Foram encontrados 1317 registros para a palavra: alerta

"Cuidados com as arboviroses no verão devem ser redobrados", alertam profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina

Durante o verão existe uma tendência de surgimento das epidemias causadas por arboviroses, que são doenças provocadas pelos chamados arbovírus que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Isso acontece porque essa época do ano é conhecida pela temporada de chuvas em boa parte do país, e com as águas acumuladas em locais indevidos os mosquitos transmissores das arboviroses encontram seu habitat ideal para se proliferar. A prevenção ainda continua sendo o melhor remédio para se evitar o contágio, e nesse cenário as campanhas educativas tem papel fundamental. 

Ciente dessa realidade e da sua função, o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina realiza esse trabalho educativo durante todo o ano com funcionários, colaboradores e usuários. "Cuidamos do nosso 'quintal', que é o nosso ambiente de trabalho, verificando qualquer indício de água parada, mas também buscamos sensibilizar toda a equipe e usuários para que façam isso em casa, na sua rua e no seu bairro. É realmente um trabalho de formiguinha, mas que dá bons resultados. Apesar das chuvas tão esperadas ainda não terem chegado à região, nós precisamos manter a vigilância", destaca a coordenadora de enfermagem, Martapolyana Torres. ..

Médica Veterinária do Hospital Veterinário Universitário da Univasf alerta para alguns cuidados com os pets durante as férias de verão

Com a chegada do verão e das férias, muitas famílias aproveitam para viajar. Nesse momento, surgem dúvidas em relação aos pets, animais de estimação. Nessa época, eles ficam mais suscetíveis a doenças, bem como sofrem com estresses das viagens ou dos locais que ficarão hospedados, caso não seja possível viajar com o dono. A médica veterinária do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Cássia Regina Oliveira Santos, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pelos seus responsáveis.

Antes de decidir levar o animal na viagem, é importante se informar sobre o local e como os pets serão transportados, pois a depender do meio de transporte algumas recomendações precisam ser seguidas. Se a viagem for de carro, é indicado o uso de gaiolas, caixa de viagem, jaulas e cintos de segurança adequados para deslocar o animal de forma segura. Não há obrigatoriedade do uso desses equipamentos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas são itens essenciais para manter os animais protegidos.

O CTB apenas proíbe que os donos levem seus pets no colo ou nas partes externas do veículo, como caçambas. Nas viagens através de empresas aéreas e rodoviárias, é obrigatório levar um atestado de saúde emitido por um veterinário. Os responsáveis pelos animais também precisam averiguar, com antecedência, as normas e condições de transporte oferecidas pelas empresas.

Durante o itinerário, a alimentação requer atenção. A veterinária do HVU recomenda fazer um jejum do animal e alimentá-lo com comida sólida apenas quando chegar ao local de destino. Além disso, a saúde do pet precisa ser avaliada antes da viagem, independente do meio de transporte. Cássia alerta que é importante que os proprietários levem os animais ao veterinário para que o profissional possa dar um parecer de que o pet está apto para viajar. “O ideal é que o proprietário leve a carteirinha de vacinação e vermifugação atualizados e sempre anote se é feito o controle de ectoparasitas, principalmente carrapato e pulga”, destaca Cássia.

Mas, nem sempre é possível viajar com o animal e outras alternativas para manter o bem-estar do pet durante as férias são consideradas pelos donos. Solicitar a ajuda de amigos, diárias em hotelzinho animal e contratação de empresas de serviço a domicílio são algumas opções. Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de adotar alguma medida. “É bom verificar se esse serviço é seguro e quem são as pessoas que vão cuidar do seu animal. Eles têm um período de adaptação, e alguns animais precisam disso. A mudança é brusca e pode ser que não se adaptem, baixem a imunidade e contraiam alguma doença”, explica Cássia. Animais filhotes exigem mais atenção, pois necessitam de áreas reservadas.

Os passeios com os pets também são bastante comuns durante o verão e muitos proprietários escolhem horários errados para sair com o animal. Durante esta época, o HVU Univasf recebe muitos animais com queimadura nas patas e coxas, bem como animais com fraturas e traumas, devido ao abandono nas estradas. “Esquecemos que nós usamos calçados, mas eles não. Embora tenham uma proteção natural, existem faixas de temperaturas muito altas que nem mesmo essa proteção vai ser suficiente para protegê-los”, afirma Cássia. Os horários mais indicados pela veterinária são os períodos mais frescos do dia, como início da manhã, fim de tarde e noite.

