Foram encontrados 162 registros para a palavra: No Vale do São Francisco

GESTOR DA FIEPE NO VALE DO SÃO FRANCISCO FALA SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO NAS REGIONAIS DE PETROLINA E ARARIPINA

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco já deu os primeiros passos para o compartilhamento do Sistema FIEPE. Um compromisso firmado entre o presidente Ricardo Essinger e o setor produtivo do Estado virou uma realidade desde o início deste ano, quando as unidades de Petrolina e Araripina passaram a trabalhar de forma integrada.

Em Petrolina, quem assumiu a unidade integrada do Sistema FIEPE foi Flávio Guimarães, que já dirigia a escola técnica do SENAI na região do Sertão do São Francisco há 18 anos. Formado em Química Industrial com pós-graduação em Tecnologia de Processamento de Sucos e Polpas Tropicais, Flávio Guimarães tem MBA em Gestão de Empresas e em Gestão Estratégica de Instituição de Educação Profissional e Tecnológica, além de mestrado em Engenharia Agrícola...

Encontro de comunicadores discute fortalecimento da classe no Vale do São Francisco

Uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (21) reuniu profissionais de vários segmentos da Comunicação para discutir estratégias que visam a melhoria da atuação da classe no Vale do São Francisco e fortalecer a produção de conteúdo. Radialistas, jornalistas, assessores, blogueiros, além de técnicos operacionais agregaram percepções para o bem comum.

A proposta, que deve ser colocada em execução de imediato, é a criação de uma Associação de Comunicadores, englobando toda a categoria das cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. A formulação estará em acordo com o que rege o Código Civil (Lei nº 10.406/02). Na pauta do primeiro encontro, estavam as necessidades emergenciais e o cooperativismo da classe em frente às adversidades encontradas para a atuação da produção de conteúdo...

CONCRETIZE JR SE CONSOLIDA NO MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Os estudantes da Univasf, futuros engenheiros civis, Lucas Sodré, Natan Leite e Leonardo Fernandes participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (15) com objetivo de levar ao conhecimento da sociedade sanfranciscana, da existência no âmbito da universidade, da empresa Concretize Jr. Que além de ser uma Empresa Júnior de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de membros-estudantes que dela fazem parte, por meio da vivência empresarial. 

Segundo Lucas Sodré, a empresa que foi constituída há seis anos por cinco estudantes de engenharia se transformou num espaço para “soluções mais criativas e inovadoras que são implementadas com certa facilidade, onde se desenvolve vários aspectos empreendedores, gestão de pessoas e qualidade e conhecimento técnico em gestão empresarial. São os conhecidos projetos democráticos”. ..

Sistema desenvolvido no Vale do São Francisco ajuda a diminuir índices de mortalidade infantil

Uma pesquisa com base nos dados da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro em Alagoas, mostrou que o Cidade Saudável eSUS+, sistema desenvolvido pela Sysvale, está contribuindo para a redução da mortalidade infantil.

Os dados apontam que em 2017 após a utilização diária do monitoramento efetivo de determinados grupos de riscos, em especial, gestantes e recém-nascidos, gerando lembretes, alertas e relatórios para auxiliar no processo de acompanhamento da população disponível no sistema, o índice de mortalidade infantil diminuiu em 48% em relação ao ano anterior, chegando a marca de 100 dias sem registro desse indicador.

..

Nova Biz tem lançamento Festivo no Vale do São Francisco

A Pau Brasil Motos, concessionária Honda para o Vale do São Francisco, lança neste sábado em consonância com a Honda nacional, a Biz 2018, que chega ao mercado com muitas inovações. O lançamento vem sendo considerado pela empresa como o “mais importante do ano” e chega com novo design, cores diferenciadas, painel 100% digital e uma novidade bem recebida pelos consumidores: Uma tomada de 12V no porta luvas para carregar o celular enquanto o motociclista pilota.

