RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 10038 registros para a palavra: Bahia

BAHIA: BOLSA FAMÍLIA TRANSFERE VOTOS A DILMA

O poder eleitoral do Bolsa Família na Bahia pôde ser comprovado ao cruzar o número de beneficiados e o desempenho de Dilma Rousseff (PT) por município. O Jornal A Tarde fez este estudo e observou que os dois municípios onde ela obteve maior percentual de votação, no segundo turno, foram Abaré e Catolândia. Em Abaré, teve 90,54% dos votos. Lá há 12.145 habitantes e 2.837 famílias cadastradas no Bolsa Família. Se for considerada uma média de quatro pessoas por família, em Abaré cerca de 11.300 habitantes são cobertos pelo programa, ou seja: 93% da população. Em Catolândia, Dilma conseguiu 90,09% dos votos, com 66% da população coberta pelo programa social. Já onde o Bolsa Família beneficia menos gente, o candidato José Serra (PSDB) conseguiu os maiores percentuais de votação. Em Buerarema, Serra registrou seu mais expressivo percentual, 56,45% - lá, 42% da população é coberta; e em Vitória da Conquista, o tucano venceu com 55,91% e 42% de cobertura pelo Bolsa Família. ..

JK ENALTECE EMPRESA DE PUBLICIDADE DA BAHIA

O deputado federal Jorge Khoury (DEM-BA) fez pronunciamento semana passada parabenizando a agência de publicidade baiana Maria Comunicação, que deu início no mês de Agosto, em Brasília, ao funcionamento de sua segunda filial no Brasil, afora sua matriz em Salvador. Para marcar a nova fase e também homenagear seus 15 anos de existência, a Maria Comunicação lançou também uma publicação comemorativa, a revista intitulada “Maria”. 

“O lançamento da Revista Maria é mais uma acertada iniciativa de João Silva, fundador da agência homônima. Além de contar fatos da reverenciável trajetória publicitária da empresa, cases de destaque e assuntos relacionados à propaganda brasileira e baiana, a Revista Maria vai ampliar o leque e oferecer aos seus leitores um bom espaço para temas culturais e econômicos” destacou Khoury. 

Depois de Brasília, a revista terá lançamentos em São Paulo – onde a Maria tem escritório – e em Salvador. A publicação conta ainda com artigos do jornalista Raimundo Lima, o escritor Vicente Cecin, a socióloga Valéria Costa e Silva, o consultor Manoel Publio Dias, o jornalista Nivaldo Lariu, além de contar com a participação de fotógrafos como Sérgio Guerra, Adenor Gondin, David Glat, Almir Bindilati, Ricardo Prado, Pedro Meirelles e dos cartunistas Nildão e Cau Gomes. ..

“Dá pra chegar na Seleção Brasileira pelo Bahia”, acredita Ávine lateral do Bahia

Ávine faz temporada de afirmação. Aos 22 anos, além de titular absoluto do Bahia, é um dos destaques da Série B. O sucesso gera assédios de outros clubes, mas o lateral-esquerdo, cujo contrato expira em junho de 2011, pretende continuar. Ao menos até ganhar mais respeito no futebol.

“Subindo e jogando no Bahia, acho que dá pra chegar na Seleção Brasileira. Até porque o time vai estar na elite e o Mano Menezes tá mostrando que observa todos os jogadores”, comentou Ávine, em entrevista  a CBN em Campo, da rádio CBN Salvador. ..

Sindilimp-BA cobra transparência na administração da Bahia

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA), quer que a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) venha a público esclarecer o que está ocorrendo em relação às empresas terceirizadas que mais uma vez apresentam atrasos nos pagamentos dos salários e demais direitos trabalhistas como vales transportes, tíquetes refeição e outros sem que o governo estadual tome qualquer iniciativa para evitar esse absurdo e atentado à legislação em vigor, segundo avaliação do coordenador do Departamento Jurídico da entidade, Luiz Carlos Suíca.

"A situação de descaso ou falta de capacidade administrativa da SAEB é tão grande que diversas empresas estão desistindo dos contratos com o Estado. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. As empresas não querem mais prestar serviços porque o calote é constante e as terceirizadas preferem procurar outra coisa para fazer que ficar tomando calote. Por outro lado, nossa preocupação é com a categoria uma vez que os trabalhadores ficam em extrema insegurança sem saber que empresa sucederá as atuais e se o passivo trabalhista será assumido", afirma Luiz Carlos Suíca que avalia ser "uma lástima a incompetência do atual secretário Manoel Vitório da Silva Filho que se especializou em aparecer nos meios de comunicação envolvido em assuntos nebulosos".

