Outros Destaques

Política

Política

Lei de autoria do deputado Roberto Carlos, 'Bom de Bola, Bom de Escola', foi aprovada por unanimidade

Aprovada, por unanimidade pelos parlamentares baianos, a Lei 'Bom de Bola, Bom de Escola', de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), torna obrigatório aos clubes de futebol existentes no Estado, sejam profissionais ou amadores, que seus jogadores menores de 18 anos estejam matriculados em uma instituição de ensino. O deputado juazeirense explicou que é “rotineiro alguns clubes de futebol, escolinhas e similares treinarem a meninada para desenvolver e investir em seus talentos, visando lucrar, sem se preocupar com a formação escolar desses jovens”.

Roberto Carlos considera que sua proposição vai colaborar na redução do índice de analfabetismo no país, que atinge 11,5% das crianças entre 8 e 9 anos, apesar dos avanços alcançados pelo país em diversas áreas. Ele lembra que, no caso dos meninos que sonham com um futuro dentro do campo, mas que não alcançam seu objetivo, terminam ficando “à margem do mercado de trabalho, por não terem tido a oportunidade de frequentar a escola e alcançar o aperfeiçoamento profissional...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Em CPI, senador Fernando Bezerra defende educação financeira: “É preciso informar que cheque especial e crédito rotativo fazem mal à saúde”

Durante a quinta e última audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões de Crédito, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator do colegiado, defendeu a educação financeira como forma de alertar a população sobre os juros cobrados pelas instituições financeiras e, com isso, reduzir a inadimplência no país. Citando como exemplo as campanhas de prevenção ao álcool e fumo, o vice-líder do governo no Senado destacou: “o que foi feito em relação às indústrias do fumo e da bebida é preciso ser feito junto à indústria do crédito; chamar a atenção e dizer aos consumidores que o cartão rotativo e o cheque especial fazem mal à saúde financeira”.

A obrigatoriedade de bancos fazerem campanhas informativas aos clientes – nas agências, nos sites, nos extratos das contas – será uma das “fortes recomendações” da CPI a órgãos do governo, como o Banco Central (Bacen), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério da Fazenda, que atuam na regulação do setor. Foi o que Fernando Bezerra adiantou nesta quarta (6) a representantes destas três instituições durante a audiência pública, no Senado...

Ascom Senador FBC

Alex emociona-se ao ler agradecimento da família Tanuri à Câmara

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, viveu nesta segunda-feira (04/06) momentos de emoção que não conseguiu esconder.

Após o discurso do Vereador Allan Jones, reiterando aos seus pares o pedido de aprovação do Projeto de Resolução que apresentara concedendo a Comenda Barão Homem de Melo ao ex-vereador e ex-presidente José Carlos Tanuri; ao promulgar a resolução aprovada por unanimidade dos vereadores presentes, o presidente Alex emocionou-se: "Por amor a Juazeiro, minha família se dedicou à vida pública, trabalhando incansavelmente pelo bem desta cidade. Através do meu avô, Américo Tanuri, através do meu pai, José Carlos Viana Tanuri e hoje através de mim, Alex Tanuri."..

Ascom Vereador Alex Tanuri

A Blogueira Josélia Maria terá encontro com o ex-prefeito de Recife João Paulo

A primeira blogueira do sertão pernambucano e a única pré-candidata a deputada federal da REDE, Josélia Maria, terá encontro com o ex-prefeito do Recife e pré-candidato a deputado estadual João Paulo (PCdoB) na capital pernambucana. "Vamos caminhar acendendo a esperança e apagando a escuridão. Vamos caminhar... Acredito na fé do nosso povo que nunca perde a esperança . Vamos caminhar sem o vicio de quem carrega malas de dinheiro e de quem tem nomes citados na lava jato. João Paulo tem a cara do povo e me identifico com sua origem, a nossa origem", pontou Josélia. O encontro está marcado para este final de semana. ..

Secretaria da Saúde informa mudança de endereço em Juazeiro

Com o objetivo de garantir maior acessibilidade e mais comodidade para a população de Juazeiro, a Secretaria da Saúde localizada atualmente na Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade, informa que em breve estará funcionando em novo endereço. Ao longo desta semana, (04 a 08) as equipes estarão realizando a mudança para o prédio do Antigo SAC, localizado no Shopping Água Center, na Avenida Adolfo Viana.

Para a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, a mudança irá proporcionar conforto e qualidade no atendimento à população. “Pedimos a compreensão da população e nossos esforços são para garantir qualidade e comodidade no atendimento. O prédio da prefeitura não dispõe de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais e isso estava se transformando em transtorno para nós, prestadores de serviços e mais ainda para o usuário do serviço. Em breve estaremos divulgando a data de inauguração, esse primeiro momento é para conscientizar e alertar sobre a mudança”, explicou. ..

