Foram encontrados 1377 registros para a palavra: SALVADOR

Governo abre novas vias de desenvolvimento em Salvador

 
A primeira capital do Brasil completa 467 anos com mais de três milhões de habitantes circulando pela cidade. Segundo dados do Detran, são aproximadamente 900 mil veículos, entre carros de passeio, ônibus, motos e caminhões. Quem dirige há mais de dez anos não tem dúvida: o trânsito não é mais o mesmo. Na contramão do que acontece nas grandes cidades, a circulação está ficando mais fácil, com o primeiro conjunto planejado de obras estruturantes de mobilidade da história de Salvador. 

O professor Carlos Amorim ainda encontra dificuldades para trafegar na capital baiana, mas confirma o avanço dos últimos anos. “O trânsito tem melhorado efetivamente, estava muito parado e com as últimas obras melhorou bastante”. Segundo a analista técnica do Detran, Maria Guadalupe Uzeda, “a partir do momento em que são oferecidas novas vias de acesso, a tendência é cada vez maior do trânsito ser diluído e a população possa se deslocar com facilidade”. 

A solução para o trânsito passa pela Via Expressa, que tirou os caminhões da Avenida Bonocô. Com a nova via, o Porto de Salvador, que movimentou mais de 4 milhões de toneladas de cargas e 180 mil containers em 2015, passou a ser o primeiro do Brasil a ter uma ligação direta com uma rodovia. Caminhoneiro há 10 anos, Eliseu Wilson comemora. “Era complicado, a gente vinha pela Bonocô, pegava engarrafamento, transitava entre os carros pequenos, demorava até duas horas para chegar aqui [ao Porto]. Hoje, dá para fazer em cinco minutos”. 

Complexos Dois de Julho e do Imbuí

Em 2008, o Complexo Viário Dois de Julho, em frente ao Aeroporto Internacional de Salvador, no limite com Lauro de Freitas, já indicava um projeto de grandes proporções para a capital. Outra intervenção semelhante foi o Complexo Viário do Imbuí, entregue em 2014 e que mudou completamente a rotina de quem vive ou trabalha na região. Com o Complexo do Imbuí, o técnico em informática Tiago Bittencourt ganhou tempo. “Melhorou muito. Eu saia do serviço e demorava até 40 minutos para chegar ao retorno que vai para o Costa Azul. Hoje, em menos de 10 minutos já estou lá, pela Estrada do Curralinho”. 


Do Subúrbio à Orla Atlântica

A maior obra viária em curso atualmente na Bahia é a construção das linhas Azul e Vermelha, que ligarão o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica. Os novos itinerários vão abrir uma infinidade de possibilidades de empregos para a população do Subúrbio. 

A Linha Vermelha, formada pelas avenidas Orlando Gomes, em ampliação, e a 29 de Março, em construção, terá 20 quilômetros. A duplicação da Avenida Pinto de Aguiar foi o primeiro grande passo para a construção da Linha Azul, que terá 13 quilômetros e vai ligar Patamares ao Lobato. Os alunos da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu, já sentem a diferença, como Daniel Souza, que cursa Educação Física. “Eu venho da [Avenida] São Rafael para cá, mas demorava muito tempo. Estava sempre engarrafado, tinha acidentes e a pista era estreita. Hoje, mesmo fazendo o retorno no Centro Administrativo [da Bahia], eu ganho tempo porque o trânsito está sempre livre. Melhorou mesmo”. Na última quinta-feira (24), a BR-324, na região de Pirajá, ganhou um viaduto e duas alças de acesso como parte da implantação da Linha Azul.

Avenida Paralela será outra Via Expressa

Outra intervenção muito esperada pelos baianos é a transformação da Avenida Paralela em uma Via Expressa. “Com a implantação do metrô, que já está em andamento, o Governo do Estado devolve para a cidade a Avenida Paralela do jeito que ela foi pensada, como ela deveria ser. No plano diretor da cidade, tem a Paralela como uma via expressa, sem semáforo, sem retorno e sem postos de gasolina no canteiro central”, explica a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Grace Gomes.

