Foram encontrados 5550 registros para a palavra: Brasil

Com 105 mortes em 2024, Brasil é o país que mais mata pessoas trans

No ano passado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. Apesar de o país ter registrado 14 casos a menos que em 2023, o país segue, pelo 17º ano consecutivo, como o que mais mata pessoas trans no mundo. Os dados são do Dossiê: Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024: da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira, da Rede Trans Brasil.

O dossiê, que será oficialmente lançado no próximo dia 29 nas redes sociais da organização, reúne os casos divulgados por meios de comunicação, como internet, redes sociais, jornais e emissoras de televisão, ao longo do ano passado.  ..

Programa Internet Brasil atinge a marca de 159 mil chips distribuídos para estudantes

O programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, atingiu em 2024 a marca de 159 mil chips distribuídos para estudantes de baixa renda do ensino básico do Brasil.

O objetivo é proporcionar conexão de internet a alunos integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). ..

Ministério da Saúde anuncia distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos inéditos para dengue no Brasil

O ministério da saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todas as unidades federativas do Brasil.

Segundo a pasta, essa é a primeira vez que o órgão envia esse tipo de teste para detectar a doença. A ação visa ampliar a notificação precoce dos casos, principalmente em cidades mais distantes e com o acesso limitado a serviços de laboratórios...

"Não precisamos do Brasil.Todos precisam de nós", diz Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o Brasil e a América Latina precisam "mais dos EUA do que os EUA precisam deles".

"A relação é excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós", respondeu Trump ao ser perguntado se iria falar com o presidente Lula e como seria a relação com o Brasil e com a América Latina...

Capitania Fluvial diz que cabe ao DNIT a administração dos programas de operação, manutenção e reposição da sinalização em hidrovias

Conforme reportagem da REDEGN publicada, no último domingo (19), que está praticamente abandonada há anos e completamente irregular, a sinalização marítima no Rio São Francisco, em trechos navegáveis, a exemplo do trecho entre Sobradinho e Juazeiro/Petrolina. Isto tem colocado em risco quem navega por essas bandas, já que as boias sinalizadoras ou não existem mais ou se deslocaram de local em virtude das cheias ocasionais no leito do rio.

No trecho entre Juazeiro/Petrolina ao Rodeadouro, como exemplo, muitas boias desceram o rio, deixando as marcações de pedras, que colocam em risco a vida dos navegadores, sem nenhum tipo de sinalização. Em outros pontos as citadas boias fazem sinalização desnecessárias, uma vez que desceram de seus pontos específicos, ancorando em locais onde não há nenhuma necessidade da presença do sinalizador. "Navegar se tornou um exercício de adivinhação", diz um condutor...

Nordeste Brasileiro: A Região esquecida no centro do debate climático

Mikaelle Farias-Diretora regional da Palmares lab, graduanda em engenharia de energias renováveis pela Universidade Federal da Paraíba, e ativista e atua em movimentos nacionais e internacionais pela justiça climática, avalia que o Nordeste Brasileiro: A Região esquecida no centro do debate climático. Confira:

Precisamos parar com a síndrome de que sabemos de tudo e voltar do início...

Pandemia ainda impacta educação no Brasil, aponta estudo

O Brasil ainda não se recuperou, na educação, dos impactos gerados na pandemia. O acesso à educação, que vinha melhorando, teve piora durante a pandemia e ainda não recuperou o mesmo patamar observado em 2019. A alfabetização das crianças, que tiveram as aulas presenciais suspensas, piorou e o percentual daquelas que ainda não sabem ler e escrever aos 8 anos de idade aumentou consideravelmente entre 2019 e 2023.

As informações são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta quinta-feira (16). O estudo, que é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relação à educação, analisou as privações de acesso à escola na idade certa e alfabetização...

Maranhão, Bahia e Pará concentram maior número de obras paralisadas no Brasil; confira ranking completo

Até o fim de 2024, o Brasil contava com 11.941 obras públicas paralisadas. O número representa 52% dos contratos em andamento no país. Com isso, um a cada dois empreendimentos contratados com recursos federais encontram-se nessa situação. Os dados constam no último relatório sobre o tema divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Entre as unidades da federação, o Maranhão conta com a maior quantidade de obras públicas paralisadas, com um total de 1.232, o que corresponde a 76,8% do total no estado. Na sequência aparece a Bahia, com 972 empreendimentos nessa condição, ou seja, 69,6% do total. Em terceiro lugar do ranking está o Pará, com 938 obras paradas – 65,5% do total. ..

Marinha do Brasil e prefeitura de Bom Jesus da Lapa resgatam famílias afetadas pelas chuvas na cidade

Na manhã do dia 15 de janeiro, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2 distrito Naval, participou de uma força-tarefa junto à Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

A ação resgatou pessoas afetadas pelas fortes chuvas e a cheia do Rio São Francisco. Durante a operação, um bebê de apenas 15 dias de vida foi resgatado com segurança...

“O empenho dos produtores mais os investimentos em infraestrutura no estado tornaram Pernambuco o maior exportador de frutas em valor de 2024” celebrou Guilherme Coelho

O Brasil exportou mais de 1 milhão de toneladas de frutas em 2024, o que corresponde a uma receita superior a US$ 1,287 bilhão, segundo dados recentes divulgados pela Associação de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas) nesta terça-feira (14).

O presidente da associação, Guilherme Coelho, destacou a participação de Pernambuco que foi o estado do país que mais exportou em valores, US$ 307.233.726,00...

Em meio ao alerta sobre vírus respiratórios na China, médicos brasileiros se preocupam com dengue e Chikungunya

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) está de olho em mais um vírus respiratório originado na China, as autoridades médicas brasileiras têm outra preocupação: as doenças causadas pelo Aedes aegypti — como dengue e chikungunya.

