Outros Destaques

Política

Eleições

PGR e ministros discutem segurança no segundo turno das eleições

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reuniu nesta quinta-feira (13), em Brasília, com os ministros da Defesa, Paulo Nogueira, e da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para avaliar medidas de segurança para o segundo turno das eleições no dia 30.

Em nota oficial, a PGR informou que o objetivo é repetir o "clima de tranquilidade" do primeiro turno. O órgão não detalhou os tipos de medidas de segurança que foram discutidas na reunião...

TSE Foto Divulgação

Presidente do TSE veta investigações contra institutos de pesquisa

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, decidiu na noite dessa quinta-feira (13) vetar a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e de procedimento administrativo pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a atuação de institutos de pesquisas eleitorais. 

Moraes justificou a decisão afirmando haver “incompetência absoluta” da PF e do Cade para investigarem os institutos de pesquisa de intenção de voto e “ausência de justa causa” para apurarem a atuação das empresas. ..

Agência Brasil / foto: Marcelo Camargo-Agência Brasil

TSE reabre curso para mesários para o 2º turno das Eleições 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o conteúdo para as mesárias e os mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022, que acontece no próximo dia 30. O material de reforço visa garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança.

O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições...

TSE Foto Divulgação

Ipespe mantém dianteira de Lula com 53% das intenções de votos válidos. Bolsonaro tem 47%

Uma nova pesquisa Ipespe, a primeira no segundo turno, divulgada nesta sexta-feira (14), mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente com 53% das intenções para votos válidos, contra 47% do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Votos Válidos - Descartados Brancos, Nulos e indecisos...

Da redação redeGN/ Com informações do UOL

Deputado Zó mantém ações de campanha no 2o turno em Juazeiro  para eleger Jerônimo governador e Lula presidente e organiza adesivaço  

O deputado estadual Zó mantém a sua militância firme na luta para eleger Jerônimo governador e Lula presidente, ampliando a votação dos candidatos na cidade. Nesta quinta-feira, 13/09, organizou pela terceira vez um adesivaço em Juazeiro, atraindo novos eleitores para a Bahia continuar avançando e o Brasil voltar a ser dos brasileiros.

Acompanhado da militância na sinaleira da Avenida Princesa Isabel, no bairro Santo Antônio, conforme combinado com o Núcleo de campanha em Juazeiro, o deputado adesivou e entregou material de campanha de Lula e Jerônimo. Vários ônibus de transportes de trabalhadores rurais vibravam ao ver o parlamentar na luta. "É um estímulo para todas nós. Vamos vencer na Bahia e no Brasil", disse uma empolgada trabalhadora rural, que pediu para não ser identificada...

Ascom Deputado Zó

Primeira visita de Bolsonaro ao Nordeste tem publico esvaziado, em Recife

A ausência de palanque no segundo turno, com as duas candidatas que disputam o governo, Marília Arraes(SD) apoiando Lula e Raquel Lyra (PSDB), declarando-se neutra, pode ser uma das causas do esvaziamento de público em evento realizado hoje em Recife, pelo Presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro.

De acordo com o Poder360, o público ficou abaixo de 2.000 pessoas, numa  contagem feita usando uma ferramenta digital em um frame de vídeo feito no momento em que Jair Bolsonaro discursava...

Da redação redeGN/ Com informações do Poder360

No Recife, Bolsonaro promete reduzir maioridade penal caso seja reeleito

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (13/10) que, caso reeleito, reduzirá a atual maioridade penal de 18 anos prevista na Constituição para 16 anos. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa em Pernambuco, onde cumpriu agenda de campanha.

“O Congresso eleito atualmente foi muito mais a centro-direita. Então, pautas como a redução da maioridade penal, obviamente, caso seja reeleito, nós implementamos. Podemos dizer sim. Temos muita chance de aprovar a redução da maioridade penal. Então, a molecada que rouba celular para tomar uma cervejinha... vai acabar essa mamata”...

Correio Braziliense / fotos: reprodução

Lula promete boa relação com estados e parlamento: "Até com quem me odeia"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quinta-feira (13/10) que terá boas relações com os governadores e parlamentares caso seja eleito em 30 de outubro. "Até com quem me odeia", disse o petista. Em Aracaju, Sergipe, o candidato afirmou ainda que a relação com os estados não é de amizade, mas entre entes federativos.

