Prefeito Isaac participa da 5ª Missa do Vaqueiro no Distrito de Pinhões

No último sábado (23), o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado dos secretários Paulo Bonfim e Jorge Serqueira, participou da 5ª Missa do Vaqueiro do Distrito de Pinhões, que reuniu dezenas de vaqueiros de Juazeiro e região.

A missa foi celebrada em frente a capela de Nossa Senhora de Fátima, pelo padre Ednaldo Almeida, que evidenciou a importância de preservar a cultura sertaneja. "Estamos realizando um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores. Precisamos fortalecer cada vez mais esta tradição, para que os filhos, netos e futuras gerações continuem celebrando a bravura e a determinação dessa figura que é o vaqueiro", ressaltou o padre.

Os vaqueiros montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro, acompanhavam atentos a missa, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo, fizeram orações, e durante o ofertório improvisaram versos de aboio. "Esta é uma homenagem feita a todos os vaqueiros do nosso município, nordestinos corajosos que desafiam a seca, a fome e todas as diversidades do sertão nordestino. É um momento também de reunir os familiares, a comunidade de Pinhões e outros municípios em uma grande festa de fé e agradecimentos. O nosso Governo tem trabalhado para preservar a cultura da nossa cidade", afirmou o prefeito Isaac Carvalho.

O vaqueiro, Fabiano Márcio um dos organizadores do evento disse que o objetivo do evento é preservar a cultura do vaqueiro. "Quero agradecer a participação dos vaqueiros de Uauá, Curaçá, Pilar e de todo o interior de Juazeiro, e também a Prefeitura e a todas as pessoas que apoiam e incentivam a cultura do vaqueiro. Estamos muito agradecidos pela presença do prefeito Isaac, que sempre prestigia nossos eventos, e é comprometido com as causas regionais. Ele é hoje uma grande liderança da nossa região", evidenciou Fabiano.

Depois da celebração, o prefeito Isaac e o secretário Paulo Bonfim entregaram brindes aos vaqueiros mais jovens e aos mais velhos presentes. A tarde foi oferecido um almoço, e em seguida os vaqueiros participaram da corrida de argolinhas.

Ascom/Juazeiro