Outros Destaques

Política

Política

Maia exclui pacote anticrime da agenda na Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), passou a ideia de que o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro, está fora da agenda e não deve entrar em discussão na Câmara. No sábado (23), em meio aos conflitos com o presidente Jair Bolsonaro, Maia afirmou: "A minha agenda é a reforma da Previdência", disse após almoço com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O pacote anticrime foi enviado por Moro para ser apreciado pelos deputados federais em fevereiro, antes do projeto de reforma da Previdência. No entanto, Maia não trata o tema com prioridade, segundo destacou o UOL.

"Depois da Previdência, a nossa agenda é a reforma tributária e a repactuação do Estado brasileiro. É isso que queremos fazer. De que forma o governo vai ou não participar não é um problema meu, é um problema do Executivo", declarou o presidente da Câmara. "Esse é o grande objetivo de todos no Brasil, organizar as contas do Estado brasileiro." Maia é o presidente da Casa e o responsável por decidir o que vai ser pautado e votado pelos deputados federais...

Fonte: Uol

No Dia Mundial da Água, Gonzaga Patriota destaca importância da interligação dos rios Tocantins e São Francisco

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destaca a importância do Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013), de sua autoria, que propõe a Interligação dos rios Tocantins e São Francisco.

Segundo Gonzaga, a interligação visa compensar o suprimento hídrico do São Francisco; melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho; aumentar a disponibilidade aquática no semiárido; gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia e possibilitar a instalação de novos polos de fruticultura irrigada. A obra proposta por Gonzaga Patriota é necessária, inclusive, para garantir o sucesso da Transposição – que hoje leva as águas do Velho Chico para diversos estados nordestinos...

Ascom Dep. Gonzaga Patriota

Bolsonaro precisa de menos rede social e mais Previdência, diz Maia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter "mais tempo para cuidar da reforma da Previdência e menos tempo" para as redes sociais, foi o que afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nessa sexta-feira (22), em meio à discussão sobre a prioridade dada pelo governo à tramitação da reforma da Previdência na Câmara. "Ele [Bolsonaro] precisa ter um engajamento maior. Ele precisa ter mais tempo pra cuidar da Previdência e menos tempo cuidando do Twitter, porque, se não, a reforma não vai andar", disse o parlamentar em entrevista à TV Globo.

Maia considerou ainda que a responsabilidade "daqui para frente" sobre a articulação para aprovar a reforma é do governo. No entanto, Bolsonaro disse não ter dado motivo para Maia deixar a articulação da reforma da Previdência. O presidente chegou a declarar querer saber a razão pela qual Maia deixou a articulação da Previdência, e se disse "aberto ao diálogo". Bolsonaro ainda comparou Maia a uma 'namoraoda que quer ir embora'. "Só conversando, não é? Você nunca teve uma namorada? E quando ela quis embora, o que você fez para ela voltar? Conversou?", questionou o presidente...

Fonte: G1

Possível contaminação da Bacia do São Francisco, por rejeitos de Brumadinho, repercute nas cidades banhadas pelo rio 

Continua repercutindo em todo o Brasil e especialmente nas cidades banhadas pelo Rio São Francisco, de Minas Gerais a Sergipe, a constatação anunciada pela Fundação SOS Mata Atlântica, como já divulgada pelo Blog Geraldo José, de contaminação da Bacia, via Lago de Três Marias, em Felixlândia, na Região Central de Minas.

A publicação da Fundação, que monitora o Rio Paraopeba desde o rompimento da Barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho, constatou turbidez no centro do reservatório acima do aceitável (248 NTU) e concentração elevada, acima do limite legal, de metais pesados como o manganês, ferro, cobre e cromo...

(Foto: LÉO BARRILARI/FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA/DIVULGAÇÃO

Maia ameaça deixar articulação política da reforma da Previdência, diz Estadão

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou ontem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que deixará a articulação política pela reforma da Previdência, informa O Estado de S.Paulo.

Segundo a reportagem, Maia tomou a decisão após virar alvo de novo ataque do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, no Twitter. O deputado disse a Guedes, conforme o jornal, que se é para ser atacado nas redes sociais por filhos e aliados de Bolsonaro, o governo não precisa de sua ajuda...

Foto: Najara Araújo - Ag. Câmara

Deputado Roberto Carlos é recebido com alegria na festa do padroeiro de Campo Grande, em Pilão Arcado

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, esta semana da festa de São José, padroeiro da comunidade de Campo Grande, em Pilão Arcado, atendendo o convite do prefeito Afonso Mangueira e do secretário de Administração Municipal, Agamenon Mangueira.

