RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 293 registros para a palavra: norte da Bahia

Pedro Tavares cobra ações do Governo do Estado para o Norte da Bahia

O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) em discurso na Assembléia Legislativa do Estado cobrou do Governo do Estado ações para o norte da Bahia. O parlamentar que no último fim de semana visitou a cidade de Abaré acompanhado do deputado federal Lucio Vieira Lima (PMDB) para inaugurar obras no município pode observar mais uma vez diversas carências da região. “É impressionante! Faltam estradas, a segurança pública é precária e a seca assola a região. Para se ter uma idéia da dimensão dos problemas para viajar de Abaré para Juazeiro tem que ir por Pernambuco porque a estrada baiana está em péssimas condições”, declarou Pedro Tavares. ..

Oficinas de orientação de editais no Norte da Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura estará presente em todos os territórios de identidade da Bahia, realizando entre os meses de novembro/dezembro de 2012, Oficinas de Orientação a Projetos para os editais do Fundo de Cultura 2013, visando uma maior participação nos Editais a serem lançados ainda no final desse ano.

No Território Piemonte Norte do Itapicuru as oficinas serão realizadas em seis cidades. Confira abaixo a relação das cidades, bem como informações referentes aos locais e períodos de realização das oficinas: OFICINAS DE ORIENTAÇÃO A PROJETOS CULTURAIS TERRITÓRIO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU...

TERRITÓRIO SERTAO DO SÃO FRANSCICO PROGRAMA OFICINAS DE ORIENTAÇÃO A PROJETOS CULTURAIS PARA CIDADES DO NORTE DA BAHIA

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura estará presente em todos os territórios de identidade da Bahia, realizando entre os meses denovembro/dezembro de 2012, Oficinas de Orientação a Projetos para os editais do Fundo de Cultura 2013, visando uma maior participação nos Editais a serem lançados ainda no final desse ano.

No Território Sertão do São Francisco as oficinas serão realizadas em Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá,  e Juazeiro. Confira abaixo a relação das cidades, bem como informações referentes aos locais e períodos de realização das oficinas:
 

 

OFICINAS DE ORIENTAÇÃO A PROJETOS CULTURAIS

TERRITÓRIO SERTAO DO SÃO FRANSCICO..

Polícia Rodoviária Federal realiza “Operação PRF/ANVISA/CRF/DIVISA” no Norte da Bahia

Nesta última semana, de 15 a 19 de outubro, o norte da Bahia foi palco de mais uma operação fruto da parceira entre a Anvisa, o CRF/BA, DIVISA e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na oportunidade, foram vistoriados estabelecimentos nos municípios de Capim Grosso, Jacobina, Pindobaçu, Senhor do Bonfim e Jaguarari.

Durante a operação, 58 estabelecimentos foram visitados, sendo que 28 foram interditados, três pessoas foram presas por tráfico de drogas e, aproximadamente, 35.000 comprimidos de medicamentos foram apreendidos, dentre os quais: medicamentos abortivos, sem registro e de origem estrangeira. (Com informações do Inspetor Lopes Júnior)..

Produção de abacaxi é destaque no norte da Bahia

Atendendo a um convite da Cooperativa Agrícola Mista do Estado da Bahia (Cooperbahia), técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA), visitaram algumas pequenas propriedades agrícolas no interior do município de Umburanas, no norte do estado. Os profissionais, que fazem parte da Unidade de Desenvolvimento Territorial, da Gerência Regional de Revitalização, foram conhecer de perto uma experiência que deu certo naquela região, com a implantação da cultura do abacaxi.

Atualmente, existem naquela região cerca de 1,6 mil hectares cultivados com abacaxi da variedade “Pérola”, e só no ano passado foram produzidos aproximadamente 19 milhões de frutos, segundo o presidente da Cooperbahia, Cícero Gomes da Silva. A implantação da cultura, em área de sequeiro, começou na década de 90, quando o agricultor João Ferreira de Oliveira (foto), plantou 100 mudas da cultura, e começou a difundir a idéia para outros pequenos agricultores umburanenses...

Fórum de Comunicação do Norte da Bahia é realizado com sucesso em Juazeiro

Com uma grande confraternização neste sábado (29) na sede de campo do Clube Sinserp, será concluído o I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia iniciado na quinta-feira e que teve andamento na noite desta sexta-feira (28) com os temas “Vícios de Linguagem”, “Liberdade de Expressão” e a “Participação da Mulher na Comunicação” tendo como palestrantes o radialista petrolinense, Vinicius de Santana; os sindicalistas Zé Mário (FITERT) e Everaldo Barreto (SINTERP), além da radialista e blogueira, Josélia Maria.

