UAUÁ: PROFESSORES LANÇAM A CAMPANHA DA EDUCAÇÃO NA FEIRA LIVRE

Nesta segunda-feira (15), os professores da Rede Municipal de Uauá paralisaram suas atividades em protesto pelo fato da administração não reajustar o Piso Salarial de 2016 de 11,36% e pelo Município não priorizar a educação nos últimos 04 anos.

Liderados pela APLB-SINDICATO NÚCLEO DE UAUÁ reuniram-se na praça da "Resiliência", praça São João Batista (centro da cidade), e lançaram o slogan da Campanha da Educação: "PRIORIDADE E VALORIZAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO", com o objetivo de chamar à atenção dos políticos e da comunidade para a educação nesse período eleitoral, ratificando o "PE" (Partido da Educação), contextualizado no Plano de Ação do Sindicato.

No encontro foi lançada uma das sugestões para a Educação de Uauá a partir de 2017: "QUE O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO SEJA DO QUADRO EFETIVO, TENHA NO MÍNIMO 15 ANOS DE ATIVIDADE NA REDE, E TENHA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA."

Em seguida, os professores seguiram em passeata pelas ruas da cidade, perfazendo cinco paradas com palavras de ordem: "REAJUSTE DO PISO JÁ PARA OS PROFESSORES DE UAUÁ", "NOSSA POLÍTICA É A EDUCAÇÃO, PRIORIDADE E VALORIZAÇÃO."

O coordenador, Francisco-Prolepses, emocionado, externou: "Nós estamos há anos nessa luta por valorização e prioridade na educação. Em 2011 fomos animados por um plano excelente. Ali, tínhamos a certeza que entraríamos no caminho dessa valorização tão esperada. Mas, do final de 2012 para cá, tudo desandou e nós professores só contabilizamos perdas em todos os sentidos, não só no patamar de reajustes (que nesse período não tivemos um correlato). O que nos deixa mais tristes, ALÉM DESSA POLÍTICA DE RETROCESSO E DESVALORIZAÇÃO IMPLANTADA, é que nós não temos SUGESTÃO NENHUMA POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, MESMO TENDO OS PROFESSORES NA MESA DE DIÁLOGO. É INCRÍVEL!! A direção da APLB-UAUÁ já havia se planejado para esse ano. E a meta é essa mesmo: A CAMPANHA DA EDUCAÇÃO. Vamos externar, gritar, publicar, divulgar e compartilhar NOSSAS SUGESTÕES para a Educação que queremos, que nada mais é que um projeto viável, planejado e que tenha a EDUCAÇÃO como PRIORIDADE. Vamos trazer os candidatos para conversar com a categoria na primeira Quinzena de Setembro. E, assim, debatermos a temática, firmando compromissos. Eu estou muito feliz com os meus colegas, Guerreiros da Educação, que mesmo diante de tantas dificuldades, não desistem, permanecem firmes e fortes na luta. É isso que nos impulsiona a ir em frente", disse.

Com informações da APLB-Uauá