Foram encontrados 10594 registros para a palavra: Bahia

Programa estadual conduz jovens ao mercado de trabalho

O Programa Primeiro Emprego está mudando a vida de centenas de jovens baianos. Lançado em novembro de 2016, pelo governador Rui Costa, a ação promove a primeira experiência profissional de estudantes egressos de cursos profissionalizantes da rede estadual de ensino. Irlana de Jesus faz parte das primeiras turmas de beneficiados. Ela aproveita a chance como auxiliar administrativo da Secretaria da Segurança Pública (SSP) já pensando no futuro. "Está sendo muito bom para mim. É um aprendizado a mais", conta. 

Além de secretarias, os jovens terão a chance de viver a primeira experiência no mercado de trabalho em órgãos e empresas do Estado, como também em instituições da iniciativa privada. Através do Primeiro Emprego, eles chegam onde poderia ser mais difícil chegar sozinhos. "O programa proporciona a primeira experiência profissional aos estudantes  dos nossos cursos técnicos, ajudando [também] a diminuir a evasão escolar", explica o superintendente de Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado, Durval Libânio Mello. ..

Abertas inscrições do Mais Futuro para estudantes de universidades estaduais

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7) os editais do Programa Mais Futuro, que tem como objetivo promover a permanência e melhora do desempenho dos estudantes das universidades estaduais baianas. As inscrições para ter acesso ao auxílio permanência ou às vagas de estágio estão no site e seguem até 31 de março. Não haverá prorrogação do prazo.  

O auxílio terá valor de R$ 300 ou R$ 600 mensais. O primeiro valor é destinado a universitários que estudam a até 100 quilômetros da sua cidade de origem. Já o segundo é para aqueles que moram em cidades a mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.

No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado. Os estudantes que já estão na fase final do curso e atendem os critérios também podem ingressar no programa, já na fase do Estágio...

Secretaria da Educação do Estado prorroga prazo de adesão ao Programa Todos pela Alfabetização

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou até a próxima sexta-feira (10) o prazo para que as prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical de toda a Bahia possam aderir à décima etapa do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Com o TOPA, 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, foram alfabetizados na Bahia.

Para a adesão, as prefeituras já parceiras ou interessadas podem entrar em contato com o setor de Sistema do Programa TOPA, através do e-mail [email protected] para posterior liberação de acesso ao Sistema Gestão TOPA. Em seguida, devem preencher o formulário, disponível no sistema pelo site e imprimir duas vias do Termo de Adesão assinadas pelo prefeito e secretário municipal de educação. O termo e a documentação devem ser encaminhados, via Sedex, para a Coordenação de Avaliação e Monitoramento do Programa TOPA, até às 18h, da data limite, para o seguinte endereço: Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Coordenação de Programa Especiais (COPE), Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, 4º andar, Centro Administrativo da Bahia – CAB/Salvador – BA, CEP: 41.745-004...

Festival de Teatro do Interior da Bahia chega a Juazeiro e recebe apoio da SECULTE 

De 08 a 12 de março a cidade de Juazeiro será palco para a segunda edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia, uma realização do Polo Teatral com curadoria do ator, diretor e artista visual Fernando Marinho e Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O festival acontece no Centro de Cultura João Gilberto e tem apresentação de peças, oficinas e mesas redondas em sua programação.

Nesta segunda edição, o projeto elegeu 12 montagens que irão compor a programação do Festival. Em Juazeiro serão apresentados os espetáculos Amor e Os Fogatas (Feira de Santana), O Candelabro (Lauro de Freitas), O quinze (Juazeiro). "A iniciativa, realizada em parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, tem como proposta fomentar a produção teatral no interior baiano. Estamos muito felizes em trazer o Festival pra Juazeiro", disse o Curador Fernando Marinho.