Débora Sousa/ SESAU

Defesa pede liberdade de Lula ao STF e STJ

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há quase dois meses em Curitiba (PR), entrou com novo pedido de liberdade nos tribunais superiores, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). A petição é para que as Cortes suspendam os efeitos da condenação no caso do triplex no Guarujá até que julguem no mérito os recursos extraordinário (analisado no STF) e especial (do STJ).

Os recursos, contra a condenação que resultou na prisão de Lula, ainda precisam ser admitidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, no início do mês, rejeitou a concessão de efeito suspensivo no caso...

Com informações do Estadão Conteúdo

Deputado Marcell Moraes apresentou projeto contra os zoológicos da Bahia

Deputado Estadual Marcell Moraes e protetor dos animais, é totalmente contra Zoológicos e apresentou um projeto (nº 21.239/15) na Assembleia Legislativa da Bahia, que PROÍBE a implementação ou criação de Zoológico no estado da Bahia. “São mais de cinco milhões de animais selvagens aprisionados em zoológicos no mundo todo. Mais de um milhão morrem anualmente, pois não resistem ao ambiente que convivem além de sofrerem maus-tratos por viverem sem condições. Não devemos usar os animais como parte de entretenimento, eles estão sofrendo com a nossa diversão”, diz Marcell. ..

Ascom Dep. Marcell Moraes

As maiores lideranças de Sobradinho se unem em torno do Renova Bahia

O movimento Renova Bahia, que defende a presença de Tum, representação política regional na Assembléia Legislativa, discute alternativas de desenvolvimento e a maior participação econômica e social no governo, conseguiu unir as maiores lideranças de Sobradinho em torno de suas propostas em um encontro realizado neste sábado (03/06).

Estiveram na reunião o Vereador Batata (Cícero Ronaldo de Lima Xavier – PEN), que é vereador com dois mandatos e foi presidente da Câmara; o Vereador Louro (Elieze dos Santos Souza – PRB), o Presidente da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josivam Santos, um dos maiores líderes de todo o interior do município e o ex-prefeito Genilson Silva, ex-prefeito, dirigente partidário e a maior liderança política de Sobradinho, representações de associações e cooperativas rurais, lideranças de bairros e de movimentos populares e um bom número de moradores das Vilas São Joaquim e Santana...

Ascom Tum

VEREADOR VOLTA A CRITICAR HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO E O GOVERNO DA BAHIA

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (04) o vereador Domingão da Aliança (PRTB) usou a tribuna quando lamentou a deficiência no sistema de encaminhamento de pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Juazeiro para os hospitais Sote, Regional e Traumas. O parlamentar lembrou que esta situação promove a superlotação da UPA. Veja a reclamação que contou com apartes de vários colegas vereadores:

..

Da redação Foto Geraldo José

Jaguarari: Câmara de vereadores cassa mandato do prefeito Everton Rocha pela terceira vez

A Câmara de vereadores de Jaguarari cassou nesta segunda-feira, 04 de junho, pela terceira vez, o mandato do prefeito Everton Rocha. Rocha já havia sido cassado em 21 de fevereiro, mas conseguiu suspender o processo via liminar. Em 29 de março, uma denúncia de fraude em licitação, protocolada por um funcionário da prefeitura, respaldou a segunda cassação, que após liminares de ambas as partes, manteve o gestor fora do cargo. Antes da conclusão da segunda CPP enfrentada por Everton, uma terceira denúncia deu entrada na Câmara, desta vez assinada pelo capitão da reserva da PM, Jânio Pimentel, esta que teve a conclusão neste, 4 de junho de 2018.

A sessão teve a duração de quase sete horas, isso devido a duas interrupções dos trabalhos: uma solicitada pelos edis e a outra em decorrência da crise de hipertensão do vereador Louri da Barrinha, no momento em que se pronunciava na Tribuna...

Fonte: Blog de Walterley Kuhin

Manuela lançará o manifesto pré-campanha do PCdoB em Juazeiro e Petrolina

A pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela D'Ávila, volta à Bahia, a partir do próximo sábado (09), para cumprir uma agenda que inclui a capital, Salvador, e os municípios de Vitória da Conquista (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Itabuna (sul). Desta vez, Manuela vai apresentar aos baianos o manifesto da pré-campanha, em defesa da liberdade.

No domingo (10), será a vez de Juazeiro, município que tem um prefeito do PCdoB, Paulo Bonfim. O local onde vai acontecer a atividade com Manuela ainda será definido. Ainda no domingo, em Petrolina, a pré-candidata concederá uma entrevista coletiva de imprensa no Petrolina Palace, às 9h30...

