Foram encontrados 24 registros para a palavra: Missa do Vaqueiro

Conheça quem é o compositor da música Missa do Vaqueiro, interpretada por Luiz Gonzaga que "embala" Madonna

A cantora Madonna, que se apresentará no Brasil em 4 de maio na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, surpreendeu a internet ao publicar um vídeo onde aparece se arrumando ao som da música “A Morte do Vaqueiro”, clássico do poeta compositor Nelson Barbalho, interpretado por Luiz Gonzaga.

Neste domingo (14), o assunto continua a repercutir nas redes sociais. O assunto foi reportagem nos grandes meios de comunicação do Brasil e internacional. Confira Aqui REDEGN. O som traz só o instrumental da sanfona, sem a voz do Rei do Baião, porém o bastante para viralizar e criar comentários positivoS sobre a valorização da obra de Luiz Gonzaga. ..

MPPE alerta Prefeitura de Serrita (PE) quanto aos gastos de verbas públicas da Missa do Vaqueiro

Diante da constatação de que serviços públicos básicos essenciais estão sendo postergados por alegação de incapacidade financeira do Município de Serrita, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) alertou a Prefeitura local quanto aos vultuosos gastos com a realização da 53ª Missa do Vaqueiro.

Em recomendação emitida ao Poder Executivo de Serrita, o MPPE solicitou o fornecimento de vários documentos, incluindo planilha de todos os gastos com a festividade...

Divulgada a programação de shows da 54ª Missa do Vaqueiro de Serrita

Foi divulgada a programação completa de shows da 54ª Missa do Vaqueiro de Serrita, no Sertão de Pernambuco. O evento vai ser realizado entre os dias 19 e 23 de julho.

Entre as atrações, estão Gustavo Lima, Xand Avião e Simone Mendes...

Sobradinho reúne centenas de vaqueiros na Cavalgada e Missa do Vaqueiro, neste domingo (28), último dia da 18º Edição do Forró do Vaqueiro

Com muita tradição, cultura e fé foram realizadas, neste domingo (28), as tradicionais cavalgada e missa do vaqueiro, em Sobradinho.

Os vaqueiros se concentraram no estacionamento do Bairro Santana para o café da manhã, quando grandes aboiadores da cidade e região, renderam homenagens aos heróis do sertão com poemas e versos. Centenas de vaqueiros participaram da manifestação cultural que se consolida como uma das maiores da região...

Preços cobrados no estacionamento para Missa do Vaqueiro de Serrita são motivos de reclamações

Luiz Gonzaga, Rei do Baião, um dos idealizadores da Missa do Vaqueiro de Serrita, Pernambuco, em meados de 1975 já declarava "desgosto com os rumos da programação e exploração mercantilista, visão comercial que estavam invadindo as tradições da missa, fundada também pelo Padre João Cancio e o poeta cantador Pedro Bandeira".

A música  "A morte do vaqueiro", interpretada por Luiz Gonzaga é uma homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Os preços exorbintantes vão contra o sentimento de Luiz Gonzaga e Padre João Cancio. Em vida, padre João Câncio e Luiz Gonzaga denunciaram e usaram a voz contra a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos. ..

Final de semana terá tradicional ‘Forró da Espora’, no estádio de Petrolina, e Missa do Vaqueiro

Depois de mais de um mês de festas, o ciclo junino de Petrolina vai encerrar neste fim de semana. O tradicional ‘Forró da Espora’ será neste sábado (25), a partir das 19h, no Estádio Paulo de Souza Coelho. A festa vai ser encerrada no domingo (26), com a Missa do Vaqueiro.

O Forró da Espora vai ser animado por dois grandes nomes do estilo pé-de-serra: Sérgio do Forró e Adãozinho de Rajada. Às 8h da manhã do domingo (26), os vaqueiros seguem em cortejo para agradecer as bênçãos recebidas, saindo do Estádio Paulo de Souza Coelho em direção a Orla de Petrolina, para a celebração da Missa do Vaqueiro...

Serrita: Missa do Vaqueiro se tornou um campo de disputas entre a gestão municipal e Fundação Padre João Câncio

Prestes a realizar sua edição de 2022, a Missa do Vaqueiro se tornou um campo de disputas. Isso porque, para este ano, a Prefeitura de Serrita quer 'tomar o evento' para si, gerando atritos com a Fundação Padre João Câncio. Neste ano, realiza-se a 52° da Missa do Vaqueiro de Serrita, marcando o retorno da tradicional cerimônia após um hiato de dois anos, causado pela pandemia de covid-19 no Brasil. Trata-se de um dos eventos mais tradicionais do Sertão.

