Biblioteca Municipal sofre alagamentos após chuvas em Juazeiro; frequentadores denunciam descaso e situação de precariedade

Estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires, em Juazeiro-BA, procuraram a RedeGN para denunciar o descaso enfrentado pelo espaço público.

Segundo relatos de uma fonte, que preferiu não se identificar, o prédio teve o teto quebrado e sofreu alagamentos após as chuvas desta semana. Com isso, diversos livros foram danificados ou perdidos. 

Vídeos gravados pelos frequentadores mostram o espaço cheio de água e grandes aberturas no forro, que cedeu com a força das chuvas anteriores.

“E o pior é que isso aconteceu por falta de limpeza na calha, algo simples, mas nem isso é feito pelo patrimônio”, afirmou a testemunha. Diante dos riscos, funcionários resolveram limitar o acesso dos estudantes para evitar acidentes.

“A biblioteca encontra-se numa situação de precariedade, e não vemos nenhuma ação para que a situação seja revertida”, relatou outra fonte. Ela afirma que, além da estrutura, a biblioteca também sofre com a falta de limpeza dos bebedouros. “Os filtros não são trocados há anos. Eu levo garrafas de água da minha própria casa, pois o bebedouro causa ânsia de vômito”, explica.

Essa não é a primeira vez que a Biblioteca Municipal tem o funcionamento prejudicado por problemas estruturais. Em 2020, o prédio permaneceu de portas fechadas durante dois meses após fortes chuvas danificarem o teto. Em funcionamento na Praça da Bandeira desde 1989, a biblioteca abarca uma diversa coleção de obras literárias. Várias delas foram atingidas pela água que invadiu o local. 

"Há uma perda grande de livros literários, muito absurdo. Eu posso estudar em casa, mas e quem não tem outro lugar? Fica sem estudar? Gente que está se preparando para concursos, enem, vestibulares e só tem esta biblioteca”

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), da Prefeitura Municipal de Juazeiro, afirmou que que "uma equipe de manutenção já esteve no local para realizar o levantamento dos prejuízos causados" e que o espaço contuará fechado até que sejam realizados todos os ajustes.  "Porém, os reparos só poderão ser feitos após o período chuvoso", pontuou.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes esclarece que as fortes chuvas dos últimos dias prejudicaram a estrutura da Biblioteca Pública Municipal Aristoteles Pires de Carvalho e que, por este motivo, o local está fechado ao público até que a manutenção possa ser realizada.

Uma equipe de manutenção já esteve no local para realizar o levantamento dos prejuízos causados, porém, os reparos só poderão ser feitos após o período chuvoso. 

A Seculte reitera ainda que a Biblioteca passa por constantes manutenções, uma vez que se trata de um prédio antigo, que faz parte da história da cidade e, em condições normais, atende a todos que utilizam o local.

Sobre a situação dos bebedouros, a Seculte informa que a equipe de manutenção irá verificar a reclamação e realizar os devidos reparos.

 

Da Redação RedeGN