O I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia que aconteceu na sede da ACIAJ – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro abordou também temas da Comunicação na era digital, Mídia e eleições. O Fórum organizado pelo Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia (Sinterp-BA), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI) foi bastante elogiado pelos participantes que reivindicaram da diretoria local e estadual a realização de novos eventos com este objetivo...

Juazeiro sedia I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia

Juazeiro vai reunir profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região no I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia e Workshop “SUS para Comunicadores” nesta sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 8h30. O encontro vai discutir os principais aspectos da comunicação na sociedade da era da informação, internet e mídias sociais, eleições e saúde pública e acontece no auditório da Associação Comercial de Juazeiro.

Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde(Sesab) e de Comunicação do Estado(Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia(Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia(Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI). As inscrições são gratuitas. Mais informações: (71) 3266-9595 ou (74) 8808-3275 - Mário Filho e (74) 8837-9990 - Leane Aline...

Juazeiro sedia I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia

A cidade de Juazeiro reúne profissionais da área de comunicação de diversos veículos da região no I Fórum de Comunicação do Norte da Bahia e Workshop “SUS para Comunicadores” na próxima sexta-feira, 28 de setembro, a partir das 8h30. O encontro vai discutir os principais aspectos da comunicação na sociedade da era da informação, internet e mídias sociais, eleições e saúde pública e acontece no auditório da Associação Comercial de Juazeiro.

Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde(Sesab) e de Comunicação do Estado(Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia(Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia(Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI). As inscrições são gratuitas. Mais informações: (71) 3266-9595 ou (74) 8808-3275 - Mário Filho e (74) 8837-9990 - Leane Aline...

Água para Todos realiza mais cadastramentos no norte da Bahia

Esta semana as equipes do programa Água para Todos, do governo federal, darão atenção especial aos trabalhos de cadastramentos de mais beneficiários da região norte da Bahia, que receberão o sistema para captação e armazenamento de água. Segundo o sistema GPWeb, programa adaptado para registrar digitalmente todas as ações desenvolvidas pelas equipes de campo do Água para Todos, na área de atuação da 6ª superintendência regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, mais de 1.077 beneficiários foram cadastrados para o recebimento de cisternas de polietileno, aproximando-se da meta prevista de 1.861 atendimentos na região.

No município de Chorrochó esta semana serão inscritos mais 100 beneficiários, obedecendo as exigência do programa, que prevê a inclusão de famílias que residam no campo, principalmente no semiárido baiano, e que estejam em situação considerada de pobreza e/ou extrema pobreza. Além disso a renda per capita dos selecionados deve ser de até R$ 140,00, sendo que aposentados que vivam de sua renda previdenciária, podem, neste caso, ultrapassar esta margem. Outra exigência é a inscrição no CadÚnico...

Água para Todos recebe 595 cisternas para famílias do norte da Bahia

O Água para Todos avança, nesta semana, no norte da Bahia. O destaque da programação é o fornecimento de 350 cisternas de polietileno em Umburanas e 245 em Santa Brígida, totalizando 595 reservatórios, os quais serão armazenados em local específico para posterior instalação. Também haverá atividades do programa em Chorrochó e Uauá. Com as novas cisternas, Santa Brígida acumulará a marca de 1.000 unidades recebidas. Desse total, 266 já foram efetivamente instaladas e, para esta semana, a previsão é a instalação de mais 100 unidades. Ao todo, já são 809 beneficiários cadastrados e, segundo a coordenação regional, nesta semana, haverá a inclusão de mais 83 pessoas. O cronograma no município inclui, ainda, a capacitação de 208 beneficiários, momento em que são prestados ensinamentos sobre o bom uso da água e os principais cuidados para manutenção das cisternas.

Em Chorrochó, haverá um trabalho de busca ativa para a inserção de 100 novos beneficiários. Em Uauá, por sua vez, entre as ações previstas estão a instalação de 125 cisternas, bem como realização de busca ativa e validação de cadastros de beneficiários...

IDEB DE SOBRADINHO TEM A MELHOR NOTA DO NORTE DA BAHIA

O município de Sobradinho superou as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação - MEC para serem alcançadas em 2011 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, divulgados no dia 14 do corrente mês - terça-feira -, como mostra a tabela abaixo:

Como se percebe, na tabela, nas duas últimas edições, ocorridas sequencialmente em 2009 e em 2011, as Metas Projetadas para o município de Sobradinho foram alcançadas, destacando-se o último resultado que superou a projeção de 2011 do MEC de 4.3, chegando a 4.5, alcançando assim um dos maiores índices da nossa região, suplantando municípios de maior porte, inclusive as cidades pólos que nos circundam. ..