Mas a disputa pela 'paternidade' do evento vem causando dor de cabeça e incertezas. O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB-PE), tenta colocar sob a alçada da gestão municipal a programação do evento, tradicionalmente mantido e realizado pela Fundação Padre João Câncio...

Prefeitura de Juazeiro adia Missa do Vaqueiro que aconteceria nesta terça-feira

Em virtude do falecimento do vaqueiro Ronaldo Alves dos Santos e em solidariedade à sua família, a Prefeitura de Juazeiro decidiu adiar a realização da Missa do Vaqueiro que aconteceria nesta terça-feira (07). 

Em breve, o município informará uma nova data para o evento...

Artigo: Missa do Vaqueiro Serrita, Pernambuco. Fé e Identidade Cultural

Este ano 2021, a Missa do Vaqueiro acontece no domingo dia 25 de julho, às 9h da manhã! Pelo segundo ano devido aos protocolos oficiais da pandemia, você assistirá a 51ª Missa do Vaqueiro no canal do youtube - Missa do Vaqueiro.  A missa tem coordenação de Helena Cancio/Fundação Padre João Câncio.

Compreender que a história vem se tecendo com a força da própria vida. E por isto, disse o cantador, escritor Virgilio Siqueira, daí não ser possível guardar na própria alma a transbordante força de uma causa. ..

Gonzaga Patriota faz homenagem à Missa do Vaqueiro de Serrita e a Festa do Colono do Bebedouro

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) fez uma homenagem à Missa do Vaqueiro de Serrita, no Sertão de Pernambuco, que completa 50 anos de tradição em 2020 e a Festa do Colono, do Perímetro Irrigado do Bebedouro, na zona rural de Petrolina, que está na sua 52ª edição.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as celebrações presenciais não acontecerão para evitar aglomerações...

Fatos históricos, Culturais e dos Movimentos Sociais: 50 anos da Missa do Vaqueiro de Serrita

Quando meus querido e inesquecíveis  amigos padre João Câncio, Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira criaram a Missa do Vaqueiro, há meio século,  no Sitio Lajes, o fundamento foi a defesa do homem do campo, na pessoa do vaqueiro Raimundo Jacó e, por extensão, toda a vaqueirama e trabalhadores deste Sertão "judiado", como dizia o sacerdote filho do barbeiro Mestre Chico, lá de Petrolina.

João Câncio era uma criatura extremamente humana, político e socialmente centrado na obra de Deus através da Igreja Católica de Dom Helder Câmara. Ora, ele foi ordenado, juntamente com meu inesquecível amigo Mansueto de Lavor, filho de Serrita, em 1964, em plena ditadura militar...

Pedro Bandeira poeta cantador de viola será homenageado nos 50 anos da Missa do Vaqueiro, em Serrita

A Missa do Vaqueiro realizada no Sítio Lajes, na cidade de Serrita, Pernambuco completa este ano meio século. Ano passado, 2019, foram celebrados os 30 anos de morte do Padre João Câncio, ele juntamente com Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira idealizaram e criaram a Missa do Vaqueiro de Serrita.

Este ano a produção da Missa do Vaqueiro de Serrita divulgou os homenageados da edição especial em comemoração aos 50 anos do evento, que ocorre em julho: o vaqueiro Júlio Duqueira e o poeta violeiro Pedro Bandeira, único fundador da festividade vivo...

Vaqueiros são homenageados na 21ª edição da Missa do Vaqueiro de Pau Ferro em Petrolina

Fé e devoção se misturaram no último domingo, 1º de setembro, na 21ª edição da Missa do Vaqueiro da localidade de Pau Ferro, zona rural de Petrolina. O dia foi de agradecimento e pedido de proteção para quem diariamente busca na vida do campo o sustento para a família. Vestidos com as vestes tradicionais, como gibão e chapéu de couro, vaqueiros de toda região participaram da celebração. Além deles, visitantes de localidades como Uruás, Rajada, Boa Vista e Barreiros marcaram presença no evento religioso. 

Como já é tradição, durante todo o final de semana, a comunidade esteve em festa celebrando a figura do homem sertanejo. A programação contou com shows musicais; desfile dos vaqueiros pelas principais ruas da localidade e almoço de confraternização. O festejo foi realizado com o apoio da Prefeitura de Petrolina...