"Na relação de Estado para estado, todos serão tratados bem. Até quem me odeia, até quem fala que não gosta de mim, não tem problema. Não quero casar com o governador, quero governar e ajudar a tratar bem o povo dele", respondeu Lula, em coletiva de imprensa antes de realizar uma caminhada com apoiadores por Aracaju. "A gente não pergunta nunca de que partido é o governo. Isso não é uma pergunta que o presidente da República faz. Ele pergunta se o problema existe, e ele precisa governar para o povo, e não para o governador", acrescentou. ..

Correio Braziliense / foto: reprodução/site Lula

Genial/Quaest: Lula vence com 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro

Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13/10), se o segundo turno da eleição fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 54% da preferência contra 46% do presidente Jair Bolsonaro (PL), quando calculados os votos os válidos.

No estudo, o petista tem 49% das intenções totais contra 41% de Bolsonaro. O estudo aponta uma estabilidade do presidente no índice em comparação com a pesquisa anterior, já Lula oscilou positivamente 1 ponto percentual, ainda dentro da margem de erro da pesquisa...

Correio Braziliense / fotos: Agência Brasil

Roberto Carlos reclama do "pouco apoio da prefeita Suzana Ramos a sua reeleição a deputado estadual"

O deputado estadual Roberto Carlos (Partido Verde) reeleito para exercer a sexta legislatura participa na tarde desta quinta-feira (13) do programa Geraldo José, a partir das 14h30 na Rádio Juazeiro Am 1190.

Na oportunidade o Roberto Carlos vai detalhar comentários de "sua insatisfação com o atual grupo da prefeita que ele acusa de "não ter cumprido compromisso de apoiá-lo na campanha eleitoral"...

Redação redeGN Foto Ilustrativa

Jair Bolsonaro faz campanha nesta quinta (13), em solo pernambucano. Lula desembarca na sexta (14) também no Recife

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarca na base aérea do Jordão, no Recife, por volta das 9h20, para cumprir agendas na Capital de Pernambuco. O primeiro compromisso do gestor será um evento com lideranças religiosas no Hotel Transamérica Beach Class, na Avenida Boa Viagem, às 10h. Após o encontro, é previsto um pronunciamento do líder do PL na área externa do hotel.

O chefe do Executivo investe no Nordeste no segundo turno das eleições presidenciais para tentar reverter a vantagem obtida pelo seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno. A Região representa o quarto maior colégio eleitoral do País...

Folha Pernambuco Foto Ilustrativa

”Saberei construir as pontes com qualquer presidente escolhido pelos brasileiros”, destaca ACM Neto

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) pontuou que, hoje, duas eleições distintas acontecem no Brasil. Uma para a Presidência da República, outra para o Governo da Bahia.

Durante entrevista à Rádio Fascinação, de Itapetinga, na noite desta terça-feira, o ex-prefeito de Salvador defendeu que a escolha dos baianos deve levar em consideração qual dos candidatos está realmente preparado para enfrentar os problemas do estado. ..

Ascom ACM Neto

"A gente veio à Bahia para sacramentar esta vitória", afirma Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que sua nova visita a Bahia, a segunda durante o período da campanha, é para sacramentar a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo da Bahia após o resultado expressivo no primeiro turno. Jerônimo, Lula, Rui Costa (PT), Otto Alencar e todo time irão realizar uma caminhada e um comício em Salvador nesta quarta-feira (12). 

"Eu vim aqui para dizer para vocês da minha dupla Jerônimo e Geraldo. O que eles fizeram aqui [Rui, Wagner e todo time] de pegar um desconhecido e colocar com 49% é uma prova de competência. A gente veio aqui para sacramentar esta vitória", garantiu Lula. ..

Ascom Jerônimo Rodrigues

Eleições 2022: Ipec aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro em São Paulo. Veja os números:

Pesquisa divulgada pelo Ipec no início da noite desta terça-feira (11) apontou empate técnico entre Bolsonaro e Lula, na primeira pesquisa divulgada neste segundo turno pelo instituto.