Água para Todos avança no norte da Bahia

Dando continuidade às ações do programa Água para Todos (PAPT) no norte da Bahia, área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, serão realizadas esta semana atividades nos municípios de Chorrochó, Morro do Chapéu, Santa Brígida, Uauá e Umburanas. Em Chorrochó, a equipe do PAPT realiza a verificação das cisternas já instaladas e uma busca ativa para inserção de novos beneficiários. Nesse município, segundo dados do GP-Web, sistema interno adaptado para registrar dados de andamento do programa, foram validadas 288 famílias que serão beneficiadas com a instalação do equipamento para captação e armazenamento de água. Todas as famílias já passaram por uma capacitação, onde foram tratados assuntos como o funcionamento do sistema, os cuidados com a água armazenada e, principalmente, a gestão do uso da água acumulada. A empresa responsável pelo fornecimento das cisternas de polietileno já instalou 278 equipamentos em Chorrochó, o que representa 76,29% da meta estabelecida, que é de 367 cisternas instaladas naquele município.

Em Morro do Chapéu, a meta inicial era de 643 famílias atendidas com o benefício. A equipe do Água para Todos está na cidade para receber as cisternas e armazenar em um local reservado, onde ficarão até o início do trabalho de instalação. Nesse município, os trabalhos de validação das famílias, atendendo aos requisitos para inclusão no programa, já estão bastante adiantados e superaram a meta inicial, chegando a 702 famílias aptas para receberem as cisternas. Cada um dos reservatórios tem capacidade de armazenar até 16 mil litros de água da chuva, e a durabilidade do equipamento é de até 20 anos...

COELBA PROMOVE DESLIGAMENTO PROGRAMADO DE ENERGIA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO NORTE DA BAHIA

Em nota enviada ao blog a Coelba informa à população que será necessário realizar, neste final de semana, interrupções no fornecimento de energia com duração estimada em três minutos.

Atenção para as datas, horários e municípios atingidos:

Sábado, dia 04/08, interrupção temporária estimada para acontecer das 7h50 às 7h53 da manhã em Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado...

Em audiência com ministro dos Esportes, deputado Amauri busca melhorias para municípios do Norte da Bahia

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) participou nesta quarta-feira (20) de reunião com o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Na oportunidade o deputado tratou das Emendas Individuais à Lei Orçamentária Anual do exercício de 2012 nas quais ele demanda a implantação e modernização de infraestrutura para esporte educacional, recreativo e de lazer em algumas cidades do estado da Bahia, entre elas, Senhor do Bonfim, Miguel Calmon, Várzea Nova e Umburanas. Amauri destacou como objetivo das obras garantir que os recursos cumpram seu papel social.

Aldo Rebelo elogiou o trabalho de Amauri. “Deputado quero aqui destacar a importância da sua organização ao apresentar a demanda o que facilita e muito o andamento do nosso trabalho”. O ministro informou também que está apenas aguardando a liberação do limite orçamentário, que deve sair em breve...

Roberto Carlos sugere ações para minimizar os efeitos da seca no Norte da Bahia

O deputado Roberto Carlos (PDT) esteve com o governador Jaques Wagner para apresentar ações com o objetivo de minimizar os efeitos da seca, que castiga dezenas de municípios do interior baiano, sobretudo na região norte, onde o parlamentar teve votação expressiva, como por exemplo, Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso, Senhor do Bonfim, Irecê entre outros.

Na oportunidade, o deputado enfatizou a necessidade de garantir medidas para amenizar o sofrimento do povo sertanejo como, construção de poços, cisternas, instalação de dessalinizadores, compra de máquinas e equipamentos para construção e limpeza de barragens, além de carros pipas como paliativo no combate à seca mais rigorosa dos últimos 50 anos...

Caravana do Água para Todos percorre o norte da Bahia

Com o objetivo de dar celeridade às etapas de formalização e de reuniões de planejamento dos Comitês Gestores Municipais do Programa Água para Todos do Governo Federal, técnicos da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro estiveram esta semana nas cidades de Santa Brígida, Jeremoabo e Paulo Afonso, no norte da Bahia. As programações aconteceram após audiências públicas com as comunidades rurais, já coordenadas e realizadas pelo superintendente regional da Codevasf para a região, Emanoel Lima, no início do mês. Dentro das sessões são explicados os próximos passos para colocação em prática das linhas de abrangência do PAPT: instalação de cisternas, poços tubulares, pequenas barragens, sistemas simplificados de abastecimento d’água e sistemas de irrigação.