Na oportunidade, o parlamentar, que foi acompanhado pelo vereador Alex de Santana e do ex-vereador Robério, ambos de Casa Nova, agradeceu o carinho da população e da comitiva do prefeito Afonso e do ex-prefeito, Joãozinho. “É sempre bom poder participar de festas populares, uma vez que representam um importante canal de aproximação com a população e podemos assim, conhecer as principais necessidades da população”, disse o deputado Roberto Carlos, que aproveitou, ainda, para parabenizar a gestão do prefeito Afonso que desenvolve uma excelente administração no município...

Ascom Dep. Roberto Carlos

Anunciada como ‘numero dois’ do MEC, Iolene Lima anuncia que não vai mais assumir

Oito dias após ter sido anunciada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez como secretária-executiva do Ministério da Educação, cargo considerado o "número dois" dentro do MEC, Iolene Lima informou, no início da madrugada desta sexta-feira (22), que não seguirá na pasta.

Diante de um quadro bastante confuso na pasta, mesmo sem convite prévio, aceitei a nova função dentro do ministério. Novamente me coloquei à disposição para trabalhar em prol de melhorias para o setor. No entanto, hoje, após uma semana de espera, recebi a informação que não faço mais parte do grupo do MEC”, postou ela em sua conta no Twitter ...

Com informações do G1

Carlos Neiva mantém tom crítico ao governo do PCdoB e reafirma desejo de concorrer para prefeito de Juazeiro em 2020 

O empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Carlos Neiva, em entrevista ao Programa Geraldo José e ao GJ Notícias, ontem (21), confirmou o desejo de colocar seu nome à disposição para uma candidatura ao executivo nas eleições municipais de 2020, mantendo também o tom crítico à gestão do prefeito Paulo Bonfim: “Esse governo não contempla mais os anseios da comunidade, mudou de rota, por entender que Juazeiro hoje está num caminho perigosíssimo, o custo de cidadão é muito alto nessa cidade, o povo precisa acordar... O IPTU nosso aumentou mais de 400% nessa gestão, a taxa de lixo foi para dentro da água, ninguém aguenta mais...”, criticou. 

Carlos Neiva rompeu com o PCdoB, partido onde era filiado, ao ser preterido pelo prefeito à época, Isaac Carvalho, que optou por Paulo Bonfim para dar segmento ao seu projeto de governo. Já filiado ao PSB, onde chegou com aval da Senadora Lídice da Mata, Neiva lançou no pleito passado uma candidatura a deputado estadual, mas não obteve êxito. Nesta quinta-feira (21) Carlos Neiva voltou a manifestar o desejo de ser testado nas urnas, agora para prefeito.  ..

Da redação Blog Geraldo José

Morador de Salvador ganha R$ 1 milhão da Nota Premiada Bahia

Um morador do bairro de São Cristovão, em Salvador, foi o ganhador do segundo prêmio especial de R$ 1 milhão da campanha Nota Premiada Bahia. O sorteio foi realizado ontem (20) no auditório da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com base na Loteria Federal. 

Concorreram ao prêmio os cidadãos cadastrados no site da campanha e que solicitaram a inclusão do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), em compras feitas no período entre junho de 2018 e fevereiro deste ano. ..

Da redação Blog Geraldo José/Foto divulgação

Radialista é assassinado a tiros em Santa Cruz do Capibaribe

O radialista Claudemir Nunes foi assassinado na tarde desta quinta-feira (21) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com as primeiras informações, Claudemir havia saído da sede da rádio 87 FM, onde trabalhava, no bairro São Cristóvão, quando foi abordado pelo criminoso, que efetuou os disparos e fugiu.

O profissional era muito querido na cidade e trabalhou em várias rádios do município. Ainda não há informações sobre quem cometeu o crime, nem a motivação. O corpo do radialista será levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste. O caso será investigado pela Polícia Civil local...

Rádio Jornal Recife Pernambuco

SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO LAMENTA PRISÃO DE MICHEL TEMER

A Assessoria do Senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) enviou nota oficial ao Blog GJ Notícias onde lamenta a prisão do ex-presidente Michel Temer. Confira:

Nota Oficial ..

Assessoria de Imprensa do Senador Fernando Bezerra Coelho

Bancada de Oposição comemora reajuste dos profissionais de saúde e avisa "mandou com atraso para a Casa Plínio Amorim"

O vereador da base governista da Casa Plínio Amorim, Manoel da Acosap, montou um cenário na sessão desta quinta (21), durante a votação do PL n°004/2019 para o reajuste do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Petrolina. Com o plenário lotado, ao defender a proposição do Executivo municipal, o vereador, que é agente de saúde, esqueceu de dizer que o reajuste da categoria é uma Lei Federal e que o prefeito de Petrolina enviou com atraso para a apreciação do Legislativo municipal.