Cássia Oliveira explica, ainda, que alguns animais possuem predisposição a ter aumento de temperatura. As raças de pelo longo e escuro são as que mais sofrem com o calor. “É importante saber se a raça que cria é predisposta a ter hipertermia. Os cães da raça starfordshire bull terrier são animais que podem ter esse estresse térmico”, explica a veterinária. Independente de viagens, cuidados com vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas devem ser tomados regularmente para manter a saúde e o bem-estar dos pets. ..

China inicia 2017 encoberta por densa camada de poluíção e governo emite alertas

Pequim e outras cidades do norte e centro da China foram encobertas por uma espessa fumaça nesta segunda-feira, levando as autoridades a atrasarem dezenas de voos e fecharem estradas próximas. 

O Escritório Municipal de Proteção Ambiental de Pequim estendeu um alerta "para a poluição do ar por mais três dias. A fumaça em Pequim estava prevista para acabar nesta segunda-feira. ..

Dermatologista da UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para o início deste verão e alerta sobre o câncer de pele

Com o início oficial do verão em todo o hemisfério sul na quarta-feira (21 de setembro) é preciso redobrar alguns cuidados com a saúde. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), além dessa segunda quinzena de dezembro, os meses de janeiro e fevereiro terão altas temperaturas, superando até os índices históricos alcançados no estado em 2016. O período será marcado também pela baixa humidade do ar, que ficará em muitos momentos abaixo de 20%, percentual considerado prejudicial ao corpo, segundo a OMS.

Diante desse cenário que aponta, o dermatologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Dr. Elson Marques, alerta que a pele merece uma atenção especial. “Na verdade, os cuidados com a pele devem permanecer durante todo o ano, mas, como o nosso verão é muito quente a prevenção deve ser redobrada. O mais importante de tudo é o filtro solar, que deve ter um fator de proteção de, no mínimo, 30, devendo ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado de 2 em 2 horas, ou em intervalos de 1 em 1 hora se a pessoa for praticar alguma atividade ao ar livre. Depois disso vem a hidratação com uma maior ingestão de líquidos e o uso de hidratantes corporais. Para evitar a oleosidade pode ser feita a higienização facial diária e uma esfoliação uma vez por semana”, ressalta o profissional...

Prefeitura de Andorinha alerta para restrições de pesca durante período da piracema

A Prefeitura de Andorinha informa que a pesca nas barragens e açudes públicos do município está suspensa   pelo período de três meses – de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. A proibição visa proteger o período de desova dos peixes conforme Instrução Normativa n° 196, de 2008, do Ibama.

Ficando liberado apenas a pesca por meio de linha de mão ou vara. A pesca depredatória pode ser denunciada através do escritório da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada avenida José Gorgozinho Filho, s/nº, telefone (74)3529 1209...

PROCON alerta consumidor sobre o que não pode ser cobrado na lista de material Escolar

O Procon de Juazeiro elaborou a relação de itens que as escolas podem e não podem estar cobrando na lista de materiais escolares. Os itens listados pelo Procon foram proibidos com base na Lei Federal 9.870/99. Na lista é destacada a proibição da cobrança de produtos de uso coletivo. Os produtos de uso coletivos não podem ser exigidos, pois os mesmos devem ter seus custos considerados nos cálculos das mensalidades, nos caso de escolas públicas os mesmos devem ser custeados pelo Estado e Município.

OBSERVAÇÕES:..

Deputado Odacy Amorim alerta que Riacho Vitória pode deixar água salgada de novo em Petrolina 

Uma luta incansável é a do deputado estadual Odacy Amorim, PT-PE, com a qualidade da água consumida pelos petrolinenses e que é fornecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Essa luta agora ganhou um novo capítulo sobre a tomada de água na área do Riacho Vitória, onde fica a principal estação de tratamento da cidade. Como prefeito, Odacy solucionou um problema que causou sérios transtornos por muitos anos aos moradores da maior cidade do sertão pernambucano.

