Foram encontrados 83 registros para a palavra: biblioteca

Lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares é sancionada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto parcial, a lei que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no país e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. A Lei 14.836, de 2024, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (9).

Conforme a nova norma, a biblioteca escolar passa a ser considerada como equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. Para isso, esses locais terão como objetivos democratizar o acesso à informação e às novas tecnologias; e promover as competências que contribuam para a garantia dos direitos e aprendizagem dos alunos, em especial no campo da leitura e da escrita...

1º Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários acontece nesta terça-feira, em Juazeiro

A Diretoria Regional do Sinpaf, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (5ª Região - Bahia e Sergipe), realiza nesta terça-feira (12) pela manhã, no auditório da Codevasf, o 1º Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários de Juazeiro.

Esta é a primeira vez que profissionais desta área se reúnem no município. Um momento importante onde serão abordados temas como Historiografia biblioteconômica, perspectivas profissionais e representatividade política...

I Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários acontece em Juazeiro

O I Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários acontece em Juazeiro no dia 12 de março de 2024, a partir das 9hs,  no Auditório João Nelly de Menezes Regis,
localizado na 6ª Superintendência Regional da CODEVASF, bairro Piranga, JuazeiroBA,


PROGRAMAÇÃO
09:00h – Abertura e apresentação do evento pela Srª Emília Monique Lopes dos
Santos.
09:05h – Palavra do Superintendente da Codevasf 6ª SR, Sr. Miled Cussa Filho, ou
seu representante.
09:10h – Palavra do Pres. do Sinpaf Codevasf 6ª SR e membro do CRB-5,
Bibliotecário João Coimbra Neto.
09:15h-10:15h Palavra das bibliotecárias e bibliotecários de Juazeiro e demais
profissionais de documentação e memória presentes...

Biblioteca Pública celebra 115 anos de Patativa do Assaré com exposição

O poeta cearense Patativa do Assaré, se vivo fosse, estaria completando 115 anos, no dia 5 de março de 2024 (terça-feira). Para homenageá-lo, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza a exposição “Patativa do Assaré: o homem e o pássaro”, com abertura nessa mesma data. O evento acontece no setor Coleção Ceará, com suas obras e de autores que o estudaram e pertencem ao acervo da biblioteca. 

Com curadoria de Ana Karine Garcia, Regina Célia, Vitoria Santiago, Rômulo Benevides e Nataniel Moreira, a exposição destaca a importância do poeta cearense que obteve popularidade a nível nacional e internacional, marcando significativamente a história e a trajetória da cultura popular no Ceará...

Biblioteca do Campus Ciências Agrárias da Univasf reabre nesta segunda-feira (4)

A biblioteca do Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) retomará as atividades em seu prédio definitivo a partir desta segunda-feira (4), primeiro dia do período letivo 2023.1, e estará pronta para receber os estudantes.

Durante os últimos meses, o espaço passou por ajustes e melhorias, como parte de um abrangente processo de reforma...

Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade e formar leitores

Nas cidades mais populosas do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, as bibliotecas comunitárias são espaços com histórias tão singulares que poderiam ser contadas em obras como aqueles livros que estão enfileirados nas estantes. A busca por diversidade e pela formação de novos leitores vai também além dos livros. Esses espaços são pontos de vida, de páginas viradas e de transformações que surgem a partir de sonhos individuais e comunitários.  

Em São Paulo, a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino fica na convergência de ruas em que a numeração das casas se embaralha, uma esquina do bairro Jardim Olinda, na zona sul de São Paulo. Djeanne identificava-se como mulher negra de pele clara, mas não sentia acolhimento no convívio com outras pessoas, nem negras, nem brancas. Ela tirou a própria vida em julho de 2014. Apesar de não ter sentido pertencimento de um modo geral, na biblioteca que frequentava, ela encontrou aceitação e carinho das crianças que adorava...

Biblioteca Municipal de Juazeiro suspende atendimento a partir desta terça-feira para reparos na estrutura

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) informa a suspensão dos atendimentos da Biblioteca Municipal a partir desta terça-feira (18) para realização de reparos na estrutura do imóvel, que já estavam programados para serem realizados. Entre os serviços que serão realizados estão: reparos nas paredes, no telhado e também será feita pintura no imóvel. "Frequentemente precisamos suspender o funcionamento na biblioteca por um curto período de tempo para realizarmos estes reparos, por se tratar de um prédio centenário, faz-se necessário reparos frequentes", destacou o gerente administrativo da Seculte, Carlos Humberto Santiago. Os reparos devem ser finalizados em até 40 dias. ..