De acordo com Virgineli, Gerente regional da Pau Brasil Motos, “a nova Biz está mais sofisticada e moderna, mais economica, trazendo ainda mudanças muito importantes para o conforto e a segurança do piloto e do garupa”, explicou. A Pau Brasil promete um dia festivo no lançamento da Nova Biz e um carinho a mais para quem adquirir a moto neste sábado, dia 18: Facilidades para quem quer comprar e o emplacamento gratuito. ..

Luto no Vale do São Francisco, morre em São Paulo o poeta Manuca Almeida

Uma das figuras mais importantes da nossa região, Manuca Almeida, nos deixou no dia de hoje. O poeta Manuca Almeida. Ele lutava contra um câncer e estava em tratamento, em São Paulo, há mais de seis meses, mas não resistiu.

Manuca, que nasceu em Aracaju/SE, ia completar 54 anos no dia 16 de dezembro. Nossos sinceros votos de pesar à toda família e fãs, admiradores do poeta que nos encheu de orgulho...

Produtores de uvas 'comemoram' falta de chuva no Vale do São Francisco

Os produtores de uva do Vale do São Francisco, em Juazeiro, começaram este mês a colheita da fruta que será exportada para a Europa e Inglaterra em meio a pior estiagem da história, mas isto não é motivo de tanta preocupação. É que, ao contrário do que se pode pensar, a falta de chuvas é até bem-vinda, pois a fruta perde a qualidade quando chove demais: racha a casca, muda a coloração, fica menos doce e incha, por absorver mais água.

A situação é inversa a de criadores de caprinos e ovinos da chamada área de sequeiro, onde a estiagem se agravou nos últimos cinco anos, com tendência de piora para os próximos meses. Por conta da falta de chuva, a ração para o rebanho só diminui. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inema), entre janeiro e setembro Juazeiro teve o pior índice pluviométrico da Bahia, com apenas 118,3 milímetros de chuva. Em todo 2016, foram 323,7 milímetros durante todo o ano...

Vinhos produzidos no vale do São Francisco são tema de palestras entre pesquisadores

Teve início nesta terça-feira (17), em Petrolina, evento que vai mostrar os resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto "Desenvolvimento de tecnologias e uso da agricultura de precisão para colaborar com a certificação dos vinhos e com a sustentabilidade do setor vitivinícola do Vale do Submédio São Francisco" constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência. O evento termina amanhã. quarta-feira (18).

Aualmente a vitivinicultura no Vale do São Francisco conta com cerca de 400 hectares de vinhedos, que produzem aproximadamente de 4 milhões de litros de vinhos finos tranquilos e espumantes por ano, dos quais 70% são espumantes, 29% são vinhos tintos e 1% são de vinhos brancos. Dentro dos espumantes, cerca de 60% são espumantes moscatéis, doces, com baixo teor alcoólico, sendo o restante de espumantes finos, brancos e rosados, secos ou meio doces...

Estudos sobre a vitivinicultura no Vale do São Francisco serão apresentados durante evento

Nesta semana, dias 17 e 18 de outubro, em Petrolina (PE), serão conhecidos os resultados de projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência.

O evento reunirá a equipe de pesquisadores e professores de diversas Instituições do Brasil (veja lista completa no programa abaixo), que colaboraram para o desenvolvimento de pesquisas e na caracterização dos fatores naturais da região, dos vinhedos e dos vinhos do Vale do São Francisco. Como resultado, em breve, o Vinhovasf solicitará no próximo ano, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes da região...

Manga produzida no vale do São Francisco será exportada para Coreia do Sul

Mangas produzidas no Vale do São Francisco serão exportadas para a Coreia do Sul. Está será a primeira vez que o Brasil vai vender o produto para o país asiático. A previsão, é que sejam comercializadas cerca de duas mil toneladas da fruta. O principal destino será a capital sul-coreana, Seul. Os produtores da região estão animados com esse novo mercado.

“Essa exportação, além de ser a primeira enviada para a Coreia do Sul, ela vai trazer um novo mercado para nossas frutas”, diz Tássio Lustosa, gerente-executivo da Associação de Produtores, Exportadores, Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport)...

