Foram encontrados 24 registros para a palavra: Biomas

Desmatamento é uma das explicações para tantos incêndios em biomas 

Uma das explicações para tantos incêndios em biomas diferentes está no desmatamento. Talvez esteja na hora de você atualizar a forma como encara o período que estamos vivendo na Terra.

“Nós da ciência, a gente já fala que a gente está no piroceno. Isso quer dizer: a época do fogo. E não é só no Brasil, não é só na Amazônia. A gente tem uma maior frequência, maior intensidade de incêndios ocorrendo no mundo todo”, afirma Erika Berenguer, pesquisadora da Universidade de Oxford...

Brasil já perdeu 33% das áreas naturais de seu território

A cobertura e o uso da terra pela ação do homem no Brasil continuam a mudar aumentando os riscos climáticos, aponta um mapeamento divulgado, nesta quarta-feira (21), pela MapBiomas.

De acordo com o estudo que analisa dados de 1985 a 2023, o país já acumula um saldo negativo de 33% das áreas naturais de seu território, que incluem a vegetação nativa dos biomas, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas...

Governo Federal Percorre Biomas do Brasil para Discutir Emergência Climática com a População

De 30 de julho a 15 de agosto, oito cidades brasileiras vão sediar as plenárias do Plano Clima Participativo, encontros presenciais com o intuito engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.

É também um espaço para apresentar e defender contribuições, além de incentivar reuniões para debater e elaborar novas propostas. ..

Artigo: Os biomas Cerrado e Caatinga estão sendo destruídos pelas formas  como estão sendo explorados e ocupados

Como amante da obra de João Guimarães Rosa, especialmente do romance Grande sertão: veredas, confesso que fiquei apreensivo e um pouco indignado com a produção de Grande sertão, filme de Guel Arraes e roteiro de Jorge Furtado, baseado na obra de Rosa.

Fiquei pensando como poderiam ter a coragem de "brincar" com uma das obras mais importantes da literatura brasileira e mundial, um orgulho para o Brasil...

Projeto jornalístico retrata os impactos trazidos pelo agronegócio para os biomas existentes na região do Matopiba

Com uma série de matérias e reportagens especiais, inéditas e exclusivas, produzidas pela Agência de Conteúdo Eco Nordeste, o Projeto ma.to.pi.ba. - iniciativa multimídia realizada com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), tem retratado ao longo dos últimos quatro meses os impactos ambientais e sociais provocados pelo agronegócio na região que abriga três dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga e Cerrado e que é apontada desde os anos 1980 como um celeiro mundial de commodities como o milho, algodão e soja – o Matopiba.

Com 73 milhões de hectares, a área que abriga a região que é reconhecida pelo Governo Federal como sendo de ampla expansão agropecuária reúne um total de 337 municípios dos estados do Maranhão, Bahia, Piauí (região Nordeste) e Tocantins (região Norte), e é vista por especialistas como "uma fronteira aberta para a devastação da Amazônia e, consequentemente, para o agravamento da crise climática global"...

Apib pede inclusão de mais biomas brasileiros em regulação europeia

Uma missão liderada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e pela Rede Cerrado está na Europa desde o último domingo (10) para defender a inclusão dos ecossistemas não florestais na Regulação contra o Desmatamento da União Europeia (EUDR).

A regulação busca impedir a importação de commodities que tenham relação com o desmatamento. Compõem ainda a comitiva representantes das organizações não governamentais (ONGs) Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e  WWF-Brasil...

Lula se reúne com lideranças ambientais para preservação dos biomas brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com especialistas dos principais biomas brasileiros, lideranças políticas no meio ambiental, a Ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva e o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho para discutir sobre a construção e consolidação de planos de prevenção e controle do desmatamento e desenvolvimento sustentável no Brasil.

A Ministra Marina Silva afirmou que o encontro foi proveitoso...

Brasil perde 15% de florestas naturais em quase 40 anos, diz MapBiomas

Em novo levantamento, a rede MapBiomas constatou que, entre 1985 e 2022, houve redução de 15% da área ocupada por florestas naturais no país, passando de 581,6 milhões de hectares para 494,1 milhões de hectares.

O principal fator de devastação foi a apropriação da agropecuária, e os últimos cinco anos aceleraram o processo de desmate, respondendo por 11% dos 87,6 milhões de hectares perdidos, revela a Coleção 8 do Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra no Brasil. Segundo o trabalho, os biomas que mais viram florestas sumirem nesse período foram a Amazônia (13%) e o Cerrado (27%)...