O sindicalista refere-se ao fato que se tornou público com a "Operação Jaleco Branco", da Polícia Federal, escândalos das ambulâncias, fardamento da PM e outros. Ele afirma que as empresas envolvidas em corrupção pouco a pouco retornaram para prestar serviços ao governo estaduais travestidas algumas com nova razão social e outras voltaram como se nada tivesse acontecido. Luiz Carlos Suíca questiona: "Até onde se sabe a SAEB deveria prover a administração estadual de soluções integradas e otimizadas em gestão pública e, assim, assegurar uma excelente prestação de serviços à sociedade. Quem hoje pode dizer em sã consciência que isso ocorre?"

Luiz Carlos Suíca acrescenta que "alegando emergência, diversas licitações foram dispensadas na contratação de empresas de limpeza e segurança, por exemplo. O Sindilimp-BA denunciou a vergonhosa implantação do 'quilômetro quadrado limpo' que assegurou altos lucros para as empresas e a exploração dos trabalhadores aliados a um péssimo serviço nas escolas. A SAEB nada fez para corrigir esse absurdo e continua cega diante das empresas do 'Jaleco Branco'. Manoel Vitório fez e faz as mesmas ações que o PT historicamente condenou por considerar erradas. Já passou da hora de algo mudar de forma radical. Será que vamos continuar vendo na nova gestão do governador Jaques Wagner práticas como a do então coordenador geral de licitações, Adriano Motta Gallo, tão denunciadas pela imprensa?" ..

JORGE KHOURY HOMENAGEIA ONG AMBIENTALISTA DA BAHIA

Dia 17 de Agosto, a Organização Não-Governamental ambientalista mais antiga da Bahia e uma das mais antigas do Brasil, o GÉRMEN, comemorou seu 29º aniversário. Quarta-feira (04), o deputado federal Jorge Khoury (DEM), fez uso da tribuna na Câmara para homenagear a Ong e os seus dirigentes. “Com muito orgulho, sou sócio do Gérmen, onde tenho grandes e bons amigos, que, ao meu lado, sempre lutaram pela causa. Entre outros, José Augusto Saraiva, conhecido como “Saraiva”, sócio fundador da ONG e membro da coordenação executiva do grupo que, em suas lutas, ajudou a construir capítulos importantes na história ambiental baiana e brasileira. Na Constituição de 88, por exemplo, através das conhecidas emendas populares, inseriu pontos importantes, em nome da ONG, sobre meio ambiente, reforma urbana, além dos povos indígenas e quilombolas”, declarou Khoury.

“Congratulo-me também com o presidente da ONG, uma liderança jovem ambientalista que desponta Marcell Moraes, que, juntamente com as lideranças mais experientes do grupo, faz da luta ambiental um motivo de vida. O Gérmen foi o primeiro ente da Sociedade Civil Organizada a ter, no final da década de 80, uma cadeira no Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM, primeiro conselho ambiental do Brasil. Hoje, Saraiva e todos ambientalistas baianos comemoram a natureza tripartite do CEPRAM. Lembro-me que, quando presidente do órgão (CEPRAM), de 2003 a 2006, travamos juntos longas batalhas pela causa ambiental, sempre abertos a dialogar e a ouvir as necessidades da sociedade”, expliicou o parlamentar do DEM...

Bahia, Pernambuco e Piauí participam do I Encontro de Fortalecimento do Conselho Escolar

A Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC) promoverá, nos próximos dias 10, 11 e 12, o I Encontro de Fortalecimento do Conselho Escolar, no auditório da Univasf em Juazeiro. O encontro reunirá municípios da Bahia, Pernambuco e Piauí, com o objetivo de discutir o papel dos Conselhos para a consolidação da gestão democrática e melhoria da educação. Também participarão das atividades representantes do Ministério da Educação (MEC).

Entre os principais temas a serem discutidos no Encontro estão: Programas de Fortalecimento da Escola; Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; Conselho Escolar como espaço de formação humana e de compromisso com a educação de qualidade; e Gestão Democrática. Ao final do terceiro dia será montado um Banco de Experiências onde serão socializadas as propostas para o fortalecimento dos Conselhos. ..