Produção de romã, pera e caqui no vale do São Francisco é motivo de otimismo para pesquisadores

Romã, pera, caqui, lichia, rambutã. Frutas típicas de clima temperado continuam sendo testado, com sucesso, no Vale do São Francisco. A pesquisa iniciada há 7 anos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Embrapa seguem provocando otimismo aos pesquisadores.

Em áreas de cultivo experimental localizadas em Petrolina e em unidades de observação mantidas em diferentes pontos do Vale, a Embrapa Semiárido tem realizado pesquisas voltadas para a identificação das melhores técnicas de manejo e adaptação de culturas de maçã, pera, caqui e romã, dentre outras, às especificidades da região. Os estudos são financiados pela Codevasf...

Semana Nacional de Trânsito no Vale do São Francisco recebeu importante aliado

A Semana de Trânsito, marcada no calendário nacional para este dia 25 de setembro, mas com atividades na região desde o dia 18, recebeu um aliado de peso no Vale do São Francisco nesta temporada de conscientização: a Pau Brasil Motos.

A concessionária Honda para a região abraçou as campanhas lançadas pelas prefeituras e órgãos de fiscalização em Juazeiro e Petrolina, com ações presenciais, palestras e campanhas na mídia local conscientizando condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as normas de segurança e atuar com cidadania nesta questão tão importante para a segurança de todos...

Encontro discute doação de medula óssea no Vale do São Francisco

“Educação em saúde como estratégia na captação de doadores de medula óssea: O lúdico como ferramenta”. Este é o tema que será realizado nesta quinta-feira 14 e sexta-feira 15, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro. A programação consta das 16h às 18h, do workshop “Esclarecendo dúvidas sobre a doação de medula óssea”, que reunirá profissionais da área e a comunidade em geral para explicar toda a campanha e os passos para se realizar a doação, desde o cadastro inicial para integrar a lista nacional de doadores, até as etapas de doação. 

A celebração no terceiro sábado do mês de setembro é uma iniciativa da Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association – WMDA), que reúne registros de 52 países. Uma campanha mobilizou organizações do mundo inteiro para promover ações de conscientização sobre a importância de ser doador voluntário de medula...

SECA: A pedido de FBC, comissão do Congresso vai fazer audiência sobre crise hídrica no Vale do São Francisco

A pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional realizará audiência pública para o acompanhamento da crise hídrica na região do Vale do São Francisco e no reservatório da barragem da usina hidrelétrica de Sobradinho. Aprovado na tarde desta terça-feira (29) pela CMMC, o debate ocorrerá já na primeira quinzena de setembro com a participação de representantes do Operador Nacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc). 

“O São Francisco pede socorro”, alerta Fernando Bezerra, que foi presidente e relator da CMMC em 2015 e 2016, respectivamente. “Estamos vivenciando o pior período hidrológico do rio e os reservatórios encontram-se em situação crítica, como é o caso da Barragem de Sobradinho, que está com menos de 9% do volume útil”, completa. Líder do PSB e vice-líder do governo no Senado, o parlamentar quer ouvir, das autoridades convidadas à audiência pública, sugestões de medidas para o enfrentamento da crise hídrica na região...

Russos interessados no comércio das mangas produzidas no Vale do São Francisco

Representantes da terceira maior rede de varejo no mercado russo estiveram em missão no Vale do São Francisco com o objetivo de importar a fruta. Com mais de 200 lojas em Moscou, na Rússia, a rede francesa de supermercados Auchan enviou representantes a Petrolina nos últimos dias 23 e 24, para uma prospecção que visa à importação de manga e uva do Vale do São Francisco. 

O interesse do grupo cresceu depois que o governo russo fez investimento em uma câmara frigorífica, que vai isentar a rede Auchan da dependência de distribuidores da Holanda. A missão do grupo a Pernambuco foi intermediada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)...