A superintendente ressalta que a Paralela é uma avenida de cunho metropolitano, que faz a ligação do centro de Salvador à região metropolitana, no sentido da orla atlântica, mas perdeu essa função ao longo tempo. “O acesso ao tráfego na Paralela e às vias marginais será feito pelos viadutos. A obra do metrô vem facilitar isso. Do início da Paralela, na região da Tancredo Neves, até Pituaçu, onde já construímos os viadutos, não existem mais semáforos; então o trânsito é livre. Os semáforos começam a surgir após o Viaduto Dona Canô”. ..

Aleluia: "Rui chuta feio e superestima público pró-Dilma/Lula em Salvador"

"O governador Rui Costa calculou o público da manifestação pró-Dilma/Lula em Salvador da mesma forma que faz o orçamento do estado: superestimou e muito. Chutou feio!", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) sobre o número de pessoas bem acima da realidade que o governante petista informou à imprensa.

"É lamentável, Rui, que mesmo obrigando os servidores com cargos de confiança a comparecer à manifestação vermelha, e pagando aos cidadãos mais carentes a módica quantia de 30 reais, o apoio tenha sido tão pífio", diz o parlamentar baiano...

Delegados do Território do Sertão do São Francisco são eleitos em Salvador para representar Conferência Nacional LGBT e de Direitos Humanos

Entre os dias 11 a 15 de março foram realizadas a III Conferência Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e a VI Conferência Estadual de Direitos Humanos, no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, e reuniu delegados, representando a sociedade civil e o poder público dos 27 Territórios de Identidade. Com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, representantes do município estiveram presentes. Ao final do evento, foram eleitos 52 delegados para representar as propostas do Estado na Conferência Nacional LGBT e 48 delegados - 36 da Sociedade Civil e 12 do Poder Público – que levarão as propostas aprovadas para a Conferência Nacional de Direitos Humanos.

De acordo com o Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Juazeiro, que é também Supervisor Municipal de Diversidade, Anderson Motta, o objetivo das Conferências era avaliar e propor estratégias e diretrizes para fortalecer a implementação  de políticas públicas nos dois momentos. “Cada uma discutia suas demandas. Nossas propostas foram bem aceitas e estão agora na pauta que seguirá para as conferências nacionais. Na pauta LGBT está a criação de Centros de Referência ao público LGBT, um lugar onde eles possam se sentir acolhidos e representados. Uma proposta bem discutida na pauta de Direitos Humanos foi incluir no Plano Nacional de Educação a discussão de uma política sobre drogas pautada na redução de riscos e danos e não de guerra às drogas”, disse Anderson...

Cerca 20 mil pessoas protestam contra o governo em Salvador

Manifestantes contrários ao governo Dilma reuniram-se às 10h, na Barra, bairro de classe média em Salvador. O ato acabou há pouco, no mesmo local. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto, que se encerrou no Farol da Barra, onde houve dispersão dos participantes por volta das 13h. O Farol da Barra é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Do local, os manifestantes seguiram para o Mirante Cristo da Barra, outro ponto turístico, onde os participantes posaram para uma fotografia, rezaram um Pai Nosso e aplaudiram, ao meio-dia, o juiz Sérgio Moro, que julga, em primeira instância, os processos resultantes da Operação Lava Jato.

A empresária Maria da Glória Carvalho, 59 anos, diz que veio protestar contra a corrupção. "Sou empresária, produtora agrícola e fazendeira. O Brasil está tomado pela corrupção e precisa mudar. Nós precisamos limpar o nome do nosso país", disse a moradora do Caminho das Árvores, bairro de Salvador...

Quarta-feira, dia 9, funcionários de empresas terceirizadas realizam manifesto na Governadoria, em Salvador

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Comercial, Industrial, Hospitalar, Asseio, Prestação de Serviços em Geral, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) estão convocando uma manifestação de todos os trabalhadores terceirizados com salários e demais direitos trabalhistas pendentes para que compareçam quarta-feira, dia 9, às 8 horas, no prédio da Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

"As trabalhadoras e trabalhadores terceirizados exigem respeito. São cidadãs e cidadãos e não podem ser tratados como lixo. Trabalhamos com lixo, mas não somos lixo. Não aceitamos ser tratados como pessoas de segunda classe onde seguranças nos impedem de usar sanitários e beber água nos bebedouros em prédios públicos sustentados e mantidos com nossos impostos", critica com veemência Ana Angélica Rabelo, coordenadora geral do Sindilimp-BA.