O cuidado não é em vão. Em 2024, o país bateu recorde de casos e de mortes por dengue...

Senado quer maior rigor contra motoristas embriagados

Teste do bafômetro obrigatório para os motoristas que se envolverem em acidentes. É o que pretende uma proposta de alteração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) apresentada pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). O senador defende também que acidentes que provocarem mortes, tecnicamente classificados como homicídio culposo de trânsito, passem a ser enquadrados como crime inafiançável.

A Comissão de Segurança Pública do Senado deu parecer favorável à proposta do teste de alcoolemia obrigatório no fim de 2024. Seguindo os trâmites regimentais da Casa, o projeto agora vai para a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como o Congresso Nacional encontra-se em recesso, a proposta deve ser examinada só em fevereiro...

Confira carta aberta na íntegra de Fernanda Montenegro: ganhou a cultura brasileira

A lendária Fernanda Montenegro celebrou a vitória da filha Fernanda Torres na premiação Globo de Ouro 2025. Em carta aberta compartilhada na GloboNews, na tarde desta segunda-feira (6), comemorou a qualidade do trabalho em "Ainda Estou Aqui". "O prêmio da Golden Globe reconhece, pontua, e ilumina essa grande atriz brasileira que é Fernanda Torres. É um fato difícil de se alcançar, eu sei na pele".

Pensando em sua trajetória e na da filha, ela afirma que precisava estar viva para este momento. "Eu nasci no final dos anos 1920. Quis Deus que eu viesse sobrevivendo, que tivesse essa noite de ontem, não porque ganhou um prêmio nos Estados Unidos, mas o que isso representa para a cultura brasileira. (...) Eu vivi para ver isso"...

Ponte que cai, deixa sempre um alerta: 727 Estruturas em risco no Brasil

A tragédia na ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, ocorrida domingo, dia 22 de dezembro, na divisa entre Tocantins e Maranhão, expôs um problema alarmante: a fragilidade de inúmeras pontes federais no Brasil.

O incidente reacendeu o debate sobre a precariedade de muitas dessas estruturas espalhadas pelo país...

Artigo - Desafios Econômicos do Brasil em 2025

O Brasil entra em 2025 carregando um misto de esperanças e incertezas. Após enfrentar anos de instabilidade econômica, agravada por crises globais, mudanças climáticas e disputas geopolíticas, o país busca retomar um caminho de crescimento sustentável. No entanto, essa tarefa exige um olhar atento aos desafios que limitam o potencial brasileiro.

Inflação persistente, déficit fiscal elevado, desvalorização cambial e a necessidade urgente de reformas estruturais são apenas algumas das questões que pressionam a agenda econômica nacional...

Confira dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil: ano de 2024 foi o mais quente no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, apontou o ano de 2024 como o mais quente no Brasil em levantamento que considerou desde o ano de 1961. Além disso, verificou-se tendência de elevação das temperaturas médias anuais ao longo do período analisado.

O levantamento revela que os registros atingiram o ápice no ano passado. A temperatura média anual chegou a 25,02°C. Os dados de 2024 representam uma elevação de 0,79°C na comparação com a média histórica das últimas duas décadas completas, isto é, de 1991 a 2020. Nesse intervalo, usado pelo Inmet como referência na análise, a temperatura média ficou em 24,23°C...

Voa Brasil: mais de 23 mil bilhetes foram vendidos para aposentados do INSS em cinco meses

Viajar de avião já é uma realidade acessível para milhares de aposentados brasileiros.

Em cinco meses de funcionamento, o Voa Brasil – programa do Governo Federal que oferece passagens de até R$ 200 a aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses – registrou a reserva de 23.187 bilhetes aéreos...

Revista Dramaturgia em Foco lança edição em homenagem a dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho

A última edição de 2024 da Dramaturgia em Foco, revista do Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi lançada em dezembro para homenagear o cinquentenário da morte do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho.

Com o objetivo de honrar o autor, o quarto Dossiê da revista propõe refletir sobre a atualidade estética e política da obra de Vianinha, como era conhecido, dentro do momento histórico atual...

Fritadeira ligada: 2024 foi o ano mais quente já registrado no Brasil, afirma Inmet

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil desde 1961, quando foi iniciada a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a média de temperatura anual foi de 25,02°C. O desvio médio de temperatura foi de 0,79°C, considerando a série de 1991 a 2020. Os dados confirmam a tendência de que 2024 tomaria o lugar de 2023 como o ano mais quente do país. 

O comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão o qual o Inmet é vinculado, informa que foi verificada "uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos" nos desvios de temperaturas médias, “que pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais."..

Bahia assume liderança nacional como destino mais procurado por brasileiros no verão de 2025

O fascínio que a Bahia desperta nos turistas já tinha sido apontada pelo compositor Dorival Caymmi, na música "Você já foi à Bahia", em 1940. Desde a época, a visita ao estado só cresce, assumindo em 2025 a liderança nacional como destino brasileiro mais procurado no verão. A pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur) estima que mais de nove milhões de visitantes vão circular pelo território baiano durante a alta estação, injetando R$ 23,7 bilhões na economia. O número corresponde a 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens a lazer no Brasil. 

O resultado é comemorado pela Secretaria do Turismo (Setur-BA). "Pela grande movimentação nos aeroportos, nas praças de pedágio, nos terminais rodoviários e nos portos, vamos bater recorde de chegada de visitantes ao nosso estado. A Bahia tem uma rica diversidade de atrativos turísticos por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, cultural, natural e histórico e nessa época do ano é ainda mais forte", enfatizou o secretário da pasta, Maurício Bacelar...