Foram encontrados 477 registros para a palavra: famílias

Constesf capacita famílias para receberem cisternas em Uauá

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, no último sábado (02) e domingo (03), a capacitação de famílias que irão receber cisternas para consumo humano em Uauá.  A ação teve o objetivo de discutir a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido, além de preparar os beneficiários para o uso correto da tecnologia.

Cerca de 50 famílias participaram do curso de gerenciamento de recursos hídricos, onde receberam orientações sobre o funcionamento das cisternas e como devem agir para manter a qualidade da água, que será armazenada com o objetivo de melhorar a vida das famílias que necessitam conviver com a seca. ..

Ações de acesso à água beneficiam 37 mil famílias do semiárido baiano

“Eu assisti o renascimento do semiárido. Vi famílias saírem da miséria para a glória, vi pessoas sem nenhuma expectativa de vida adquirirem dignidade humana depois que participaram do processo de implementação das cisternas de consumo e produção”. A declaração é do padre Neivaldo Oliveira, que, há 20 anos, trabalha na Cáritas Diocesana de Amargosa, organização parceira da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado(SJDHDS), que atua na implementação de estruturas hídricas de consumo e produção no semiárido baiano.

Sob a ótica da defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento sustentável solidário e com uma mística ecumênica, desde 2012, a Cáritas Diocesana já implementou 1.718 cisternas de consumo, nos municípios de Brejões, Irajuba, Milagres, Iaçu e Itatim, beneficiando um número igual de famílias. “Não é apenas a construção dessas estruturas hídricas”, ressalta o padre, “estamos falando de um processo de libertação, que eleva a autoestima e promove a cidadania, a autonomia de um povo que sempre viveu à margem das políticas públicas de acesso à água”, comemora.

Segundo o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, Geraldo Reis, “o acesso à água foi fundamental para que, de 2004 a 2013, a Bahia reduzisse de 12,6% para 6,6% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, mais de um milhão de domicílios saíram da situação de insegurança para a segurança alimentar nesse período”. Ações semelhantes são realizadas por outras 36 entidades executoras, que, em parceria com a secretaria e o governo federal, já construíram 15.830 cisternas de placas para a captação e armazenamento de água da chuva. A metodologia é baseada no aprendizado, onde o envolvimento das famílias é parte essencial para a sustentabilidade do projeto.

Para a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé, as cisternas de consumo são tecnologias importantes porque “além da inclusão social, elas facilitam o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, contribuem para o combate da mortalidade infantil e a redução de doenças”. Com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água, as cisternas de placas suprem a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

Autonomia

A implantação das estruturas hídricas para captação de água de chuva para produção, por meio do projeto “Mais Água”, iniciado em 2012, também trouxe para a população do semiárido a garantia da segurança alimentar e nutricional, a autonomia das famílias, por meio da geração de renda, além de viabilizar as condições para a convivência com o semiárido. Foram implementadas 7.042 cisternas de produção, 7.435 barreiros trincheira familiares, 525 barreiros trincheira comunitários, 48 tanques de pedra, 61 barragens subterrâneas e 1.278 limpezas de aguadas realizadas, que beneficiaram 21 mil famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em 135 municípios do semiárido.

A experiência da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região do Sisal (Fatres) ilustra bem esse resultado positivo. Com atuação no Território do Sisal, a entidade já implementou 1.106 estruturas hídricas, entre eles, barreiros trincheira familiares, cisternas de enxurrada, barreiros comunitários, tanque de pedra e 100 quintais produtivos, nos municípios de Monte Santo, Queimadas, Cansanção, Itiúba e Nordestina.

A iniciativa, segundo o presidente da Fatres, Urbano de Carvalho, “garantiu a segurança alimentar e nutricional e geração de renda para 1.106 famílias”. Gente como a agricultora Maria Clemente dos Santos, moradora da Fazenda Tapera, em Monte Santo, que comemora os resultados alcançados, graças à cisterna de produção. “Antes de ter a minha cisterna, não conto as vezes que perdi toda a safra em períodos de estiagem. Vendia 60 porções de hortaliças a cada feira, agora estou vendendo 200 porções entre cebolinha, alface, coentro e salsa, sem falar em outros produtos”. ..