O diretor da CUT-BA, Edson Conceição Araújo, lembra que "o governador Rui Costa sabe o que é dificuldade. Teve na infância até a juventude uma vida de pobre, com uma mãe guerreira que vendia salgadinhos e doces para sustentar a família. Depois que entrou na antiga Escola Técnica Federal e conseguiu ingressar no Polo Petroquímico é que sua vida mudou. Um governador com essa história não pode negar o direito de trabalhadoras e trabalhadores ingressarem na Governadoria, no CAB e deve estar aberto à negociação", enfatiza.

Ana Angélica Rabelo destaca que a categoria não consegue mais esperar. "É hora de decisão. É ou vai ou racha. Não tem mais como aguardar. É muito padecimento em cada casa, em cada família sofrendo o não pagamento dos salários e demais direitos. Convocamos para uma grande manifestação no CAB, quarta-feira, dia 9, às 8 horas. As pessoas que trabalham na AML, Basetec, C&C, Contratec, HD, Monkal, Sandes, Staff ou quaisquer outras que tenham problemas trabalhistas devem comparecer. Só a luta muda a vida. Não adianta ficar lamentando nas redes sociais. É hora de luta presencial, concreta e não virtual".

Ela acrescenta que algumas pessoas desinformadas tentam responsabilizar o Sindilimp-BA, "um erro. Não somos nós que contratamos. É o governo estadual que contrata as empresas, e os patrões, os empresários que devem pagar os salários. Precisam ter honra, dignidade e entender que não é favor pagar quem trabalha. Não aceitamos mais arrogância, respostas evasivas, mentiras e calotes. Queremos apenas e tão somente receber o que nos é de direito. Vivemos do nosso trabalho e não de esmolas. Não é favor pagar salários. É um dever dos empresários e o governo estadual deve fiscalizar se tudo foi pago. Estamos na luta em defesa dos nossos direitos", finaliza Ana Angélica Rabelo. ..

PF realiza ação no condomínio Villagio Panamby, em Salvador

O Condomínio Villagio Panamby, no Bairro Horto Florestal, em Salvador, também recebeu a visita da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira(4). Até o momento não se sabe se a visita tem objetivo de condução coercitiva ou busca e apreensão. A Operação da polícia Federal deflagrada nesta manhã é batizada de Aletheia, ou "Busca da Verdade" e está sendo deflagrada em várias cidades, incluindo São Bernardo do Campo, em São paulo, com cumprimento de mandados de condução coercitiva contra Lula e familiares. Pelo menos cinco mandados de busca e apreensão deverão ser levados a efeito em Salvador. ..

Governador entrega mais duas obras de contenção de encostas nesta segunda-feira (29), em Salvador

 
Duas encostas localizadas na Rua João Melo Santos e na Travessa Renato Russo, ambas no bairro de Pau da Lima, em Salvador, receberam obras de contenção realizadas pelo governo baiano. As duas obras serão entregues à população, nesta segunda-feira (29), às 9h, pelo governador Rui Costa. 
 
Foi investido R$ 1,88 milhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As encostas fazem parte do Grupo 1 que compreende um conjunto de 18 encostas no âmbito do programa Obras de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto em Salvador.
..

Petrolina terá um representante de peso no Festival Internacional de Percussão, Salvador

O evento acontece essa semana, entre os dias 26 e 28 de fevereiro e terá a participação do Produtor de Shows e eventos musicais, professor e instrutor de percussão,  Cleybson Barros de Souza, mais conhecido no contexto musical na região, como Cleybson Bolão.

O sonoplasta, professor e produtor musical nasceu na cidade de Olinda e se encantou pelo Vale do São Francisco, onde tem uma vasta lista de trabalhos realizados entre Juazeiro e Petrolina, que conceituam a região como um polo musical atuante, além de professor e idealizador de vários projetos musicais, Cleybson Bolão também produz instrumentos musicais a partir de material reciclável. Na bagagem do produto musical, entre outras ações,  a realização de    Oficina de percussão no IF Sertão ( oficina com materiais recicláveis na confecção de instrumentos percussivos e técnicas para toca los); oficina de percussão pela scfv em Uauá-Ba ( confecção de instrumentos percussivo com materiais recicláveis e manejo de como toca los); curso Prático de Percussão na APAE/Petrolina pela Sec. de Cultura e FUNDARPE – professor, instrutor e construção de instrumentos de percussão com utilização de materiais recicláveis e a participação em inúmeros shows e festivais como produtor musical e também, percussionista..

