Política
Joseildo sugere que Neto dispute eleição de deputado para fazer oposição na ALBA
Líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT) saiu em defesa do governador Rui Costa nesta terça-feira (4). Para Joseildo, Rui demonstra coragem ao tomar as medidas necessárias para que a Bahia continue investindo e honrando os compromissos. O parlamentar rebateu as críticas proferidas pelo prefeito de Salvador após o anúncio da série de medidas do governador para manter o pleno funcionamento da máquina pública e enfrentar o déficit do Funprev.
"Entendo como importante o papel da oposição, mas em qualquer ambiente da política, é preciso ter coragem para fazer mais do que a crítica. A coragem que Rui tem para governar é a mesma que faltou a Neto para disputar as eleições. O palanque já foi desmontado. Sugiro ao prefeito que se candidate a deputado e venha fazer oposição na ALBA ou, então, cuide da sua gestão", criticou...
Ascom Dep. Joseildo RamosAlan Sanches diz que elevação de alíquota da previdência não vai resolver déficit e pede cautela aos colegas na hora de votar projeto
Para o deputado estadual Alan Sanches (DEM), a medida anunciada pelo governador Rui Costa de aumentar de 12% para 14% a alíquota da previdência paga pelos servidores do estado é uma proposta que precisa ser vista com muita cautela antes de aprovação pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pois não vai resolver o déficit do setor e vai atingir em cheio a categoria que caminha para o quarto ano sem aumento salarial. Ele pede ainda, que o governo explique a questão da renúncia fiscal, que chegou a R$ 8 bilhões em 2017, porém o retorno para o estado não é claro.
O democrata alerta que, segundo os próprios dirigentes dos sindicatos dos servidores e aposentados, que hoje soma 127 mil servidores ativos e 32 mil entre inativos e pensionistas, que recebem proventos superiores ao teto remuneratório do RGPS (Regime Geral da Previdência Social), a expectativa é que, com o reajuste, o governo arrecade R$ 270 milhões por ano...
Ascom Dep. Alan SanchezDeputado Roberto Carlos apresenta a necessidade da Comissão de Agricultura intervir na crise do Coco no Vale do São Francisco
O deputado Roberto Carlos (PDT), membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, apresentou na Comissão a necessidade de intervir em uma das maiores crises enfrentadas pelos produtores de coco, no Vale do São Francisco. De acordo com o parlamentar, os agricultores estão enfrentando grandes dificuldades na venda da produção, afetando o setor, aumentando o número de pessoas que estão desempregadas, que trabalham na produção de forma direta e indireta.
“Por isso, peço, em caráter de urgência, que a nossa comissão visite os produtores para conhecer melhor o problema, a fim de buscar as possíveis soluções e evitar maior impacto na economia da Região Norte do Estado”, disse o deputado Roberto Carlos. O pleito apresentado pelo deputado deverá ser votado na próxima sessão e a expectativa é que seja aprovado para que os parlamentares possam conhecer de perto 'a crise do coco'...
Ascom Dep. Roberto CarlosOrçamento da Prefeitura de Petrolina para 2019 é aprovado na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2019 e a Revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 a 2021. Com a aprovação, a despesa do Executivo fixada para o ano que se aproxima fica em torno de R$ 895 milhões.
É através da LOA que a Administração Municipal estabelece as despesas e as estimativas de receita do município para o ano seguinte. Durante a sessão ordinária, os vereadores também apresentaram suas emendas à LOA sob o Projeto de Lei nº 066/2018. Também é através da Lei Orçamentária Anual que a prefeitura determina quanto será destinado para cada área durante todo o ano...
Ascom Prefeitura de PetrolinaFlavio Bolsonaro diz que pai foi eleito “para colocar militar lá dentro”
O senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) disse ontem segunda-feira, 3, em entrevista à GloboNews, que seu pai, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), foi eleito para colocar militares nos ministérios do futuro governo. “Jair foi eleito para colocar militar lá dentro. Para colocar ladrão, votava no PT”, defendeu.