O Festival será encerrado na cidade de Camaçari, de 14 a 19 de março, com os espetáculos A Cidade da Rua Direita (Feira de Santana), As Lendas do Velho Chico (Ibotirama), Entre a Cruz, a Espada e a Estrada (Vitória da Conquista), e Raul, Lira e o Incrível Livro da Capa Azul, também de Conquista. Dentre as 12 montagens selecionadas para integrar a programação do Festival, as cinco melhores serão indicadas ao Prêmio Braskem de Teatro, onde disputarão na categoria Espetáculo do Interior. ..

Bahia Sem Fogo combate incêndio em reserva natural em Rio de Contas

Os trabalhos de combate a um incêndio que atinge a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, desde a sexta-feira (3), continuam. Até o momento, foram lançados cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, em pontos de maior relevância operacional. Onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas, na manhã deste domingo (5), e auxilia a ação de combate no local. Desde a sexta, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate.

Na manhã deste domingo, o secretário Geraldo Reis autorizou a contratação de mais uma aeronave e deslocamento de mais três viaturas com tração 4x4 para viabilizar o acesso terrestre dos bombeiros e brigadistas aos pontos de incêndio. Os veículos serão enviados de Vitória da Conquista (sudoeste) e Seabra (Chapada).

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, estão em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket, uma vez que a equipe dispõe do suporte de um caminhão de abastecimento de combustível. A prefeitura do município de Rio de Contas também atua em parceria, com suporte logístico aos combatentes e mobilização de efetivo de brigadas próximas. 

Uma equipe do Bahia Sem Fogo deslocou equipamentos para o helicóptero e material de combate da unidade de Lençóis para reforço na atuação em Rio de Contas. Ainda não há informações da área afetada pelo incêndio. A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural, localizada no município de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares.

Bahia Sem Fogo

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia se tornaram mais efetivas a partir de 2010, com a criação do programa Bahia Sem Fogo. O programa é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia (instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009). 

O comitê é formado por representantes de instituições estaduais, municipais e federais, entre elas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Militar do Governador; seecretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Educação , da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), do Turismo (Setur) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA). O Bahia Sem Fogo tem o objetivo de coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário. 

Combate - A Sema distribui equipamentos de proteção individual, transporte e suprimentos para as equipes de campo, pagamento de diárias para servidores e motoristas e locação de veículos e aeronaves.

Prevenção - O programa atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização e a organização de subcomitês

Boletim Bahia Sem Fogo - A partir de fevereiro de 2017, em períodos de maior ocorrência no registro de queimadas, a Sema/Inema e o Corpo de Bombeiros Militares prestam informações regulares sobre as atividades de monitoramento e combate ao fogo.

Canais de denúncia - A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail [email protected], diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão...

Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia debate a febre amarela

Atento ao crescimento dos casos suspeitos da febre amarela na Bahia, o deputado Alex da Piatã (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, promove no colegiado uma audiência pública que visa debater as ações que vem sendo tomadas para prevenção e combate da doença. O evento acontece na sala das comissões, na terça-feira (7), a partir das 10h.

Além dos deputados que compõe o colegiado, a secretaria da Saúde da Bahia enviará representante da diretoria da Vigilância Epidemiológica vinculada à pasta. "A comissão sempre está atenta a tudo que acontece no Estado, principalmente para que possamos debatermos temas recentes e apresentarmos, de alguma forma, a nossa contribuição como legisladores", disse Alex...

Incra na Bahia cria o assentamento Lagoa da Serra, no Território de Identidade Velho Chico

Localizado às margens do Rio Paramirim, no município de Oliveira dos Brejinhos, o assentamento Lagoa da Serra foi criado pelo Incra na Bahia e tem capacidade para assentar 38 famílias em uma área com 2,6 mil hectares. Com a portaria publicada na última semana, o Lagoa da Serra é o primeiro assentamento criado pelo Incra na Bahia esse ano. Agora as famílias irão passar pelo processo de homologação no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) para efetivação do registro no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

Segundo o Perito Federal Agrário, Adelson Gomes, o assentamento será registrado no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), para obtenção dos licenciamentos ambientais. "É necessário fazer essa regularização ambiental, antes de qualquer coisa. O Incra está montando uma equipe para cuidar disso o mais rápido possível", frisa Gomes.

