Foram encontrados 15966 registros para a palavra: Petrolina

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina

Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total. É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. "O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura", pontuou. 

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço. 

Além do grande movimento nos bares e restaurantes do Circuito, para cerca de 120 vendedores ambulantes que trabalharam no Carnaval o lucro foi garantido. O vendedor de espetinhos, Eudes da Costa Brito (36), contabilizou mais de 300 unidades vendidas em cada noite de festa. "Trabalho com espetinhos há 8 anos e este Carnaval foi bastante movimentado", afirma. 

Os indicativos oficiais também confirmam um Carnaval muito tranquilo. O Tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros, relatou menos de 5 atendimentos em ocorrências leves durante os quatro dias de festa. O Major Costa, da Polícia Militar, também afirma que não houve nenhuma ocorrência grave, apenas algumas apreensões por excessos, e registros de furtos. 

O secretário Jorge Assunção, em nome do Prefeito Julio Lossio, faz questão de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso do Carnaval. "A beleza do evento é resultado de um trabalho coletivo, da Prefeitura, das Polícias militar, Civil e Rodoviária, dos Bombeiros, enfim, e toda a sociedade, aos Blocos, ambulantes, músicos, pessoal da limpeza, crianças que abrilhantaram a festa", reforçou Jorge.  ..

Motoristas de empresa de Petrolina recolhem ônibus e cobram salários

Em Petrolina, nesta quarta-feira (10), motoristas e cobradores da empresa de transporte coletivo Viva Petrolina recolheram os ônibus para a garagem da empresa. Segundo os funcionários, os salários estão atrasados há dois meses.

Os ônibus que operam nas linhas dos bairros João de Deus, Jardim Amazonas e Cosme e Damião ficaram parados nesta tarde em torno de uma hora. Em reunião com a direção da empresa, ficou definido que os salários dos funcionarios começarão a ser pagos a partir desta quinta-feira (11)...

SAMU Petrolina reforça estrutura do carnaval

Durante os quatro dias de festa a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Petrolina reforçou a estrutura do carnaval.Com uma Unidade de Suporte Básica (USB), situada em local de fácil acesso na Orla, o SAMU realizou as ocorrências.

"No geral, a festa foi tranquila com alguns casos clínico como alcoolemia, enjoos, vômitos e outros. Tivemos também 21 acidentes de trânsito nesse período, a maioria envolvendo moto e, para isso, peço que a população tenha mais cuidado no trânsito", pontuou o coordenador-geral do serviço, Tiago Acioli...

Servidores de Petrolina caem na folia no Clube do Sindsemp

O servidor público municipal de Petrolina caiu na folia de carnaval no último domingo (07). A Banda Os Plays Boys Elétricos foi do Axé ao Frevo e ainda tempo espaço para Marchinhas de carnaval no Clube do Servidor. Quem foi pode aproveitar também o espaço do Clube e desfrutou de um agradável dia de lazer. O servidor que compareceu à festa também foi premiado com o sorteio de dois tablets. A primeira ganhadora foi Edileuza Nunes, servidora da Secretaria de Saúde, lotada no SAMU.

"Essa nova gestão melhorou e muito a relação com o servidor. Está mais participativa, oferecendo mais diversão no Clube e tem demonstrado mais responsabilidade com o servidor. O tablet eu vou presentear a minha neta, foi um presente de Deus. A diretoria do Sindsemp está de parabéns, sempre tem uma festinha aqui, tem sorteios com brindes. O sindicato está poderoso", avaliou. O segundo ganhador foi eleito com a melhor fantasia. A mãe do pequeno Daniel, vestido de pirata, agradeceu a iniciativa do Sindsemp. "Ele ficou muito feliz. A diretoria está de parabéns por promover esses encontros num espaço tão agradável que é o Clube do Servidor", disse Juliana Damires Ribeiro. A festa momesca do servidor transcorreu durante todo o dia...

Petrolina encerra Carnaval com público satisfeito e shows apoteóticos

O espaço e a estrutura eram os mesmos dos últimos três dias. Mas havia algo de diferente no ar: ontem(0'9) era a última noite de Carnaval de Petrolina, organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do governo do Estado. O desejo visível do público era aproveitar a festa até os últimos minutos. E para atender as expectativas, um verdadeiro espetáculo musical foi apresentado aos foliões...

