Foram encontrados 327 registros para a palavra: atenção

CMJ: grupo de atenção à pessoa com Lúpus propõe transporte público gratuito para pacientes

Numa audiência pública realizada nesta terça-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro membros que compõe o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus, expuseram a situação dos pacientes acometidos pela enfermidade, entre elas o risco com a exposição ao sol. "Queremos solicitar através de um projeto que estaremos encaminhando para a Câmara, o passe livre, transporte público gratuito para as pessoas com lúpus e outras enfermidades", explicou a coordenadora do grupo, a psicóloga Fabiana Bezerra.

Nesta terça-feira, 10, foi celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, onde grupos e associações de todo o mundo expõem a realidade dos pacientes e sugerem ações para melhoria na qualidade de vida. O vereador Agnaldo Meira (PCdoB) proponente da audiência pública, encaminhou para a Mesa Diretora um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Luta contra o Lúpus. "Estamos juntos por entender que devemos criar mais políticas públicas para atender as necessidades desses pacientes", destacou...

Dia Mundial de Atenção a Pessoa com lúpus é tema de Audiência Pública em Juazeiro

Acontecerá na próxima terça-feira (10) uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro-BA, em alusão ao Dia Mundial de Atenção a Pessoa com lúpus. O objetivo do evento é chamar a atenção das autoridades municipais para a necessidade de políticas públicas para esta parcela da população que sofre com esta doença.

A audiência será às 18h e é aberta ao público. Não necessita de inscrição prévia...

ESPAÇO DO LEITOR: MOTOTAXISTA RECLAMA ATENÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL.

Equipe Geraldo José,

Eu sou mototaxista legalizado e estava nessa manifestação ao qual venho mostrar a minha indignação diante do Poder Público sobre o descaso para com esta categoria...

ABANDONO DO DISTRITO INDUSTRIAL DO SÃO FRANCISCO DESPERTA ATENÇÃO DO ECONOMISTA CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

Com intuito de contribuir para o reconhecimento e importância dos Distritos Industriais da Bahia, notadamente o do Vale do São Francisco, instalado em Juazeiro, o economista Carlos Alberto dos Santos, conhecido popularmente como Cacá, desenvolveu estudo ao longo dos últimos anos e agora está colocando publicamente desejando que o debate se amplie na sociedade para fortalecer estes equipamentos que considera fundamental para a economia baiana. Na tarde desta quinta-feira (17), ele esteve na Transrio FM quando conversou com o radialista Geraldo José. Cacá, inclusive, demonstrou preocupação com as placas de venda espalhadas por toda a área do Disf em Juazeiro. “A área do Distrito Industrial é do Patrimônio Público do Estado e por meio de comodato é repassado para classe empresarial estabelecendo tempo de uso, portanto, não pode ser comercializado” explicou o economista.

“A Lei que cria e regulamenta o Centro de Desenvolvimento Industrial e Comercial - CEDIC, em substituição ao Centro de Desenvolvimento Industrial – CEDIN, de nº 4.385 de 06 de dezembro de 1984 estabelece como finalidade do CEDIC, a administração dos distritos industriais do interior, a elaboração de projetos, a expansão ordenada dos distritos industriais(o que não aconteceu), e como receita, dentre outras: dotações orçamentárias, juros e rendimentos do seu patrimônio mobiliário e imobiliário (o que não é transparente), multas e infrações administrativas. O Parágrafo Único do Artigo 3º desta mesma lei diz o seguinte: na alienação dos lotes e áreas industriais, na forma da legislação especial, e em obediência aos planos locacionais e de infraestrutura específicos, fica dispensada a exigência constante no Inciso I, do Artigo 18 da Lei 3.853 de 17 de outubro de 1980, apenas o Inciso I: dispensa a autorização da Assembleia Legislativa para as alienações, inibe doações, permutas e investiduras dos bens imóveis pertencentes a autarquia, já que a venda não é permitida, e a alienação, cessão de uso, aluguéis, é uma prerrogativa exclusiva da autarquia, pois, diz respeito ao seu patrimônio público.  Quero observar que a Lei 3.853 de 17/10/1980, dispõe sobre Licitação e Contratação de Obras, Serviços, Compras e Alienações da Administração Centralizada e Autárquica do Estado” pontuou Cacá...

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORA DO MANDACARU II RECLAMA ATENÇÃO DO SAAE.

