitana, Mercado e Atendimento e Articulação e Meio Ambiente e por dois técnicos especializados em monitoramento das Secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão.O comitê, presidido pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, atua em conformidade com o comitê estadual para o monitoramento emergencial do enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, no qual a Compesa é representada por seu presidente, Roberto Tavares...