Potencialidades

O assentamento Lagoa da Serra tem aptidão para o cultivo de cereais e leguminosos a exemplo do feijão, milho e mandioca. A infraestrutura do imóvel permite, ainda, que trabalhadores criem ovinos e bovinos, pois em seu perímetro há cercas internas, bebedouros, currais e aguadas. ..

Comandante Geral do Corpo Bombeiros da Bahia agradece e elogia Bombeiros que trabalharam no Carnaval em Salvador

O 9° Grupamento de Bombeiros enviou 20 Bombeiros para Operação Carnaval de Salvador/2017 que se reversaram em vários turnos e equipes para prestar aos foliões serviço pré-hospitalar, como na ocorrência de um jovem turista de Minas Gerais que caiu de uma marquise. O mesmo foi prontamente atendido por uma guarnição do 9° GBM, comandada pelo major Tarcísio Ribeiro. Confira a seguir a nota enviada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Francisco Macedo.

Minha tropa, Tivemos um excelente desempenho no planejamento e na execução da Operação Carnaval 2017, com reconhecimento do Governo do Estado e da sociedade baiana. Esses momentos de cumprimento de nossa missão constitucional são gratificantes e eles se tornaram possível graças ao trabalho árduo dos senhores e senhoras. Enquanto muitos celebravam a maior festa do planeta, o Carnaval da Bahia. Nós, bombeiros militares, mesmo afastados de nossos entes queridos pelo labor profissional, conquistávamos juntos mais uma vitória em nosso segundo ano de atuação como corporação emancipada. O nosso desempenho tem sido extraordinário, marca que ninguém imaginava que conquistaríamos tão rapidamente. Unidos nossos esforços, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia mostrou a todos que estamos empenhados e focados em contribuir, com excelência, à proteção da nossa comunidade. Em 2018, teremos novos desafios a vencer. Eu estou extremamente feliz pela oportunidade de comandar uma tropa tão comprometida como o CBMBA, assim RESOLVO: - Elogiar COLETIVAMENTE todos os bombeiros-militares empregados na Operação Carnaval 2017. Muito Obrigado!..

SecultBA abre inscrições do programa Fazcultura para exercício 2017

O Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura, executado em parceria pelas secretarias da Cultura e da Fazenda, entra no seu 21º ano de atividade, mantendo o investimento de R$ 15 milhões disponibilizados através de chamada de renúncia fiscal pelo Governo da Bahia. As inscrições para o exercício de 2017 serão iniciadas nesta sexta-feira (3 de março), ficando abertas durante todo o ano.

Em 2016, o Fazcultura beneficiou 54 iniciativas culturais, concedendo R$ 13,4 milhões para projetos em áreas diversificadas, um acréscimo de 42% em relação à utilização de recursos do ano de 2015, que chegou a R$ 9,4 milhões. O patrocínio foi feito com a participação 23 empresas recolhedoras de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), em segmentos como música literatura, audiovisual e teatro, entre outros. Por exemplo, o Livro que marcou as comemorações dos 25 anos do Balé Folclórico da Bahia ("Balé Folclórico da Bahia, um Patrimônio Cultural do Brasil") foi editado com o apoio do programa e das empresas Braskem, Hiperideal e O Boticário. A obra foi resultado de mais de dez anos de pesquisa. Com 228 páginas e 250 fotos, o livro foi impresso em dois idiomas...

Início das aulas de escolas de Casa Nova, na Bahia, é adiado pela 2° vez

Carteiras novas amontoadas em galpão no norte da Bahia (Foto: Imagem/Tv São Francisco)

O ano letivo escolar que começaria nesta quinta-feira (2), no município de Casa Nova, no norte da Bahia, foi adiado para o dia 13 de março. Esta é a segunda vez, este ano, que o início das aulas na cidade é adiado. Primeiro por conta das condições precárias das escolas municipais e agora, por falha em contratos. As aulas deveriam começar no dia 6 de fevereiro...