Por favor Geraldo José nos ajude na divulgação dessas fotos que eu encaminhei para o seu Blog, nós aqui do Mandacaru II estamos vivendo um momento de calamidade porque a bomba do esgoto está quebrada há umas duas semanas e até agora o SAAE que foi informado, não tomou nenhuma providência. A água das caixas de esgoto já está jorrando para fora das residências como retratam as fotos na porta da minha casa. No final da rua o esgoto está caindo num dreno que passa dentro da roça do vizinho. Por favor, SAAE e Prefeitura, alguma coisa tem que ser feita no Projeto Mandacaru II.

Helena Maria..

Comunitário pede mais atenção do governo municipal nas obras de manutenção na Avenida Manoel Borges

O comunitário Antônio Lews esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) desta quarta-feira (06). Na oportunidade, o morador do Bairro Parque Residencial fez duras cobranças ao governo Isaac Carvalho quanto as obras de manutenção na Avenida Manoel Borges. Ainda durante a entrevista, Antônio Lews cobrou mais atenção do vereador Antônio Tibúrcio Caffé (PROS) para as obras na Avenida Manoel Borges.

“Venho aqui fazer a velha reivindicação que é o recapeamento da Avenida Manoel Borges. Com o passar dos anos acabaram com a avenida e eu tornei a brigar com o prefeito Isaac. Pedi pelo amor de Deus que ele fosse lá pavimentar. Por um ano ele tirou o asfalto, ficamos na lama, e passamos dois anos sem nada. Em novembro de 2014, o secretário Jorge disse que iria retomar as obras. Em outubro as obras foram retomadas. Mas teve lugares na pista, em frente à casa do vereador Caffé, que foi tirado o tamanho de duas três residências de profundidade para poder se fazer a compactação do solo. Eu acho que essa avenida deveria ter sido uma das primeiras a ser feita. Por nós termos um representante legal na Câmara era para ter saído essa obra há mais tempo”, disparou...

Vigilância Epidemiológica do Estado amplia atenção para doenças no verão

 
Juntos, o verão, período de férias, festas e alta estação turística mudam a dinâmica de circulação e aglomeração de pessoas nos espaços públicos. Com isso, também é preciso redobrar a atenção para doenças e agravos que costumam ter maior incidência neste período do ano. Dengue, febre chikungunya e zika vírus são casos que já estão no foco da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), mas outras ameaças à saúde completam o conjunto de doenças às quais as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são direcionadas. 
 
Durante todo o ano e especialmente nos períodos de festas, a Suvisa recebe notificações sobre a ocorrência de doenças e, nos casos necessários, investiga possíveis surtos, que podem ocorrer por transmissão alimentar, hídrica ou infecções virais e bacterianas. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cácia Aguiar, orienta sobre os cuidados que moradores e turistas precisam ter com a alimentação.
 
"Nesse período, em seus passeios, as pessoas devem ter cuidado com o que consomem, para evitar os surtos de diarreia e de doenças de transmissão alimentar. É [preciso] verificar o local que você está comendo, a limpeza, a organização do ambiente e se a pessoa que está te servindo também está tomando as medidas de higiene", alerta a diretora da Suvisa. 
 
No caso das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Ita de Cácia explica o motivo dos cuidados serem maiores nesta época. "Este período é próprio para o desenvolvimento do mosquito, pois tem a água, por causa das chuvas, e o calor. Então tem o aumento dos mosquitos. Nós estamos alertando a comunidade e o serviço publico, que está fazendo sua parte também, de evitar os criadouros, para que não tenhamos uma epidemia dessas três doenças a partir de janeiro de 2016". 
 
Da prevenção ao tratamento
 
A médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, destaca a importância do trabalho de vigilância epidemiológica e, em especial, a atuação estratégica do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), que concentra a realização de exames de diagnóstico das principais doenças infectocontagiosas. 
 
"A gente tem como referência o Lacen, que fica num plantão nessas festas para colher exames e dar diagnósticos dessas doenças que estão ocorrendo agora. É muito importante os médicos solicitarem a presença do Lacen para fazer esse tipo de coleta e até descobrir alguma coisa nova que está chegando. Os turistas não têm apenas o risco de adoecer, mas também de trazer doenças", explica Ceuci. Para os casos de suspeita, a orientação é que as pessoas procurem assistência médica, disponível inclusive nos locais de realização das grandes festas do verão. Nas ocorrências de maior complexidade, os postos de saúde devem encaminhar os pacientes para o Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infecciosas e parasitárias.
..