Ônibus-biblioteca leva literatura à população em praças de Petrolina

Com o intuito de levar cultura e fomentar a leitura para as pessoas, foi inaugurado em Petrolina, sertão de Pernambuco, o ônibus-biblioteca “Livro nas Praças”. O veículo disponibiliza mais de dois mil títulos para empréstimo gratuito à população e permanecerá estacionado até o dia 8 de julho na Praça da Juventude, bairro João de Deus, e em seguida na Praça João e Maria, bairro José e Maria, entre os dias 10 e 14 de julho.

Para ter acesso aos livros é só mostrar o documento de identidade e um comprovante de residência. Feito isso, será possível levar até dois livros emprestados, que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus-biblioteca ficará estacionado. O local também oferece duas prateleiras de livros acessíveis: 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 25 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 50 livros em braile para adultos...

Ônibus Biblioteca leva universo literário para bairros de Petrolina

Durante os primeiros dias do mês de julho, alguns bairros de Petrolina vão contar com um veículo diferente circulando pelas ruas. É que pela primeira vez o Projeto Ônibus Biblioteca Livros nas Praças desembarca na cidade e vai levar a ação de incentivo à literatura para as comunidades do João de Deus e José e Maria.

Essa é uma parceira do Instituto CCR e a CCR Aeroportos, do Ministério da Cultura, com a Prefeitura de Petrolina.  ..

VIRANDO A PÁGINA: PROJETO ORGANIZA DOAÇÃO DE LIVROS PARA BIBLIOTECAS DE PRESÍDIOS PÚBLICOS

A leitura tem o potencial de transformar vidas. Para as pessoas privadas de liberdade, os livros têm um valor ainda maior, representando tanto um meio de reduzir a pena quanto uma ferramenta de ressocialização e integração com a comunidade.  

Por essa razão, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), promove uma campanha de doação de livros para as bibliotecas de presídios públicos do estado, como parte do projeto "Virando a Página". Todos podem colaborar com a ação doando livros, novos ou usados, com exceção de livros didáticos, entre os dias 03 e 14 de julho.  ..

Guia do Usuário da Biblioteca do HU-Univasf é lançado

Os frequentadores da biblioteca do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) podem consultar, a partir deste mês de maio, o Guia do Usuário, elaborado para facilitar o acesso aos serviços disponibilizados no espaço situado no prédio da Policlínica da Univasf.

O guia apresenta, de forma resumida, um breve histórico sobre a biblioteca, dias e horário de funcionamento, contatos, regulamento e regras de acesso e reservas diante da infraestrutura disponibilizada, sendo estruturado sob os seguintes tópicos:..

Frequentadores da Biblioteca Municipal denunciam situação de precariedade e cobram atuação do poder público

Estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires, em Juazeiro, município do Norte da Bahia, procuraram a RedeGN para denunciar os problemas estruturais pelos quais o espaço enfrenta atualmente. O grupo reivindica ação do poder público e garantia de reforma do prédio.

De acordo com a denúncia, o local apresenta diversos problemas relacionados à estrutura básica, que vão desde a instalação inadequada das redes elétrica e hídrica, até a falta de manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. “Há também inércia na limpeza da ‘calha’ do teto, que fica tomada pelas folhas de árvores centenárias da vizinhança”, disse um dos estudantes...

Democratização do livro será foco do presidente da Biblioteca Nacional

A democratização do livro e da leitura, a exemplo do que realizou em sua gestão na Academia Brasileira de Letras (ABL), será um dos focos principais de atuação do novo presidente da Biblioteca Nacional (BN), professor Marco Lucchesi. A posse de Lucchesi está prevista para o próximo dia 24, na sede da instituição, no Rio.

Em entrevista à Agência Brasil, Lucchesi disse que ficou emocionado quando recebeu o convite da ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 30 de dezembro passado, para assumir a BN, quando estava há um ano na Itália...

Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf arrecada 200 quilos de alimentos durante Campanha do Perdão

Duzentos quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante a Campanha do Perdão da Biblioteca 2022. A ação foi realizada de 27 de outubro a 9 de dezembro com o objetivo de incentivar a devolução de livros em atraso, possibilitando a regularização das pendências junto ao Sibi, e ao mesmo tempo contribuir com entidades que atuam junto às populações vulneráveis nos diversos municípios onde a Universidade possui seus campi.