Nas reuniões dessa semana foram definidos os coordenadores e secretários gerais dos Comitês, todos com a presença de representantes de várias entidades como igreja católica, prefeituras, associações de moradores e federações de produtores. Nas primeiras reuniões de trabalho, o coordenador do PAPT na área de abrangência da 6ª superintendência da Codevasf, Joselito Menezes, apresentou as noções básicas das ações que vão ser realizadas pelos comitês (regras gerais, regimento interno e cronograma de atividades). Na palestra de esclarecimento o coordenador regional ressaltou a importância do Comitê Gestor: “Ele tem de ser operacional para podermos colocar em prática as determinações da Presidência da República, e temos certeza que teremos assim um trabalho de qualidade, com início, meio e fim, e o que pudermos fazer, teremos a satisfação de realizar, sempre em prol da sociedade”...

SECA POLÍTICA OU POLÍTICA SECA? NOTA SOBRE A SITUAÇÃO DAS COMUNIDADES RURAIS NO NORTE DA BAHIA.

Trinta anos depois da seca de 1982, o território baiano se encontra em estado de emergência devido às poucas chuvas deste ano. Para a sociedade civil organizada o fenômeno não surpreende, já que estudos sobre o comportamento das chuvas no Nordeste, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluíram que as secas são cíclicas, portanto, previsíveis.

O Estado brasileiro sabia que haveria um período de estiagem este ano. Mas o que fez para evitar que a situação das comunidades alcançasse tamanha gravidade? É o momento de perguntar: Por que obras como a Transposição do Rio São Francisco têm aumento bilionário enquanto as adutoras que deveriam distribuir água para as populações rurais do Nordeste não saem do lugar? Por quanto tempo ainda persistirá a lógica de combate à seca que marca a atuação do Estado em nosso território?..

Governo anuncia atenção à seca no Norte da Bahia

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, afirma que ele e sua equipe, seguindo o comando do governador Jaques Wagner, estão buscando dar atenção especial aos produtores do semiárido, que passam pelo pior momento dos últimos 30 anos, devido à seca. Na semana passada, o secretário percorreu seis municípios da Chapada Diamantina e Sudoeste do Estado, ouvindo as demandas dos agricultores e debatendo com eles as possíveis soluções.

Nesta semana, em mais uma edição do Programa Seagri Itinerante (a 27ª), o secretário, acompanhado pelos coordenadores, superintendentes e diretores dos órgãos ligados à Seagri (EBDA, Adab, Bahia Pesca e CDA - Coordenação de Desenvolvimento Agrário), segue para o Território de Identidade Sertão do São Francisco para, neste momento difícil, escutar as demandas e discutir soluções emergenciais e estruturantes para ajudar os produtores rurais dos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Juazeiro...

Equipamento despenca e mata cinco garimpeiros no norte da Bahia

Cinco trabalhadores de um garimpo na região norte da Bahia morreram na manhã deste sábado (21) depois que o cabo de aço que sustentava um equipamento partiu e os homens caíram cerca de 150 metros, o equivalente a um prédio de cinco andares. A área de extração de esmeraldas está localizada na Serra de Carnaíba, a 20 km do município baiano de Pindobaçu.

O acidente ocorreu por volta das 7h, dentro de um galpão onde fica um guindaste utilizado para transportar os funcionários até o garimpo, a 170 metros de profundidade. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Mesmo depois das cinco mortes, o restante dos garimpeiros continuou trabalhando.

Acidente em garimpo na Bahia (Foto: Imagem/TV Norte)
Acidente ocorreu dentro deste galpão, de onde os
garimpeiros são levados até a área de extração
(Foto: Imagem/TV São Francisco)

Segundo relato de testemunhas, o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da "caçamba" [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem até o subsolo da mina. Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase 100 garimpos...

Codevasf apóia apicultura no norte da Bahia

Técnicos da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Gerência Regional de Revitalização (GRR/UDT) da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro/BA, participaram de uma reunião com o representante da empresa Parodi Apicultura, o argentino Dario Chiachiarini. O encontro teve o objetivo de discutir parceria no sentido de obter apoio para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de apicultura na região do semiárido, buscando novas fronteiras, sobretudo, na produção de mel. O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, durante o encontro destacou a importância da atividade apícola como fator de inclusão social para as famílias de pequenos e médios apicultores. “Do setor agropecuário, a apicultura é a atividade que mais cresce na Bahia, sendo responsável pela geração de cerca de 30 mil empregos diretos”.

Conforme dados da 6ª GRR/UDT, a produção de mel está presente em todo o espaço geográfico da Bahia, desde a região litorânea e Agreste, até a região semiárida, o que evidencia condições naturais propícias para a expansão da atividade no Estado. Alguns dos principais municípios produtores de mel localizam-se no nordeste e, principalmente, no norte baiano: Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes (Território Sertão do São Francisco), Campo Formoso (Território Piemonte Norte do Itapicuru), Paulo Afonso (Território Itaparica), Jeremoabo, Santa Brígida (Território Semiárido Nordeste II)...