RedeGN - Meteorologia prevê chuvas na Bahia no início do ano 2021

Meteorologia prevê chuvas na Bahia no início do ano 2021

O verão tem como característica ser o mais chuvoso do ano na faixa norte do Nordeste do Brasil, região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Também é época de aumento de chuva em algumas áreas pelo interior do Nordeste como no sul do Maranhão, sul do Piauí, no sertão do Pernambuco e também nas áreas a oeste da Bahia. O leste do Nordeste tem pouca chuva nos meses de verão.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores médias de chuva para janeiro no Nordeste do Brasil variam de 150 mm a 300 mm. Esses valores são encontrados no Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. Na faixa leste do Nordeste, por exemplo, entre Natal e Salvador, a média de chuva para janeiro não passa de 100 mm.

Para o mês de fevereiro, os maiores volumes médios de chuva variam de 125 mm a 200 mm no Ceará, Piauí e no oeste da Bahia. No estado do Maranhão, a média de precipitação em fevereiro alcança até 350 mm no noroeste do estado, região onde está a cidade de Turiaçu. Nas outras áreas maranhenses, a média de chuva para fevereiro varia de 200 mm a 300 mm.

O mês de março marca um aumento da chuva sobre a Região Nordeste do Brasil. É o primeiro ou segundo mês mais chuvoso do ano no norte do Piauí, no norte do Maranhão, no Ceará e também no Rio Grande do Norte.

No oeste e no norte do Maranhão, a média de chuva em março varia de 350 mm a 450 mm. Nas outras áreas do estado, a média de chuva varia de 250 mm a 350 mm.

Em estados como o Ceará, o Piauí e no oeste da Bahia, a média de chuva para março fica entre 150 mm e 250 mm,  de forma geral. No extremo norte do Piauí, a média de chuva fica entre 300 mm e 350 mm. No norte do Ceará a média de chuva em março varia de 250 mm a 300 mm,  no Rio Grande do Norte e na Paraíba, a média de chuva varia de 175 mm a 250 mm.

Em estados como Sergipe e Alagoas, no Recôncavo Baiano e no nordeste da Bahia, a média de chuva para março ainda não passa de 125mm. Para Pernambuco, no centro-sul da Bahia e no sertão baiano, a média de precipitação para março varia de 125 mm a 175 mm.

Climatempo