O filho do presidente eleito ainda afirmou que “ninguém aguentava mais sindicalista ou pessoas que não tinham a ver com os ministérios que ocupavam” na composição da equipe. Para ele, “se Lula e Dilma foram presidentes, Jair Bolsonaro vai dar banho neles fácil”...
Blog da CidadaniaGonzaga Patriota se reúne com dois novos ministros do governo de Jair Bolsonaro
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) começou a semana se reunindo com dois novos ministros do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro: o da Saúde, deputado Luiz Henrique Mandetta e o da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O encontro aconteceu no escritório de transição, em Brasília e, na ocasião, Patriota apresentou algumas pautas e discutiu projetos de sua autoria, como o da interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco.
O primeiro encontro aconteceu com o novo ministro Luiz Henrique Mandetta, onde o socialista falou sobre a importância dos projetos e parcerias para Pernambuco. Patriota falou ainda sobre os repasses de verbas para os hospitais filantrópicos do Estado, citando os exemplos do Santa Maria, de Araripina e o Pronto Socorro São Francisco, de Salgueiro...
Ascom Dep. Gonzaga PatriotaOnyx confirma que governo Bolsonaro terá 22 ministérios; veja quais
A estrutura definitiva da Esplanada dos Ministérios no governo de Jair Bolsonaro foi apresentada na tarde de hoje (3), em coletiva de imprensa, pelo ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. Inicialmente, serão 22 ministérios (veja a lista abaixo), incluindo Banco Central (BC) e Advocacia-Geral da União (AGU). Esses dois órgãos, no entanto, deverão perder o status de ministério na próxima gestão, reduzindo posteriormente o número de pastas a 20.
No caso do BC, o novo governo defenderá aprovação da autonomia e independência da autarquia. Já em relação à AGU, a ideia é apresentar uma mudança constitucional para prever que toda ação judicial que envolva atuação do governo federal tenha como foro judicial os tribunais superiores. Com isso, o governo poderia abrir mão do status de ministério da AGU, que dava foro especial ao advogado-geral da União para processos movidos em primeira instância. ..
Fonte: NMBCom mais de 300 candidatos votados para federal e Isaac impugnado, Juazeiro pode amargar uma grande escassez de verbas federais
Sem um único deputado federal eleito, caso Isaac Carvalho (PCdoB) não consiga reverter sua situação de inelegibilidade, Juazeiro, com um colégio eleitoral de pouco mais de 146 mil votos, deve ficar sem representação no Congresso Nacional e amargar mais uma vez a falta de recursos oriundos das emendas parlamentares.
Basta uma olhada no boletim de urna local para entender o porquê dessa escassez de representatividade na esfera maior do poder. Na eleição deste último mês de outubro o eleitor local dividiu sua preferência entre 324 candidatos a deputado federal com domicílio eleitoral fora do município, sendo que a grande maioria dos votados por aqui sequer conhecem Juazeiro...
Da redação Blog Geraldo JoséPaíses negociam ações para conter aquecimento global. Ministro Edson Duarte chefiará a delegação Brasileira na Polônia
O Brasil e mais de 190 países trabalharão em nova rodada de negociações de medidas para conter o aquecimento global e os impactos associados, como secas, queimadas e enchentes. A partir de hoje (segunda-feira, 3), começa a Conferência do Clima (COP-24), em Katowice, na Polônia. A reunião segue até 14 de dezembro, com a missão de avançar nos acordos internacionais para conter o aumento da temperatura média do Planeta.
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, chefiará a delegação brasileira na segunda semana do evento, entre 10 e 14 de dezembro. Nesse período, Duarte representará o Brasil no Segmento de Alto Nível da COP-24 e conduzirá reuniões com representantes de outros governos e de organizações internacionais.