Do Baixo Sul à Região Semiárida: estudantes trocam experiências entre biomas

O desejo de conhecer experiências de agroecologia no Semiárido e despertar novos olhares sobre essa região trouxe um grupo de estudantes e educadores para vivenciar, entre os dias 5 e 8 de junho, uma formação no Centro de Formação Dom José Rodrigues, mais conhecido como a roça do Irpaa, em Juazeiro, BA.

Com um público de aproximadamente 40 pessoas, sendo a ampla maioria jovens entre 16 e 19 anos, vindos do município de Ibirapitanga, região do Baixo Sul da Bahia, os estudantes do curso técnico de Agroecologia do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida puderam conhecer experiências de convivência com o Semiárido, que também podem contribuir para despertar práticas e ações para a convivência com a Mata Atlântica, o bioma ao qual os jovens estão inseridos...

Meio Ambiente: Novo centro vai promover o desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros

Recém-criado pela USP, o Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agriculture Center – STAC), coordenado pelo professor Durval Dourado Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, tem como proposta promover atividades científicas interdisciplinares e transdisciplinares para o desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros. Ele é um dos quatro novos centros criados na Universidade – os outros são Centro de Estudos Amazônia Sustentável, Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão.

O centro pretende desenvolver o diagnóstico e prognóstico, com enfoque em segurança alimentar e alimento seguro, na participação do Brasil na produção e consumo de alimentos no mundo, e na proposição de soluções estratégicas de políticas públicas e projetos articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas...

Assistência técnica e extensão rural (Ater) Biomas da Bahia é discutido na Bahiater.

Representantes da Cooperast, cooperativa prestadora de assistência técnica e extensão rural (Ater), no Litoral Sul e Médio Sudoeste da Bahia, participaram, nesta quarta-feira (01), na sede da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - Bahiater, em Salvador, de uma reunião para a alinhamento de ideias da Chamada Pública Ater Biomas da Bahia.

 A Chamada Pública de ATER Biomas da Bahia, está atendendo agricultores e agricultoras familiares nos Territórios de Identidade da Bahia com enfoque nos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nesse contexto, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (SDR/BAHIATER), busca a consolidação de uma política pública cada vez mais articulada e integrada, cumprindo o papel de planejar e coordenar as ações no meio rural baiano em sintonia com as secretarias e órgão afins.  ..

Equipe técnica que vai atuar no projeto Ater Biomas Caatinga participa de formação

A partir da próxima semana, 1080 famílias agricultoras de cinco municípios do Território de Identidade Sertão do São Francisco começarão a receber acompanhamento através das ações do projeto Ater Biomas Caatinga. As atividades serão executadas pelo Irpaa em Juazeiro, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho e Casa Nova. Nesta semana a equipe de técnicas/os já participou de um encontro de formação. O evento aconteceu no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro.

Durante os estudos foram trabalhados assuntos como produção textual e temas relacionados à Convivência com o Semiárido, com a apresentação e discussão das suas características, o que é o Semiárido fora das mídias, a superação de paradigmas e os avanços e desafios da região...

Construção de viveiros de plantas nativas ajudam na recuperação dos biomas da bacia do São Francisco

“A floresta em pé é mais interessante, importante, econômica e eficaz”, afirma o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira. Por isso, com os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta da bacia do São Francisco, o CBHSF vem investindo sistematicamente em obras que visam a preservação e recuperação das margens do rio e da sua vegetação nativa.

As futuras e atuais gerações já dependem diretamente do que se faz hoje para garantir a melhoria da quantidade e qualidade de água ofertada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Entendendo a situação urgente, o CBHSF investe também na construção de viveiros de plantas nativas para garantir que as populações possam se qualificar e produzir em grande escala espécies de cada região que auxiliem para o reflorestamento da mata ciliar...

Estudos do MapBiomas auxiliam na preservação e monitoramento da bacia do rio São Francisco

Criado em 2015 com o propósito de mapear a dinâmica de uso e cobertura da terra por biomas, o Projeto MapBiomas contribui com os cálculos de emissões de gases de efeito estufa realizados pelo Observatório do Clima para o Brasil e, após pouco mais de um ano em funcionamento, surgiram demandas de geração de produtos derivados, como recortes territoriais diversos e cruzamentos com vários temas, visando ampliar o uso dos mapas, além de outras iniciativas criadas, entre elas o MapBiomas Água que se propõe a mapear, quantificar e analisar os recursos hídricos superficiais em sua perspectiva histórica.