O vereador Manoel da Acosap ensaiou uma supervalorização ao Executivo, durante a sessão, mas também esqueceu de ressaltar que os vereadores de oposição ao notarem a ausência do efeito retroativo, exigiram alteração no Projeto de Lei garantindo o reajuste retroativo dos profissionais de saúde do município. O vereador governista também omitiu, ao parabenizar o prefeito, que a remuneração nacional da categoria prevista na medida provisória (MP) 827/2018 foi aprovada em julho do ano passado pelo Congresso Nacional é uma obrigação do Executivo municipal o seu cumprimento...

Ascom Bancada Oposição Vereadores Petrolina

PASTOR TEOBALDO ASSUME PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog GJ Notícias o Pastor Teobaldo Pedro assume a condição de pré-candidato a Prefeito de Juazeiro nas eleições do próximo ano. Confira:

Olá, amigos e amigas de Juazeiro...

Da redação

Deputado Roberto Carlos apresenta pleitos de Juazeiro, Filadélfia e Senhor do Bonfim na Seagri e é atendido

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, promoveu uma audiência na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura – Seagri, com o secretário Lucas Teixeira Costa, o assessor do município de Juazeiro, Luizinho Dantas, o ex-prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior e o Secretário Municipal de Agricultura de Senhor Bonfim, Fábio Cedraz, para apresentar os pleitos dos três municípios, bem como a liberação de tratores e implementos agrícolas para o fortalecimento da agricultura nas respectivas cidades.

Segundo o parlamentar, o que se pretende é ampliar as estratégias de incentivo à agricultura nos municípios, formulando e executando políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária. “Conheço os principais dilemas da agricultura do povo sertanejo, devido aos problemas causados pela estiagem em nosso Estado, pois sou um homem do sertão. Vou trabalhar para que possamos criar mais políticas públicas que beneficiem os agricultores de toda Bahia, em parceria com o estado e com os municípios”, disse o deputado Roberto Carlos...

Ascom Dep. Roberto Carlos

ALLAN JONES SEGUE AINDA MAIS PRÓXIMO AO DEM

Fontes ligadas ao vereador Allan Jones afirmaram que o jovem Pré-candidato a Prefeito de Juazeiro conta com possíveis aliados do Presidente Nacional do DEM e Prefeito de Salvador ACM Neto. Na última terça-feira, 19, o Vereador chegou à Câmara Municipal acompanhado de Jorge Lins.

Jorge Lins, 20, foi responsável pelo áudio difamatório disparado contra Neto quando o mesmo desistiu de ser candidato ao Palácio de Ondina, mas ao que parece o garoto caiu nas graças do Prefeito da capital e sempre que vai a Salvador volta recheado de fotos onde posa ao lado do gestor soteropolitano...

Por Adilton da Silva Assessor de Jorge Lins

Aprovação do governo Bolsonaro despenca e vai a 34%, mostra Ibope

A pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) caiu 15 pontos percentuais desde a posse e está em 34%. Já o percentual de reprovação  saltou de 11% para 24%. De acordo com o levantamento, 34% dos eleitores ouvidos classificaram o governo como "ótimo/bom"; outros 34% dizem que é "regular"; 24%, "ruim/péssimo"; e 8%, "não sabe/não respondeu".

A avaliação do presidente perdeu 15 pontos percentuais desde a posse. Em fevereiro, segundo a pesquisa, 19% consideravam o governo "ruim/péssimo"; 30%, "regular"; e 39% o avaliavam como "bom/ótimo". O Ibope comparou o resultado com o índice de aprovação dos últimos presidentes eleitos em pesquisas feitas no mesmo período de governo...

Fonte: NMB

Deputada Dayane Pimentel exalta encontro entre Bolsonaro e Trump: "Início de bons tempos"

A presidente do PSL na Bahia e deputada federal Professora Dayane Pimentel celebrou, nesta terça-feira (19), os bons resultados do encontro entre o presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA Donald Trump em Washington. "A união entre Brasil e Estados Unidos é um desejo de todo brasileiro que entende a importância das frutíferas relações exteriores para uma nação. Chega de mandar dinheiro do pagador de impostos brasileiro para Cuba, Venezuela e outras tiranias ao redor do mundo. É a vez de firmarmos acordos comerciais com países que podem nos dar bom retorno", disse a parlamentar baiana.

O presidente norte-americano também defendeu o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Se ainda estivéssemos sob a égide do PT e da esquerda a influir em nossas relações exteriores, um apoio como esse seria inimaginável. O Brasil voltou a ter respeito internacional e os reflexos disso já podem ser vistos nas sucessivas altas das Bolsa de Valores. Se o Brasil ainda estivesse ao lado de países que defendem moratória de dívidas, a insegurança para quem empreende, nada disso seria possível", comentou Dayane Pimentel...