Programa do Leite já atendeu cerca de 500 famílias de Sobradinho este ano

 
Desde que foi revitalizado, em janeiro deste ano, o Programa do Leite, considerado o maior programa social do município de Sobradinho, já atendeu  cerca de 500 famílias cadastradas. Criado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município, o programa tem o objetivo de doar leite as crianças(com idade entre 6 e 36 meses) e idosos oriundos de famílias de baixa renda, cadastrados nos programas assistenciais do município.

O Programa foi resgatado pela gestão atual depois de cerca de doze anos extinto, quando as administrações anteriores cortaram o importante benefício que garante o desenvolvimento saudável de crianças e suplementa a alimentação dos idosos que, em razão da precariedade das condições econômicas, são privados de uma nutrição adequada. As famílias beneficiadas pelo programa recebem, mensalmente, dois quilos de leite cada, um suporte importante para alimentação de crianças e idosos. 

Janaína Cirino, moradora da Quadra S9, está grávida de seis meses e tem outros filhos pequenos. Hoje ela compareceu a Seads para receber o benefício. "Esse programa é muito importante para nós, que temos dificuldades de oferecer uma alimentação melhor para nossos filhos. Já teve tempo das crianças ficarem muitos meses sem tomar um copo de leite. A volta deste programa nos ajudou muito", afirmou Janaína. 

Em janeiro, quando foi lançada a primeira etapa do programa, foram cadastradas 150 famílias em situação de extrema pobreza. Este número foi ampliado e, em março, o número de beneficiados foi ampliado para 230 famílias. " As equipes da Seads fizeram um trabalho de diagnóstico e viram a necessidade de oferecer esse suporte alimentar para as famílias de baixa renda, cadastradas nos programas sociais do município. O leite é alimento essencial na primeira infância e também para os idosos. A retomada deste programa foi um ganho social para as famílias de Sobradinho que necessitam de um olhar diferenciado", esclareceu a Secretária Fernanda Sanjuan...

FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA PODEM TER DESCONTO NA CONTA DE ENERGIA

A Coelba informa que as famílias que têm crianças com microcefalia, associada ao vírus da zika, podem obter o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. Para participar, a família precisa estar cadastrada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, com atenção à categoria do Benefício da Prestação Continuada – BPC. Essa categoria é voltada para pessoas com deficiência, dentre as quais estão inseridas as crianças com diagnóstico de microcefalia.

Para o cadastro na Coelba, é preciso apresentar o número do benefício em qualquer canal de atendimento da empresa (agências de atendimento, rede Coelba Serviços, ou site www.coelba.com.br). A Coelba irá conceder o benefício às crianças cadastradas nas agências do INSS na capital e interior. Além de apresentar o número do BPC do beneficiário na categoria 87, o pai ou responsável deverá, também, ter em mãos o CPF, documento de identificação com foto e uma conta de energia do local onde mora a família, para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. Vale destacar que não é preciso levar a criança às agências de atendimento ou rede Coelba Serviços. Basta que a solicitação atenda aos critérios, comprovados por meio da documentação apresentada...

Perfuração de poços irá beneficiar cerca de 700 famílias no norte baiano

Cerca de 700 famílias que vivem e produzem na zona rural do município de Juazeiro, no norte da Bahia, serão beneficiadas com obras de perfuração de poços tubulares que auxiliarão no abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal.

Os recursos para essa ação são do Orçamento Geral da União, destinados à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) por emenda parlamentar...

Petrolina: Rede Municipal fortalece canal de comunicação com as famílias dos alunos

Inicio de ano letivo, novas gestões nas escolas municipais e a realização do primeiro contato com as responsáveis pelos estudantes. A Rede Municipal começou as reuniões de pais, em suas unidades, com o objetivo de fortalecer um canal institucionalizado de comunicação com as famílias. Nesse contexto, o secretário de Educação, coronel Leite, cumpre uma pauta, em grande parte delas, para estreitar contatos com os pais e reforçar, junto à comunidade, a parceria  nas atividades e a busca de organização, preservação e zelo com o patrimônio escolar

 O objetivo é que os familiares se envolvam de forma ativa no processo de aprendizagem e que sigam caminhando junto com a escola. A relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, e as reuniões têm um grande poder de aproximar família e escola. Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores. "É imprescindível o acompanhamento dos pais para o bom desempenho dos filhos no processo de escolarização," explica Leite...

Famílias de Petrolina celebram a conquista da casa própria

 
Após a entrega de 2.432 casas feita pela Presidente Dilma Roussef e o Prefeito Julio Lossio nesta sexta-feira (19) beneficiando mais de 10 mil pessoas, as  famílias já estão aptas a realizar as mudanças para a casa própria. O conjunto habitacional Vivendas Petrolina I e II é o oitavo empreendimento entregue em Petrolina desde 2009 totalizando 8.555 casas.
 