Atração de investimentos em Juazeiro é elogiada pela ACB em Salvador

As oportunidades de investimento no município deram a tônica da palestra do secretário Carlos Neiva (Desenvolvimento e Turismo) para mais de 40 investidores na Associação Comercial da Bahia (ACB), na última quinta (18), em Salvador. O evento, segundo a ACB, inaugura a rodada de encontros que objetiva incentivar a interiorização do desenvolvimento no Estado. A política juazeirense de atrair empresas arrancou elogios dos diretores da Associação.

Em Salvador, Neiva defendeu os avanços socioeconômicos de Juazeiro, que tornou-se um bom lugar para morar, trabalhar e investir. O secretário frisou a geografia do município. "Viajando num raio de 500 km chega-se a quase todas as capitais nordestinas", repisou. Essa localização estratégica influenciou, por exemplo, a decisão da Wobben (multinacional alemã que produz torres eólicas) de instalar-se em Juazeiro (o destino era Natal)...

Salvador: Nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho será entregue em março

No dia 29 de março, aniversário de Salvador, o Governo do Estado inaugura a nova emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, que contará também com um centro avançado de diagnóstico por imagem. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitou a unidade neste sábado (20), onde conferiu o andamento das obras. 

A unidade foi totalmente reconstruída e permite a ampliação do número de leitos de emergência, passando de 19 para 36. A obra possibilita ainda ampliar os leitos de internação do hospital, saltando de 121 para 211, com a liberação de áreas antes ocupadas pelo banco de sangue, laboratório e equipamentos.

O hospital ganhará ainda um dos mais modernos centros diagnósticos por imagem do estado, que será construído anexo à emergência. “Serão instalados modernos equipamentos de ressonância, tomografia computadorizada e raios-X, possibilitando exames cardiovasculares, oncológicos e neurovasculares, todos de alta complexidade. Assim, reafirmamos o nosso compromisso de ampliar e qualificar a assistência”, afirmou o secretário.

Com investimento de R$ 7,2 milhões na obra da emergência, o Governo do Estado desativa o atendimento na estrutura provisória de contêineres climatizados no estacionamento, que funcionou por dois anos e sete meses, prazo que durou a reforma. ..

"Prefeito Isaac pode levantar o troféu, você construiu mais creches que Salvador", disse o Governador na inauguração da 17ª creche em Juazeiro

..

Juazeirense retorna de Salvador sem técnico e joga próxima partida “quase em casa”.

Janilson Silva assume interinamente o comando técnico da Juazeirense

O técnico da Juazeirense, Sérgio Araújo, perdeu o cargo após a derrota para o Bahia, por 3 a 1, na noite de ontem e Janilson Silva, auxiliar técnico, deve comandar a equipe até a contratação de um novo treinador...

Juazeirense perdeu para o Bahia e vai afastando possibilidade de classificação na Copa do Nordeste

.

Ainda não foi desta vez que a Juazeirense venceu na temporada. Em partida pela Copa do Nordeste, em Salvador, o Cancão de Fogo não teve forças e amargou uma derrota por 3 a 1 para o Bahia.

Na primeira partida pela Copa do Nordeste a equipe não passou de um empate em 1 a 1 contra o Confiança, em jogo que aconteceu em Senhor do Bonfim...

Material reciclável coletado no Carnaval de Salvador é vendido para indústria

Mais de 90 toneladas de resíduos sólidos, entre alumínio, politereftalato de etileno (PET) e plástico, que foram coletados durante os dias de Carnaval, estão sendo encaminhadas para o reaproveitamento na indústria. Esse material foi recolhido por cerca de 1,5 mil catadores através dos programas 'Ecofolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente' e 'Cata Bahia', das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e de Cultura (Secult).

Mesmo com quase uma semana depois do fim da festa, no galpão onde funciona a Cooperativa Camapet, no bairro de Massaranduba, o trabalho de separação dos materiais continua intenso nesta terça-feira (16). A unidade é uma das diversas cooperativas beneficiadas com os projetos, que também ofereceram aos catadores avulsos a chance de se cadastrar e vender os materiais a preços justos. ..