De acordo com o levantamento o  presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45% das intenções de voto no momento, contra 44% de Lula...

Da redação redeGN/ Com informações do G1

Eleições 2022: Raquel Lyra lidera em Pernambuco, diz Ipec. veja os números:

A pesquisa Ipec para o governo de Pernambuco, muito aguardada para esta terça-feira (11), foi divulgada no início da noite e apontou a candidata Raquel Lyra (PSDB) com 50% das intenções de voto, à frente de Marília Arraes (PT) que apareceu com 42%, com 8 pontos percentuais atrás da candidata tucana.

De acordo com o Ipec, se a eleição fosse hoje, Raquel teria 54% dos votos válidos, e Marília , 46%...

Da redação redeGN com informações do G1

Eleições 2022: Tarcísio tem 46% e Haddad 41% para governo de São Paulo

A pesquisa Ipec, primeiro levantamento do instituto no segundo turno para o Governo de São Paulo, divulgada no início da noite desta terça-feira (11), apontou o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 46% das intenções, seguido por Haddad (PT) que apereceu com 41%.

Os números correspondem aos votos totais, quando são contabilizados os brancos e nulos. A pesquisa indicou 4% de Brancos e Nulos e 2% não sabe, não respondeu. De acordo com o Ipec 84% dos entrevistados dizem que a decisão é definitiva e 16% admitem possibilidade de mudar o voto...

Com informações da CNN

Certidão de quitação eleitoral volta a ser emitida

A partir desta segunda-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. O documento pode ser emitido pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título.

A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação...

Agência Brasil / foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Feriado: TRE-BA suspende expediente nesta quarta-feira (12)

O expediente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) estará suspenso nesta quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. A interrupção é prevista pela Portaria Nº 485/2021, com base na  Lei n.º 6.802/1980, que instituiu a data como feriado nacional. Os serviços serão retomados normalmente na quinta-feira (13).

Os eleitores e eleitoras que precisarem dos serviços do TRE baiano podem contar com o Chatbot Maia, atendimento virtual do NAVE, disponível no WhatsApp (71) 3373-7000. Por meio da ferramenta, é possível obter informações sobre o título de eleitor, convocação de mesários, e locais de votação. O eleitor poderá ainda denunciar propaganda irregular e crimes eleitorais, realizar denúncias de desinformação contra as eleições, obter auxílio sobre a justificativa de ausência de voto no primeiro turno, emitir certidões, esclarecer sobre pagamento de multa, entre outros serviços. ..

TRE Bahia Foto Divulgação

Candidato ao 2º turno não poderá ser preso a partir de sábado (15)

A partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito marcado para o dia 30 deste mês, nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições poderá ser preso, a não ser que seja pego em flagrante delito.

A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Também pode ser preso quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos...

Agência Brasil / foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ipespe mantém dianteira de Lula no segundo turno: 54% a 46% nos votos válidos

Pesquisa do Ipespe, divulgada neste terça-feira (11), ao meio dia, manteve Lula na dianteira, com números muito próximos das pesquisas divulgadas até o momento, indicando uma estabilidade no processo eleitoral.

Segundo o levantamento, nos votos totais Lula (PT) tem 50% das intenções, contra 43% de Jair Bolsonaro (PL). Brancos/Nulos somam 4% e Não Sabe/ Não Respondeu 2%...

Da redação redeGN/ Com informações do Poder360

Lula e Bolsonaro fazem campanha no Recife

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Recife na próxima sexta-feira (14), a partir das 11h. Ainda não foi divulgado o local da agenda. Segundo informações de bastidores, ainda não há definição sobre os compromissos que o líder petista teria na Capital pernambucana. 

O compromisso do Recife está integrado a um giro do ex-chefe do Executivo pelo Nordeste. A partir da próxima quinta-feira (13), o líder do PT passará por Salvador (Bahia), Aracajú (Sergipe) e Maceió (Alagoas). ..

Folha Pernambuco

Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 42%

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Este é o segundo levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado (8) e segunda-feira (10). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com o Ipec, o cenário de segundo turno continua estável. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos, e Bolsonaro, 45%...

g1 / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil