Capacitação apresenta estratégias de inovação para empresários de panificação

Cerca de 60 empresários e colaboradores de panificação, confeitaria, casa de bolos e pizzaria, conheceram soluções de inovação e tecnologia durante a Campanha Setorial para o segmento, promovida pelo Sebrae, em Juazeiro. O evento foi realizado nos dias 9 e 10 de agosto, no Opara Palace Hotel. Com mais de 10 anos de atuação no segmento de panificação, o empresário José Ruan Nascimento, percebeu a necessidade de inovar no seu negócio, ele buscou conhecimento em gestão e liderança e quer expandir os produtos e serviços da panificadora Ypiranga.

"O evento nos possibilitou ter uma visão mais técnica do negócio, apostar em tendências do setor e investir mais na organização do processo produtivo. As orientações e dicas foram enriquecedoras e vão ajudar a estruturar meu ambiente físico, melhorar o padrão de qualidade dos produtos e ampliar o mix de produtos e serviços. Quero me consolidar como excelência no segmento", contou o panificador.

Durante a programação, palestras e oficinas mostraram aos participantes como criar um padrão de qualidade nos produtos e atendimento; controlar perdas e eliminar as falhas na produção; como aumentar as vendas dos produtos de fabricação própria e diversificar linha de produtos; além de mudanças no perfil do consumidor; tendências de mercado e como superar a crise com competitividade.

A palestrante Gabby Almeida, nutricionista e consultora do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), destacou que a iniciativa estimulou os empresários que querem mudar e expandir seus negócios e estão buscando inovações e melhorias para o setor. "Os empresários locais são arrojados, aceitam os desafios e querem crescer ainda mais. O evento foi uma amostra do trabalho que podemos fazer em parceria com o Sebrae, levando inovação, com subsídio de até 70% nos projetos, por meio do Sebraetec", disse a consultora.

Para o técnico do Sebrae, Rinaldo Moraes, o propósito da campanha foi atingido, pela expressiva participação dos empresários, o nível de conhecimento disseminado pelos parceiros, que apresentaram informações inovadoras e geraram um série de debates que serão aplicados na rotina dos empreendimentos. "Nossa meta era despertar nos participantes a vontade de inovar, de melhorar e de crescer. As capacitações e as visitas técnicas geraram novas demandas, inclusive, vamos começar um novo trabalho, focando na produtividade das empresas", revelou Rinaldo.

O Encontro Setorial de Panificação contou com a parceria da Adinor - Produtos para Panificação e Confeitaria, Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e Bunge.

Ascom/Sebrae