Ascom PCdoB

Jeremoabo e outras 19 cidades têm novos prefeitos; no Ceará, eleito ganha por 15 votos

Vinte municípios de nove estados (SP, CE, RJ, BA, RS, RO, MG, RN e GO) voltaram às urnas ontem domingo (3) para eleger um novo prefeito, depois que os primeiros colocados nas eleições de 2016 perderam seus mandatos em decorrência de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos os candidatos eleitos devem ficar no cargo até o fim de 2020.

No Ceará, onde quatro cidades tiveram eleições suplementares no domingo. Foi eleito para prefeito de Santana do Cariri o candidato Pedro Henrique (MDB), com 50,08% dos votos (5.004), apenas 15 à frente de Vicente Brilhante (PDT), com 49,92% (4.989). A cidade tem menos de 200 mil eleitores e por isso não haverá segundo turno...

Folha Pernambuco

Gonzaga Patriota leva investimentos para Tabira e Brejinho

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) esteve neste domingo (3) em Tabira, acompanhado pelo prefeito Sebastião Dias, visitando as obras de modernização da praça localizada na frente da igreja central do município, a qual Patriota destinou R$ 500 mil em emendas parlamentares.

Além deste investimento, em breve serão oficialmente entregues dois tratores, além do início da construção de uma bela avenida no distrito de Brejinho. O deputado esteve também com a ex vice-prefeita Genedy Brito, que sempre o apoiou no município e que solicitou essas emendas parlamentares...

Ascom Dep. Gonzaga Patriota

Cipó: Valmir reúne lideranças políticas e reafirma plano do PT com Lula candidato

Lideranças políticas do município de Cipó, no nordeste baiano, se reuniram, no último sábado (2), para uma plenária sobre a situação atual do país em defesa da democracia e contra a prisão do ex-presidente Lula. Com a presença do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), militantes petistas, de partidos de esquerda, movimentos sociais e quilombolas trataram dos cortes de recursos públicos em áreas como agricultura familiar, saúde, educação e reafirmaram o compromisso da retomada da democracia, defendendo a eleição de um governo popular, eleito pelo povo.

“As forças hegemônicas deste país estão agindo para evitar que Lula tenha o direito de ser candidato, pois sabem que nenhum de seus candidatos possuem o número de votos suficientes para eleger nas urnas um representante do capital. O povo precisar ter o direito de escolher em quem votar. E, hoje, a esperança maior para vencer essa crise é eleger Lula”, diz Valmir durante evento ao lado do vice-prefeito de Cipó, Zé Roberto, do líder político, o ex-prefeito Jailton Macedo, além do vice-prefeito de Nova Soure, Marcos Ureilton...

Ascom do deputado Valmir Assunção

Deri do Paloma (PP) é o novo prefeito de Jeremoabo

Após denuncia na Justiça eleitoral, que resultou na cassação do mandato de Anabel de Tista, sob a acusação de “terceiro mandato”, Jeremoabo teve sua eleição complementar neste domingo (03), garantindo, após apuração, a eleição de Deri do Paloma (PP) prefeito do município, com 55,23% dos votos válidos.

De acordo com o TSE as eleições na cidade ocorreram de maneira tranquila, sendo registrada apenas uma substituição de urna. Ao todo, 110 equipamentos foram preparados para o pleito, sendo 16 desses de contingência...

Da redação Blog Geraldo José/Com informações do TSE

Pelas redes sociais, Marina comenta saída de Parente

Através das redes sociais, a pré-candidata ao Planalto pela Rede, Marina Silva, comentou a saída de Pedro Parente da Petrobras. “O ex-presidente da Petrobras pediu demissão, apesar de ter feito uma gestão bem avaliada pelo mercado, mas faltou sensibilidade ao repassar o aumento do preço do combustível direto ao consumidor, neste momento difícil da vida dos brasileiros”, escreveu Marina no Twitter, ao afirmar que “sua saída reflete também os erros de um governo sem credibilidade que não teve capacidade de compreender a tempo a gravidade da situação”. ..

Parente ficou na Petrobras enquanto podia influenciar escolha de sucessor, diz coluna

O ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente, decidiu deixar o cargo na sexta-feira (1º) enquanto ainda tinha influência para indicar seu sucessor. A informação foi divulgada neste sábado (2) pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo. A publicação também aponta que Parente acreditava que se fosse demitido por pressão do Congresso Nacional ele não teria cacife para apontar um nome para o presidente Michel Temer. O ex-presidente da Petrobras esperou apenas o fim da greve nacional dos caminhoneiros para entregar sua carta de demissão. Ainda segundo a Painel, a decisão de Parente surpreendeu o governo federal. Ainda nesta sexta, Temer já confirmou Ivan Monteiro como novo presidente da Petrobras. ..

