Foram encontrados 547 registros para a palavra: chuvas

Sesp executa ações para escoar a água das chuvas acumuladas no IFBA e Residencial São Francisco

Nesta segunda-feira, 25, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro trabalham na abertura de valas para o escoamento das águas das chuvas acumuladas nas proximidades do Residencial São Francisco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). No Residencial São Francisco, a água será drenada para o canal do Riacho do Macarrão, direto para o Rio São Francisco. Enquanto no IFBA a água será escoada para o canal do riacho Malhada também direto para o São Francisco. 

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, informa que as equipes da Prefeitura continuam de plantão na cidade. “Atendemos ocorrências em diversos pontos da cidade. A Prefeitura está mobilizada para minimizar os problemas causados pelas chuvas, por isso as equipes técnicas estão visitando os pontos críticos e estudando soluções para sanar as demandas que surgiram com as fortes chuvas. Gradativamente os trabalhos serão realizados”, explicou Fernando...

Prefeito Isaac reúne equipe de governo para avaliação dos danos causados pelas fortes chuvas

O prefeito Isaac Carvalho reuniu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira, 25, todo o seu secretariado para avaliarem os danos causados pelas fortes chuvas que atingem o município neste mês de janeiro. O Chefe da Defesa Civil do município, Adalberto de Carvalho, também esteve presente. 

De acordo com a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), 50 famílias estão desabrigadas no momento e se encontram instaladas na Escola Municipal José Pereira, no bairro Itaberaba. “Essas familias estão recebendo atendimento social, como alimentação, colchões, material de limpeza, acolhimento nas creches e prioridade no atendimento médico. Tudo sendo feito através da parceria com a Defesa Civil, as Secretarias de Educação e Esportes e da Saúde”, informou a titular da SEDIS, Lindsai Amaral. ..

Rui reúne órgãos estaduais para minimizar efeitos das chuvas

 
Para obter um panorama geral sobre os danos causados pelas chuvas na Bahia, o governador Rui Costa esteve reunido com representantes de diversos órgãos e secretarias estaduais nesta segunda-feira (25), na Governadoria. Os municípios de Coribe, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Félix do Coribe, Riachão do Jacuípe, Cipó, Jaguaquara e Jeremoabo já decretaram estado de emergência. 
 
"É absolutamente inédito o volume de chuva que caiu em janeiro no estado. Em algumas regiões, corresponde a, no mínimo, duas vezes a média histórica. Já temos números de [que superaram] até quatro vezes a média histórica, em termos de volume de chuva", afirmou o governador. 
 
Estima-se que 700 famílias estejam desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas na Bahia. De acordo com Rui, no decorrer desta semana, conforme a água for baixando, o Governo do Estado terá condições de elaborar um diagnóstico mais preciso e realizar os devidos encaminhamentos, como a formalização de pedido de ajuda financeira ao governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. 
 
"Tivemos prejuízo em alguns trechos de estradas. Uma ponte [no município de Itiúba] se perdeu e alguns trechos de adutoras [responsáveis por fazer a captação de água para abastecimento humano] foram levados pela água [da chuva]. É a natureza surpreendendo. Há aproximadamente 15 dias, estávamos aqui fazendo um alerta sobre a seca. Hoje, estamos aqui fazendo alerta de enchente", ponderou o governador.
 
Donativos 
 
Por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), as famílias afetadas vão receber nos próximos dias filtros de água, água potável, colchões e cestas básicas. Nesta terça (26), após cumprir agenda de inaugurações no município de Heliópolis, Rui Costa, acompanhado do superintendente estadual da Defesa Civil, Rodrigo Hita, entre outras autoridades, visitam o município de Riachão do Jacuípe, onde, de acordo com a prefeitura, cerca de 400 famílias foram diretamente prejudicadas com as chuvas. 
 
"Durante a visita in loco, teremos a precisão de quantas pessoas estão desalojadas, ou seja, tiveram que sair temporariamente das suas casas, e também das desabrigadas, que perderam as suas casas. Portanto, teremos a precisão do número de casas que precisarão ser reparadas ou reconstruídas", explicou Rui. 
 