O sentimento comum a todos os beneficiados foi a gratidão e felicidade, a exemplo de Janine Ariquel. "Estou muito feliz por hoje ter minha casa, era realmente um sonho muito esperado e agora realizado. Agradeço muito ao prefeito por tornar esse sonho realidade", afirmou a contemplada.
 
O Vivendas Petrolina I e II já conta com infraestrutura básica e também com uma escola com 10 salas, um CMEI para atender 120 crianças entre 4 e 6 anos, está em fase de conclusão uma unidade do Programa Municipal Nova Semente, além de praças e áreas de lazer. Em breve o conjunto também deverá receber um clube do bairro.
 
"Esse momento é de extrema alegria para todos nós. Ver tantas famílias saindo do aluguel e conquistando seu lar, é recompensador. Este é o maior empreendimento que vem para atender milhares de pessoas e aqui elas já dispõe de toda uma estrutura de qualidade", afirmou o Prefeito Julio Lossio.
 
Com um déficit habitacional cada vez menor, Petrolina se destaca no cenário Norte/Nordeste como a cidade que mais entregou casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal em contrapartida do município. Ainda restam mais quatro empreendimentos a serem entregues: Residencial Brasil, Cacheado, Novo Tempo e Park São Gonçalo; todos com previsão de entrega para este ano de 2016.
..

Famílias do Residencial Novo Tempo I, em Petrolina, iniciam vistoria de suas casas

A equipe da Secretaria Executiva de Habitação de Petrolina junto a representantes da Caixa Econômica Federal iniciaram nesta sexta-feira (12) a vistoria das casas do Residencial Novo Tempo I, localizado no bairro Pedra Linda. A Vistoria é parte do processo de entrega das casas que deve acontecer no mês de abril. 

A vistoria do residencial que contou com a presença do vereador Edinaldo Lima, foi dividida em dois dias para atender as 206 famílias contempladas através do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal (Entidades) com contrapartida do município.  Hoje (13) será o último dia da vistoria para as famílias que já foram previamente agendadas. Após a vistoria, as famílias assinarão o contrato de posse e receberão as chaves das casas. A expectativa é que essa etapa seja realizada no próximo mês de abril quando acontece também a entrega oficial pelo Prefeito Julio Lossio...

PREFEITURA CONTESTA VEREADOR E CONFIRMA APOIO A FAMÍLIAS DESABRIGADAS NO ITABERABA

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro esclarece que todas as famílias que ficaram desabrigadas pelas chuvas de janeiro no município têm recebido desde então todo o apoio social. 

O retorno aos lares foi monitorado após visitas domiciliares realizadas pelas equipes do CRAS Itaberaba, Defesa Civil e os próprios moradores, para que pudessem retomar a sua rotina, sejam em casas próprias ou de aluguel. ..

VEREADOR RECLAMA APOIO PARA FAMÍLIAS DO BAIRRO ITABERABA

O vereador Benedito Marques (Bené Marques – PSDB) não anda nada satisfeito com a postura da administração municipal que utilizando a desculpa de que tem que desocupar as escolas para início do ano letivo está impondo aos desabrigados do bairro Itaberaba o retorno imediato às suas residências.

Na concepção do parlamentar existem seis casas que não oferecem condições estruturais dignas para receber as famílias como comprovam as fotos encaminhadas ao Blog. “Geraldo são seis casas que não estão em condições de moradia, e até agora o prefeito não fez nada por esses moradores. Aí estão as fotos das casas no bairro Itaberaba” reclamou Bané Marques...

Famílias voltam para seus lares após forte chuva que atingiu Juazeiro

Até o final da manhã desta sexta-feira, 29, de acordo com a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsay Amaral, apenas três famílias vitimas das fortes chuvas que atingiram Juazeiro nesse mês de janeiro se encontravam ainda alojadas na Escola José Pereira no bairro Itaberaba. O retorno aos seus lares foi monitorado após visitas domiciliares realizadas pelas equipes do CRAS Itaberaba, Defesa Civil e os próprios moradores, para que eles pudessem retomar a sua rotina. 