21ª edição da Missa do Vaqueiro de Pau Ferro será celebrada neste fim de semana, com apoio da Prefeitura de Petrolina

Com 21 anos de tradição, a festa do vaqueiro do povoado de Pau Ferro, zona rural de Petrolina, será realizado durante este fim de semana. O evento que fortalece a figura do vaqueiro, o grande ícone sertanejo, deve atrair visitantes de diversas regiões circunvizinhas, como Rajada, Uruás, Barreiros e Boa Vista. O festejo está sendo realizado com o apoio da Prefeitura de Petrolina.

O evento começa neste sábado (31), com atrações musicais. A partir das 19h a noite será animada por Raimundinho do Acordeom e pelo cantor Renan Farra de Vaqueiro. A programação continua no domingo (1º), com a celebração da Missa do Vaqueiro, às 09h, desfile dos vaqueiros e almoço de confraternização...

Irmã e sobrinho do Padre Vaqueiro, João Câncio, criador da Missa do Vaqueiro moram em Petrolina

A Missa do Vaqueiro, na cidade de Serrita, a 535 quilômetros do Recife para o ano completará meio século. Em sua 49° edição, a festa traz o sagrado e o profano, preservando assim as tradições, a cultura e a fé do povo sertanejo. Este ano completa 30 anos de morte do Padre João Câncio. Ele juntamente com Luiz Gonzaga e o poeta Pedro Bandeira idealizaram e criaram a Missa do Vaqueiro de Serrita, Pernambuco. O poeta cantador de viola Pedro Bandeira é o que está vivo e mora em Juazeiro do Ceará.

Em Petrolina a reportagem do Blog Geraldo José, com exclusividade, encontrou parte da história que deve ser contada, e está no sangue (DNA) dos fatos que se tornaram páginas que as novas gerações precisam conhecer. Trata-se da irmã de João Cancio, dona Maria Helena Santos Costa e de Fabricio Alex Santos Costa, sobrinho. Eles moram em Petrolina e são testemunhas do tempo vivido por um João, que se tornou, Padre, casou e se tornou quase lenda nos sertões. Padre João Câncio foi o fundador da Pastoral dos Vaqueiros...

Prefeitura de Petrolina deixa tudo pronto para encerrar ciclo junino com Forró da Espora e Missa do Vaqueiro 

Encerrando o ciclo do São João de Petrolina, o tradicional Forró da Espora reúne vaqueiros de toda região para uma noite de diversão no Estádio Paulo de Souza Coelho. O evento, que será realizado neste sábado (29), está recebendo as equipes de serviços públicos para deixar tudo pronto para mais um ano de muito forró e grandes encontros. 

Ao todo, 30 pessoas trabalham para deixar  a festa ainda mais bonita. As equipes atuam em regime de mutirão para melhorar a estrutura do local. Na  iluminação, o local ganhou refletores que foram instalados para melhorar a visibilidade durante a noite. Uma rede elétrica especial também foi implantada para garantir fornecimento de energia para todas as barracas e palco.  ..

Prefeito de Juazeiro participa de Missa do Vaqueiro da Fazenda Atoleiro

Neste sábado (11), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, participou da Missa do Vaqueiro da comunidade do Atoleiro no distrito de Carnaíba, quando entregou à Federação de Vaquejadas e Desenvolvimento Cultural da Bahia (Fevaba) um trator, através de emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Sales. A secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, e a Secretária do Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama acompanharam o prefeito.

No ato de recebimento do equipamento, o presidente a Fevaba Adilson Souza, agradeceu ao prefeito Paulo Bomfim pela sensibilidade e apoio à cultura nordestina. “Hoje nós temos cerca de 20 parques de vaquejada em Juazeiro e um circuito de eventos que envolve, além da vaquejada, a Missa do Vaqueiro e corrida de argolinhas. Vai ajudar bastante no melhoramento da estrutura das pistas, bem como auxiliar nos quintais produtivos dos vaqueiros e também a maioria são agricultores. Então, só temos a agradecer, tanto ao prefeito, quanto o deputado", declarou...

Armando e Mendonça presenciam a força da fé do sertanejo na Missa do Vaqueiro de Serrita

O pré-candidato ao governo do Estado pela frente "Pernambuco Vai Mudar", senador Armando Monteiro (PTB), marcou presença neste domingo (22) a uma das mais tradicionais demonstrações da cultura popular pernambucana, a Missa do Vaqueiro. A 48ª edição do evento ocorreu, como de costume, no Parque Estadual João Câncio, na zona rural do município de Serrita, no Sertão Central.