Ascom Dep. Dayane Pimentel

Após reunião com prefeito, deputado Abílio Santana destina verba para obras em Juazeiro

O deputado Abílio Santana (PR) se reuniu nesta segunda-feira (18) com o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB) e destinou verba para a cidade. Na ocasião, ficou acertado que o parlamentar irá encaminhar duas emendas para construção de uma praça e pavimentação de ruas na cidade.

Abílio obteve 1901 votos em Juazeiro e reiterou que irá trabalhar pelo município independente do alinhamento político com o prefeito Bomfim. “Não sou deputado que deixo de atender por conta de partido político, honro e respeito os quase 2 mil votos que tive dos juazeirenses. Por vocês, continuarei trabalhando pela cidade, independente se o prefeito é do partido A ou B”, disse o parlamentar...

Ascom Dep. Abílio Santana

Trump e Bolsonaro trocam camisas das seleções de futebol

Os presidentes Jair Bolsonaro e dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram hoje (19) presentes. Um entregou ao outro camisas oficiais das seleções de futebol. Segundo o norte-americano, o presente era uma homenagem ao Brasil, que é uma potência no futebol. Trump presenteou Bolsonaro com a camisa de número 19 – em alusão ao ano de 2019. “O Brasil é um grande país. A grande potência do futebol. Tem grandes jogadores, posso lembrar de Pelé e tantos outros” , disse.

De presente, Trump ganhou uma camisa de número 10 – igual à que Pelé usou quando estava na ativa. Bolsonaro disse que a escolha do número 10 foi por causa das muitas alegrias que Pelé deu ao Brasil. “A camisa que simboliza o maior jogador de todos os tempos”, disse. Após a reunião reservada de cerca de 20 minutos na Casa Branca, Bolsonaro e Trump e as comitivas do Brasil e dos Estados Unidos terão um encontro ampliado. A viagem aos Estados Unidos é a primeira em caráter bilateral do presidente Bolsonaro...

Agencia Brasil Foto: Reuters

Nelson Leal recebe a visita do presidente eleito do TRE-BA

Um caráter amistoso marcou o encontro do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), com o futuro presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na tarde desta segunda-feira (18), no Gabinete da Presidência da Alba, no Centro Administrativo (CAB). O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, que assume os destinos da Corte Eleitoral no Estado até 2021, fez questão de entregar pessoalmente o convite da posse ao chefe do Legislativo baiano.

A cerimônia acontece no próximo dia 28, às 17 horas, no auditório do Tribunal, também no CAB. Edmilson Jatahy Fonseca Júnior vai substituir o também desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, que passará a dirigir a Corregedoria Regional Eleitoral. "Eu serei o primeiro a chegar para esta solenidade, e sentarei na primeira fila", comprometeu-se Nelson Leal, com o desembargador que vai dirigir as eleições municipais de 2020 na Bahia...

Ascom – Alba Gabinete da Presidência

Audiência pública dia 26 na ALBA debate fim de subsídio na conta de energia dos agricultores irrigantes

Convocada pelo deputado estadual Eduardo Salles, com aprovação dos membros da Comissão de Agricultura, acontece na Assembleia Legislativa da Bahia, na próxima terça-feira, 26, a partir das 9h, uma audiência pública para debater o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores irrigantes.

Sancionado pelo ex-presidente Michel Temer, em dezembro passado, o decreto determinou a redução dos descontos para produtores rurais em 20% ao ano, até chegar a zero em um prazo de cinco anos. Antes, o subsídio permitia que os agricultores irrigantes obtivessem desconto de 10% a 30% nas tarifas de energia elétrica...

Ascom Dep. Eduardo Salles

JUAZEIRO: AME-O OU DEIXE-O! PRONUNCIAMENTO DE VEREADOR LEMBRA OS TEMPOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro nesta segunda-feira, dia 18, o parlamentar Florêncio Galdino (PDT) fez severas críticas a segmentos da imprensa local que divulgaram dados do Firjan de 2016 colocando a cidade entre as dez piores para se viver no Estado da Bahia. “Não estão satisfeitos com o atual momento de Juazeiro, mudem para Petrolina” expressou o edil da tribuna.

O pronunciamento repercutiu nas redes sociais e alguns internautas chegaram a lembrar a frase: Brasil, ame-o ou deixe-o que foi propagada durante o governo Emílio Garrastazu Médici (1969/1974), que foi o período mais violento da ditadura militar no país. Veja a íntegra do pronunciamento de Florêncio Galdino:..

Da redação