Operação Até Breve convida turistas para o São João da Bahia

Foram sete dias de alegria para milhares de turistas que curtiram a maior festa de rua do planeta. Pessoas de diversos cantos do mundo escolheram a Bahia como destino para o Carnaval. Elas aproveitaram as apresentações em blocos e camarotes e constataram a fama do baiano como bom anfitrião. “Eu amo o Carnaval da Bahia. Gosto de tudo: da Ivete, Saulo, Bell Marques. Me sinto bem aqui. Sou sempre muito bem recebida e isso é realmente muito especial”, afirma a publicitária paulistana Cristiana Valdívia.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (1º), a volta dos turistas para casa foi marcada por uma ação da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) na área externa dos portões de embarque nacional e internacional do Aeroporto de Salvador. Baianas tipicamente trajadas distribuíram fitas do Senhor do Bonfim e um trio de forró tocou músicas juninas tradicionais para os turistas que se despediam da capital. ..

Portais de Abordagem revistaram mais de um milhão de pessoas no Carnaval

Mais de um milhão de pessoas revistadas e 1053 objetos recolhidos nos 46 Portais de  Abordagens. Esses são alguns dos resultados conquistados no Carnaval 2017 com as barreiras montadas nos três circuitos da festa. Mais de 25 mil policiais - entre militares, civis, técnicos e bombeiros - participaram da operação, que resultou em uma das festas mais tranquilas dos últimos anos. O balanço da folia foi apresentado nesta quarta-feira (1º), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Salvador. 

Um dos destaques de 2017 foi a redução do número de pessoas feridas em decorrência de brigas e violências em geral (lesão corporal). Os dados, correspondentes ao período entre quinta (23) e terça-feira (28), são atestados pela diminuição do número de atendimentos realizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A modalidade apresentou uma redução de 44%, comparando os anos de 2016 e 2017. Enquanto no ano passado foram registrados 176 casos, ocorreram apenas 99 neste ano. 

Nas demais modalidades de crimes contra a vida, as tentativas de homicídios também sofreram redução, sendo registrados três casos a menos que 2016, o que representa uma diminuição de 60%. Este ano, não foram contabilizadas lesões corporais seguidas de morte. As duas mortes registradas nos circuitos tiveram os autores identificados e apresentados à Justiça Militar (policial) e ao Ministério Público (adolescente). Em um dos casos, o autor alegou legítima defesa durante um assalto. No outro, o adolescente confirmou se tratar de rivalidade entre facções do tráfico de drogas.

Este ano, o circuito Osmar (Centro) se destacou pela redução de crimes contra o patrimônio (-65% furtos e -47% roubos). Enquanto em 2016 foram realizados 95 furtos, foram apenas 33 neste ano. Já os roubos passaram de 34 para 18. A mesma tendência não foi registrada no circuito Dodô (Barra/Ondina), fazendo a acumulado de todos os dias nos circuitos apresentar um aumento de 6,4% no número de crimes contra o patrimônio.


Produtividade policial 

Como nos últimos anos, a produtividade policial se manteve em alta durante os seis dias. No total, mais de 2,9 mil pessoas foram conduzidas para averiguação, resultando na prisão de 69 pessoas. Cerca de 1,7 mil Termos Circunstanciados de Ocorrências também foram registrados no período. Destaque ainda para os números do Corpo de Bombeiros, com o atendimento médico pré-hospitalar a 1273 pessoas.

A Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP), como em todo Carnaval, realizou pesquisa para saber dos foliões como foi a segurança durante o evento. As equipes ouviram 1.733 pessoas nos três circuitos (Osmar, Dodô e Batatinha) e fizeram perguntas sobre sensação de segurança, atuação dos efetivos, instalações policiais, equipamentos, entre outros. As forças de segurança estaduais foram avaliadas entre ótimo e bom por 80% dos entrevistados.