Homem pede socorro ao pai, mas morre ferido com golpe de faca em Petrolina

Um jovem, de 21 anos, morreu após ser atingido com um golpe de faca no abdômen na madrugada desta quarta-feira (10) no bairro Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, Sertão pernambucano. Ele entrou na casa de seu pai pedindo socorro, mas não resistiu aos ferimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e fez os primeiros socorros na vítima, que morreu em seguida. O pai não soube informar quem teria matado seu filho. O corpo foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML)...

ROCAM/5°BPM PRENDE HOMEM ARMADO NO CARNAVAL EM PETROLINA

Nesta segunda-feira (08/02), por volta das 01h10min, Policiais Militares da ROCAM/5°BPM ao realizarem rondas no Polo Carnavalesco da Cohab VI em Petrolina, receberam a informação que havia um indivíduo armado no local festivo. Imediatamente foram nas imediações onde o suspeito poderia estar e efetuaram abordagens em várias pessoas até que foi encontrado na cintura de Erisvan Magalhães da Silva Purificação, 20 anos, residente no bairro São Gonçalo 01 (um) revólver calibre 32, nº de série 295410, com 03 (três) munições calibre 32 intactas. O imputado juntamente com o material apreendido foi conduzido à Delegacia de Plantão onde foi autuado em Flagrante Delito. ..

Na penúltima noite de Carnaval em Petrolina, todos os ritmos viram folia

Quem esteve presente ontem (08/02), na terceira noite de Carnaval em Petrolina, notou que o espaço do Circuito 21 de Setembro/Orla tem sido pequeno para a quantidade se foliões que preenchem a avenida pra curtir a festa. "Isto revela mais a vez o sucesso do evento e o quanto ele é aguardado por milhares de pessoas que passam a data em Petrolina", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, um dos organizadores do Carnaval.

E nessa penúltima noite de folia o clima foi de muita animação, embalada por ritmos variados.  O perfil da banda Nosso Harém atraiu uma turma jovem que dançou um pagode ainda mais ritmado para acompanhar o clima carnavalesco. O mesmo tratamento ao repertório foi dado pelo cantor Elisson Castro e a Banda Pega Leve, que deixou o forró regional ainda mais elétrico ao subir no palco principal...

Prefeitura de Petrolina realiza mutirões de limpeza no Carnaval

Este carnaval será de bastante folia, mas também de trabalho. Durante todos os dias, equipes da Secretaria de Infraestrutura estarão nos polos 21 de Setembro e Orla, com mutirões para a retirada de entulhos e lixo das vias públicas, além de serviços manuais e mecanizados, incluindo varrição, catação e coleta..

Os mutirões são realizados sempre no período matutino e fazem parte dos serviços complementares à coleta do lixo domiciliar, que ocorre diariamente. De acordo com Julio Lossio, prefeito de Petrolina a ação é bastante importante, já que mantém a cidade limpa e retira resíduos que foram descartados inadequadamente em vias públicas...

Domingo de carnaval leva multidão às ruas de Petrolina

Os polos carnavalescos de Petrolina ficaram completamente lotados neste domingo (07), segundo dia da festa momesca na cidade. Mais cedo, às 18h, o bloco "Os Melecados" reuniu um grande público na Avenida São Francisco, no bairro Areia Branca, e foi o ponto de partida para a folia de mais um dia de Carnaval. 

O bloco Opará animou as ruas do Centro antes das atrações principais começarem. A Orquestra Skala, subiu no palco do Coreto em ritmo de frevo e comandou a multidão da Praça 21 de Setembro ao som de muitos sucessos. 

A voz  potente da cantora Fabiana Santiago, foi a primeira atração que comandou a festa no palco principal da Orla. Em seguida, a Banda Miragem sacudiu a multidão que ocupava a Avenida Joaquim Nabuco. "Foi um sucesso, não esperava tanta gente", disse o folião, Hélio Macedo. A Orquestra Fernando Junior subiu no palco para levantar a galera e finalizar as apresentações desse domingo de carnaval. 