Armando chegou ao parque acompanhado do pré-candidato ao Senado, deputado federal Mendonça Filho (DEM), do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Bezerra Coelho (DEM) e do pré-candidato a deputado estadual Antônio Coelho (DEM). Também integraram a caravana da mudança o prefeito Erivaldo Oliveira (PSD) e o ex-prefeito de Serrita, Carlos Cecílio, além dos ex-prefeitos Eudes Caldas (Cabrobó), Guilherme Coelho (Petrolina) e Neguinho (Cedro), do vice-prefeito de Salgueiro, Chico Sampaio, e lideranças de vários municípios da região. ..

Fé, tradição e cultura: Missa do Vaqueiro acontece no próximo domingo em Petrolina

Evento tradicional da cultura nordestina, a 'Missa do Vaqueiro' acontece no próximo domingo (24) incrementando o calendário junino de Petrolina.  Este ano, a festa religiosa chega a sua 77º edição.

Na programação, que vai acontecer a partir das 9h, com uma cavalgada saindo do Estádio Paulo Coelho em direção à Porta do Rio, além da celebração religiosa, presidida pelo padre José Guimarães, o público terá ainda a apresentação de Elenildo do Acordeon. De acordo com a coordenação, estão sendo esperados mais de mil vaqueiros...

Exaltação da tradição e fé sertanejas marcam Missa do Vaqueiro de Petrolina

Após nove dias de vasta programação no Pátio Ana das Carrancas, o São João de Petrolina teve, na manhã deste domingo (25), a 76ª Missa do Vaqueiro. Realizada às margens do Rio São Francisco, a cerimônia reuniu mais de 10 mil pessoas, dentre elas, centenas de homens e mulheres do campo montados a cavalo, para acompanhar um espetáculo de fé e exaltação da cultura sertaneja.

Trajados com gibão e chapéu de couro, os vaqueiros, antes da cerimônia religiosa, saíram do Estádio Paulo Coelho em cavalgada pelas ruas de Petrolina. A vaqueirama, que havia dormido a noite anterior no campo de futebol, percorreu cerca de 5 km até a chegada no palco montado pela Prefeitura de Petrolina próximo à orla do São Francisco.

Na chegada à beira do rio, o grupo foi recepcionado pelo padre-vaqueiro José Guimarães e pelo coral Aboio de Serrita para a celebração religiosa. Durante quase duas horas, os vaqueiros entoaram orações e canções tradicionais de Luiz Gonzaga e outros ícones da cultura nordestina, pedindo por chuva e proteção para familiares, amigos, para a roça e os animais da caatinga.



O ponto alto da celebração foi a bênção dos equipamentos carregados pelos vaqueiros no dia a dia (alforje, espora, gibão, chapéu entre outros). Os sertanejos montados a cavalo desfilaram à beira do palco para receberem a água abençoada pelo padre Guimarães em um ato que emocionou o público na orla do São Francisco. "Este é um ato de preservação da fé e da cultura dos sertanejos. Os vaqueiros aguardam um ano inteiro para receber essa bênção divina e poder voltar à labuta desgastante na caatinga", explicou o padre Guimarães, que se orgulha de ser criado em meio à cultura dos vaqueiros do interior de Petrolina.

Depois da cerimônia religiosa, a vaqueirama permaneceu na orla para assistir ao show da dupla Sirano e Sirino e para entrega de homenagens. "É preciso manter preservada essa tradição de quase cem anos e que envolve tanta gente simples do interior. A Missa do Vaqueiro é um marco importante de nossa cultura", definiu o prefeito Miguel Coelho, que participou da cavalgada e da cerimônia religiosa.

A Missa do Vaqueiro de Petrolina, segundo os mais antigos participantes, foi iniciada em 1941 por conta de um acidente envolvendo um sertanejo ferido por um pedaço pau durante uma cavalgada pela caatinga. A queda e o ferimento profundo deixaram o vaqueiro chamado Timóteo em condições graves. Para auxiliar na recuperação, amigos do sertanejo pediram uma missa ao padre Américo Soares. O vaqueiro Timóteo conseguiu sobreviver e voltar a montar a cavalo pouco tempo depois e, desde então, a cerimônia é realizada anualmente para pedir proteção a toda vaqueirama de Petrolina...