Além disso, o Espaço Brasil na COP-24 sediará uma série de eventos para apresentar à comunidade internacional as políticas brasileiras da área ambiental. Com o objetivo de envolver setor público e privado e sociedade civil na ação climática, o pavilhão foi montado pelo governo federal na área de exposições da Conferência e terá programação ao longo das duas semanas do evento...
Da redação Blog Geraldo José/com informações do MMAEX-VEREADOR CAFÉ DEIXA A BASE DO GOVERNO PAULO BOMFIM
Em contato com o Blog Geraldo José o ex-vereador Antônio Tibúrcio de Souza Café anunciou que deixou a base do governo Paulo Bomfim, em Juazeiro. A exoneração do ex-vereador que chefiava o Departamento de Iluminação saiu exatamente entre o primeiro e o segundo turno das eleições deste ano e com isso, o grupo do prefeito perde uma liderança, em especial do Joao Paulo ll para as eleições de 2020. O comunitário saiu da Executiva municipal do partido PROS e se filiou ao PRTB com objetivo de concorrer nas próximas eleições. “O PRTB que em 2016 foi um partido organizado e fez um vereador com 765 votos tem como projeto eleger três vereadores e o diretório municipal aposta no quadro de candidatos que está formando e no fim das coligações que será decisivo, pois os partidos que não se organizarem estarão fora da disputa por vagas no Poder Legislativo” comentou Café. ..
Da RedaçãoProjeto proíbe cursos de ensino a distância na área de saúde
Projeto de lei apresentado pelo deputado Alex da Piatã (PSD), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), proíbe o funcionamento no Estado dos cursos de graduação voltados à formação de profissionais da área de saúde, na modalidade de ensino a distância (EaD). De acordo com a proposição, caberá ao Conselho Estadual de Educação fiscalizar a medida, sem prejuízo de atuação do Ministério Público Estadual, dos conselhos de fiscalização profissional dessas categorias e de demais instituições.
Apesar de reconhecer que a modalidade EaD facilita o acesso de amplas camadas da população ao ensino superior, Alex da Piatã argumentou, na justificativa da proposta, que as profissões da saúde precisam atender diretamente ao paciente, colocando em risco a saúde da população se esses profissionais não tiverem esse contato desde a formação. ..
Fonte: ASCOM/ALBAAlexandre Aleluia critica proposta da Sesab de 'estadualizar' Mais Médicos: 'Querem um bunker para o PT'
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) utilizou as redes sociais, neste final de semana, para criticar a "estadualização" do programa Mais Médicos proposta pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Na última semana, o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas, em uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), sugeriu que o governo federal deixe de gerir o Mais Médicos e os estados fiquem responsáveis pela operacionalização.
Em sua página no Facebook, Alexandre Aleluia repudiou a proposta da Sesab e afirmou, ainda, que o atual governo baiano quer "transformar a Bahia em um bunker para guardar aqui o que sobrou do PT". "A saúde do baiano nunca foi projeto do Partido dos Trabalhadores. E, ao propor que os interesses políticos e ideológicos deles fiquem acima de todos nós, deixa tudo muito claro que querem transformar a Bahia em um bunker para guardar aqui o que sobrou do PT", escreveu Alexandre.
Em novembro, o governo de Cuba deixou de fazer parte do programa Mais Médicos por discordar de exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), como o pagamento do salário integral aos profissionais cubanos e a liberdade para os médicos trazerem suas famílias...
Ascom - Vereador Alexandre AleluiaSenador Fernando Bezerra Coelho e ministro da Integração vem à Petrolina nesta segunda (03)
Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, estará em Petrolina (PE) nesta segunda-feira (3) para a inauguração da automação do sistema de operação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho (PNC)/Núcleo C1.
Eles também vão anunciar o lançamento de editais para investimentos da ordem de R$ 30 milhões nos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de sete municípios (Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Tabira, Moreilândia, Floresta e Petrolândia), além de autorização para o lançamento de licitação voltada à execução de serviços de operação e manutenção do Sistema Itaparica. Estas ações beneficiarão quase 90 mil pessoas...
Ascom Senador FBCNOTA DO PT DE CAMAÇARI SOBRE O DEPUTADO LUIZ CAETANO
A vontade do povo tem que ser respeitada
Vítima de perseguição, o deputado Caetano teve a sua candidatura indeferida pela Justiça, numa decisão que desconsiderou os seus quase 125 mil votos obtidos na eleição de 2018. Da sentença do TSE cabem embargos e recurso ao STF, o que está sendo feito prontamente. Toda injustiça há de ser reparada. Em algum momento, a verdade prevalecerá. ..
Não fiz campanha prometendo nada pra ninguém, diz Bolsonaro sobre Malta
Após as reclamações do senador Magno Malta (PR-ES) e de seu aliado, o pastor Silas Malafaia, por não ter sido contemplado no ministério de Jair Bolsonaro (PSL), o presidente eleito afirmou que não prometeu nada a ninguém. "Não fiz campanha prometendo absolutamente nada para ninguém. Não temos como dar ministério para todo mundo. Gostaria, mas não seria producente", disse.
Bolsonaro afirmou que há espaço para Malta no governo, mas não como ministro. Na opinião de Malafaia, o senador só não foi reeleito porque se dedicou à campanha de Bolsonaro. O presidente eleito disse que Malta ajudou muito e que o respeita. "Ele não vai ficar abandonado, mas, por outro lado, ele tem como participar do governo em outra função." ..
Moro saiu do armário em que escondia natureza política, critica Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-juiz Sergio Moro "saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza" e dissipou qualquer dúvida sobre seu engajamento político contra o PT no momento em que aceitou comandar o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL).
Em carta enviada ao Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira (30), em Brasília, Lula disse que o superministério dirigido por Moro vai aprofundar a perseguição ao PT e aos movimentos sociais, valendo-se de "métodos arbitrários e ilegais da Operação Lava Jato"...
Com informações da FolhapressConsumidores da Coelba e SAAE sonham com lei aprovada na ALEPE, que proíbe cortes de luz e água aos finais de semana
Consumidores de energia elétrica e de água, no lado baiano, não ficariam nem um pouco infeliz se algum deputado baiano copiasse uma iniciativa dos deputados pernambucanos, que aprovaram na última terça-feira (28), na Comissão de Administração Pública da ALEPE, um Projeto de Lei que proíbe o corte de água e luz dos usuários, mesmo que inadimplentes, nos fins de semana.
O Projeto de Lei n° 1392/2017, do deputado Ricardo Costa (MDB) determina que os serviços de fornecimento de água e de energia elétrica não poderão ser interrompidos pelas concessionárias, em função da inadimplência do consumidor, a partir das 16h das sextas-feiras, finais de semana e feriados previstos em lei. O texto exige ainda uma prévia notificação ao usuário sobre a suspensão nos demais dias da semana, sob pena de sanções administrativas e penais contra a empresa fornecedora...
Da redação Blog Geraldo JoséTaxa de desemprego cai para 11,7% em outubro, mas 12,4 milhões de pessoas estão sem emprego
A taxa de desemprego fechou o trimestre móvel no mês de outubro em 11,7%, caindo 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (maio/julho), quando a taxa foi 12,3%. Os números apontam para uma queda no número de pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Mesmo com a queda o Brasil ainda tem cerca de 12,4 milhões sem carteira assinada, 517 mil a menos quando comparado ao relatório anterior, fechado no último mês de julho.
As informações foram divulgadas ontem (29) pelo hoje IBGE e integram a pesquisa nacional por amostra de domicílio - Pnad Contínua. Em relação ao mesmo trimestre móvel de igual período do ano passado, quando a taxa de desemprego estava em 12,2%, com queda de -0,5 ponto percentual...