Reconstrução 
 
Sobre a ponte que dá acesso ao município de Itiúba e foi arrastada com a força das águas, o chefe do Executivo estadual explicou que foi realizado um desvio para garantir o acesso às cidades vizinhas. "Vamos imediatamente fazer o projeto para refazer as estradas e a ponte. Já há máquinas e equipamentos do estado restabelecendo rodovias provisoriamente. A Embasa e a Cerb trabalharam durante todo o final de semana restabelecendo linhas e adutoras".
 
O governador destacou ainda o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que têm atuado juntos no resgate de vítimas, inclusive, com suporte aéreo. "Lamento e presto homenagem ao bombeiro [Eduardo Santos Góes], que faleceu em Feira de Santana quando estava salvando uma família, que estava ilhada".
 
Defesa Civil
 
No encontro desta segunda (25), o titular da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, explicou que, quando um município declara estado de emergência, o órgão imediatamente encaminha técnicos à cidade para ajudar a prefeitura a montar o sistema de comando de operação, que ajuda a definir o que cada secretaria deve fazer no momento de crise. 
 
"Quando a água baixa que a gente vê os prejuízos reais. Nós, juntamente com técnicos das prefeituras, ajudamos na elaboração do plano de resposta para o governo federal, tanto para o Cenad [Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres], que é o órgão de resposta, que pode, por exemplo, pagar o aluguel social para as famílias, quanto para a diretoria de reconstrução, do Ministério da Integração, da Defesa Civil Nacional, para reconstruir os prejuízos em vias públicas e particulares que tiverem na cidade", informou Rodrigo Hita. 
..

Prefeitura de Petrolina realiza ações para minimizar prejuízos das chuvas

A Prefeitura de Petrolina iniciou uma série de ações para minimizar os efeitos das fortes chuvas que atingiram a cidade nas ultimas semanas.  A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima percorreu bairros da cidade e solicitou às equipes de patrolamento prioridade às ações emergenciais.

As equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciaram diversas ações para conter os danos, como retirada de árvores, uso de máquinas e tratores para desobstrução de canais e córregos e patrolamento nos locais mais críticos onde não há asfalto...

Secretaria de Assistência Social atende famílias atingidas pela chuva em Casa Nova

Nesta segunda-feira, 25,  equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social percorreram os bairros das Vilas Papelão, Massú, Malvão e João e Maria para fazer um levantamento e atender as famílias atingidas pela chuva. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário da pasta, Jozemário Menezes, assistentes sociais, coordenadores e técnicos que fizeram relatórios da situação das famílias no local.
 
"Nossas frentes de trabalho estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa e tentar viabilizar as condições necessárias para amenizar os efeitos do grande volume de chuva que caiu neste final de semana. Para as famílias cadastradas, a secretária vai disponibilizar uma ajuda emergencial de mantimentos e estudar outras medidas", comenta o gestor da pasta social, Jozemário.
 
O prefeito Wilson Cota também está acompanhando os trabalhos das equipes. Além das atividades da Assistência Social, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende já disponibilizou equipes para atender os moradores locais e as secretarias de Obras, Urbanismo estão envolvidas para prestar atendimento com todo maquinário da prefeitura.  ..

Vazão do São Francisco será mantida em 800 m³/s, apesar das chuvas

A vazão atual, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Sobradinho (BA), deverá ser mantida, pelo menos, até o final de março. Esse foi o saldo de mais uma reunião realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília (DF) nesta segunda-feira (25 de janeiro) e transmitida por teleconferência para os estados integrantes da bacia. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou das discussões a partir do escritório do colegiado, em Maceió (AL).

Durante a reunião, houve a informação, por parte dos técnicos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), de que os últimos dias de chuva, registrados na bacia do Rio São Francisco, resultaram em uma precipitação de 120 milímetros (mm) acima da média histórica. Com isso, a previsão é de que o nível do reservatório de Sobradinho atinja o patamar de 4,8% e o de Três Marias (MG) chegue a 21%...

Chegada das chuvas muda paisagem e semblante de agricultores e agricultoras do sertão pernambucano

Neste mês de janeiro as chuvas têm saudado e alegrado o coração dos sertanejos e das sertanejas. Localidades que há mais de quatro anos não registravam chuvas suficientes para o plantio, hoje já tem o molhado do cultivo. De acordo com dados da Agencia Pernambucana de Águas e Clima (APAC), foram registradas somente no último dia 22, chuvas que variam de 12,5 a 90 milímetros em municípios do Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco. No Araripe, Santa Filomena registrou o maior índice com 60 milímetros.