Com relação à Polícia Militar, 95% afirmaram que a presença policial aumentou a sensação de segurança na festa. Para 51,97%, o trabalho das patrulhas foi avaliado como bom e 29,85% consideraram o desempenho ótimo. Passando para Polícia Civil, 97,75% aprovaram o serviço prestado. Nos quesitos equipamentos e instalações, 98% dos ouvintes consideraram suficientes e adequadas, respectivamente. O Corpo de Bombeiros recebeu a  aprovação de 97,73% dos entrevistados, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) ficou com 96,97% de avaliação positiva...

Rui almoça com policiais em Ondina após arrastão da Quarta-feira de Cinzas

"Nossos policiais e bombeiros trabalharam com absoluto profissionalismo e competência nesse Carnaval, que é o melhor de todos os tempos do ponto de vista da segurança pública e também da alegria do nosso povo", avaliou o governador Rui Costa, nesta Quarta-feira de Cinzas (1º), durante a tradicional feijoada da Polícia Militar, servida aos profissionais da segurança pública que trabalharam na folia. 

Em pronunciamento antes da feijoada, o governador parabenizou os militares pelo trabalho. "Nossas tropas têm a maior experiência para lidar com grandes eventos públicos em todo o Brasil. Não é à toa que estamos celebrando a redução nos atos de violência em relação ao ano passado. A cada ano nós estamos crescendo na escala da competência e do profissionalismo", acrescentou Rui...

Temer retorna a Brasília após passar feriado de carnaval na Bahia

O presidente Michel Temer retornou nesta terça-feira (28) a Brasília, no fim da tarde, após quatro dias de descanso na Base Naval de Aratu, na Bahia, onde passou o carnaval com a família. Temer tem vários nós para desatar nos próximos dias, entre os quais a escolha do novo ministro das Relações Exteriores. O senador José Serra (PSDB-SP), que ocupava o posto, pediu demissão no dia 22, alegando problemas de saúde. Entre os cotados para a vaga estão os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o embaixador Sérgio Amaral. ..

Luiz Caldas parabeniza Governo do Estado pelo Carnaval sem Cordas

Uma multidão de foliões esteve atrás do trio sem cordas do cantor Luiz Caldas, que saiu no final da tarde de terça-feira (28), concretizando a promessa dele de levar alegria para o Carnaval da Bahia. "Nós, artistas do Axé Music, somos multiplicadores da alegria, e é o que a gente vai fazer na avenida", disse antes de entrar no circuito Campo Grande (Osmar).

Durante apresentação no Campo Grande, o cantor parabenizou e agradeceu o Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, pelo investimento em trios sem cordas no Carnaval, segundo ele, uma ação fundamental para a manutenção da folia, não só de Salvador, mas de toda a Bahia. "Sem esse apoio, o folião pipoca não estaria nas ruas se divertindo tanto. Parabéns, Rui [Costa] por colaborar para fazer essa festa cada vez mais bonita, mais democrática".

E não é apenas o folião que comemora a pipoca. Quem aproveitou a festa para trabalhar e fazer um extra também aprovou o desfile dos trios sem cordas, como a vendedora de bebidas Sheila de Souza. "Quando tem mais pipoca na rua, tem mais gente circulando nas calçadas, tem mais clientes. Estou comemorando junto com a pipoca porque ficou muito melhor agora, e gostando muito do movimento". Ela trabalhou nas imediações do Campo Grande desde quinta-feira (23)...

Oficina de crédito orienta empresários em Paulo Afonso

Com o objetivo de orientar os empresários sobre a gestão financeira do negócio, o acesso e o uso consciente de crédito e linhas financeiras, a unidade do Sebrae em Paulo Afonso, realizou na última quinta-feira, 23, na sala de treinamento da instituição, a oficina de crédito voltada para microempreendedores individuais. 