BAHIA É 3º ESTADO EM INSCRIÇÕES DO ENEM

Mais de 428 mil baianos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 6 e7 de novembro. A avaliação é considerada uma das principais portas de entrada para quem deseja cursar uma universidade no Brasil. A Bahia é o terceiro estado em número de inscritos e perde apenas para São Paulo (827 mil) e Minas Gerais (538 mil). De acordo com o Ministério da Educação, aproximadamente 4,6 milhões de brasileiros farão o teste. O Enem é utilizado como forma de avaliação pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) e por 59 universidades federais de todo o país, que o adotam como processo seletivo para os cursos de bacharelado interdisciplinar. ..

Começa o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF na Bahia e em Juazeiro

A participação social e o fortalecimento das políticas públicas de educação, esporte e cultura são os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio técnico do Juspopuli Escritório de Direitos Humanos, a nova etapa prevê oito encontros de formação, ao longo de novembro, em quatro pólos geográficos do Estado: Barreiras (04 e 05/11), Feira de Santana (9 e 10/11), Juazeiro (17 e 18/11) e Vitória da Conquista (24 e 25/11). 

Em todos os pólos, as atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas. São esperadas mais de 400 pessoas dos 204 municípios do Semiárido baiano inscritos na iniciativa, entre articuladores, ou seja, coordenadores do Selo nos municípios, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adolescentes e profissionais com experiência na área de mobilização social para o desenvolvimento de projetos educativos e de formação para a cidadania. ..

Abaré dá maior vitória a Dilma na Bahia

A cidade de Abaré deu a maior vitória a Dilma na Bahia. A presidente eleita teve 7.833 (90,54%) dos votos na cidade contra 818 votos (9,46%). Dilma conseguiu votação superior a 90% ainda em outra cidade: Catolândia. Nesta cidade, Dilma teve 2.155 votos (90,09%) contra 237 votos de Serra (9,91%). ..

Bahia tem 25% de abstenção e 46 prisões; Dilma ganha 70,8% dos votos do estado

Aproximadamente 25% do eleitorado baiano, ou mais de 2,2 milhões dos 9,5milhões de eleitores, não compareceram às urnas, ontem, para a votação de segundo turno. Os mais de 6,5 milhões de eleitores que votaram foram responsáveis por dar 70,76% dos votos válidos do Estado para a presidente eleita DilmaRousseff (PT), ou mais de 4,5 milhões de votos. Outros 1,8 milhão de votos, ou seja, 29,24% dos votos válidos foramdados a José Serra (PSDB), até às 21h30deontem, quando 96,5% das urnas já estavam apuradas. Foram mais de 331 mil votos nulos e 144 mil votos brancos. O segundo turno registrou menor número de ocorrências de prisões, substituições de urnas e contratempos em relação ao primeiro turno. Foram 46 prisões das 57 ocorrências, sendo seis destas detenções por ocorrência de boca de urna e arregimentação de eleitores – cinco no município de Itororó e um em Conceição do Coité. Também em Itororó houve uma prisão por transporte ilegal de eleitores. (A Tarde) ..

Superintendente do Sebrae Bahia usa instituição em prol de Dilma

http://jornalismosatc.files.wordpress.com/2009/11/aleluia3.jpgO deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) ficou indignado com a nota publicada na coluna Tempo Presente, na edição do jornal A Tarde, desta sexta-feira (29/10), que revelou mais um abuso de poder por parte de membros do PT detentores de cargos de direção em instituições que movimentam dinheiro público, no caso o Sebrae Bahia.

Na nota consta que: “Entidades que representam pequenas e microempresas vão tomar o café da manhã hoje no Grande Sertão com o presidente do Sebrae na Bahia, Edival Passos. ‘Vou apresentar as propostas de Dilma para o setor em documento assinado pela própria’, diz”.

Para Aleluia, é flagrante o crime eleitoral. “O próprio superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, diz, na nota, que apresentaria as propostas da candidata petista à Presidência da República no encontro com os pequenos e microempresários. Não cabe a ele, investido de cargo diretivo numa instituição do Sistema S, que movimenta recursos públicos e deveria ser apartidária, promover um café da manhã para fazer tão explícita campanha eleitoral”...

