CMJ: grupo de atenção à pessoa com Lúpus propõe transporte público gratuito para pacientes

11 de May / 2016 às 14h30 | Variadas

Numa audiência pública realizada nesta terça-feira (10), no Plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro membros que compõe o Grupo de Atenção à Pessoa com Lúpus, expuseram a situação dos pacientes acometidos pela enfermidade, entre elas o risco com a exposição ao sol. "Queremos solicitar através de um projeto que estaremos encaminhando para a Câmara, o passe livre, transporte público gratuito para as pessoas com lúpus e outras enfermidades", explicou a coordenadora do grupo, a psicóloga Fabiana Bezerra.

Nesta terça-feira, 10, foi celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, onde grupos e associações de todo o mundo expõem a realidade dos pacientes e sugerem ações para melhoria na qualidade de vida. O vereador Agnaldo Meira (PCdoB) proponente da audiência pública, encaminhou para a Mesa Diretora um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Luta contra o Lúpus. "Estamos juntos por entender que devemos criar mais políticas públicas para atender as necessidades desses pacientes", destacou.

A coordenadora informou sobre a doença e os avanços na convivência com a enfermidade, e destacou as políticas que vem sendo implementadas para melhorar a qualidade de vida ao paciente. "O Lúpus é uma doença inflamatória crônica, de causa desconhecida, em que o sistema imunológico forma autoanticorpos, que Passam a atacar o próprio organismo, com inflamação de múltiplos órgãos e sistemas. É uma alergia a nós mesmos. Até o momento não tem cura, embora o avanço no tratamento auxilie na convivência. É mais frequente em mulheres na época do período fértil e, portanto a ação do hormônio sexual feminino chamado estrogênio", detalhou Fabiana, revelando que convive com o Lúpus há 16 anos.

Os tratamentos oferecidos no Sistema Único de Saúde foram destacados pelos avanços no país e no município, os vereadores Anderson da Iluminação (PP), Sargento Bastos (PROS), Jean Gomes (PT) e Alex Tanuri (PSL) pontuaram os serviços que foram revitalizados assim como p atendimento médico-hospitalar em Juazeiro.

Asscom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.