A empresária Quitéria Barbosa, sempre trabalhou na área de alimentação, há quatro anos montou uma hamburgueria na cidade e planeja expandir o negócio. Ela participou da oficina para conhecer linhas de crédito que possam ajudá-la a realizar o projeto. "Além de buscar conhecimento, a minha ideia era conhecer opções de crédito que possam atender minhas necessidades e se adaptem a minha realidade financeira. Quero crescer, mas com os pés nos chão", explicou.   ..

Carnaval movimenta rede hoteleira e injeta R$ 1,5 bilhão na economia da Bahia

Seja para quem quer brincar o Carnaval, relaxar ou mesmo aliar as duas alternativas, a Bahia tem opções para todos os gostos. Com 13 zonas turísticas, que contemplam atrativos variados, como belas praias, patrimônio histórico e cultural, boa infraestrutura hoteleira e oferta de serviços qualificados, o estado tem tudo para agradar ao visitante. Não por acaso, a Bahia recebe, até o fim do verão, cerca de 5 milhões de turistas, número 5% maior que na temporada passada. Destes, entre 1,5 milhão e 2 milhões passam o Carnaval no estado.

Com a maior festa de rua do planeta, a capital baiana respira Carnaval até Quarta-Feira de Cinzas (1°). Com parque hoteleiro de cerca de 40 mil leitos, os meios de hospedagem de Salvador devem alcançar a ocupação de 95% neste Carnaval. A expectativa é que 600 mil turistas participem da folia, injetando R$ 665 milhões na economia da cidade. Entre os visitantes esperados em Salvador, 60 mil são estrangeiros...

Incêndio atinge aeroporto de Salvador

Um incêndio atingiu o aeroporto de Salvador no início da tarde desta sexta-feira (24).  Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um princípio de incêndio em uma das torres de refrigeração, mas as chamas já foram debeladas. 

Segundo André Freire, que estava no aeroporto, um cheiro forte tomou conta do local, e depois começaram a tirar todo mundo do aeroporto. O corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre o incêndio.  Testemunhas contaram que as chamas atingiram a lanchonete Bob's, mas ainda não há confirmação dos bombeiros...

Bahia investe R$ 3,19 bi em recursos públicos e atrai R$ 9,1 bi do setor privado, destaca Valor Econômico

Os investimentos públicos e privados na Bahia em 2016 são destacados na edição desta quinta-feira (23) do jornal Valor Econômico, em caderno especial sobre a região Nordeste. De acordo com o jornal, em 2016, o governo baiano aumentou os investimentos públicos em 45%, aplicando R$ 3,19 bilhões em áreas como infraestrutura, segurança hídrica, saúde e educação, além de atrair R$ 9,1 bilhões em investimentos privados ao assinar protocolos com 106 empresas, que devem gerar 10 mil empregos.

Com a Bahia na liderança, a edição destaca ainda os números de Ceará e Pernambuco. Juntos, os três estados respondem por 60% da economia nordestina, ressalta o Especial Nordeste, segundo o qual, no que diz respeito a novos investimentos pactuados com o setor privado, o Ceará somou R$ 6 bilhões, e Pernambuco, R$ 1,8 bilhão. "Estamos sendo eficientes em demonstrar aos investidores que a Bahia é capaz de ofertar mão de obra qualificada e apoio tecnológico", afirma o ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, ao comentar o bom desempenho baiano...

Zó aborda importância de subsidiar o milho na Bahia

O deputado estadual Zó (PCdoB) destacou na reunião do Colegiado de Agricultura e Política Rural de terça-feira (21), a importância de subsidiar o milho na Bahia. De acordo com o parlamentar é necessário contar com a parceria do Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para garantir ração aos animais em fase de engorda, principalmente nas regiões mais afetadas pela seca.

"Precisamos oferecer recursos extras para que os estoques supram as necessidades dos produtores e garantam o abastecimento do rebanho na Bahia. Dessa forma, vamos enfrentar a seca de forma digna," frisou o deputado...