Início de feriadão com chuva na Bahia

 

Pela segunda semana consecutiva, a maior parte da Bahia não irá ter um fim de semana ensolarado. A mudança do tempo é provocada por uma extensa faixa de umidade (proveniente da Amazônia) entre as regiões Norte, parte do Centro-Oeste e o setor centro-sul do Nordeste brasileiro, contribuindo para a formação de áreas de instabilidade sobre essas regiões. A presença desse aumento de umidade provoca também o crescimento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas fracas em várias cidades. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), podem ocorrer também chuvas moderadas e fortes em algumas localidades. 

De acordo com a previsão do Ingá, o aumento de nebulosidade juntamente com a ocorrência das chuvas, vem favorecendo a redução do número de focos de incêndios e/ou calor sobre a Bahia. Segundo os meteorologistas, essas informações foram colhidas a partir da coleta de dados de vários satélites, entre eles, o Noaa15 - noturno. Através do uso das imagens dos satélites foi possível monitorar os pontos de calor que poderiam originar incêndios, favorecendo o trabalho de prevenção nos municípios da Chapada Diamantina e na região Oeste. ..

Bahia tem 899 casos de exploração sexual este ano

..

Capacitação profissional para juventude rural do Perímetro Irrigado Pedra Branca, na Bahia

Concluído, nesta quarta-feira (27), curso de corte e costura realizado no Centro de Atendimento ao Cidadão do Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia. A capacitação foi realizada em parceria com a Associação de Jovens Rurais (Florimel), equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, na Bahia.

A iniciativa visa o desenvolvimento de ações com foco na preparação e qualificação para inserção da juventude rural no campo profissional. A superintendente regional, Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro, reforça que o incentivo tem o objetivo de apontar alternativas de geração de emprego. “Queremos proporcionar condições para que as pessoas possam empreender em um negócio que gere retorno financeiro dentro da própria comunidade, sem que seja necessário deixar as agrovilas para tentarem empregos na cidade”, explica a superintendente.

Para o diretor presidente da Florimel, Francisco de Assis dos Santos, a realização do curso é uma estratégia que visa capacitar, profissionalizar e inserir os jovens no mercado de trabalho. No total, 24 pessoas participaram desse módulo inicial que teve carga horária de 72 horas. Todos os participantes receberam certificado. ..

INSS: MAIS 4 SÃO CONDENADOS POR FRAUDE NA BAHIA

Mais quatro pessoas foram condenadas nesta quarta-feira (27) pela Justiça Federal na Bahia por participação no esquema de venda de benefícios previdenciários, que gerou um rombo de R$ 11 milhões aos cofres do INSS no estado. A sentença é resultado de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), formulada após a Operação Benefício, deflagrada no início de dezembro de 2009, com o objetivo de desarticular uma quadrilha formada por servidores do INSS de Paulo Afonso, no oeste baiano, além de vereadores e agenciadores de beneficiários. O servidor público da agência, Carlos Valberto Pereira Nascimento teve a perda do cargo decretada, e foi condenado ao pagamento de multa e a nove anos e meio de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha. Reginaldo Pereira Araújo, Gilberto Soares de Carvalho e Erinaldo Alves Pereira, que atuavam como despachantes, foram condenados também ao pagamento de multa e a cinco anos de reclusão por corrupção passiva. O Judiciário concedeu aos acusados o direito de recorrer em liberdade por serem réus primários. A Justiça também decretou a perda dos bens apreendidos em poder dos acusados, cuja origem não tiver sido provada. Além disso, manteve a proibição cautelar de que não compareçam a qualquer agência da Previdência Social. Informações do A Tarde.

..

Marketing e comercialização na pauta do Perímetro Irrigado Pedra Branca, no Norte da Bahia

O desenvolvimento eficaz da atividade produtiva agrícola depende de vários fatores. Além do manejo produtivo, estratégias de marketing e de comercialização são fundamentais para valorizar e agregar valor aos produtos da agropecuária. Para nivelar estes conhecimentos com os agricultores familiares do Perímetro Irrigado Pedra Branca, localizado nos municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro, na Bahia, promoveu palestra sobre marketing e comercialização, segunda-feira (25), no Centro Administrativo do Perímetro Irrigado.