Neiva vai a Salvador apresentar Juazeiro para investidores

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, embarca nesta terça-feira (16) para Salvador com o intuito de 'vender' Juazeiro a investidores e empresários soteropolitanos. A missão de apresentar na capital as oportunidades de negócios na Terra das Carrancas veio a convite da Associação Comercial da Bahia (ACB), que organiza o encontro. 

Neiva vai ressaltar o avanço dos índices socioeconômicos de Juazeiro com a gestão Isaac Carvalho. "Praticamente dobramos o número de empresas instaladas no Distrito Industrial e avançamos 45 posições no indicador de desenvolvimento dos municípios brasileiros", frisou, citando o Índice Firjan. O secretário ainda deve enfocar o aquecimento da economia em 2016 com a chegada do Juá Garden Shopping e de usinas solar e eólica...

Com ampliação de atrações sem corda e mais investimento em segurança, índices de violência têm redução no Carnaval da Bahia

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). ..

Salvador: Carnaval 2017 vai homenagear 50 anos da Tropicália

O Pelourinho vai fazer uma grande homenagem aos 50 anos da Tropicália no Carnaval 2017. Em seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui), o governador Rui Costa anunciou que este será o tema da festa no Centro Histórico de Salvador no ano que vem: "Que baiano não se sente honrado ao ver que nossos artistas marcaram para sempre a cultura do nosso País? Como é bom ter nascido na terra - mãe de mudanças, de poesia, inteligência, de liberdade. Por tudo isso e muito mais, vamos fazer uma linda homenagem à Tropicália no Carnaval do Pelô em 2017", disse Rui na rede social. 

Segundo o governador Rui Costa, a meta para 2017 é firmar ainda mais parcerias e também ampliar o número de atrações sem corda nos circuitos Dodô e Osmar. "Queremos mostrar às empresas que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas". Ainda conforme Rui, há a intenção de "multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar". Neste ano, o Carnaval do Pelô está homenageando o samba, que nasceu na Bahia e teve a primeira música gravada há 100 anos. ..

Mais de 800 testes rápidos para detecção de HIV já foram realizados no Carnaval de Salvador

O posto de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais em funcionamento no Carnaval de Salvador desde a última sexta-feira (6), já realizou 868 atendimentos nos postos de Ondina (427) e Barra (441). Deste total, 79 foram reagentes para sífilis, 14 para HIV e dois para hepatite. Os dois postos instalados funcionam na Avenida Centenário e na Avenida Adhemar de Barros, sempre a partir das 15 horas. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre DST/Aids.

Já em Porto Seguro, onde o posto começou a funcionar na noite do sábado (06) de Carnaval, foram contabilizados 243 atendimentos até às 9 horas de hoje e teve resultado reagente para HIV (2) e Sífilis (5). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, viajou ao município para visitar o posto de testagem e as unidades de saúde da rede para verificar a estrutura de atendimento aos foliões. Na oportunidade, o secretário anunciou a implantação de 15 novos leitos de UTI e serviço de hemodinâmica no Hospital Estadual Luis Eduardo Magalhães. De acordo com o secretário, a iniciativa visa "atender a demanda reprimida da região, além de qualificar cada vez mais a assistência"...

Kannário e Xanddy pegaram ar no Carnaval de Salvador.

O cantor Igor Kannário causou o maior frisson em sua passagem pelo Campo Grande com o trio sem cordas. O pagodeiro, logo no início do percurso, parou a apresentação para reclamar da performance de seus músicos.

"Eu quero o gás da minha banda, p***. Esse povo aqui não é só fã meu não, é de vocês também. Dá um sorriso. Que cara feia é essa?", disparou ele, que logo em seguida puxou o hit 'Tudo Nosso, Nada Deles'...

Comandante-geral da PM fala sobre segurança no Carnaval do Pelô em Salvador

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Anselmo Brandão, afirmou que o Carnaval no Pelourinho é um Carnaval "muito seguro, tranquilo", que reúne família e amigos, e os policiais atuando para promover a paz.

Assista ao vídeo:

..