“As famílias têm recebido acompanhamento de Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais e monitores, além de cadastro de dados e registro de suas necessidades. Com as crianças e adolescentes acolhidas na escola realizamos atividades lúdicas e sócio-educativas, além de toda a assistência psicológica”, informou a gerente de Proteção Social, Jussara Rêgo. ..

Segunda Vigência do Bolsa Família aponta 80% de famílias acompanhadas pela Secretaria de Saúde

Na 2ª vigência de 2015 do Programa Bolsa Família, Petrolina registrou 81,10% das famílias totalmente acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 22.911 famílias recebem acompanhamento integral das Equipes de Saúde da Família (ESF). Em 2008, apenas 966 famílias eram acompanhadas, representando 22,51% de cobertura.

"Com a ampliação da cobertura estamos conseguindo incluir mais famílias no efetivo acompanhamento. Essa inclusão é resultado da eficiência e dedicação os profissionais da Secretaria de Saúde", destaca a secretária de Saúde, Lucia Giesta. As famílias inseridas no Bolsa Família são assistidas com avaliação antropométrica, monitoramento da carteira de vacinação das crianças e da realização do pré-natal pelas gestantes beneficiárias...

GRUPO ANJO AMIGO AJUDA FAMÍLIAS DESABRIGADAS NO BAIRRO ITABERABA

A frase do escritor, filósofo, professor graduado em Letras e produtor cultural Juarhez Alves “Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo” traduz muito bem o grupo Anjo Amigo que foi constituído com membros de Juazeiro e Petrolina, ganhou as redes sociais e as suas ações solidárias tem contemplado cada vez mais famílias necessitadas da região.

Após as chuvas e o grande número de desabrigados nos diversos bairros da cidade levou o grupo a comparecer nesta quarta-feira (27), ao bairro Itaberaba, um dos mais afetados em Juazeiro, para ajudar famílias das ruas 01 e Zero doando alimentos, roupas, calçados, produtos de limpeza, higiene pessoal, água, colchões e agasalhos...

Enchentes deixam mais de 200 famílias desabrigadas no bairro Itaberada em Juazeiro

O programa Geraldo José desta segunda-feira (25) entrevistou o vereador de Juazeiro Benedito Marques e a comunitária Rita Diniz. Na ocasião, foi feito um levantamento da situação de risco em que se encontra o bairro Itaberaba após as últimas chuvas.

De acordo com o vereador, mais de 200 famílias ficaram desabrigadas. Além do bairro Itaberaba, moradores dos bairros Alto do Alencar, Dom Tomaz, Malhada da Areia também sofrem com os transtornos provocados pelas chuvas...

Secretaria de Assistência Social atende famílias atingidas pela chuva em Casa Nova

Nesta segunda-feira, 25,  equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social percorreram os bairros das Vilas Papelão, Massú, Malvão e João e Maria para fazer um levantamento e atender as famílias atingidas pela chuva. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário da pasta, Jozemário Menezes, assistentes sociais, coordenadores e técnicos que fizeram relatórios da situação das famílias no local.
 
"Nossas frentes de trabalho estão comprometidas para prestar um atendimento humanizado a quem precisa e tentar viabilizar as condições necessárias para amenizar os efeitos do grande volume de chuva que caiu neste final de semana. Para as famílias cadastradas, a secretária vai disponibilizar uma ajuda emergencial de mantimentos e estudar outras medidas", comenta o gestor da pasta social, Jozemário.
 
O prefeito Wilson Cota também está acompanhando os trabalhos das equipes. Além das atividades da Assistência Social, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende já disponibilizou equipes para atender os moradores locais e as secretarias de Obras, Urbanismo estão envolvidas para prestar atendimento com todo maquinário da prefeitura.  ..

Moradora critica ausência do Poder Público no socorro às famílias desabrigadas no Itaberaba

Geraldo,..

FAMÍLIAS DESABRIGADAS NO TABULEIRO E ITABERABA

O volume de água que continua chegando nos canais que cortam os bairros Tabuleiro e Itaberaba é enorme e com isso os moradores dessas duas comunidades permanecem sofrendo as consequências da falta de infraestrutura na cidade.

Grande parte da população da Itaberaba está desabrigada, e as residências com água pela metade das paredes. O mesmo ocorre no Tabuleiro. A pista da BA-210, trecho entre o Tabuleiro e o Mercado do Produtor, inaugurada na gestão Jaques Wagner, começa a afundar em alguns trechos dada a pressão da água oriunda do Riacho do Tourão como informa o leitor Carlos Augusto...