O prefeito Julio Lossio define o Carnaval de Petrolina como uma festa genuinamente multicultural, com atrações da cidade, valorizando a cultura local, com atrações pernambucanas e baianas. "Movimentando a economia nos seus mais diversos setores, tenho certeza que esta bela festa está trazendo alegria, com muita paz e segurança à toda população", afirmou. 

..

Proatec convoca eleições de síndico no Residencial Nova Petrolina

A Proatec, empresa contratada pela Secretaria de Habitação de Petrolina, responsável pela execução do trabalho técnico social no Residencial Nova Petrolina, convoca todos os condôminos dos "Parque dos Coqueiros, Parque das Mangueiras, Parque das Goiabeiras e Parque das Videiras", para participarem da Eleição para sindico, subsíndico e membros do conselho, que será realizada no dia 14 de fevereiro de 2016 - Domingo, nos quiosques de cada residencial, situado no residencial– Petrolina(PE), das 10:00h até 16:00 h.

A nota da Proatec informa também que é permitido aos condôminos se fazerem representar nas eleições ora convocada por procuradores, desde que munidos com procurações específicas ou certidão de casamento. O modelo de procuração estará disponível com a equipe da Proatec durante os plantões sociais e também durante as eleições. Cada família terá direito a um voto por unidade habitacional...

Prefeitura de Petrolina traçará perfil do turista no carnaval da cidade

Além da distribuição de mapas da cidade pelos estabelecimentos turísticos, a Secretaria aplicará pesquisa de fluxo direcionada aos turistas. Será questionado o destino de origem, dias de estadia, meio de transporte utilizado e os pontos turísticos visitados e quais mais chamaram a atenção do visitante.

Em conjunto com algumas empresas privadas do ramo turístico, a secretaria de Turismo teve acesso ao perfil de alguns turistas que sempre escolhem Petrolina como destino de viajem na época do carnaval. Tânia Nogueira, diretora da agência Flor de Cactus Turismo, apresenta 10 roteiros solicitados e que apresentam trajetos integrados e regionalizados do Vale do São Francisco. Os percursos mostram o contraste da cultura irrigada entre a caatinga – bioma predominante do Nordeste – e o enoturismo que é mais requerido no carnaval...

Petrolina: Prefeitura executa serviços de urbanização do Cacheado

A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, acompanhou nesta última semana os serviços de urbanização que estão sendo realizados pela prefeitura através da Seinfram no bairro Cacheado,  local onde antes existia uma invasão sem condições básicas de moradia.

O projeto de urbanização contempla a construção de um trecho do canal, drenagem, energia elétrica e a pavimentação das ruas principais. Além da construção de uma AME -  unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado e de uma praça. Em uma parceria fechada com o Governo Federal, a Caixa Econômica, o Programa Minha Casa, Minha Vida,  Ministério das Cidades e a Secretaria de Habitação de Petrolina, o que antes era apenas um sonho, agora está se tornando realidade...

Primeira noite do carnaval em Petrolina agita foliões

Assim como nas edições anteriores, a primeira noite de Carnaval em Petrolina (06/02) reuniu uma multidão que veio brincar e curtir os shows musicais da festa. Organizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio do governo do Estado, o carnaval 2016 trouxe na noite de abertura artistas que embalaram a folia do público no palco principal, localizado ao final da Avenida Joaquim Nabuco próximo à Orla da cidade.

O primeiro a subir no palco foi o cantor Alan Cléber. Acompanhado da sua banda, o artista colocou muita gente pra suar, ao trazer no repertório uma extensa lista de músicas de Axé, seu principal estilo musical. Em seguida a banda Axé Camaleão, que se apresentou pela primeira vez em Petrolina, conquistou os foliões com repertório bastante animado. Por último, fechando a programação do palco principal, quem subiu ao palco foi a Orquestra Fernando Júnior, que sempre anima o Carnaval de Petrolina com sucessos carnavalescos de gêneros diversos.  ..

Esquizofrenia é tema do grupo de estudos dos profissionais do CAPS II de Petrolina

A cada 15 dias os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), da Secretaria de Saúde, se reúnem para discutir patologias que afetam a saúde mental. Essa semana o tema foi Esquizofrenia e seus subtipos, focando na paranoide, considerada a mais comum.