A Campanha do Perdão foi lançada durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022, que aconteceu em outubro, como parte de sua programação. A diretora do Sibi, Ana Paula Lopes, considera que a adesão da comunidade acadêmica à iniciativa foi boa. “Além dos mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadamos produtos de higiene pessoal que beneficiaram muitas pessoas assistidas por várias entidades sociais. Isso nos deixa com um sentimento de grande satisfação”, afirma...

Biblioteca Municipal sofre alagamentos após chuvas em Juazeiro; frequentadores denunciam descaso e situação de precariedade

Estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires, em Juazeiro-BA, procuraram a RedeGN para denunciar o descaso enfrentado pelo espaço público.

Segundo relatos de uma fonte, que preferiu não se identificar, o prédio teve o teto quebrado e sofreu alagamentos após as chuvas desta semana. Com isso, diversos livros foram danificados ou perdidos. ..

Bibliotecas se reinventam para manter as portas abertas

O Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas em cinco anos, como mostra a base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP): o País passou de mais de 6 mil unidades em 2015 para 5,2 mil em 2020.

E, para se manter atuantes, algumas buscam soluções alternativas e adotam eventos culturais presenciais e a distância e disponibilizam o acervo para leitura digital...

Univasf realiza pesquisa sobre horário de funcionamento das bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) quer saber a opinião dos usuários sobre o horário de funcionamento de suas unidades. Com este objetivo, o Sibi realiza uma pesquisa on-line, que pode ser respondida até 18 de novembro por estudantes, servidores e pessoas de toda a comunidade que utilizem os serviços ofertados pelas bibliotecas da Univasf.

A pesquisa é realizada por meio de formulário on-line. A participação leva, no máximo, dois minutos. As informações irão contribuir para a elaboração do Plano de Expansão de Horários das Bibliotecas da Univasf, uma meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025, que visa garantir a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas e assegurar a satisfação dos usuários...

Univasf tem programação especial alusiva à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022

Doações, rodas de conversa e atividades recreativas para crianças são algumas das ações que o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022. As ações, que irão iniciar na próxima segunda-feira (10), ocorrerão durante todo o mês de outubro, com atividades nos campi da Universidade voltadas para os públicos interno e externo. As atividades são gratuitas.

A programação terá início com uma comemoração pelo Dia das Crianças. O Sibi, a Associação de Servidores da Univasf (Assunivasf) e o Espaço Plural realizarão nos dias 10 e 11 de outubro atividades recreativas para crianças entre 5 e 12 anos de idade. As atividades acontecerão no Espaço Plural, em Juazeiro (BA), e contará com teatro infantil, trilha ecológica, visita guiada ao Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), entre outros atrativos para as crianças...

Desmonte das bibliotecas públicas evidencia o desinvestimento cultural e educacional no Brasil

As políticas públicas de incentivo às bibliotecas vêm sofrendo cortes no Brasil. Segundo especialistas da Biblioteconomia e da Educação ouvidos pelo Jornal da USP, esses espaços promovem a divulgação segura de informações, a cultura, a formação educacional das pessoas e a preservação da memória histórica. Cada tipo de biblioteca, entre pública, escolar e circulante, atende a necessidades informacionais e culturais específicas da sociedade. E é o bibliotecário que deve atuar nesses locais fornecendo orientação e mediação adequadas para as pessoas.

Dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o SNBP, sugerem que o Brasil perdeu quase 800 bibliotecas públicas entre 2015 e 2020. Especialistas da biblioteconomia alegam que o número pode ser ainda maior, devido à fragilidade do SNBP com a extinção do Ministério da Cultura e o controle pouco efetivo dos sistemas estaduais. ..

Menina pede biblioteca de presente no lugar de festa de aniversário no interior da Bahia

Uma garotinha baiana de 6 anos que adora ler, sonha em ter uma biblioteca e, este ano, preferiu ter um espaço coletivo para leitura do que a festa de aniversário. Nicolly Rocha mora na fazenda Bebedouro, na zona rural de Biritinga, cidade a cerca de 200 quilômetros de Salvador.

Com a ajuda da mãe, Edcarla Oliveira, ela gravou um vídeo, para avisar a uma de suas tias que não teria festa em comemoração a mais um ano de vida. No entanto, ela não abriu mão do presente, que este ano não será só dela, a pequena decidiu por algo coletivo: pediu livros de presente para que possa montar a própria biblioteca...