Com a mudança na paisagem, o verde tomou conta do cenário, os barreiros agora com água e as cisternas transbordando mudaram o semblante das famílias agricultoras. Mais preparados para receber as chuvas, os agricultores e as agricultoras que possuem tecnologias de captação e armazenamento de água guardam neste período a água que vai manter a família e os animais durante a estiagem...

JUAZEIRENSE PERDE VEÍCULO EM OBRA PARA ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS NAS PROXIMIDADES DA BARRAGEM SÃO GERALDO

O ex-vice-prefeito de Juazeiro Antônio Carlos Chaves e a vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa) estiveram acompanhando na manhã desta segunda-feira (25) o sofrimento do Sr. Adelino da Silva Filho, morador da comunidade Rural de Baixo, proximidades da Ilha de Nossa Senhora, que na manhã do último sábado perdeu o seu veículo, um pálio 2004, e quase morre e perde a família na cratera aberta pela administração municipal nas imediações dos canais de decantação no bairro Tabuleiro.

“Estava chegando em casa por volta das 06:30h de sábado, quando o meu carro afundou nesse canal aberto pelo SAAE para escoar as águas das chuvas oriundas do Tabuleiro e Itaberaba. Só tive tempo de tirar a minha família e o carro sumiu. Domingo estive de barco procurando em todos os cantos e acho que as águas arrastaram o carro para o rio” lamentou Adelino...

ESTRUTURA AO REDOR DA PONTE DA LAGOA DO BOI É LEVADA PELAS CHUVAS

Diversos leitores estão solicitando que o Blog poste a informação de que está impossível trafegar na BR-235, trecho entre Juazeiro e Pinhões, porque a estrutura ao redor da ponte na comunidade de Lagoa do Boi foi levada pelas chuvas e com isso abriu-se uma enorme cratera e pode provocar acidentes.

Segundo informações a pista foi sinalizada, mas até o momento pouca gente sabe dos problemas mais recentes que ocorrem naquela via. Há relatos de que algumas pessoas quase são colhidas pela enorme cratera em razão desse desconhecimento do problema...

Apesar das fortes chuvas, Carnaval de Juazeiro está confirmado para hoje (22)

Em contato com a coordenação do carnaval de Juazeiro, nossa equipe acaba de confirmar que a programação seguirá normalmente hoje, dia 22, apesar das fortes chuvas que caíram sobre a cidade e deixaram diversos bairros alagados. De acordo com Samuel Moraes, as bandas que sairão logo mais, já estão passando o som nos trios elétricos.

Hoje teremos na avenida, entre as mais esperadas, Saulo Fernandes, Daniela Mercury, Bloco Rural com Gabriel Diniz,  além do projeto A Praça Convida no palco da rua da 28...

ÁGUA DAS CHUVAS ROMPE PISTA ENTRE CONCHAS E JATOBÁ NO INTERIOR DE JUAZEIRO

Membros do Grupo Cotidiano Maniçoba, que reúne pessoas de Juazeiro e do distrito de Maniçoba, flagraram e postaram agora a pouco, o rompimento da pista asfáltica entre Conchas e Jatobá. Para chegar à comunidade de Conchas agora tem que ir pelo NH2 (Núcleo Habitacional 2). Eles alertam que a Ponte do Boqueirão também está ameaçada em razão do grande volume de água das chuvas, que está chegando na região. ..

AS CHUVAS E O CAOS NOS BAIRROS E CENTRO DE JUAZEIRO

Raimunda Maria dos Santos Silva acaba de enviar mensagem e fotos ao Blog informando a água está escorrendo pela sala, banheiro e cozinha da sua casa no bloco 53, rua das Laranjeiras, apartamento 302, Residencial São Francisco.

Por conta de que a água também está escorrendo pelas tomadas, as paredes molhadas estão dando choque e colocando em risco toda a família...

AS CHUVAS E OS TRANSTORNOS NO PARQUE CENTENÁRIO, NOVO ENCONTRO, RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO E DOM TOMAZ

Boa tarde Geraldo,

Gostaria de contar com sua colaboração para mostrar a situação do bairro e da rua que moro, pois, a defesa civil está com o telefone desligado e estamos ilhados, e com o canal quase transbordando aqui no Novo Encontro e Parque Centenário, próximo ao ginásio de esportes. Lembrando que vivemos no abandono sem nenhum tipo de benefício neste bairro Parque Centenário. Só tenho a lamentar a situação...