E agora como deputado, Odacy tem se mantido vigilante, pois sua ação que eliminou das torneiras da população, a água salobra e contaminada que vinha do Riacho Vitória quando chovia, pode voltar nas próximas precipitações, chuvas já anunciadas por institutos e especialistas em meteorologia. O parlamentar informa que a solução já é conhecida e deveria ter sido colocada em prática pela Compesa. No começo do ano, o deputado conta que já houve um alerta com as poucas chuvas caídas no município. ..

Delegado alerta para cuidados durante compras online

Se você juntou dinheiro o ano inteiro para aproveitar as ofertas da Black Friday e já está contando as horas para o início das promoções fique atento. As 24 horas de preços em baixa, dia que já ficou marcado no calendário do varejo nacional, também oferece grandes riscos ao bolso e, para fugir de todos eles, o coordenador do Grupo de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), delegado João Cavadas, dá dicas simples que podem ajudar a escapar das fraudes muito comuns no período.

A atenção já começa com a escolha do site, que deve ser de lojas conhecidas e, de preferência, já estabelecidas no mercado. "Existem sites que, embora se apresentem como lojas online, são apenas intermediadores da venda, não se responsabilizando pelos problemas que venham a ocorrer com a negociação ou com o produto", explica Cavadas, que também orienta a análise mais cuidadosa das ofertas...

Otto Alencar pede revitalização do São Francisco e alerta para a morte do rio

O senador Otto Alencar (PSD-BA) reforçou apelo ao governo em favor da revitalização do Rio São Francisco, afirmando que o rio"caminha para a morte se nada for feito para salvá-lo”. Ele defendeu a imediata dragagem da calha do rio, que está obstruída.

Diante da perspectiva de chuvas regulares na Bacia do São Francisco, Otto Alencar entende que esse é o momento adequado para o início dos trabalhos de dragagem.  Sem isso, mesmo com as chuvas, as águas não vão chegar à barragem de Sobradinho, alertou o senador...

AMMPLA: Campanha + Saúde alerta motoristas para mudança de comportamento no trânsito

"Seja a mudança que você quer ver no mundo". A frase é de Mahatma Gandhi e a AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, através do Setor de Educação, lança no próximo dia 5 dezembro,  em parceria com a Secretária de Saúde a Campanha + Saúde no Trânsito.

O coordenador do setor de Educação da Ammpla, agente de trânsito Jilmar Barros, diz que é essencial que cada motorista represente a transformação para um trânsito mais seguro e em paz.

"Portanto seja a mudança que você quer viver no trânsito. Precisamos compreender que os números assustadores da violência no trânsito também se relacionam com nossos comportamentos, com nossas escolhas pessoais e que precisamos mudar a cultura simplesmente porque da forma como estamos fazendo, colhemos resultados muito ruins", aponta Jilmar Barros.



Confira a Programação Petrolina- Campanha + Saúde no Trânsito:
            
CURSOS
DATA     PÚBLICO     HORÁRIO     LOCAL
05/dez     Motoristas PMP     8h     Auditório SEST/SENAT
06/dez     Motoristas PMP     14h     Auditório SEST/SENAT
10/dez     Mototaxistas     9h     Auditório IGPREV
            
BLITZ EDUCATIVAS
DATA     LOCAL     HORÁRIO     ATIVIDADES
08/dez     Av. Clementino Coelho     9h - 11h     Blitz Educativa (AMPPLA)
09/dez     Av. Integração (Grau Técnico     9h - 11h     Distribuição de Panfletos
10/dez     Av. Guararapes (PMP)     9h - 11h     Adesivaço
Av. Integração (G Barbosa)     9h - 11h      
            
PANFLETAGEM
DATA     LOCAL     HORÁRIO     ATIVIDADES
09/dez     Bodódromo e Avenida S. Fco     21h - 23h     Distribuição de Panfletos
10/dez     Bodódromo e Avenida S. Fco     21h - 23h     Adesivaço

Dados revelam que a cada ano mais de 1,2 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito em todo o mundo e de 30 a 50 milhões ficam feridas, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde.

