FIBROVASF INICIA CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A FIBROMIALGIA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

12 de May / 2017 às 09h25 | Variadas

Rafaela Torres e Eugênia Lourenço membros do Fibrovasf, projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (11) para convidar os portadores desta síndrome crônica a participarem da I Campanha em Atenção à Pessoa com Fibromialgia – A Dor que Muda uma Vida, que acontecerá em Petrolina (PE), neste sábado (13), na Praça do Bambuzinho, das 9h às 12h.  O evento é promovido pelo projeto de extensão interdisciplinar Fibrovasf: Fibromialgia - Encontros no Vale, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Segundo Eugênia “o objetivo da campanha é dar visibilidade a essa temática, conscientizar a população e divulgar informações sobre a doença. A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem os sintomas como fadiga (cansaço), o sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos” explicou.

Rafaela Lopes esclareceu que a campanha tem “a intenção de reunir pessoas com fibromialgia da região, familiares e amigos, criando espaço terapêutico e de compartilhamento de experiências com a finalidade de promover a saúde”.

“Só no âmbito da Univasf nós temos cerca de cem pessoas com Fibromialgia, sendo que 95 são mulheres e apenas cinco homens. Não sei porque este mal afeta preferencialmente as mulheres, a própria ciência não explica, mas se na universidade existe este número considerável, por certo na região ele é bem maior e talvez as pessoas nem desconfiem que são portadoras. Os encontros que nós promovemos e agora com esta campanha a gente espera alcançar uma camada bem maior da população” concluiu Eugênia Lourenço.

Da redação Foto: Geraldo José

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.