Moradores de Riachão do Jacuípe ficam ilhados e sem energia devido às chuvas

Moradores estão ilhados e sem energia (Foto: Leitor via WhatsApp)

..

SESP segue com ações emergenciais para minimizar efeitos das chuvas

Dando sequência as ações emergências para reparar os danos causados pelas chuvas intensas que caem em Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou nesta quinta-feira (21), a drenagem da Avenida Miguel Silva Souza que dá acesso aos bairros Pedra do Lord e Palmares. O objetivo dos trabalhos que é feito com o auxilio de uma retroescavadeira é abrir uma vala para escoar as águas pluviais que ficaram acumuladas devido à implantação de diversos empreendimentos imobiliários no local.

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas explica que esse problema resultou no aterramento das lagoas existentes, bem como obstruiu a drenagem natural da região. “Emergencialmente estamos abrindo uma vala, já foi realizado o levantamento topográfico pela equipe do SAAE, que se faz necessário para elaboração do projeto de drenagem e adiante vamos executar esse projeto com a colocação das manilhas. Feito isso, iremos realizar a recuperação da pista”, explicou Fernando...

Defesa Civil de Petrolina permanece empenhada nas ações para reduzir danos provocados durante o período de chuvas

O período de chuvas se estende em Petrolina, e na área urbana alguns problemas são sentidos devido a natural geografia plana da cidade. Os agentes da Defesa Civil realizam ações emergenciais desde o domingo (17), quando a região do Vale recebeu uma grande quantidade de chuva, que caiu de forma continua.

A Defesa Civil, coordenada pelo secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, vem realizando os trabalhos com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Cidadania...

ESPAÇO DO LEITOR: CHUVAS E ALAGAMENTOS.

Alô, Juazeiro e Petrolina:

Acredito que é hora de agradecermos a Deus, pelas chuvas, de contabilizarmos Lucros, e não prejuízos! Choveu, alagou? Paciência! Nenhuma cidade suporta 40 mm de chuva, em poucas horas, sem alagar, pois temos calçamento, asfalto, quintais cimentados, bueiros entupidos pelo lixo (Quem será que jogou lixo, na rua?), não tem para onde a água escorrer, especialmente, numa cidade plana, como a nossa...

Casa Nova: Prefeito visita moradores das áreas atingidas pelas chuvas

Uma força-tarefa liderada pelo prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Urbanismo, Governo, e Obras, além da Defesa Civil, visitou, na manhã deste domingo (17), a comunidade do Residencial São Francisco I e II afetada pelos transtornos causados pelas chuvas do fim de semana.

"Viemos conferir como está à situação dessas famílias que estão sofrendo com a falta de compromisso da gestão anterior que aprovou um projeto mal feito sem observar o escoamento de águas pluviais, por exemplo. Nossa presença aqui é para ouvir as demandas e solucionar os problemas", destacou o gestor...

Espaço do Leitor: A volta das chuvas anima sertanejos

A chuva que chegou em janeiro de 2016 no Sertão do São Francisco anima produtores que agora alimentam a esperança de um ano bom de muitas colheitas. Muitos trabalhadores da área de sequeiro já começaram jogar as primeiras sementes na terra. Essas precipitações pluviométricas também ajudaram muito a conter o calor intenso no Semiárido Nordestino. Confira nas fotos um pouco da nova paisagem do Sertão.

..

Prefeitura realiza ações para minimizar efeitos das fortes chuvas que caíram em Juazeiro

Visando minimizar os efeitos ocasionados pelas fortes chuvas que caíram neste fim de semana em Juazeiro – quando segundo o instituto Climatempo foi registrada uma média de 124 mm entre a noite de sábado e a tarde de domingo – a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), está atuando com equipes de plantão para atender às demandas da população e executar ações de prevenção contra alagamentos.  

Os trabalhos consistem na desobstrução de bueiros nos pontos críticos de alagamentos, uma ação que já é executada periodicamente pela Sesp a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais, como também limpeza das ruas. O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, destaca que a drenagem funcionou a contento, pois com pouco tempo após o término das chuvas a água drenou satisfatoriamente...