"Para gerar a mudança de cultura necessária precisamos individualmente fazer melhores escolhas, trazer valores humanos para o trânsito é uma missão pública, que não se restringe aos cidadãos e cidadãs individualmente nem aos governos tão somente. Nossa saúde e segurança estão em jogo e por isso precisamos construir uma nova cultura de trânsito, que tenha a paz", finalizou Jilmar Barros...

2 de cada 5 cidades já têm casos de chikungunya, alerta Ministério da Saúde

Classificada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, como o pior problema de saúde que o Brasil deverá enfrentar no próximo verão, a chikungunya já mostra seu poder de disseminação antes mesmo da chegada da estação. Dados do Ministério da Saúde mostram que a doença já está presente em dois de cada cinco municípios brasileiros e, só neste ano, já provocou 138 mortes. Se o verão de 2014/2015 foi marcado por uma epidemia recorde de dengue no País e o de 2015/2016 causou pânico pela descoberta da relação do vírus zika com a ocorrência de microcefalia, a estação de 2016/2017 deverá, segundo especialistas, registrar uma explosão de casos de chikungunya se a circulação do vírus seguir a mesma tendência observada neste ano.

O número de notificações da doença passou de 38,3 mil, em 2015, para 251 mil em 2016. No ano passado, 696 cidades brasileiras foram atingidas pela chikungunya. Em 2016, já são 2.281 municípios. Pelo menos sete Estados brasileiros já registram índices epidêmicos do problema - mais de 300 casos por 100 mil habitantes -, todos no Nordeste. "Eu diria que 2016 jáé o ano em que a chikungunya está muito preocupante e, apesar disso, ainda temos muita falta de informação", diz o infectologista Rivaldo Venâncio, diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul. Dimensionar com exatidão o alcance da epidemia esbarra nas limitações dos métodos diagnósticos. As semelhanças entre os vírus da chikungunya, zika e dengue e de alguns dos seus sintomas dificultam a criação de testes precisos e podem causar confusões quando o diagnóstico é feito somente por avaliação clínica, prática comum em períodos epidêmicos...

Coelba alerta para cuidados com a iluminação natalina

Além de atentar para a prevenção de acidentes, o consumidor deve adotar hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia

Hora de pensar na decoração de Natal. Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da Festa das Luzes. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são um dos adornos mais procurados e comercializados nesta época do ano. Sejam novos ou reaproveitados de anos anteriores, os tradicionais piscas-piscas requerem atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, sugere importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa...

Bancários de Juazeiro recebem palestra de alerta para prejuízos dos trabalhadores com a PEC 55

Bancários de Juazeiro e entidade sindical da categoria participaram na noite desta sexta-feira (18), no Hotel Rio Center de uma importante palestra com Augusto Vasconcelos, Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia. Com o tema Resistir á PEC 55: Aspectos Jurídicos, políticos e econômicos, a discussão debateu sobre o papel dos trabalhadores diante do quadro político e econômico que afetam o Brasil e o mundo na atualidade. Principalmente, a Proposta de Emenda da Constituição 55. 

Realizado pelo Sindicato dos Bancários de Juazeiro e pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o encontro teve como objetivo alertar para os prejuízos da classe trabalhadora com a aprovação da PEC 55 e fazer uma roda de conversa para esclarecer o assunto...

CSTT alerta população juazeirense quanto a utilização de transportes alternativos

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) mais uma vez alerta a população juazeirense a usar transportes alternativos padronizados (adesivados), verificando se possuem placa vermelha, selo de autorização do ano e se o colete e as camisetas usadas pelos profissionais possuem uma numeração.

O trabalho de fiscalização é diário e visa justamente coibir práticas ilegais e que coloque em risco a vida da população que precisa se deslocar todos os dias para o trabalho e também para o lazer. Anualmente é realizado pelo setor de transportes as vistorias dos veículos para verificar parte mecânica, elétrica e estado de conservação dos mesmos. Caso não estejam no padrão é dado um período para o condutor se adequar e passar novamente pela fiscalização. Sendo aprovado, é colocado o selo de vistoria, em motos nos tanques e em carros nos pára-brisas...