Da redação Blog Geraldo José/Com informações do Correio da BahiaLuiz Caetano (PT) teve registro indeferido no TSE e pode ter que devolver recursos usados na campanha
Depois de ter recurso indeferido por unanimidade pelo TSE, o deputado federal Luiz Caetano (PT) ainda pode ter que devolver os recursos públicos do fundo partidário e fundo especial eleitoral gastos na sua campanha eleitoral. De acordo com especialistas na área jurídica eleitoral, o Ministério Público tem requerido essa devolução em vários estados, em situações em que candidatos usaram os recursos sem a condição de elegibilidade imposta pela lei eleitoral.
O candidato Luiz Caetano, de acordo com prestação de contas à Justiça Eleitoral, teria usado aproximadamente R$ 900 mil oriundos desses fundos, durante a campanha deste ano. Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, teve direitos suspensos após condenação em segunda instancia, conseguiu passar pelo crivo do TSE-BA, com registro de “deferido com recurso”, mas teve o nome barrado em julgamento recente, no TSE...
Da redação Blog Geraldo JoséMOVIMENTO “LEVANTA JUAZEIRO” SE APRESENTA E DEFENDE MUDANÇAS RADICAIS NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL
O jovem Kauan Barros enviou mensagem ao Blog Geraldo José dizendo da intenção de constituir um grupo político com vistas a defender mudanças expressivas nos poderes Executivo e Legislativo, bem como dirigindo críticas ao atual governo municipal. Confira:
Juazeiro passa por problemas gravíssimos na administração. Conforme diariamente vem sendo denunciado nos meios de comunicação, a Prefeitura perdeu o norte, e o Legislativo não passa de um braço subserviente ao Executivo, o que inviabiliza o papel de órgão fiscalizador. Os vereadores por algum motivo esqueceram o porquê de suas eleições, e agora passam irresponsavelmente a compactuar e a votar projetos em favor do Prefeito, deixando de lado as necessidades do povo, que é sem sombra de dúvidas quem mais sofre com esse complô orquestrado pela gestão e por seus legisladores. Ignorar o que está acontecendo em Juazeiro é prolongar ainda mais o sofrimento de uma população que já não aguenta mais conviver com esgotos a céu aberto, muriçocas, falta de iluminação, buracos e muitas outras necessidades...
Carlos Bolsonaro e Marcelo Freixo discutem após prisão de Pezão
A prisão do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, causou uma discussão no Twitter entre o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente eleito, e Marcelo Freixo (PSOL). Tudo começou quando Flávio Bolsonaro, irmão de Carlos, postou na rede social um alerta para o que chamou de "as consequências da corrupção e incompetência do governador Pezão", lembrando ter sido uns dos primeiros a pedir o impeachment do governador fluminense.
Foi a parte do pedido de afastamento que causou o começo da discórdia. Freixo rebateu a tuíte dizendo que, na realidade, o PSOL que entrou com o pedido primeiro na Alerj e que, em 2014, pediu a cassação da chapa de Pezão. Em outra postagem, Freixo escreveu: "Flavio, você também esqueceu de dizer que você apoiou a eleição de Cabral e de Pezão. Você, inclusive, foi do PP de Francisco Dornelles [vice de Pezão]. O que você fez para enfrentar a corrupção de seus antigos aliados? Fácil falar agora, né?". ..
As informações são do UOLVereador quer isenção da Taxa de iluminação para comunidades rurais de Curaçá
O vereador de Curaçá, Dedé de Mundo Novo (PDT), após pronunciamentos no plenário da Câmara Municipal, entrou com requerimento na casa legislativa, na última segunda-feira (26), solicitando a interferência do poder executivo no sentido de encaminhar pedido à Coelba para “suspensão da cobrança da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP) nas comunidades da zona rural do município”.
Dedé explicou em pronunciamento que “O artigo 386, da Lei Complementar Municipal 001/2017, estabelece a isenção desse tipo de taxa na zona rural e cobrou um posicionamento oficial do prefeito Pedro Oliveira ”...
Da redação Blog Geraldo José