Agência Brasil

Galo critica "Pacote do Veneno" no IV Encontro Nacional de Agroecologia

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) voltou a criticar, no IV Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em Belo Horizonte entre sexta-feira (1) e este domingo (3), a flexibilização da legislação que trata de agrotóxicos no Brasil, o chamado "Pacote do Veneno", proposto pela bancada ruralista ao governo Michel Temer. Para o parlamentar a medidas representam um verdadeiro retrocesso que atenta contra a saúde pública e a vida da população.

"Todos os estudos científicos comprovam os danos causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos à saúde humana. Se hoje o Brasil já é o principal importador, consumidor e contrabandeador desses agroquímicos, imagina o descalabro que será com a flexibilização", refletiu Galo, que apresentou seus projetos de Lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que visam banir a pulverização aérea de agrotóxicos, o comércio e uso de princípios ativos banidos em seus países de origem e o que defende a instituição da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia, entre outros. ..

Ascom Dep. Marcelino Galo

Gonzaga Patriota recebe apoio de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas

Em reconhecimento pela dedicação e diversos serviços prestados ao Sertão do Pajeú, nesta sexta-feira (01) o deputado federal Gonzaga Patriota recebeu oficialmente apoio de diversas lideranças políticas da região. Em Itapetim, Gonzaga conta com o apoio do prefeito Adelmo Moura, do vice-prefeito Junio Moreira e do ex-prefeito Arquimedes Machado; também da vereadora Jordânia Siqueira e dos vereadores Carlos Nunes, Romão, Jacinto Lucena e Clodaldo Lucena.

Em Brejinho, a prefeita Tânia Maria, o vice-prefeito Manoel da Carne e os vereadores Galeguinho do Milhão, Inácio Teixeira, Naldo de Valdinho, Guera de Jacinto e Ronaldo Delfino, além do ex-prefeito José Vanderlei, reforçaram o apoio ao deputado Gonzaga Patriota. No município de Solidão, Patriota tem o apoio do prefeito Djalma Alves, do vice-prefeito, Zé Nogueira e dos vereadores Josias de Neta, Antônio Bujão, Vitorino Melo e Genivaldo Barros...

Ascom Dep. Gonzaga Patriota

Eleição suplementar em Jeremoabo inaugura uso do e-Título na Bahia

Neste domingo (3), a cidade de Jeremoabo será a primeira do estado a usar o e-Título em uma eleição. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da 51ª Zona Eleitoral, autorizou o uso do título por meio digital já para o pleito suplementar que será realizado para escolher os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 26.756 eleitores estão aptos para votar no município. Serão montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município. A cidade também vai contar com 110 urnas eletrônicas. Dessas, 94 urnas estão destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso ocorra necessidade de substituição. Jeremoabo precisou receber uma nova eleição municipal porque o pleito realizado em 2016 ficou indefinido. A candidata a prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral. ..

Agência Brasil

Audiência pública discute ações de combate à febre amarela na Bahia

Nesta terça-feira, dia 5, a partir das 9h30, será realizada a audiência pública "Cidade e saúde: os casos de febre amarela na Bahia e a importância do saneamento ambiental na qualidade de vida urbana", na Sala das Comissões Eliel Martins, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O evento, que vai debater formas de enfrentamento e combate à doença, é promovido pela Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA (CEDUrb), presidida pela deputada estadual Maria del Carmen, em parceria com a Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA.

Em 2017, aumentaram os casos e mortes por febre amarela registrados na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. A doença pode ser evitada através de investimentos em Saneamento Ambiental e na melhoria das condições de vida da população e do meio ambiente, além das ações de vacinação. "Na audiência, vamos discutir os casos da febre amarela ocorridos na Bahia e políticas de curto e médio prazo para prevenir futuros surtos da doença", explica Maria del Carmen. ..

Ascom Dep. Maria Del Carmen

Prefeito de Uauá emite nota desmentindo coordenador da APLB no município

O prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, emitiu uma nota nesta sexta-feira (01) desmentindo o coordenador da Aplb-Uauá, Francisco Tavares (Prolepses), sobre informação divulgada pelo sindicalista na mídia regional (veja aqui), onde o mesmo afirma que o prefeito será beneficiado pelo Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que permite aos edis o direito ao gozo de férias, 13º salário e terço de férias.

Segundo a nota, o projeto de autoria do vereador Rosevaldo Loiola (PDT), como consta nos documentos recebidos pelo Gabinete Municipal, pleiteia tais direitos exclusivamente aos vereadores, e em nenhum momento cita o chefe do poder executivo. O gestor também destaca que na última quinta-feira (31), o mesmo decretou foi a redução em 20% do próprio salário, do vice-prefeito e secretários, além do corte de gratificações dos cargos comissionados e outras medidas com objetivo de enfrentar as dificuldades financeiras sofridas pelo município...

Da Redação