Sebrae credencia consultores para o Programa de Cultivos Irrigados no Vale do São Francisco

O Sebrae em Juazeiro está credenciando empresas e consultores especialistas em fruticultura e horticultura do Vale do São Francisco que atuem nas culturas da manga, uva, coco, banana, maracujá e goiaba e das hortícolas melão, melancia, cebola e tomate, além de consultores em cultivos orgânicos.

Os interessados devem participar de um encontro que acontece nesta quinta-feira, dia 3, às 14h, na sede do Sebrae, localizada à Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), 22, no Centro. Na oportunidade será apresentada a proposta do Programa Gestão e Tecnologia para Cultivos Irrigados no Vale do São Francisco, que vai beneficiar 45 propriedades rurais no período de um ano, bem como será a atuação dos profissionais e empresas participantes...

Com o inverno, temperaturas caem e deixam dias frios no Vale do São Francisco

Quem mora nas cidades de Juazeiro, na Bahia ou em Petrolina, no Pernambuco e está acostumado com os termômetros acima dos 30° C, é bom se preparar e tirar aquele agasalho e o edredom que estão bem guardados no guarda-roupa. É que com a chegada do inverno, a situação mudou na região. Com as temperaturas mais baixas, as manhãs e noites estão mais frias. Petrolina, por exemplo, registrou o dia mais frio do ano.

Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LabMet - Univasf), nesta terça-feira (3), a cidade de Petrolina chegou a registrar 18° C durante a madrugada. Na zona rural os termômetros baixaram mais ainda, ficando em torno dos 16° C. Para a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), foi o dia mais frio do ano na cidade pernambucana...

Com o objetivo de buscar excelência, Pau Brasil Motos realiza Workshop no Vale do São Francisco.

Um grupo de colaboradores entusiasmados, gerentes, diretores, parceiros e profissionais motivacionais, participa durante todo o dia de hoje, em Juazeiro-Ba,  do 1º Workshop  promovido pela Pau Brasil Motos, Concessionária da marca Honda para o Vale do São Francisco. O Workshop tem como principal objetivo a motivação e o treinamento dos colaboradores na busca de metas e excelência no atendimento ao cliente.

O encontro, que reúne cerca de 300 colaboradores de Juazeiro, Petrolina e cidades da região, tem como slogan “Bravos à luta, #sonho 2017” e faz um balanço coletivo das atividades da empresa desde que se instalou na região, traçando metas para os próximos meses e focando no treinamento para alcançar qualidade de excelência no atendimento aos clientes das motos Honda no Vale...

Setur quer ampliar Enoturismo no Vale do São Francisco

A vinícola Terranova, do Grupo Miolo, no município de Casa Nova, no norte da Bahia, produz dois milhões de litros de premiados vinhos e espumantes por ano e figura com destaque no roteiro do enoturismo do Vale do São Francisco. Cerca de dois mil turistas visitam a fazenda por mês. 'Temos condições de receber mais visitantes", comentou o gerente da vinícola, Flávio Durante, aos integrantes da equipe da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), durante reunião realizada nesta quinta-feira (11).

A ideia de melhor estruturar o roteiro do enoturismo é compartilhada por lideranças da iniciativa privada e agentes públicos dos municípios do Vale do São Francisco, que também participaram da visita à fazenda. "É necessário aperfeiçoar os serviços em toda a cadeia produtiva do turismo", acrescentou Flávio Durante. ..

FIBROVASF INICIA CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A FIBROMIALGIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Rafaela Torres e Eugênia Lourenço membros do Fibrovasf, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (11) para convidar os portadores desta síndrome crônica a participarem da I Campanha em Atenção à Pessoa com Fibromialgia – A Dor que Muda uma Vida, que acontecerá em Petrolina (PE), neste sábado (13), na Praça do Bambuzinho, das 9h às 12h.  O evento é promovido pelo projeto de extensão interdisciplinar Fibrovasf: Fibromialgia - Encontros no Vale, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Segundo Eugênia “o objetivo da campanha é dar visibilidade a essa temática, conscientizar a população e divulgar informações sobre a doença. A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem os sintomas como fadiga (cansaço), o sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos” explicou...