CSTT alerta para mudança de sentido de via na área central de Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informa que a partir desta segunda-feira, 31, a Travessa Rosa passará a ser sentido único para quem trafega da Avenida Carmela Dutra (Orla I) para a Rua Fernandes da Cunha (Praça do Boi). As sinalizações horizontais e verticais estão sendo implantadas e a mudança se fez necessária pelos constantes acidentes na via.

Durante uma semana uma equipe de Agentes de Trânsito estará orientando os condutores. A CSTT alerta mais uma vez que desrespeito às leis de trânsito gera infrações com multa e, mesmo no período educativo, os agentes de trânsito poderão autuar...

Odontologista da UPAE/IMIP de Petrolina alerta: “prevenir ainda é o melhor tratamento para saúde bucal”

Em outubro, além do Dia do Dentista, comemora-se no Brasil o Dia da Saúde Bucal. De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve uma melhora com relação à saúde odontológica do brasileiro nos últimos anos, entretanto, a realidade ainda é alarmante. Pesquisas apontam que bebês, de 18 a 36 meses, já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60 a 90% das crianças em fase escolar. Com relação aos idosos, existem 3 milhões de pessoas (entre 65 e 74 anos) precisando de prótese total ou em pelo menos um dos maxilares.

Os estudos também afirmam que para melhorar este cenário, o caminho é trabalhar a prevenção, sendo esta a escolha mais barata e eficaz. Nesse sentido e com o objetivo de orientar a população de Petrolina e região, a odontologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Drª. Karicia Falcão, preparou uma série de dicas, que vão desde a orientação sobre escovação até informações sobre o que fazer em caso de perda de dente por trauma...

CSTT realiza blitz educativas alertando condutores sobre infrações de trânsito

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) realizou nesta terça-feira, 25, mais uma ação educativa na área central e bairros da cidade. Uma blitz educativa foi montada na Praça Pedro Pereira Primo, próximo ao Camelódromo e outra no bairro Alto da Aliança.

Nas primeiras horas da manhã uma equipe da fiscalização do trânsito montou uma blitz nas proximidades do Camelódromo com o objetivo de fiscalizar os condutores e alertá-los para andar corretamente. A partir de novembro os valores das infrações de trânsito irão aumentar.  Em pouco mais de uma hora mais de 50 veículos foram abordados e dentre as irregularidades presenciadas estavam: motoristas dirigindo sem o cinto de segurança e motociclistas andando sem sandália fechada, sem documentação do veículo ou sem a Carteira Nacional de Habilitação...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do bairro Codevasf alerta para colocação de lombadas no bairro

Olá Geraldo, a pedido de moradores. venho através deste meio de comunicação, solicitar do poder público que por favor coloque lombadas na RUA DA JUVENTUDE DO BAIRRO CODEVASF pois, a prefeitura recentemente  mesclou a rua mas não fez nem uma lombada e lá existe muitas crianças e os carros estão passando em alta velocidade,  assim deixando em risco a vida delas e dos demais moradores.  ..

Equipe da Unidade de Saúde do Alto da Aliança promove caminhada para alertar as mulheres sobre o câncer de mama

A equipe da Unidade de Saúde do bairro Alto da Aliança promoveu na manhã desta sexta-feira (21), uma caminhada pelas ruas do bairro, com o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama e colo uterino. Durante a ação, os profissionais do posto conversaram com os moradores e convidaram a todos para fazer um exame de rotina, que é simples e rápido

Luana Albuquerque, enfermeira da UBS explicou que o evento serviu para orientar as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia. "Buscamos o público feminino do nosso bairro em uma caminhada para orientar mais de perto sobre o tema. É importante os nossos pacientes saberem que têm uma equipe que está aqui pra ajudar e fazer um trabalho de cuidado a saúde", afirma...

Secretaria de saúde alerta a população para o combate a dengue em Juazeiro

O período de calor traz uma preocupação com o aumento dos casos de dengue. Por isso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro alerta a população, para que redobre a atenção e a vigilância neste período. A dengue é uma doença que pode ser evitada, mas para tanto, a comunidade precisa contribuir com as medidas recomendadas.

De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, todo cuidado fundamental para evitar a doença. "A secretaria de Saúde junto com a população precisa ter um trabalho em parceria para diminuir a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypt. O alerta é necessário para que todos eliminem os focos em suas residências"...