A palestra foi ministrada pelo consultor de marketing Ricardo Amorim e dirigida a produtores e a representantes de organizações, como sindicatos, coopertaivas, associações ligados à grupos de jovens, artesãos, doceiras artesanais e costureiras do Perímetro Irrigado. Durante a exposição, o público pôde conhecer algumas estratégias que agregam valor aos produtos para que obtenham melhor colocação no mercado. Experiências exitosas de cooperativismo como o conhecido Café da Colômbia, que imprimiu em sua marca o conceito de produto fino utilizando estratégias de consolidar e identificar a marca...

Wagner: projeto de Dilma é o melhor para a Bahia e o Brasil

O governador reeleito Jaques Wagner disse ao chegar a Vitória da Conquista, em rápida coletiva de imprensa, ainda no aeroporto local, que respeita a decisão do povo, mas está certo de que “a eleição de Dilma é melhor para a Bahia e para o Brasil, porque o projeto dela é melhor do que o do PSDB”, além disso, continuou, “o alinhamento do governo do estado com o governo federal é melhor para a gestão”.  

Cercado pela multidão de mais de cinco mil pessoas, que acorreu ao aeroporto e terminou por atrasar um pouco a saída da carreata, o governador falou da grande vitória de Dilma no plano nacional no primeiro turno, embora sem alcançar a maioria absoluta dos votos, e do fato dela ter ficado em segundo lugar em Conquista, por uma margem mínima.  ..

PRESIDENCIÁVEIS VIRÃO À BAHIA ESTA SEMANA

Está confirmada a vinda da presidenciável Dilma Rousseff (PT) à Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, nesta terça-feira (26). Ela participará de comício na cidade, a única entre as principais em que foi derrotada por José Serra (PSDB). Segundo informações do blog do Anderson, a coordenação nacional da campanha já desembarcou na cidade para cuidar dos preparativos da carreata seguida de comício. O PSDB, por sua vez, traz à Bahia o senador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves, maior figura do partido depois de Serra. Ele vem a Salvador e a Feira de Santana também nesta terça, para pedir votos a Serra. O tucano paulista, por sua vez, confirmou o desembarque na capital baiana na quarta (27) para participar do debate regional entre os presidenciáveis, marcado para quarta-feira, à 12h20, na TV Aratu. O debate caminha, na verdade, para ser transformado numa sabatina com o candidato tucano, o único que confirmou a participação no evento. Na coordenação da campanha da presidenciável petista a informação é de que ela, neste dia, irá a Manaus, segundo apurou o jornal A Tarde. ..

NA BAHIA, 4 FICHAS SUJAS PODEM PERDER MANDATO

Nesta quarta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a validade da Lei da Ficha Limpa para a eleição deste ano. Caso o veredicto seja pela legalidade das novas regras, quatro deputados eleitos baianos perderão seus mandatos. São eles Carlos Brasileiro (PT), Maria Luiza Laudano (PTdoB), na Assembleia Legislativa; e Geraldo Simões (PT) e Jânio Natal (PRP) na Câmara Federal. Como o voto destes seriam considerados nulos, o calculo das coligações seriam alterados. Na AL, além do próprio Brasileiro, outro petista iria para a degola: Yulo Oiticica, já que, sem os votos dos fichas sujas, a coligação PT – PDT-PP e PRV perderia duas cadeiras. No lugar deles entrariam Capitão Tadeu (PSB) e Wenceslau Augusto (PCdoB). No lugar de Laudano, entraria Jurandy Oliveira (PRP). Já nas vagas baianas no Congresso, não haveria mudança no tamanho das bancadas por coligação. No lugar de Simões seria o boxeador Acelino Popó Freitas (PRB) e, no lugar de Natal, Pastor Luciano (PMN). Informações do Correio. ..

ACM Neto confirma presença de Aécio Neves na Bahia

O deputado federal ACM Neto (DEM) confirmou, nesta sexta-feira, que o ex-governador e senador eleito por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) virá à Bahia para fazer campanha para José Serra. Neto disse que Aécio vai dar uma coletiva no Hotel Fiesta, no Itaigara, em Salvador, na próxima terça-feira, às 10h, e depois segue para uma carreata em Feira de Santana, com lideranças democratas e tucanas no estado, além de políticos aliados de outros partidos. “Feira é um município estratégico para nós, já que é o segundo maior colégio eleitoral do estado”, defendeu Neto. ..