"Os grupos são de extrema importância, pois é o momento de atualizações, discussões e troca de experiências. Cada vez que nos apropriamos mais de um diagnóstico e percebemos seu comportamento, seremos mais assertivos no tratamento", afirma a coordenadora do CAPS II, Adriana Lira.  No próximo encontro será discutida a Psicose e suas particularidades...

Petrolina: Seduc renova convênio da Escola Laura Vicuña

Na última quinta-feira (04) o Secretário de Educação, Cel Heitor Leite recebeu a Gestora da Escola Municipal Laura Vicunã, Maria Auxiliadora,  a Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Irmã Júlia, a coordenadora do CEMAM Regia Cristina Gondim e a inspetora Amélia de Assis Castro para tratar da permanência da Escola Municipal dentro do prédio da instituição do CEMAM.  A Secretaria de Educação aprova a ideia. "Temos interesse em continuar a administrar a unidade, e assim será em 2017 com implementação ainda de  novos serviços da Educação". ..

No ritmo do frevo, Carnaval do Voluntariado do HDM/IMIP alegra pacientes

Nesta sexta-feira (05), no Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), muita festa e alegria marcaram a comemoração do Carnaval do Voluntariado 2016. Caracterizados com apetrechos carnavalescos, o animado bloco de funcionários e voluntários percorreu os setores levando muita diversão e descontração. A folia contou com a presença da Orquestra de Frevo – A Rebarba, que tocou marchinhas de carnaval no ritmo pernambucano.

A dona de casa, Fabiana dos Santos, mãe de um paciente interno na Unidade Hospitalar, diz que essa celebração muda um pouco a rotina hospitalar. “Eu estou aqui há sete dias, os médicos descobriram que meu filho tem diabetes e hoje ele está bem melhor do que quando chegou. Vejo que ele se alegrou bastante com essa comemoração”, finalizou...

Campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes é desenvolvida pela Secretaria de Cidadania de Petrolina

Com o objetivo de potencializar as ações contra exploração sexual de crianças e adolescentes e buscando a participação da sociedade, a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Cidadania, promove a campanha “Petrolina Educa e Protege”. 
 
Equipes da Secretaria de Cidadania, e agentes do Poder Judiciário estarão atuando durante os dias da realização do festejo Carnavalesco, panfletando e instruindo garçons, donos de bares e barracas e ainda o público que comparecer ao evento, sobre a necessidade do combate contra exploração sexual em crianças e adolescentes. 
 
O assunto é importante e  precisa ter o apoio de toda sociedade. O objetivo maior da Campanha é fomentar o fortalecimento de iniciativas de responsabilidade social na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Empresas brasileiras, ONGs, setores públicos e privados estão sendo mobilizadas para abraçar a causa em todo território Nacional. ..

Artigo: Adeus ao pregador no deserto dos invisíveis

Eziel José da Silva, carinhosamente conhecido como Maia, era um homem negro de olhar incisivo, voz grave que se elevava fácil na sincronia com os gestos largos. Um ser errante que um dia sonhou em ser missionário. Calçou um tênis acolchoado, vestiu uma calça surrada, um boné sem cor e foi à rua “vomitar a palavra de Deus na alma das pessoas”.

Quem via Maia chegando ao restaurante popular ou amarrando a bicicleta no tronco de uma árvore, com seu jeito reservado e circunspeto, nem imaginava os arroubos que acompanhavam seus passos inquietos em determinados dias da semana, quando encarava a missão de ser “o ciclista de Deus”...

Secretaria de Saúde promove Campanha de Prevenção contra DST no Carnaval

Para que os foliões possam brincar o Carnaval com segurança, a Secretaria de Saúde de Petrolina (SMS) coloca nas ruas a sua equipe do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais. Cerca de 100 mil preservativos masculinos serão distribuídos até a próxima terça-feira (09).

No período da folia, a equipe da SMS circulará nos polos da Praça 21 de Setembro, Orla, Cohab VI e Areia Branca, realizando intervenções educativas e distribuindo os preservativos. "É importante orientar a população a cuidar da saúde e a se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis. A nossa expectativa é que a cada dia sejam distribuídos, aproximadamente, 20 mil preservativos", conta a secretária de Saúde, Lucia Giesta...