O MapBiomas utiliza um conjunto de imagens de satélite históricas da família de sensores LANDSAT, operados pela NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e USGS (United States Geological Survey – Serviço Geológico dos Estados Unidos). O processamento é feito em ambiente computacional de nuvem sendo utilizadas técnicas de machine learning aplicadas a todo o acervo de imagens de satélite disponíveis desde 1985...

MP lança projeto ‘Biomas da Bahia’ para fomentar criação de novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural no estado

O Ministério Público estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), lançou o projeto ‘Biomas da Bahia’. O intuito é fomentar a criação de novas unidades de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

O evento foi aberto pelo promotor de Justiça Yuri Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), que apresentou o modelo de estruturação das Promotorias Regionais do Meio Ambiente no MP baiano...

Estão abertas as inscrições do edital ATER Biomas da Bahia para beneficiar 38 mil agricultores

Estão abertas, até 25 de junho, as inscrições para o edital ATER Biomas da Bahia, com intuito de fortalecer os sistemas produtivos da agricultura familiar com a consolidação do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A ação visa promover o desenvolvimento sustentável e a elevação da renda de famílias que vivem no campo, com a produção de alimentos saudáveis, nas unidades produtivas familiares localizadas nos diversos biomas da Bahia.  

A iniciativa é do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O investimento é de R$244,9 milhões, executado ao longo de cinco anos...

“Nós já observamos alterações na chuva no Vale do Rio São Francisco, na Amazônia, em praticamente todos os biomas brasileiros", afirma professor da USP

A dois dias da Conferência do Clima da ONU, novos números mostram como o Brasil segue na contramão dos compromissos assumidos pra frear as mudanças climáticas. A falta de empenho do governo Bolsonaro contrasta com iniciativas que geram emprego e lucro no país sem descuidar do meio ambiente.

Não é um problema para o futuro, já está acontecendo. “Nós já observamos alterações na chuva no Vale do Rio São Francisco, no Nordeste brasileiro, na Amazônia, em praticamente todos os biomas brasileiros. Nós estamos vendo as nossas áreas urbanas sofrerem com os eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e intensos”, diz Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP...

Dados do MapBiomas indicam redução na superfície de água em todos os biomas, incluindo a bacia do Rio São Francisco

Está nas manchetes, capas e chamadas dos noticiários há algumas semanas. A seca grave que atinge o Centro-Sul do Brasil, onde ficam os reservatórios das hidrelétricas responsáveis por 70% da geração nacional de energia, como Furnas (MG), faz o País enfrentar a pior crise energética dos últimos 20 anos.

Como um fantasma que assombra quem já está abalado pelo contexto caótico de pandemia, inflação e desemprego, o medo do “apagão” traz de volta à memória o racionamento de 2001, quando o Governo Federal realizou uma série de blecautes para evitar o colapso da rede de abastecimento...

Áreas de biomas brasileiros caíram 8,34% entre 2000 e 2018

Entre 2000 e 2018 todos os biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa - tiveram saldo negativo em números absolutos (489.877 km²) das áreas naturais, o que representa menos 8,34%, mas a perda diminuiu de magnitude ao longo desses anos.

A maior desaceleração ocorreu no Bioma Mata Atlântica que saiu de uma perda de 8.793 km², entre 2000 e 2010, para menos 577 km², entre 2016 e 2018. Apesar disso, a Mata Atlântica, onde há a ocupação mais antiga e intensa, conserva apenas 16,6% de suas áreas naturais. Esse é o menor percentual entre os biomas...

O lixo nuclear tem que ser armazenado por dez mil anos e isto não é correto com as próximas gerações e os riscos catastróficos para o Rio São Francisco, diz deputado

O  deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alep (Assembleia Legislativa de Pernambuco) durante  entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), avaliou o polêmico debate sobre a instalação de uma usina nuclrar em Itacuruba, no sertão de Pernambuco. Wanderson Florêncio, contrário ao projeto do Governo Federal, esteve nas usinas Angra I, II e II, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto o funcionamento de uma unidade nuclear. Segundo ele, sua opinião foi reforçada após essa visita.

"Minha opinião se fortaleceu ao irmos conhecer as usinas", disse. "Para se ter uma ideia, o rejeito nuclar tem que ser armazenado e cuidado por dez mil anos. Não acho que seja correto com as próximas gerações dar uma obrigação de ter esse cuidado que requer tecnologia. Sem contar com os riscos de acidentes que seriam catastróficos para o Rio São Francisco", ponderou...